Escritório de Relações Internacionais

Alunos se preparam para estudar no exterior

Alunos se preparam para estudar no exterior
Estudantes viajam em 2017 para intercâmbio de seis meses (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Conhecer novas culturas e ampliar o conhecimento técnico é apenas um pouco do que cinco estudantes da Unesc vão viver em 2017. Os acadêmicos viajam a partir do primeiro semestre para Espanha, Portugal, México e Uruguai, e cada um passará seis meses em uma instituição de ensino fazendo parte do curso superior. Na tarde desta segunda-feira (31/10), o grupo foi recepcionado pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, em um encontro para desejar sucesso no intercâmbio.

“Vocês irão conhecer pessoas de muitos lugares e ampliar o conhecimento não só acadêmico, mas para a vida. Não deixem que o medo paralise e impeça vocês de aproveitar ao máximo para adquirir experiência. Representem bem a Unesc e o Brasil lá fora. Nós ficaremos aqui torcendo por vocês”, afirmou Volpato.

A estudante do curso de Direito, Emanuela Gava Caciatori, viaja no segundo semestre de 2017 para o México, onde passará seis meses estudando na Universidade Autônoma de São Luis Potosí. Para ela, a experiência vai agregar muito em sua formação profissional. “Dá um pouco de medo pela língua e estilo de vida diferente. Mas vai ser uma experiência muito interessante para todos nós”, comentou Emanuela.

Segundo o aluno de Engenharia de Agrimensura Bruno Varela Medeiros, que vai estudar o primeiro semestre de 2017 na Universidade da República, no Uruguai, o conhecimento adquirido e as experiências vividas serão compartilhadas e aproveitadas para a carreira de cada um.

Além de Emanuela e Bruno, os alunos Cristiano Julio Faller (Enfermagem), Francis Júnior Barbosa da Silva (Arquitetura e Urbanismo) e Arthur Bernardo Messias (Direito) irão para a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Algarve (Portugal) e Universidade Autônoma de São Luis Potosí (México), respectivamente.

O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade e teve a participação do responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc Alexandre Possamai.

A Unesc mantém 46 acordos internacionais com 17 países.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2016 às 18:48
Compartilhar Comente

Unesc é primeira entre instituições privadas do Sul do Brasil no quesito internacionalização

Unesc é primeira entre instituições privadas do Sul do Brasil no quesito internacionalização
Universidade é destaque no Censo da Educação Superior 2015 (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc mais uma vez é reconhecida em âmbito nacional. A Universidade foi destaque no Censo de Educação Superior 2015, divulgado em outubro pelo MEC (Ministério da Educação), e apareceu em primeiro lugar no quesito internacionalização entre as (IES) Instituições de Ensino Superior privadas do Sul do Brasil, com cerca de 200 estudantes estrangeiros frequentando cursos de graduação e pós.

Segundo o levantamento, o Brasil conta com 15.605 estudantes estrangeiros em suas IES, de 174 diferentes nacionalidades. O Censo é realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC, e coleta informações sobre as IES, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre cada aluno e professor vinculado a esses cursos.

A Unesc representa ainda o Sul catarinense na seleção das 20 IES brasileiras com mais alunos estrangeiros, ficando em 12º lugar entre públicas e privadas no quesito internacionalização. A Instituição de Criciúma recebe alunos de países como Angola, Cabo Verde, Senegal, Peru, Paraguai, Uruguai, Rússia, República Tcheca, Espanha, Moçambique, Honduras, Colômbia, Índia, México e possui 46 acordos internacionais com 17 países.

Segundo o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a cada viagem que professores e estudantes fazem ao exterior para participar de eventos ou de programas de mobilidade acadêmica, novas possibilidades de parcerias internacionais se abrem. “A máxima ‘pensar globalmente e agir localmente’ ganha dimensões mais fortes com essas experiências internacionais. Compartilhamos as nossas experiências e conhecimentos enquanto aprendemos com as de outros países”, afirma Volpato.

Para o representante da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, o ensino, a pesquisa e a extensão associada às demandas globais, fazem com que acadêmicos busquem obter uma formação de qualidade e experiência de vida além das fronteiras do seu país de origem. “Os estudantes estrangeiros criam uma rica vivência dentro e fora da Universidade e esse resultado obtido é um esforço conjunto de parceiros internacionais, professores, funcionários, acadêmicos e a comunidade em geral, para receber estes alunos. Desse modo, a Unesc passa a ter uma abrangência cada vez maior além das fronteiras do Brasil”, comenta Possamai.

O Censo da Educação Superior aponta que apenas 0,2% do total de matrículas no Ensino Superior brasileiro correspondem a alunos estrangeiros. No entanto, o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, lembra que no Brasil, a internacionalização tem pouco mais de dez anos, sendo que a Unesc possui um acordo de cooperação com Angola que completou dez anos em 2016.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2016 às 14:09
Compartilhar Comente

Espanha pode ser destino de mobilidade acadêmica na Unesc

Espanha pode ser destino de mobilidade acadêmica na Unesc
Programa Mobilidade Acadêmica oferece oportunidades de intercâmbio para mais de 20 países Mais imagens

Os programas de intercâmbio da Unesc possibilitam ao aluno aprender uma nova língua, conhecer novos lugares, novas culturas e ainda adquirir conhecimentos e experiências que vão agregar a vida acadêmica. A partir desta semana o programa Mobilidade Acadêmica da Unesc está com inscrições abertas para mais um processo seletivo. Os alunos de Administração e Comércio Exterior vão ter a oportunidade de estudar durante um semestre na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha. As inscrições ficam abertas até o dia 17 de outubro.

São duas vagas oferecidas pelo programa. Os acadêmicos podem se candidatar a partir da segunda fase.

Inscrições

Para realizar a inscrição o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, Além do histórico Escolar original emitido pela Centac. Com todos os documentos, o aluno deve procurar a Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 21 horas. 

Seleção

O processo seletivo será realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. O resultado final será divulgada em edital no portal Unesc no dia 18 de outubro. Informações no telefone 3431-2660 ou pelo email iro@unesc.net

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2016 às 12:02
Compartilhar Comente

Intercâmbio: Possibilidade de conhecer a Macedônia

Intercâmbio: Possibilidade de conhecer a Macedônia
Alunos de Ciência da Computação podem se inscrever para programa Mobilidade Acadêmica Mais imagens

Uma graduação em outro país é a grande chance de uma acadêmico expandir o conhecimento técnico e cultural, trazendo na bagagem descobertas e vivências que serão levadas para toda a vida pessoal e profissional. A partir desta semana, os alunos de Ciência da Computação da Unesc, interessados em viver essa experiência podem participar do processo seletivo Mobilidade Acadêmica. A oportunidade vai permitir que o aluno estude durante um semestre na University for Information Science and Technology St. Paul the Apostle, na Macedônia. As inscrições ficam abertas até o dia 17 de outubro.

O programa oferece duas vagas para candidatos que estejam cursando a segunda fase da graduação ou superior.

Inscrições

Para realizar a inscrição o candidato deve se apresentar diretamente na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 21 horas. Durante o cadastro o aluno deve ter em mãos uma copia do RG e do CPF, além do histórico escolar original emitido pela Centac.

Informações no telefone 3431-2660 e no edital.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de outubro de 2016 às 11:41
Compartilhar Comente

Processo seletivo para estrangeiros com inscrições abertas

Processo seletivo para estrangeiros com inscrições abertas
Universidade oferece mais de 70 vagas em 22 graduações Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de estrangeiros. A Universidade oferece 77 vagas para mais de 20 graduações. As inscrições para o processo ficam abertas até o dia 31 de outubro e podem ser realizadas na Coordenadoria de Relações Internacionais, na Sala 1 do Bloco do Estudante, ou pelo e-mail iro@unesc.net conforme o edital.

=> Saiba mais clicando aqui

Processo Seletivo

Podem participar da seleção os estrangeiros que não residem no país e com o Ensino Médio ou equivalente completo. A classificação do candidato será por meio do seu histórico escolar.

O período para matrículas ocorre no dia 16 e 17 de fevereiro de 2017. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de novembro, no site da Unesc.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

04 de outubro de 2016 às 15:31
Compartilhar Comente