Biblioteca Unesc

Doações para “Desapega Literário” podem ser entregues até sexta-feira

Doações para “Desapega Literário” podem ser entregues até sexta-feira
Livros podem ser deixados na Biblioteca da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Já pensou em dar a possibilidade para que outra pessoa também “viva” as suas histórias preferidas? Pois isso é fácil. Basta participar do “Desapega Literário” e levar livros até esta sexta-feira (20/9) na Biblioteca Professor Eurico Back, da Unesc. As obras doadas serão distribuídas pelo campus da Universidade para a ação “Leve se quiser”, no dia 21 de outubro.

O “Desapega Literário” e o “Leve se quiser” são iniciativa da Biblioteca da Universidade e da Editora Unesc.

Os livros doados no “Desapega” passarão por uma triagem para possíveis reparos, para que estejam em bom estado para a campanha “Leve se quiser”, na qual as obras serão disponibilizadas de forma gratuita.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2019 às 15:26
Compartilhar Comente

Faça a alegria de uma criança: Doe um livro ao projeto Biblioteca Solidária

Faça a alegria de uma criança: Doe um livro ao projeto Biblioteca Solidária
Espaços de leitura serão criados em organizações solidárias (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aquele livro no fundo da estante pode fazer a alegria de uma criança. A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, está promovendo a Biblioteca Solidária. O projeto busca doações de livros infanto-juvenis e jogos educativos que serão destinados a instituições sociais, sem condições de proporcionar momentos de leitura às crianças. As arrecadações iniciaram nesta quinta-feira (19/10) e serão permanentes em um ponto de coleta localizado na entrada da Biblioteca.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, conta que a ideia surgiu ao receber crianças carentes da região em uma visita. “Quando chegaram aqui percebemos o encanto e a vontade de ler surgindo ao terem contato com os livros. Vimos que por serem carentes não tinham acesso, então vamos buscar proporcionar estes momentos a elas”, destacou.

A iniciativa, após arrecadar os livros, vai montar espaços de leitura e educação por toda a região. “A ideia é levar o projeto para fora da Universidade. Os espaços serão montados e ficarão de modo permanente nas instituições e organizações sociais. A arrecadação também será permanente, disponível em todos os horários”, completou Elisângela.

Se o livre não pode vir até a Unesc, a Unesc vai até os livros


Quem deseja contribuir, mas não consegue vir até a Universidade pode entrar em contato com a Biblioteca pelos telefones (48) 3431-2590 e 3431-2592.

Espaço para as crianças

A Biblioteca da Unesc conta com um local destinado aos pequenos. O Espaço Infantil dispõe de obras, jogos educativos e atividades voltadas ao desenvolvimento infanto-juvenil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 25 de outubro de 2017 às 15:40
Compartilhar Comente

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma
Diversos setores da Universidade participaram do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 12ª Feira do Livro de Criciúma movimentou o município nas últimas semanas e a Unesc fez parte deste evento com setores, serviços e os cursos que levaram informações e atividades ao público, no período de 4 a 11 de outubro.

A programação da Unesc na Feira do Livro contou com o lançamento de “Pintado, o Mascote do Museu”, uma obra da Editora Unesc, resultado da parceria entre o Museu e a Polícia Militar Ambiental, escrito pela coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com ilustração de Vamber Cabral; contação de história e Oficina de Marca Página com os funcionários da Biblioteca Professor Eurico Back; dicas de preservação de livros e restauração de obras com o Cedoc (Centro de Memória e Documentação); atividades para o público infantil com o Colégio Unesc e apresentações musicais com o Setor de Arte e Cultura.

A Editora Unesc deu orientações de como publicar uma obra e realizar o “Desapega Literário” e a Livraria Unesc realizou momentos de leitura.

Já os Programas de Relacionamento esclareceram sobre os processos seletivos para ingresso na Unesc e para obtenção de bolsas de estudo. E para quem quis saber mais sobre os cursos e oportunidades no ensino, na pesquisa e na extensão que a Universidade oferece, professores e alunos dos diversos cursos estiveram disponíveis para conversar e tirar dúvidas.

A Feira do Livro ocorre na Praça Nereu Ramos até o dia 14 de outubro e é organizada pela Câmara Catarinense do Livro, em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:52
Compartilhar Comente

Unesc presente na Feira do Livro de Criciúma

Unesc presente na Feira do Livro de Criciúma
Cursos e setores realizarão atividades com o público (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Feira do Livro de Criciúma inicia nesta quarta-feira (4/10) e a Unesc vai marcar presença mais uma vez neste espaço de cultura e compartilhamento. Na 12ª edição do evento, setores, serviços e os cursos da Universidade vão levar informações e atividades ao público, no período de 4 a 11 de outubro.

A programação da Unesc na Feira do Livro inicia às 10 horas desta quarta-feira, com o lançamento de “Pintado, o Mascote do Museu”, uma obra da Editora Unesc, resultado da parceria entre o Museu e a Polícia Militar Ambiental, escrito pela coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com ilustração de Vamber Cabral. Outra sessão para apresentar o livro infantil ao público ocorrerá ainda às 15h30.

A Universidade levará ainda para a Praça Nereu Ramos, contação de história e Oficina de Marca Página com os funcionários da Biblioteca Professor Eurico Back; dicas de preservação de livros e restauração de obras com o Cedoc (Centro de Memória e Documentação); atividades para o público infantil com o Colégio Unesc e apresentações musicais com o Setor de Arte e Cultura.

A Editora Unesc vai dar orientações de como publicar uma obra e realizar o “Desapega Literária” e a Livraria Unesc vai realizar momentos de leitura.

Já os Programas de Relacionamento vão esclarecer sobre os processos seletivo para ingresso na Unesc e para obtenção de bolsas de estudo. E para quem quer saber mais sobre os cursos e oportunidades no ensino, na pesquisa e na extensão que a Universidade oferece, professores e alunos dos diversos cursos estarão disponíveis para conversar e tirar dúvidas.

A Feira do Livro ocorre na Praça Nereu Ramos até o dia 14 de outubro e é organizada pela Câmara Catarinense do Livro, em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de outubro de 2017 às 18:19
Compartilhar Comente

Livros danificados por mau uso são expostos na Biblioteca

Livros danificados por mau uso são expostos na Biblioteca
Mostra tem objetivo de conscientizar para o cuidado com as obras (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Você está lendo, bate aquela fome e o que faz? Um lanchinho rápido, ali mesmo, na mesa em que está estudando. A cena faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas ela pode ter um resultado desastroso: livros sujos por café, leite com achocolatado e farelos, danificados pela ação de insetos atraídos pelos restos de comida. E esses são só alguns dos problemas que a nova exposição da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc traz. Na mostra de obras danificadas os leitores podem ver o que descuidos do cotidiano podem acarretar no acervo do local.

“Queremos chamar a atenção dos leitores sobre os cuidados que devemos ter com as obras, afinal os mais prejudicados são os próprios usuários que precisam repor a obra, já que nem sempre os livros podem ser restaurados. Além disso, os que podem ser restauradas ficam por um período sem poderem ser utilizadas porque estão no Setor de Restauração”, lembra a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just.

Quem passar pela Biblioteca até meados de junho poderá conferir os problemas e o que causou os danos: creme de mão, gloss labial, achocolatado, garrafinha de água na mochila, animais de estimação, alimentos. “Sabemos que não é feito intencionalmente, e que todas as ações podem ser evitadas com um pouquinho de cuidado. Na última sexta-feira (26/5) recebemos 10 livros molhados. Algumas pessoas usam o livro para proteger a cabeça da chuva”, conta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 17:12
Compartilhar Comente