Biblioteca Unesc

Diversão e descobertas em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil

Diversão e descobertas em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil
Momento contou com histórias, teatro e pipoca (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Momentos de descoberta de novos mundos e de diversão a partir de contação de histórias e teatro. Assim foi a semana na Biblioteca Professor Eurico Back. Os encontros, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), reuniram mais de 80 crianças em dois atos. “Foram momentos de entusiasmo e despertar de curiosidade, com risadas, incentivo à leitura e direito à pipoca”, contou a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner. Durante as apresentações, as contadoras receberam o apoio do Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), com uma tradução em libras.

Conforme Elisângela, o contato com obras literárias logo na infância é fundamental e pode refletir no desenvolvimento dos pequenos. “Além de comemorar o dia, uma importante data, buscamos incentivar a cultura de ler, fundamental de ser aderida logo cedo”, afirma.

O evento contou com a participação da coordenadora de Pedagogia, Gislene Camargo, acadêmicos da quarta fase do curso e do acadêmico de Teatro, Denis Morais. Na manhã de terça-feira, a biblioteca também recebeu crianças da comunidade para uma contação de histórias.

Biblioteca solidária

Sabe aquele livro esquecido no fundo da estante? Ele pode fazer o dia de uma criança mais feliz. A Biblioteca Solidária busca doações de livros infanto-juvenis e jogos educativos, que são destinados à instituições sociais e até à possível montagem de uma nova biblioteca infantil. As arrecadações são permanentes e podem ser feitas diretamente na Biblioteca.

Quem deseja contribuir, mas não consegue vir até a Universidade, pode entrar em contato nos telefones (48) 3431-2590 e 3431-2592.

A primeira biblioteca do projeto

Há um ano, no mês do Livro Infantil, as crianças do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Miguel receberam um presente que poderá ser fundamental para o desenvolvimento educacional e como cidadão. A Biblioteca Professor Eurico Back montou um espaço com 200 livros no Centro, onde são disponibilizadas oficinas de dança, teatro, literatura, esporte e cidadania. “É muito bom ter essa biblioteca no Cras. Nós adultos voltamos a ser criança e podemos lembrar o passado com os livros e as historinhas. Agora posso contá-las ao meu filho Emanuel e contribuir para o desenvolvimento de sua vida”, destaca a moradora local, Isaura Regina Abraão.

O Cras Vila Miguel atende 11 bairros de Criciúma. Para a assistente social, Graziela Lourenço, a biblioteca levou uma nova cultura às crianças e jovens assistidos na região. “Os livros que recebemos ainda estão em ótimo estado. Quando tivemos a notícia de que poderíamos ter essa biblioteca logo comemoramos e começamos a preparar o espaço. Para as crianças é um outro universo, uma forma de eles viverem a infância, ler e conhecer novos mundos. Eles têm interesse e agora também a oportunidade”, comentou.

A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, conta que a ideia surgiu ao receber crianças carentes da região em uma visita. “Quando elas vinham até a Unesc, nós percebíamos o encanto e a vontade de ler surgindo, ao terem contato com os livros. Vimos que por serem carentes não tinham acesso, então buscamos proporcionar estes momentos a elas com a criação de uma campanha de doação de livros. O resultado foi extremamente positivo, ficamos surpresos com o envolvimento de todos na ação ”, destacou.

Espaço para as crianças na Unesc

A Biblioteca da Unesc também conta com um local destinado aos pequenos. O Espaço Infantil dispõe de mais de quatro mil obras, jogos educativos e atividades voltadas ao desenvolvimento infantil. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8 às 17 horas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de abril de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente

Contribua com a Biblioteca Solidária da Unesc

Contribua com a Biblioteca Solidária da Unesc
Campanha está arrecadando obras e jogos infantis (Foto: Divulgação) Mais imagens

Sabe aquele livro esquecido no fundo da estante? Ele pode apresentar um novo mundo de conhecimentos e fazer o dia de uma criança mais feliz. A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc está promovendo a Biblioteca Solidária. O projeto busca doações de livros infanto-juvenis e jogos educativos que serão destinados a instituições sociais e até a possível montagem de uma nova biblioteca infantil. As arrecadações são permanentes e podem ser feitas diretamente na Biblioteca.

A coordenadora do local, Elisângela Just Steiner, explica que a ideia surgiu ao receber crianças carentes da região e que toda contribuição torna o resultado positivo. “Quando chegaram aqui percebemos o encanto e a vontade de ler surgindo. Vimos também que por serem carentes não tinham acesso, então vamos buscar proporcionar estes momentos a elas. Independendo da quantidade, se conseguirmos fazer a alegria de um deles já torna a campanha um sucesso”, destacou Elisângela.

A iniciativa, após arrecadar os livros, tem o objetivo de montar espaços de leitura e educação por toda a região. “A ideia é levar o projeto para fora da Universidade. Os espaços serão montados e ficarão de modo permanente nas instituições e organizações sociais. Conseguimos montar uma biblioteca no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Miguel e queremos repetir o sucesso”, completou Elisângela.

Conheça a história da nova biblioteca do Cras 

Quem deseja contribuir, mas não consegue vir até a Universidade pode entrar em contato com a Biblioteca pelos telefones (48) 3431-2590 e 3431-2592.

Espaço para as crianças

A Biblioteca da Unesc conta com um local destinado aos pequenos. O Espaço Infantil dispõe de obras, jogos educativos e atividades voltadas ao desenvolvimento infantil.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de agosto de 2018 às 17:34
Compartilhar Comente

Esqueça um livro na Unesc

Esqueça um livro na Unesc
Campanha é estimulada pela EdiUnesc e Biblioteca Central Professor Eurico Back (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Sabe aquela obra que ficou parada na sua estante? Ela pode estimular a leitura e despertar o conhecimento em alguém. A ideia “Esqueça um livro”, promovida na Universidade pela EdiUnesc e Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da reitoria, pede para que voluntários esqueçam livros no hall do bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7).

A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, explica que a iniciativa é estimulada em todo o país e que para participar basta deixar uma obra em local público e visível. "É uma campanha feita por vários voluntários de todas as partes do Brasil, que espalham o projeto e fazem com que ele aconteça naturalmente. É simples e fácil participar, basta você “esquecer” livros em lugares públicos", comenta.

O projeto surgiu em 2007 e já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de julho de 2018 às 17:53
Compartilhar Comente

Unesc inaugura novo espaço da Biblioteca e comemora 47 anos de vida

Unesc inaugura novo espaço da Biblioteca e comemora 47 anos de vida
Evento nesta sexta-feira teve a presença da comunidade regional (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A noite desta sexta-feira (26/6) foi de festa na Unesc. A Instituição, que completou 47 anos de vida nesta segunda-feira (22/6), entregou para professores, alunos, funcionários e a comunidade regional a Biblioteca Professor Eurico Back com espaço triplicado, mais moderno e com uma série de novidades. “A noite de hoje marca a concretização de  um sonho. Estamos aqui inaugurando este espaço porque nossos antecessores agiram para que pudéssemos tornar este projeto realidade. A Biblioteca tem um valor imensurável para a Universidade e o sentimento de orgulho está em cada um que faz parte da Instituição”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

A Biblioteca possui 150 mil volumes, quase 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios). Com a reforma e ampliação ela passou de 1 mil metros quadrados para 2,7 mil metros quadrados. Cada novo espaço construído pela Universidade homenageia um grupo de colaboradores e o da Biblioteca recebe o nome das funcionárias Rosangela Westrupp, Jadna Beatriz Pelegrin e Maria Conceição de Oliveira Salvador e dos professores Claudio Ricken, Ricardo Luiz de Bittencourt e Valcir Mantovani.

Rosangela, bibliotecária há 19 anos na Unesc, falou em nome dos funcionários homenageados e afirmou ser um orgulho fazer parte da história da Instituição e ser lembrada por ela. Bittencourt, que representou os professores condecorados, está há 25 anos na Universidade e nela fez o curso de graduação, Mestrado e Doutorado. “A Instituição me deu oportunidade de me desenvolver como pessoa e profissional. A Universidade não se faz só com obras. Se faz com pessoas. E a Unesc é uma Universidade que valoriza e reconhece as pessoas”, afirmou o professor.

A cerimônia de inauguração da ampliação da Biblioteca da Unesc teve a apresentação do Coral Unesc. Além da Biblioteca, nesta sexta-feira foi inaugurada a passarela coberta que liga o Terminal do Bairro Pinheirinho ao Bloco Administrativo da Universidade. Com aproximadamente 170 metros quadrados, a passarela foi concluída no primeiro semestre de 2015 pela Engetom, empresa que patrocinou a obra. O processo de busca de parceiros para a construção da passarela teve a participação do DCE Unesc e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade. O diretor da construtora, Luiz Tomazi, esteve presente na inauguração e afirmou que a parceria foi importante para a comunidade acadêmica.

Universidade Comunitária

No dia 22 de junho de 1968 foi criada a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), pela Lei Municipal n. 697, com cursos voltados para o Magistério e de cunho comunitário. A Universidade foi criada em 17 de junho de 1997, e tem a Fucri como mantenedora.

Hoje, a Unesc possui cerca de 13 mil alunos (destes, 187 estrangeiros) entre o Colégio Unesc, graduação, especialização, Mestrado e Doutorado, 673 professores e 669 funcionários. Com 50 cursos de graduação, 25 de pós, seis Mestrados e dois Doutorados, os alunos e professores da Instituição desenvolvem, atualmente, 301 projetos de pesquisa e 86 de extensão. A cada semestre, cerca de 50 mil atendimentos em diversas áreas da saúde são realizados gratuitamente nas Clínicas Integradas, além dos atendimentos à comunidade da região realizados pela Unidade Judiciária de Cooperação, com locais como as Casas da Cidadania.

Autoridades prestigiam comemorações dos 47 anos da Unesc


O evento desta sexta-feira teve a participação das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; do diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Marcos Back; e dos diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas da Unesc), SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, HCE (Humanidades, Ciência e Educação), Angela Back e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve e o presidente do DCE Unesc, Andriw Loch.

Autoridades e lideranças do Sul do Estado também estiveram presentes nas inaugurações: secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris; prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo; o chefe de gabinete da prefeitura de Criciúma, Enio Steiner; secretário de Planejamento de Criciúma, Jader Westrup; secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud; secretária da Assistência Social, Solange Barp; presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris; presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), César Smielevisk; presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma, Gelson Philippi; secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; os deputados federais Geovânia de Sá e Ronaldo Benedet; os deputados estaduais Valmir Comin, Rodrigo Minotto, Luiz Fernando Cardoso, Ricardo Guidi e Cleiton Salvaro; a gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon; representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Norbeto Zaniboni; representante do Conselho Estadual de Educação, Sandra Zanatta Ghidi; presidente do Conselho Superior de Gestão, Sílvio Ávila; diretor da Faculdade Satc, Carlos Ferreira; vereadores Dailto Feuser, Camila do Nascimento e Vanderlei Zilli.

Saiba mais sobre a Biblioteca:

O térreo da Biblioteca Professor Eurico Back possui: guarda-volumes, recepção (empréstimo/devolução), consulta ao acervo, acervo (livros, referenciais, livros em Braile, coleções), espaço de leitura, Espaço Infantil, salão de estudos, salas de estudos em grupo, Central de Fotocópias, banheiros, escada e plataforma elevatória.

No primeiro andar há: salão de estudos, sala para exposição de obras do acervo artístico-cultural da Instituição, espaço de leitura, salas de estudos em grupo, sala de estudos individuais, coordenação, base de dados, acervo de periódicos, acervo de multimeios, sala de tratamento da informação, área de acesso à internet e banheiros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2015 às 21:19
Compartilhar Comente

Nas comemorações dos 47 anos, Unesc entrega Biblioteca com espaço triplicado

Nas comemorações dos 47 anos, Unesc entrega Biblioteca com espaço triplicado
Local passa a oferecer novos serviços para os usuários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc completou 47 anos de história nesta segunda-feira (22/6) e comemora a data entregando para professores, alunos, funcionários e a comunidade regional, uma Biblioteca com espaço triplicado, mais moderno e com uma série de novidades. O evento ocorre nesta sexta-feira (26/6), às 18 horas, com a inauguração da passarela coberta, que liga o Terminal do Bairro Pinheirinho ao Bloco Administrativo da Universidade, e segue com a apresentação da nova estrutura da Biblioteca Professor Eurico Back. A comemoração dos 47 anos da Instituição terá ainda a apresentação do Coral Unesc, o descerramento de placas e bolo de aniversário.

A Biblioteca possui 150 mil volumes, quase 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios). Com a reforma e ampliação ela passou de 1 mil metros quadrados para 2,7 mil metros quadrados. Cada novo espaço construído pela Universidade homenageia um grupo de colaboradores e o da Biblioteca recebe o nome das funcionárias Rosangela Westrupp (bibliotecária há 19 anos na Unesc), Jadna Beatriz Pelegrin e Maria Conceição de Oliveira Salvador e dos professores Claudio Ricken, Ricardo Luiz de Bittencourt e Valcir Mantovani.

Entre as novidades, a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steiner, elenca o arquivo deslizante para periódicos, o  aumento de cinco salas de estudo em grupo para onze salas para oito pessoas cada (o dobro da capacidade anterior), o aumento para 16 microcomputadores para a consulta ao acervo, o aumento da área para o acesso à internet, a instalação de plataforma elevatória para pessoas com deficiência e idosos possam se locomover com comodidade até o primeiro andar e a criação do Espaço Infantil, não apenas para crianças, mas para todos que gostam de literatura infantil e estudantes de Pedagogia e Letras.

“Olho para a Biblioteca e vejo nela o sonho de muitas pessoas sendo realizado. Ela é referência e a maior da Amrec e Amesc. É um presente não só para nossos alunos, professores e funcionários, mas para toda a comunidade”, afirma Elisangela.

Uma Instituição que nasceu da comunidade

No dia 22 de junho de 1968 foi criada a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), pela Lei Municipal n. 697, com cursos voltados para o Magistério e de cunho comunitário. A Universidade foi criada em 17 de junho de 1997, e tem a Fucri como mantenedora.

Hoje, a Unesc possui cerca de 13 mil alunos (destes, 187 estrangeiros) entre o Colégio Unesc, graduação, especialização, Mestrado e Doutorado, 673 professores e 669 funcionários. Com 50 cursos de graduação, 25 de pós, seis Mestrados e dois Doutorados, os alunos e professores da Instituição desenvolvem, atualmente, 301 projetos de pesquisa e 86 de extensão. A cada semestre, cerca de 50 mil atendimentos em diversas áreas da saúde são realizados gratuitamente nas Clínicas Integradas, além dos atendimentos à comunidade da região realizados pela Unidade Judiciária de Cooperação, com locais como as Casas da Cidadania.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, explica que uma Universidade se diferencia de outras Instituições de Ensino por atuar em ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, o trabalho direcionado para cada uma dessas dimensões, também beneficia as demais. “O ensino, a pesquisa e a extensão estão intimamente inter-relacionados na Unesc. As decisões tomadas e as ações realizadas em uma delas refletem em benefícios para as demais. E essa interação agrega qualidade na formação profissional e pessoal de nossos alunos”, afirma.

Volpato afirma que a trajetória da Unesc foi construída com muito trabalho e que ela nasceu da comunidade e tem compromisso com ela. “Ela procura socializar com a comunidade o conhecimento acadêmico produzido, ao mesmo tempo em que aprende com o conhecimento popular”, comenta.

Saiba mais:


Passarela entre Bloco Administrativo e Terminal
Com aproximadamente 170 metros quadrados, a passarela foi concluída no primeiro semestre de 2015 pela Engeton, empresa que patrocinou a obra. O processo de busca de parceiros para a construção da passarela teve a participação do DCE Unesc e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade.

Biblioteca

O térreo da Biblioteca possui: guarda-volumes, recepção (empréstimo/devolução), consulta ao acervo, acervo (livros, referenciais, livros em Braile, coleções), espaço de leitura, Espaço Infantil, salão de estudos, salas de estudos em grupo, Central de Fotocópias, banheiros, escada e plataforma elevatória.

No primeiro andar há: salão de estudos, sala para exposição de obras do acervo artístico-cultural da Instituição, espaço de leitura, salas de estudos em grupo, sala de estudos individuais, coordenação, base de dados, acervo de periódicos, acervo de multimeios, sala de tratamento da informação, área de acesso à internet e banheiros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de junho de 2015 às 21:45
Compartilhar Comente (1)