Biblioteca Unesc

Pessoas com deficiência visual exploram o mundo mágico das histórias

Pessoas com deficiência visual exploram o mundo mágico das histórias
Biblioteca da Unesc realizou contação nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Cheiros, formas e texturas invadiram a Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc na tarde desta terça-feira (27/6). Ela recebeu crianças e adultos cegos ou com baixa visão da Advisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul) para a contação das histórias “Maria vai com as outras” e “Semente da verdade”. A interação ocorreu no Espaço Infantil e após a contação, os visitantes conheceram o Museu de Zoologia da Universidade.

A assistente social da Advisul, Fernanda Vargas, afirma que momentos como os desta terça-feira são importantes para a inclusão e para o incentivo para a leitura. “Esse contato com as histórias e os objetos presentes nelas é um incentivo para que eles realizem mais leitura em Braile. E com a visita ao Museu, encerraremos uma tarde de aprendizado e diversão”, comentou.

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steiner, esta foi a primeira vez que a Biblioteca da Unesc recebeu um grupo de pessoas com deficiência visual para a atividade de contação de histórias. Ela explica que as contadoras precisaram transformar os objetos utilizados em audiodescrição, para fazer com que os ouvintes possam construir imagens mentais para visualizarem os elementos que fazem parte da história e então entrar no mundo da imaginação.

“Para nós foi um desafio. Fomos tendo ideias e conversamos com a Bete (Elizabete Gonçalves, funcionária da Unesc que é cega) para saber como poderíamos trabalhar a contação de modo que ficasse atraente para eles. Então produzimos uma ovelhinha para que possa ser tocada pelos ouvintes e uma toca simulando o pelo dela para a história “Maria vai com as outras” e utilizamos sementes, flores de papel e naturais, folhas de texturas diferentes e cheiro de flores para a “Semente da verdade”, explicou Elisângela.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2017 às 16:07
Compartilhar Comente (1)

O amor está no ar e nos livros

O amor está no ar e nos livros
Os colaboradores da Biblioteca Eurico Back prepararam surpresas para os alunos da Unesc Mais imagens

Busque conhecimento e encontre o amor na Unesc. Quem visitar a Biblioteca Eurico Back vai encontrar mensagens de carinho e o romantismo entre os corredores. Os corações, confeccionados pelos colaboradores da Biblioteca, fazem parte da ação do Dia dos Namorados e foram espalhados entre os livros na manhã desta segunda-feira (12/6).

Ao entrar no local, o visitante encontra balões vermelhos e a frase “Dia dos Namorados: encontre um coração e dê para alguém especial! ”. E é só começar a busca pelos dizeres perfeitos para expressar seus sentimentos pela pessoa amada.

A aluna de Direito Eduarda Restelato gostou da ideia e se sentiu mais acolhida pela Universidade. “Gostei muito dos corações. É uma iniciativa que estimula o amor e nos faz sentir valorizados dentro da Unesc”, comentou.

Para a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steines, a atividade vai espalhar um bom sentimento e ainda estimular os estudantes a conheceram novas áreas do conhecimento. “Enquanto circulam pelos corredores buscando os corações eles podem se deparar com novos conhecimentos, saindo até de suas áreas específicas de todos os dias. O principal objetivo foi trazer um pouco mais de carinho e promover uma brincadeira gostosa para quem vier até aqui”.

Quem curtiu a ideia e quer homenagear alguém especial pode encontrar os corações até às 22h40 desta segunda-feira (12/6) – ou enquanto eles durarem...

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de junho de 2017 às 11:56
Compartilhar Comente