Biblioteca Unesc

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Biblioteca disponibiliza catálogo digital de fotos históricas da Instituição

Biblioteca disponibiliza catálogo digital de fotos históricas da Instituição
Atualmente estão disponíveis para pesquisa 23 títulos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc trouxe uma novidade para seus usuários: um catálogo com fotos digitalizadas de momentos que marcaram a história da Instituição. Atualmente, 23 títulos estão disponíveis para consulta no site da Biblioteca.

Segundo a coordenadora do local, Elisângela Just, a equipe da Biblioteca segue realizando o levantamento e digitalização de outras imagens que contam a história de momentos importantes da Universidade. “Em cada título disponibilizado a pessoa pode encontrar uma galeria com outras fotos relativas ao mesmo assunto. E clicando no título de cada galeria, é possível ter acesso a informações sobre o evento”, conta.

Para consultar o banco de fotos, basta acessar o link (clique aqui), clicar em “Consultar”; selecionar “Fotografia” no campo “Tipo de obra” e escrever Unesc no campo “Pesquisa geral”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de maio de 2018 às 10:41
Compartilhar Comente

Contação de história desperta a imaginação de estudantes do Colégio Unesc

Contação de história desperta a imaginação de estudantes do Colégio Unesc
Evento faz parte da programação cultural do 3º Congresso Ibero-Americano (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Os olhos atentos a cada movimento da história despertavam a imaginação dos alunos do Colégio Unesc. Assim foi a contação de histórias que ocorreu na tarde desta quarta-feira (23/5), no Palco Central da Feira do Livro do 3º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Realizado pela Biblioteca Universitária Professor Eurico Back, a ação faz parte da programação cultural do Congresso.

Alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º do ensino fundamental do Colégio Unesc puderam prestigiar duas histórias: “As coisas que a gente fala”, de Ruth Rocha, e “O livro que queria ser brinquedo”, de Sandra Aymone.

Entre as crianças atentas estava a pequena Manuela das Chagas do Amaral, de sete anos. De acordo com ela, somente este ano ela já leu dois livros. “Quando eu leio eu brinco também, imaginando que estou na história”, comenta. Para ela, a primeira história foi a mais interessante. “O livro conta a história de uma menina que mentia e depois falou a verdade. Não se pode mentir”, acrescenta.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Professor Eurico Back, Elisângela Just Steiner, o evento é uma oportunidade de os alunos conhecer mais a Universidade. “Além de um momento aprendizado, é um momento de integração, pois os alunos saem do Colégio e circulam pelo campus, despertando o espaço que a Instituição tem para oferecer para eles”, enfatiza.

Na sexta-feira (25/5), o local receberá novamente uma contação de histórias, porém será organizada pelo curso de Pedagogia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de maio de 2018 às 22:07
Compartilhar Comente

Cras Vila Miguel monta nova biblioteca com ajuda da Unesc

Cras Vila Miguel monta nova biblioteca com ajuda da Unesc
Foram mais de 200 obras literárias doadas para o centro (Fotos: Lucas Mandili Juliane) Mais imagens

Cerca de 70 crianças do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Miguel agora terão mais de 200 livros ao seu alcance. É a nova Biblioteca, que foi criada em uma parceria entre o centro e a Unesc, por meio da Biblioteca Professor Eurico Back. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (27/4).

 A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, conta que a ideia surgiu ao receber crianças carentes da região em uma visita. “Quando elas vinham até a Unesc nós percebíamos o encanto e a vontade de ler surgindo ao terem contato com os livros. Vimos que por serem carentes não tinham acesso, então buscamos proporcionar estes momentos a elas com a criação de uma campanha de doação de livros. O resultado foi extremamente positivo, ficamos surpresos com o envolvimento de todos na ação ”, destacou.

Entre as mães das crianças beneficiadas estava Isaura Regina Abraão. “É muito bom ter essa biblioteca no Cras. Até para nós adultos, nós voltamos à ser criança. É muito bom lembrar o teu passado com os livros, as historinhas, que minha mãe e meus avós contavam para mim, e agora eu posso contar para o meu filho Emanuel”, comentou a dona de casa.

O Cras Vila Miguel atende 11 bairros de Criciúma, levando o acesso ao direito à todas as famílias.  São disponibilizadas oficinas de dança, teatro, literatura, esporte, cidadania entre outros. Para a assistente social do Cras, Graziela Lourenço, a biblioteca vai proporcionar uma nova cultura às crianças e jovens assistidas.

“Os livros que a gente recebeu estão em ótimo estado, e todos são literários. Quando recebemos a notícia que poderíamos ter estes livros logo arregaçamos as mangas e arrumamos um espaço para eles. Proporcionar essa biblioteca para eles é mostrar um outro universo. É uma forma de eles viverem esta infância, ler os livros e conhecer novos mundos. Eles têm interesse, mas não tem a oportunidade, e é disso que eles precisam”, comentou Graziela.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de abril de 2018 às 17:16
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso segunda-feira

Unesc entra em recesso segunda-feira
Atividades retornam ao normal na quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador (1º/5), a Unesc entra em recesso nesta segunda-feira (30/4). As aulas, os setores administrativos e os serviços oferecidos para a comunidade voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (2/5).

A UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), a Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc e as Clínicas Integradas também entrarão em recesso.

Apenas o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) atenderá em horário normal na segunda-feira. Já na terça-feira (1º/5), não haverá expediente.

Universidade Comunitária


Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2018 às 09:26
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso e retorna atividades em janeiro

Unesc entra em recesso e retorna atividades em janeiro
Nesta sexta-feira o atendimento ocorre apenas no período matutino (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso a partir desta sexta-feira (22/12), com atendimento apenas no período matutino, até as 12 horas, retomando as atividades no dia 2 de janeiro de 2018. A Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) e o Iparque estarão em pleno funcionamento até às 17 horas desta sexta-feira (22/12).

Durante o primeiro mês do ano, a maioria dos setores funcionará das 13 às 19 horas. As aulas dos cursos de graduação do primeiro semestre de 2018 iniciam no dia 19 de fevereiro.

A exceção durante o recesso será no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), que não realizará atendimentos no dia 30 de dezembro de 2017 e no dia 1º de janeiro de 2018, mas funcionará normalmente de 26 a 29 de dezembro de 2017, e a partir de 2 de janeiro de 2018, das 8 às 17 horas.

A Biblioteca Professor Eurico Back segue o mesmo calendário da Universidade e ficará fechada a partir desta sexta-feira até o dia 1 de janeiro de 2018, voltando a atender em 2 de janeiro, das 13 às 19 horas, sem abrir aos sábados.

As Clínicas Integradas também estarão de recesso até o dia 1 de janeiro, assim como a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação).

A Unesc volta a funcionar normalmente, nos três períodos, a partir do dia 30 de janeiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 22 de dezembro de 2017 às 09:20
Compartilhar Comente