Biblioteca Unesc

Doe um livro na Unesc e contribua com a campanha “Desapega Literário”

Doe um livro na Unesc e contribua com a campanha “Desapega Literário”
Contribuições podem ser feitas na Biblioteca da Universidade e na Livraria Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Últimos dias para contribuir com a campanha “Desapega Literário”. A iniciativa está recebendo livros de todos os gêneros para promover, entre os dias 22 e 26 de outubro, a ação “Leve se quiser”. Para desapegar, basta levar a obra até a Biblioteca Professor Eurico Back, das 7h30 às 22 horas, ou na Livraria Unesc, das 13 às 17 horas e da 18 às 22 horas, até a próxima sexta-feira (21/9).

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, explica que após o recebimento, as obras irão passar por uma triagem para possíveis reparos e que o objetivo da ação é promover a socialização dos livros. “Queremos que as pessoas, que já leram determinado livro, doem e possibilitem que outras pessoas também possam ler”, afirma.

Renove sua estante

Após a campanha e os possíveis reparos, os livros serão disponibilizados em atividades interativas e doações na campanha “Leve se quiser”, que ocorre durante a SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). As ações são realizadas em parceria pela Biblioteca, a EdiUnesc e o curso de Letras da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de setembro de 2018 às 17:57
Compartilhar Comente

Campanhas “Desapega Literário” e “Leve se quiser” promovem trocas de livros na Unesc

Campanhas “Desapega Literário” e “Leve se quiser” promovem trocas de livros na Unesc
Doações podem ser realizadas na Biblioteca ou na Livraria da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Biblioteca Professor Eurico Back, a EdiUnesc e o curso de Letras da Unesc, estão promovendo a campanha “Desapega Literário”, de segunda a sexta-feira (17 a 21/9). O objetivo da campanha é de receber doações que posteriormente serão distribuídos pelo campus da Universidade na ação “Leve se quiser”, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de outubro.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, explica que neste primeiro momento, a ideia é que as pessoas contribuam com as doações. “O objetivo do ‘Desapega’ é de que as pessoas que já leram determinada obra a doe para que possibilite que outras pessoas possam também ler”, explica.

Ao fim do prazo para doações, as obras passarão por uma triagem para possíveis reparos. Já em outubro, na campanha “Leve se quiser”, os livros serão disponibilizadas pelo campus. “Essa campanha deixará o campus repleto de obras, para que, as pessoas que passarem por aqui, possam levá-las embora, promovendo a leitura”, acrescenta.

Os interessados em contribuir com as campanhas, devem deixar suas doações na Biblioteca ou na Livraria da Unesc. As obras arrecadas na ação “Desapega Literário”, não ficarão no acervo da Biblioteca, serão totalmente destinadas para a campanha “Leve se quiser”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de setembro de 2018 às 09:30
Compartilhar Comente

Contribua com a Biblioteca Solidária da Unesc

Contribua com a Biblioteca Solidária da Unesc
Campanha está arrecadando obras e jogos infantis (Foto: Divulgação) Mais imagens

Sabe aquele livro esquecido no fundo da estante? Ele pode apresentar um novo mundo de conhecimentos e fazer o dia de uma criança mais feliz. A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc está promovendo a Biblioteca Solidária. O projeto busca doações de livros infanto-juvenis e jogos educativos que serão destinados a instituições sociais e até a possível montagem de uma nova biblioteca infantil. As arrecadações são permanentes e podem ser feitas diretamente na Biblioteca.

A coordenadora do local, Elisângela Just Steiner, explica que a ideia surgiu ao receber crianças carentes da região e que toda contribuição torna o resultado positivo. “Quando chegaram aqui percebemos o encanto e a vontade de ler surgindo. Vimos também que por serem carentes não tinham acesso, então vamos buscar proporcionar estes momentos a elas. Independendo da quantidade, se conseguirmos fazer a alegria de um deles já torna a campanha um sucesso”, destacou Elisângela.

A iniciativa, após arrecadar os livros, tem o objetivo de montar espaços de leitura e educação por toda a região. “A ideia é levar o projeto para fora da Universidade. Os espaços serão montados e ficarão de modo permanente nas instituições e organizações sociais. Conseguimos montar uma biblioteca no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Miguel e queremos repetir o sucesso”, completou Elisângela.

Conheça a história da nova biblioteca do Cras 

Quem deseja contribuir, mas não consegue vir até a Universidade pode entrar em contato com a Biblioteca pelos telefones (48) 3431-2590 e 3431-2592.

Espaço para as crianças

A Biblioteca da Unesc conta com um local destinado aos pequenos. O Espaço Infantil dispõe de obras, jogos educativos e atividades voltadas ao desenvolvimento infantil.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de agosto de 2018 às 17:34
Compartilhar Comente

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular
Campanha ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto “Esqueça um livro”, promovido na Universidade pela Editora Unesc e pela Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da Reitoria, contou com a ajuda de colaboradores da Instituição, que deixaram obras no hall do Bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7) para possibilitar que outras pessoas possam ampliar o seu conhecimento por meio da leitura.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura e disseminar o conhecimento e ocorreu pela segunda vez na Universidade. O projeto é desenvolvido em âmbito nacional e surgiu em 2007. Ele já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.

“Quando adquirimos um livro, fazemos a leitura e muitas vezes ele fica em nossa estante sem ser lido por outras pessoas. A ideia é fazer circular esses livros e dar a oportunidade para os que nem sempre têm condições de fazer esse tipo de investimento. Dar de presente, porque é um presente encontrar um livro e poder ficar com ele, seja um passo para contribuir para uma sociedade mais informada. Sem contar que este livro pode circular no próximo ano”, afirma a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente

Esqueça um livro na Unesc

Esqueça um livro na Unesc
Campanha é estimulada pela EdiUnesc e Biblioteca Central Professor Eurico Back (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Sabe aquela obra que ficou parada na sua estante? Ela pode estimular a leitura e despertar o conhecimento em alguém. A ideia “Esqueça um livro”, promovida na Universidade pela EdiUnesc e Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da reitoria, pede para que voluntários esqueçam livros no hall do bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7).

A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, explica que a iniciativa é estimulada em todo o país e que para participar basta deixar uma obra em local público e visível. "É uma campanha feita por vários voluntários de todas as partes do Brasil, que espalham o projeto e fazem com que ele aconteça naturalmente. É simples e fácil participar, basta você “esquecer” livros em lugares públicos", comenta.

O projeto surgiu em 2007 e já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de julho de 2018 às 17:53
Compartilhar Comente