Biblioteca Unesc

Unesc atende em horário especial

Unesc atende em horário especial
Ao longo de janeiro, serviços no campus funcionarão em horário diferenciado (Foto: Arquivo) Mais imagens

No primeiro mês do ano, a Universidade atenderá em horário especial. As atividades e serviços essenciais ao público interno e externo seguem sendo realizados e oferecidos a partir desta segunda-feira (11/1) em períodos pensados para atender da melhor maneira a demanda. O atendimento geral voltará a ocorrer nos três períodos a partir da primeira semana de fevereiro, com previsão para o dia 10.

A Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) estará aberta de segunda a sexta-feira das 9 horas às 19h30, para atendimento dos veteranos e dos novos alunos da Unesc. O polo de Criciúma da Unesc Virtual estará atendendo na Centac até o início de fevereiro, das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Neste período, o atendimento no polo da Unesc Virtual em Balneário Rincão ocorrerá pelo telefone (48) 34331-2769 ou pelo Whatsapp (48) 99669-0089. A Unesc Araranguá estará de portas abertas ao longo de janeiro e início de fevereiro, das 13 às 20 horas, durante a semana.

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque), já voltou ao horário normal de atendimento, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para quem quiser usar os serviços oferecidos pela Biblioteca Professor Eurico Back, ela estará aberta de segunda a sexta-feira das 13h30 às 19h30. Já o atendimento aos pais, alunos e futuros estudantes do Colégio Unesc, ocorrerão das 8h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira.

As Casas da Cidadania e o Centro de Práticas Jurídicas (CPJ) da Unesc vão funcionar em sistema de plantão a partir do dia 20 de janeiro. Os contatos devem ser feitos no período vespertino pelo telefone (48) 3431-2647 (Casas da Cidadania) ou pelo WhatsApp (48) 99949-8714 (CPJ). A Unidade Judiciária de Cooperação (UJC) reiniciou os atendimentos, mas apenas de maneira presencial mediante agendamento pelo telefone (48) 3431-2659.

Os serviços oferecidos pelas Clínicas Integradas da Unesc à comunidade interna e externa também terão horários diferenciados. O Centro Especializado em Reabilitação (CER), realizará atendimentos de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas. O Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador (Nupac – ST) funcionará às terças, quartas e quintas-feiras no período matutino. A partir desta segunda-feira (11/1), o Ambulatório de Fibromialgia atenderá pacientes das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas.

O atendimento no Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMGC) e no Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips) ocorrerá durante o mês de janeiro e início de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Os pacientes ostomizados que utilizam os serviços das Clínicas Integradas da Universidade também receberão atendimento no mesmo horário do PAMGC e do Nuprevips.

A Farmácia Escola estará aberta de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O Serviço de Medicina atenderá das 8 às 20 horas, com horário agendado, de segunda-feira a sexta-feira e sábado (apenas matutino).

Ainda nas Clínicas Integradas, o SOS, a Farmácia Solidária, o Ambulatório de Feridas, o Serviço de Odontologia, o Serviço de Psicologia, o Serviço de Nutrição e o Serviço de Fisioterapia retornarão a atender em fevereiro.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de janeiro de 2021 às 15:25
Compartilhar Comente

Biblioteca Unesc promove capacitações voltadas à comunidade

Biblioteca Unesc promove capacitações voltadas à comunidade
Temas da próxima semana serão “Citação e Referência”, “Bases de dados” e “Mendeley” (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Mesmo com a rotina de atividades alterada por conta da necessidade de distanciamento social, a Biblioteca Central Professor Eurico Back da Unesc não deixa de contribuir com acadêmicos e com a comunidade. Prova disso são as capacitações promovidas de forma virtual sobre os mais diversos assuntos de interesse acadêmico.

A programação para a próxima semana conta com três importantes temáticas abordadas e de acesso gratuito.

Na terça-feira (16/6) o assunto da capacitação promovida pela Biblioteca será “Citação e Referência”. A aula sobre o assunto será ministrada pela bibliotecária Eliziane de Lucca Alosilla às 15h. O link para acesso direto à sala do Google Meet é o meet.google.com/ayb-bnmq-dof.

Já na quinta-feira (18/6) o assunto abordado será “Base de Dados”, também a partir das 15h, sob comando da bibliotecária Eliziane de Lucca Alosilla. O acesso direto à sala poderá ser feito neste link: meet.google.com/qaz-ihrx-qyh.

Finalizando a semana, na sexta-feira (19/6), às 17h o professor Paulo Martins ministrará uma aula sobre o é um software gratuito Mendeley. Ele é desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. A aula poderá ser assistida no Google Meet pelo link meet.google.com/yqm-huaf-inz.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2020 às 17:11
Compartilhar Comente

Biblioteca da Unesc doa livros para Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma

Biblioteca da Unesc doa livros para Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma
Todas as obras foram higienizadas antes de serem levadas para o espaço de leitura no Case (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc segue realizando ações que colaborem com o bem-estar da comunidade. Esta semana, a Biblioteca Professor Eurico Back fez a doação de 163 livros para o Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma (Case). Todas as obras foram devidamente higienizadas antes de serem entregues e vão ficar no espaço para leitura do local. Os livros de literatura e quadrinhos são provenientes de uma campanha de doação realizada pela Biblioteca da Unesc em 2019.

A doação foi recebida pela pedagoga do Case, Roseli Viola Rodrigues. Segundo ela, neste período de quarentena em virtude da pandemia de Covid-19, os alunos já estavam quase sem opções de leitura, uma vez que estão sem aulas e ocupam o tempo com os livros disponíveis no local.

Segundo a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, é uma alegria poder contribuir principalmente neste momento delicado. “Temos a certeza que esses livros irão contribuir muito para o desenvolvimento desses jovens. Também é importante agradecer a cada um que fez a doação. Assim que voltarmos as nossas atividades, outras campanhas serão realizadas e poderemos fazer outras entregas como essa”, comenta.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2020 às 13:07
Compartilhar Comente

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais
São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto (Foto: Arquivo/Unesc)tarina (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

A Unesc iniciou a retomada gradual do atendimento aos públicos interno e externo, seguindo medidas preventivas que garantem a segurança de quem circula pelo campus. São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto. Ao visitar a Universidade, para qualquer finalidade, deve-se obrigatoriamente utilizar máscara e seguir as  diretrizes de proteção elaboradas pela Instituição, disponíveis para leitura e download aqui. O processo de retorno ao campus teve início com a volta da Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), no dia 13 de abril, e da Biblioteca Professor Eurico Back, nesta segunda-feira (20/4). 

Conforme a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a retomada da presença na Instituição, além de estar alinhada a iniciativas internas, segue as orientações do Governo de Santa Catarina. “A Instituição está preparada, com todas as medidas de higienização sendo cumpridas e álcool em gel distribuídos em todos os espaços, incluindo nas entradas de salas de aula. Além dos cuidados, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) tem abastecido os setores de atendimento ao público com protetores faciais e outras iniciativas estão sendo elaboradas para garantir a segurança de todos”, garante.

Cuidados individuais e coletivos no campus

Quem visitar a Instituição também encontrará produções visuais informativas espalhadas por todos os espaços, com o objetivo de zelar pela segurança e prevenção. O foco da campanha são cuidados individuais e coletivos, como:

  • Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabonete líquido ou fricção das mãos com álcool em gel 70%; 
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o antebraço ou lenço descartável e lave as mãos em seguida; 
  • Manter os ambientes de trabalho ventilados e um distanciamento mínimo de 1,50 metros entre os espaços ocupados por cada um; 
  • Não permitir aglomerações nos setores; 
  • Se houver filas, respeitar a distância de 2 metros entre cada pessoa; 
  • Realizar eventos, palestras, workshops, treinamentos utilizando plataformas virtuais (Skype, hangouts, EAD etc.; 
  • Se possível, utilizar o viva voz do telefone, evitando contato com do telefone com a boca; 
  • Não tocar boca, nariz, olhos sem antes higienizar as mãos com água e sabão; 
  • Não compartilhar objetos pessoais, dentre eles: copos, canudos, talheres, alimentos, maquiagem, canetas, celulares; 
  • Não retornar ao trabalho em casos de sintomas gripais e acionar o SOS Unesc Covid-19 para orientações - Canal de comunicação online para esclarecimento de dúvidas e orientações: (48) 99183-8663;

O material também conta com orientações para vestimentas, utilização de bebedouros, consumo de alimentos nos refeitórios, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e higienização de objetos. “É hora de ter consciência. Se cada um puder contribuir, logo sairemos desta situação. É de grande importância que nossos públicos interno e externo sigam as recomendações, protegendo ele próprio e sua família”, completa Mira. 

A cartilha de prevenção utilizada na Universidade teve a colaboração do Sesmt, Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador), NEPST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) e PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), com participação externa do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de abril de 2020 às 15:31
Compartilhar Comente

Biblioteca Professor Eurico Back tem programação especial

Biblioteca Professor Eurico Back tem programação especial
Atividades marcaram a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A semana foi de programação especial na Biblioteca Professor Eurico Back, na Unesc. Ações diferenciadas foram realizadas no espaço em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Entre as atividades programadas pela equipe da biblioteca estiveram a apresentação de vídeos com declamação de poesia nos telões da Universidade, a ação Leve se Quiser, além de contação de história no Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e parcerias com a Editora da Unesc e a TV Unesc.

Para finalizar a Semana, a Biblioteca recebeu nesta sexta-feira (1/11) aproximadamente 60 crianças do Colégio Michel. Na tarde especial os pequenos participaram de contação de história, pintura facial, confecção de marcadores de páginas e  atividades com letras e números.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de novembro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente