Biblioteca Unesc

Biblioteca da Unesc doa livros para Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma

Biblioteca da Unesc doa livros para Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma
Todas as obras foram higienizadas antes de serem levadas para o espaço de leitura no Case (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc segue realizando ações que colaborem com o bem-estar da comunidade. Esta semana, a Biblioteca Professor Eurico Back fez a doação de 163 livros para o Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma (Case). Todas as obras foram devidamente higienizadas antes de serem entregues e vão ficar no espaço para leitura do local. Os livros de literatura e quadrinhos são provenientes de uma campanha de doação realizada pela Biblioteca da Unesc em 2019.

A doação foi recebida pela pedagoga do Case, Roseli Viola Rodrigues. Segundo ela, neste período de quarentena em virtude da pandemia de Covid-19, os alunos já estavam quase sem opções de leitura, uma vez que estão sem aulas e ocupam o tempo com os livros disponíveis no local.

Segundo a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, é uma alegria poder contribuir principalmente neste momento delicado. “Temos a certeza que esses livros irão contribuir muito para o desenvolvimento desses jovens. Também é importante agradecer a cada um que fez a doação. Assim que voltarmos as nossas atividades, outras campanhas serão realizadas e poderemos fazer outras entregas como essa”, comenta.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2020 às 13:07
Compartilhar Comente

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais
São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto (Foto: Arquivo/Unesc)tarina (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

A Unesc iniciou a retomada gradual do atendimento aos públicos interno e externo, seguindo medidas preventivas que garantem a segurança de quem circula pelo campus. São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto. Ao visitar a Universidade, para qualquer finalidade, deve-se obrigatoriamente utilizar máscara e seguir as  diretrizes de proteção elaboradas pela Instituição, disponíveis para leitura e download aqui. O processo de retorno ao campus teve início com a volta da Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), no dia 13 de abril, e da Biblioteca Professor Eurico Back, nesta segunda-feira (20/4). 

Conforme a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a retomada da presença na Instituição, além de estar alinhada a iniciativas internas, segue as orientações do Governo de Santa Catarina. “A Instituição está preparada, com todas as medidas de higienização sendo cumpridas e álcool em gel distribuídos em todos os espaços, incluindo nas entradas de salas de aula. Além dos cuidados, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) tem abastecido os setores de atendimento ao público com protetores faciais e outras iniciativas estão sendo elaboradas para garantir a segurança de todos”, garante.

Cuidados individuais e coletivos no campus

Quem visitar a Instituição também encontrará produções visuais informativas espalhadas por todos os espaços, com o objetivo de zelar pela segurança e prevenção. O foco da campanha são cuidados individuais e coletivos, como:

  • Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabonete líquido ou fricção das mãos com álcool em gel 70%; 
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o antebraço ou lenço descartável e lave as mãos em seguida; 
  • Manter os ambientes de trabalho ventilados e um distanciamento mínimo de 1,50 metros entre os espaços ocupados por cada um; 
  • Não permitir aglomerações nos setores; 
  • Se houver filas, respeitar a distância de 2 metros entre cada pessoa; 
  • Realizar eventos, palestras, workshops, treinamentos utilizando plataformas virtuais (Skype, hangouts, EAD etc.; 
  • Se possível, utilizar o viva voz do telefone, evitando contato com do telefone com a boca; 
  • Não tocar boca, nariz, olhos sem antes higienizar as mãos com água e sabão; 
  • Não compartilhar objetos pessoais, dentre eles: copos, canudos, talheres, alimentos, maquiagem, canetas, celulares; 
  • Não retornar ao trabalho em casos de sintomas gripais e acionar o SOS Unesc Covid-19 para orientações - Canal de comunicação online para esclarecimento de dúvidas e orientações: (48) 99183-8663;

O material também conta com orientações para vestimentas, utilização de bebedouros, consumo de alimentos nos refeitórios, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e higienização de objetos. “É hora de ter consciência. Se cada um puder contribuir, logo sairemos desta situação. É de grande importância que nossos públicos interno e externo sigam as recomendações, protegendo ele próprio e sua família”, completa Mira. 

A cartilha de prevenção utilizada na Universidade teve a colaboração do Sesmt, Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador), NEPST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) e PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), com participação externa do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de abril de 2020 às 15:31
Compartilhar Comente

Biblioteca Professor Eurico Back tem programação especial

Biblioteca Professor Eurico Back tem programação especial
Atividades marcaram a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A semana foi de programação especial na Biblioteca Professor Eurico Back, na Unesc. Ações diferenciadas foram realizadas no espaço em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Entre as atividades programadas pela equipe da biblioteca estiveram a apresentação de vídeos com declamação de poesia nos telões da Universidade, a ação Leve se Quiser, além de contação de história no Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e parcerias com a Editora da Unesc e a TV Unesc.

Para finalizar a Semana, a Biblioteca recebeu nesta sexta-feira (1/11) aproximadamente 60 crianças do Colégio Michel. Na tarde especial os pequenos participaram de contação de história, pintura facial, confecção de marcadores de páginas e  atividades com letras e números.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de novembro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Contação de histórias

A Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc e o Setor de Relacionamento da Unesc participaram na quinta e sexta-feira da última semana de uma ação no Supermercado Bistek, em comemoração ao Dia das Crianças.

Mari e Déia, funcionárias da Biblioteca, contaram as histórias “Maria vai com as outras”; “A semente da verdade”; “Árvore Generosa”; “A menina bonita do laço de fita” e “Me chame pelo nome”. Além da contação de histórias, os pequenos ainda ganharam pintura facial.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2019 às 17:03
Compartilhar Comente

Doações para “Desapega Literário” podem ser entregues até sexta-feira

Doações para “Desapega Literário” podem ser entregues até sexta-feira
Livros podem ser deixados na Biblioteca da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Já pensou em dar a possibilidade para que outra pessoa também “viva” as suas histórias preferidas? Pois isso é fácil. Basta participar do “Desapega Literário” e levar livros até esta sexta-feira (20/9) na Biblioteca Professor Eurico Back, da Unesc. As obras doadas serão distribuídas pelo campus da Universidade para a ação “Leve se quiser”, no dia 21 de outubro.

O “Desapega Literário” e o “Leve se quiser” são iniciativa da Biblioteca da Universidade e da Editora Unesc.

Os livros doados no “Desapega” passarão por uma triagem para possíveis reparos, para que estejam em bom estado para a campanha “Leve se quiser”, na qual as obras serão disponibilizadas de forma gratuita.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2019 às 15:26
Compartilhar Comente