Biblioteca Unesc

Programa de capacitação da Biblioteca realiza oficinas em setembro

Programa de capacitação da Biblioteca realiza oficinas em setembro
Mais imagens

A Biblioteca Professor Eurico Back já iniciou as capacitações oferecidas gratuitamente para acadêmicos, professores e funcionários da Universidade. Nesta quarta-feira (4/9), ocorreu a oficina de “Apresentação e formatação de trabalhos acadêmicos”. O cronograma de capacitações inclui outras seis oficinas, de 11 a 27 de setembro.

Confira as próximas oportunidades e participe. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail biblioteca.oficinas@unesc.net.

Dia 11 – Biblioteca
14 horas – Introdução ao Excel
18h45 – Citação e referência

Dia 13 – Laboratório de Informática

14h30 – Gerenciador de referências Mendeley

Dia 18 – Biblioteca

18h45 – Pesquisa em base de dados

Dia 25 – Biblioteca

18h45 – Gerenciador de referências Mendeley

Dia 27 – Laboratório de Informática

14h30 – Gerenciador de referências Mendeley

Por: Milena Spilere Nandi 04 de setembro de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente

Projetos iniciados no segundo semestre foram pauta do programa Nossa Unesc

Projetos iniciados no segundo semestre foram pauta do programa Nossa Unesc
O programa vai ao ar todos os sábados (Foto: Emanuela Justino) Mais imagens

O lançamento da Biblioteca Digital e a possibilidade de transitar de bicicleta pelo campus, com o projeto Unesc Bike, foram os assuntos abordados no programa Nossa Unesc que foi ao ar no último sábado (31/8). Para falar melhor sobre as temáticas, o programa - que é transmitido pela rádio Som Maior - contou com a presença da coordenadora da Biblioteca Professor Eurico Back, Elisângela Just Steiner e da assessora de gabinete da reitoria, Tatiane Macarini

Apresentado pela coordenadora da Assessoria de Imprensa da Unesc, jornalista, Ana Sofia Schuster, o programa destacou os novos projetos da Universidade que já estão em funcionamento desde o início do semestre. 

O primeiro deles foi a Biblioteca Digital, que veio para somar com o acervo físico da Universidade e contribuir para a pesquisa e conhecimento de acadêmicos e professores. São mais de 7.500 títulos que podem ser acessados de qualquer lugar pelo tablet ou smatphone. 

Outro projeto que foi evidenciado e que tem movimentado, literalmente, a Universidade, é o Unesc Bike. Acadêmicos, funcionários, professores e visitantes agora podem se deslocar dentro do campus com as bicicletas que estão distribuídas em três pontos.

O programa na íntegra você pode conferir no podcast a seguir:

O programa Nossa Unesc vai ao ar todos os sábados na rádio Som Maior das 10h30 às 11h, com reprise aos domingos às 12h30.

Emanuela Justino – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Emanuela Damaceno Justino 04 de setembro de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Campanhas na Unesc fomentam a leitura

Campanhas na Unesc fomentam a leitura
Obras arrecadas na ação serão totalmente destinadas a doação (Foto: Arquivo) Mais imagens

Biblioteca Professor Eurico Back e a EdiUnesc estão promovendo a campanha “Desapega Literário”. O objetivo é de receber doações de livros, que posteriormente serão distribuídos pelo campus da Universidade na ação “Leve se quiser”, no dia 21 de outubro. A arrecadação ocorre até 20 de setembro.

Ao fim do prazo para doações, as obras passarão por uma triagem para possíveis reparos. Já em outubro, na campanha “Leve se quiser”, os livros serão disponibilizados de forma gratuita. “Essa campanha deixará o campus repleto de obras, para que as pessoas que passarem por aqui possam levá-las embora, promovendo a cultura da leitura”, destaca.

Os interessados em contribuir devem deixar suas doações na Biblioteca, localizada no bloco da Reitoria da Instituição. Nenhuma das obras arrecadas na ação “Desapega Literário” ficarão no acervo da Biblioteca, serão totalmente destinadas para a campanha “Leve se quiser”.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de setembro de 2019 às 17:34
Compartilhar Comente

Unesc Bike: comunidade já usufrui de bicicletas na Universidade

Unesc Bike: comunidade já usufrui de bicicletas na Universidade
Projeto iniciado nesta segunda-feira (12/8) possibilita que comunidades interna e externa utilizem 50 bicicletas no campus (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A partir da noite desta segunda-feira (12/8) estudantes, professores, funcionários e visitantes que estiverem na Unesc têm a oportunidade de utilizar bicicletas para transitar pelo campus. Trata-se do projeto Unesc Bike, ação promovida pela reitoria da Instituição como forma de melhorar a experiência daqueles que vivem a Universidade. Em cerimônia com descerramento de uma placa de inauguração, a Unesc deu início nesta noite ao projeto, que conta com 50 bicicletas disponibilizadas para empréstimo em quatro pontos do campus. Para que a ação fosse colocada em prática uma ciclovia foi sinalizada em todo o espaço da Universidade.

De acordo com a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, o momento é de realização de mais um sonho dessa gestão, possibilitado pelo trabalho incansável de toda a equipe. A intenção do projeto, conforme ela, é, além de melhorar a mobilidade de um canto a outro do campus, proporcionar a possibilidade de realização de exercício físico e cuidado com o meio ambiente. “Estamos imensamente felizes em proporcionar isso aos nossos alunos, professores, colaboradores e visitantes. Tamanho o esforço para ver a ideia se tornar real, pedimos o apoio total de todos vocês para que não só usufruam desses veículos, mas também nos ajudem a zelar por eles e, principalmente, pela segurança daqueles que utilizarem”, destacou no evento realizado no hall do Bloco Administrativo, acrescentando que a informação de que capacetes serão disponibilizados junto das bicicletas para garantir a segurança dos usuários.

Uma das responsáveis pelo projeto, a coordenadora da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, Elisangela Just Steiner, aproveitou a oportunidade da inauguração oficial das bicicletas para explicar como serão realizados os empréstimos dos equipamentos. Conforme ela, os pontos para retirada e devolução funcionarão na Central de Atendimento do Bloco Administrativo, na Central de Atendimento do Hall dos blocos XXI, na Central de Atendimento no Hall do Bloco S e também no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). O empréstimo será feito mediante a carteirinha dos colaboradores e alunos e, para a comunidade externa, mediante um cadastro simples realizado na própria biblioteca e válido por um ano.

De acordo com Elisangela, o serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, para retirada e devolução da chave. Aos sábados o atendimento será das 8 às 17 horas, também na biblioteca.
 

Sem perder tempo

As acadêmicas da quinta fase do curso de Fisioterapia Rafaela Meis e Francine Martins não perderam tempo e foram as primeiras a fazer a retirada das bicicletas. Animadas, as duas aguardaram ansiosamente para que o projeto fosse colocado em prática. “Ficamos muito felizes quando soubemos da novidade. Não víamos a hora de ver de perto e andar com elas”, comentou Rafaela.

Encantada, Francine conferiu todos os detalhes da bicicleta, desde os freios até os faróis traseiros e dianteiros instalados em todas elas. Conforme a aluna, a partir de agora a participação no Unesc Bike será contínua. “Com certeza vamos aproveitar muito. As bicicletas vão facilitar a nossa vida dentro da Universidade”, completou.

O evento contou ainda a apresentação da Cia da Dança Unesc com coreografia de breakdance. Após a inauguração o empréstimo dos equipamentos já está sendo realizado aos interessados.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de agosto de 2019 às 20:33
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente