Biblioteca Unesc

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Serviço da Biblioteca vai orientar acadêmicos na construção de trabalhos

Serviço da Biblioteca vai orientar acadêmicos na construção de trabalhos
Método vai focar na dificuldade individual em cinco especialidades (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um novo serviço da Biblioteca Central Professor Eurico Back vai auxiliar os alunos da Unesc na construção de trabalhos acadêmicos. As orientações serão feitas por bibliotecários da Universidade e vão apresentar um novo método com ênfase na dificuldade individual.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just, destaca o serviço como um método que vai trazer o aluno para mais perto do conhecimento. “Nós temos as oficinas, que funcionam como aulas em grupo. Já este novo serviço será individual e reforçado na necessidade de aprendizagem do estudante, na área especifica em que ele encontra dificuldade”.

Ela ainda explica que o agendamento também é realizado de acordo com a busca do acadêmico. “Os horários são distribuídos de acordo com a especialidades procuradas, e está disponível na página da Biblioteca, no site da Universidade”.

Os serviços oferecidos pela equipe da Biblioteca são de auxílios na revisão e formatação A4 e A5, revisão de citação e referências, formatação de numeração de página, formatação de sumário e pesquisa em banco de dados.

Conheça os horários e as oficinas de estudos em grupo acessando a página da Biblioteca (Clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de Imprensa 24 de agosto de 2017 às 16:53
Compartilhar Comente (1)

Aos estudantes, com carinho

Aos estudantes, com carinho
Programação especial marcou o Dia do Estudante na Unesc (Fotos: Mayra Lima e Milena Nandi) Mais imagens

Um campus decorado e um dia pensado para reverenciar os protagonistas do campus. Assim foi o Dia do Estudante na Unesc. Nesta sexta-feira (11/8), os alunos encontraram a Universidade com música e atividades culturais, além de receber o abraço da Reitoria e uma programação especial no Colégio Unesc. Ah, e sem esquecer uma pipoca quentinha e o Pic Nic. 

Para comemorar a data e estreitar laços, os acadêmicos foram convidados a participar de um café com a Reitoria, que ocorreu no fim da tarde de sexta-feira. Segundo a reitora, Luciane Ceretta, essa é uma proposta da nova gestão. “Os alunos são o coração da Unesc. Aproximá-los ainda mais da Reitoria torna a Universidade muito mais participativa e democrática. Temos o objetivo de apoiar o movimento estudantil, com o intuito de fortalecer a representatividade de nossos estudantes”, afirma. O encontro teve ainda a presença do vice-reitor, Daniel Preve e da chefe de gabinete da Reitoria Gisele Coelho Lopes.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Marcos Machado, comenta que essa aproximação auxilia a nova gestão a solucionar problemas. “Somos nós quem sabemos quais as principais necessidades do dia a dia. Esta é uma forma eficaz de encontrar diversas soluções”, comenta.

Colégio Unesc

Para comemorar o dia, o Colégio Unesc desenvolveu uma gincana de jogos cooperativos, não competitivos. Os estudantes do Ensino Fundamental se divertiram e desfrutaram de um lanche. “É importante comemorarmos este dia, eles são o nosso principal foco e nós fazemos essas atividades para que eles aprendam a cooperar, participar, interagir, além de integrar uma turma com a outra. Foram feitas brincadeiras divertidas e também um Quiz, com questões que foram aprendidas em sala de aula”, conta a coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Dieter Colombo.

Sarau Cultural

Para animar a sexta-feira, o DCE organizou uma programação cultural que contou poesias, batalhas, microfone aberto, bate papos, entre outras atividades. O intuito foi o de disseminar uma ação de cultura pelo campus, para aproximar a arte de rua da Universidade. A ação teve a parceria do Coletivo Nossa Classe, de Criciúma, com a presença do seu presidente, Luca Quagli, e do selo musical SLF Records, com a presença de Cal Will e Samuel MKA e a presença de artistas da região.

Pic Nic

O Setor de Arte e Cultura também promoveu o Pic Nic na Praça, que nos intervalos da manhã e da tarde, trouxe para a Praça do Estudante apresentações culturais, plantação de árvores, varal de imagens e poesias, grafite, mosaico e quitutes.

Biblioteca

A Biblioteca Professor Eurico Back entregou durante a sexta-feira tsurus para os estudantes. Feitos de papel, os tsurus representam uma ave sagrada do Japão e são  símbolos da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente (1)

Biblioteca da Unesc é homenageada em Encontro de Usuários do Sistema Pergamum

Biblioteca da Unesc é homenageada em Encontro de Usuários do Sistema Pergamum
Evento ocorreu na PUC do Paraná (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Biblioteca da Unesc foi homenageada durante o 14º Encontro de Usuários do Sistema Pergamum, que ocorreu na PUC do Paraná. A Universidade foi uma das primeiras a utilizar o do Software de Gestão de Unidades de Informação, há 20 anos atrás.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just, representou a Unesc durante o encontro. “O objetivo da nossa participação foi reforçar conhecimento sobre a nova versão do Sistema Pergamum, bem como a sua aplicação em outros segmentos como Arquivo e Avaliação Institucional, além da troca de experiência com Bibliotecas de outras Instituições de Ensino. Hoje fazem parte da Rede 567 instituições, sendo 342 de ensino”, comentou.
 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 21 de julho de 2017 às 20:27
Compartilhar Comente

Pessoas com deficiência visual exploram o mundo mágico das histórias

Pessoas com deficiência visual exploram o mundo mágico das histórias
Biblioteca da Unesc realizou contação nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Cheiros, formas e texturas invadiram a Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc na tarde desta terça-feira (27/6). Ela recebeu crianças e adultos cegos ou com baixa visão da Advisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul) para a contação das histórias “Maria vai com as outras” e “Semente da verdade”. A interação ocorreu no Espaço Infantil e após a contação, os visitantes conheceram o Museu de Zoologia da Universidade.

A assistente social da Advisul, Fernanda Vargas, afirma que momentos como os desta terça-feira são importantes para a inclusão e para o incentivo para a leitura. “Esse contato com as histórias e os objetos presentes nelas é um incentivo para que eles realizem mais leitura em Braile. E com a visita ao Museu, encerraremos uma tarde de aprendizado e diversão”, comentou.

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steiner, esta foi a primeira vez que a Biblioteca da Unesc recebeu um grupo de pessoas com deficiência visual para a atividade de contação de histórias. Ela explica que as contadoras precisaram transformar os objetos utilizados em audiodescrição, para fazer com que os ouvintes possam construir imagens mentais para visualizarem os elementos que fazem parte da história e então entrar no mundo da imaginação.

“Para nós foi um desafio. Fomos tendo ideias e conversamos com a Bete (Elizabete Gonçalves, funcionária da Unesc que é cega) para saber como poderíamos trabalhar a contação de modo que ficasse atraente para eles. Então produzimos uma ovelhinha para que possa ser tocada pelos ouvintes e uma toca simulando o pelo dela para a história “Maria vai com as outras” e utilizamos sementes, flores de papel e naturais, folhas de texturas diferentes e cheiro de flores para a “Semente da verdade”, explicou Elisângela.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2017 às 16:07
Compartilhar Comente (1)

O amor está no ar e nos livros

O amor está no ar e nos livros
Os colaboradores da Biblioteca Eurico Back prepararam surpresas para os alunos da Unesc Mais imagens

Busque conhecimento e encontre o amor na Unesc. Quem visitar a Biblioteca Eurico Back vai encontrar mensagens de carinho e o romantismo entre os corredores. Os corações, confeccionados pelos colaboradores da Biblioteca, fazem parte da ação do Dia dos Namorados e foram espalhados entre os livros na manhã desta segunda-feira (12/6).

Ao entrar no local, o visitante encontra balões vermelhos e a frase “Dia dos Namorados: encontre um coração e dê para alguém especial! ”. E é só começar a busca pelos dizeres perfeitos para expressar seus sentimentos pela pessoa amada.

A aluna de Direito Eduarda Restelato gostou da ideia e se sentiu mais acolhida pela Universidade. “Gostei muito dos corações. É uma iniciativa que estimula o amor e nos faz sentir valorizados dentro da Unesc”, comentou.

Para a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steines, a atividade vai espalhar um bom sentimento e ainda estimular os estudantes a conheceram novas áreas do conhecimento. “Enquanto circulam pelos corredores buscando os corações eles podem se deparar com novos conhecimentos, saindo até de suas áreas específicas de todos os dias. O principal objetivo foi trazer um pouco mais de carinho e promover uma brincadeira gostosa para quem vier até aqui”.

Quem curtiu a ideia e quer homenagear alguém especial pode encontrar os corações até às 22h40 desta segunda-feira (12/6) – ou enquanto eles durarem...

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de junho de 2017 às 11:56
Compartilhar Comente