Biblioteca Unesc

Diversão e descobertas em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil

Diversão e descobertas em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil
Momento contou com histórias, teatro e pipoca (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Momentos de descoberta de novos mundos e de diversão a partir de contação de histórias e teatro. Assim foi a semana na Biblioteca Professor Eurico Back. Os encontros, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), reuniram mais de 80 crianças em dois atos. “Foram momentos de entusiasmo e despertar de curiosidade, com risadas, incentivo à leitura e direito à pipoca”, contou a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner. Durante as apresentações, as contadoras receberam o apoio do Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), com uma tradução em libras.

Conforme Elisângela, o contato com obras literárias logo na infância é fundamental e pode refletir no desenvolvimento dos pequenos. “Além de comemorar o dia, uma importante data, buscamos incentivar a cultura de ler, fundamental de ser aderida logo cedo”, afirma.

O evento contou com a participação da coordenadora de Pedagogia, Gislene Camargo, acadêmicos da quarta fase do curso e do acadêmico de Teatro, Denis Morais. Na manhã de terça-feira, a biblioteca também recebeu crianças da comunidade para uma contação de histórias.

Biblioteca solidária

Sabe aquele livro esquecido no fundo da estante? Ele pode fazer o dia de uma criança mais feliz. A Biblioteca Solidária busca doações de livros infanto-juvenis e jogos educativos, que são destinados à instituições sociais e até à possível montagem de uma nova biblioteca infantil. As arrecadações são permanentes e podem ser feitas diretamente na Biblioteca.

Quem deseja contribuir, mas não consegue vir até a Universidade, pode entrar em contato nos telefones (48) 3431-2590 e 3431-2592.

A primeira biblioteca do projeto

Há um ano, no mês do Livro Infantil, as crianças do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Miguel receberam um presente que poderá ser fundamental para o desenvolvimento educacional e como cidadão. A Biblioteca Professor Eurico Back montou um espaço com 200 livros no Centro, onde são disponibilizadas oficinas de dança, teatro, literatura, esporte e cidadania. “É muito bom ter essa biblioteca no Cras. Nós adultos voltamos a ser criança e podemos lembrar o passado com os livros e as historinhas. Agora posso contá-las ao meu filho Emanuel e contribuir para o desenvolvimento de sua vida”, destaca a moradora local, Isaura Regina Abraão.

O Cras Vila Miguel atende 11 bairros de Criciúma. Para a assistente social, Graziela Lourenço, a biblioteca levou uma nova cultura às crianças e jovens assistidos na região. “Os livros que recebemos ainda estão em ótimo estado. Quando tivemos a notícia de que poderíamos ter essa biblioteca logo comemoramos e começamos a preparar o espaço. Para as crianças é um outro universo, uma forma de eles viverem a infância, ler e conhecer novos mundos. Eles têm interesse e agora também a oportunidade”, comentou.

A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, conta que a ideia surgiu ao receber crianças carentes da região em uma visita. “Quando elas vinham até a Unesc, nós percebíamos o encanto e a vontade de ler surgindo, ao terem contato com os livros. Vimos que por serem carentes não tinham acesso, então buscamos proporcionar estes momentos a elas com a criação de uma campanha de doação de livros. O resultado foi extremamente positivo, ficamos surpresos com o envolvimento de todos na ação ”, destacou.

Espaço para as crianças na Unesc

A Biblioteca da Unesc também conta com um local destinado aos pequenos. O Espaço Infantil dispõe de mais de quatro mil obras, jogos educativos e atividades voltadas ao desenvolvimento infantil. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8 às 17 horas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de abril de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente

Curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais abre Exposição Quimera

Curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais abre Exposição Quimera
Obras ficarão expostas por todo o campus por 30 dias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Visando a disseminação da arte e da cultura no campus, a primeira turma do curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais da Unesc abriu oficialmente na noite desta quarta-feira (14/11) a Exposição Quimera. Realizado por meio da disciplina de Laboratório de Instalações, ministrada pela professora Odete Calderan, o trabalho conta com a participação de 11 alunos e se transformou em uma gama de trabalhos espalhados por todo o campus. A abertura oficial da Exposição foi realizada na Biblioteca Professor Eurico Back, um dos pontos em que ficará disponível para visitação durante 30 dias.

Conforme o aluno do curso de Pós-Graduação, Maurício Bittencourt, o início do projeto se deu na discussão entre as peculiaridades das Intervenções e das Instalações, termos muito próximos e constantemente utilizados dentro da área artística. “A partir disso as ideias avançaram e cada aluno buscou ir além do básico, trabalhando questões espaciais, e assim a exposição foi se formando justamente como uma Quimera”, explicou.

De acordo com a aluna Rafaela Riper, também integrante da turma e dos artistas participantes, após as obras prontas foi possível ver questões pessoais de cada um em seus trabalhos. “Características e questionamentos de cada um se envolveram nas questões artísticas e formaram esse resultado que tem o objetivo de conversar com o público e justamente por isso foi espalhado por toda a Universidade, para expandir esses conceitos de obras e exposições intocáveis”, completou.

A abertura da exposição contou com a presença da turma do segundo ano do Ensino Médico da Escola De Educação Básica Julieta T. Goncalves, da localidade de São Bento Baixo, em Nova Veneza.

Participantes

Os artistas que fazem parte da exposição são: Luana Gonzales Bassa, Franciele Dagostim Daleffe, Maurício Bittencourt, Rafaela Riper, Marcos Keller, Juliano Bueno, Ana Carolini, Paula Borges, Cristina Américo, Bruna Ribeiro, Matheus Abel e Marcos Santos.

Visitação

Um mapa de todas as produções e seus locais de exposição ficará na Biblioteca para que os visitantes possam visualizar onde estão cada um dos trabalhos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente (1)

Unesc em recesso nesta quinta e sexta-feira

Unesc em recesso nesta quinta e sexta-feira
I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico) e Clínica de Odontologia manterão suas atividades (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc estará em recesso nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/11) em virtude ao feriado de Proclamação da República (15 de novembro). As aulas e atividades administrativas, da Universidade, serão retomadas na segunda-feira (19/11). O I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico) e a Clínica de Odontologia manterão suas atividades.

A UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), a Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc e as Clínicas Integradas também estarão em recesso.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de novembro de 2018 às 14:32
Compartilhar Comente

Leve se quiser

Quem passar pela frente da Biblioteca até esta sexta-feira (26/10), vai ver uma “decoração” diferente. Livros suspensos chamam a atenção e convida a pessoa a parar, observar os títulos e decidir se vai levar a obra ou não. A ação faz parte da campanha “Leve se quiser” e ocorre durante a 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia).

As ações são realizadas em parceria pela Biblioteca, EdiUnesc e curso de Letras da Universidade.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2018 às 15:53
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso sexta-feira

Unesc entra em recesso sexta-feira
Atividades administrativas serão retomadas na terça-feira (16/10), exceto Iparque e Farmácia Escola (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc estará em recesso nesta sexta-feira (12/10), sábado (13/10) em virtude ao Dia de Nossa senhora Aparecida e na segunda-feira (15/10), devido ao Dia do Professor. O campus da Instituição estará aberto apenas na segunda-feira para atendimento externo da Farmácia Escola e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) também funcionará.

A Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc, a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), os cursos de graduação e as Clínicas Integradas retomam atividades na terça-feira (16/10).

Universidade Comunitária

Aos 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda, 48 cursos de especialização, sete mestrados, três doutorados, sendo dois em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de outubro de 2018 às 15:32
Compartilhar Comente