Geografia

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

4ª fase e a Geografia da População

Os alunos da 4º fase do curso de Geografia da Unesc, apresentaram  no laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos, o seminário “A formação da Sociedade Brasileira - Fluxos Migratórios Para o Brasil”. A caráter e com bom humor, os alunos trouxeram os vários aspectos das etnias: portuguesa, árabe, africana e indígena. Houve também mostra gastronômica, com pratos típicos de sua etnia. O professor Adriano de Oliveira Dias, foi o responsável em coordenar as equipes, na disciplina de geografia da população.

Por: Claiton Alves 27 de outubro de 2015 às 10:36
Compartilhar Comente

Fundação do Instituto Histórico e Geográfico

Fundação do Instituto Histórico e Geográfico
Fundação do Instituto Histórico e Geográfico Mais imagens

O Curso de Geografia, representado pelos Profº Eduardo Preis e Profª Rose Maria Adami, estiveram presentes na fundação do Instituto Histórico e Geográfico, ocorrido no dia 02 de junho de 2011 em Criciúma. O Profº Eduardo participou da comissão organizadora, enquanto a Profº Rose representará o curso como suplente do conselho.

Há 115 anos Santa Catarina conta com o instituto estadual. “O instituto é importante porque resgata a história do município e também influencia na cultura e na geografia”, afirma o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, o geógrafo, Augusto César Zeferino.

 

Mais informações: http://www.ihgsc.org.br/

15 de junho de 2011 às 18:40
Compartilhar

Projeto tem nova edição amanhã

Projeto tem nova edição amanhã
Arquivo Mais imagens

Sessão de "Blues", participação de cantores e cantoras, novidades musicais, com fogueiras, tocheiros e poções mágicas, chás, churrasquinho. A edição do projeto Calçada e Garagem das Artes promete ser movimentada, no sábado (31/10), com a participação de artistas, poetas, escritores, arteiros, acadêmicos e professores dos cursos de Artes Visuais, Geografia, Arquitetura e História. Coordenado pelo professor Edi Balod, o evento é realizado no número 693 da rua Lauro Müller, no centro Criciúma, sendo vinculada ao Programa Arte e Cultura, da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Unesc.

 

A programação também prevê a comemoração dos 12 anos do Motomix, evento que já trouxe milhares de motociclistas de todo o Brasil à cidade, numa proposta cultural.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:jcv@unesc.net 30 de outubro de 2009 às 13:32
Compartilhar Comente