Geografia

Estudantes de Geografia compartilham suas experiências de estágios

Estudantes de Geografia compartilham suas experiências de estágios
Seminário é promovido em todos os semestres (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um momento para compartilhar experiências e novos conhecimentos. Assim foi o 16º Seminário de Estágio e Docência do curso de Geografia promovido na tarde desta quinta-feira (28/6), com a participação de 22 estudantes envolvidos em dez apresentações.

A atividade propôs uma troca de relatos entre acadêmicos, que estagiaram em escolas públicas da região durante um semestre. O aluno da quinta fase Gabriel Albino Miron participou das conversas e destacou a importância de vivenciar o dia a dia profissional. “O estágio é aprender na prática o que conhecemos na sala de aula. É onde desenvolvemos nossas habilidades, abrimos as portas do mercado de trabalho e reafirmamos que escolhemos a profissão certa”, frisou Miron.

Novas ideias

Além dos debates, os estudantes foram desafiados a desenvolver iniciativas que contribuam com o ensino nas escolas. A coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino, explica que a atividade é realizada em todos semestres e que auxilia os alunos a aprender e os futuros professores a ensinar. “Eles confeccionaram o que chamamos de materiais pedagógicos, que já foram testados e aprovados por quem interessa: os alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio da região. Ao todo, foram criados 16 trabalhos, entre jogos e maquetes”, contou a coordenadora.

Andréa ressalta ainda que os resultados das atividades foram positivos e que contribuíram com a qualidade do ensino. “Tivemos relatos de experiências significativos. Agora eles socializaram estes momentos com os colegas, que vão poder aprender ainda mais”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira 28 de junho de 2018 às 16:13
Compartilhar Comente

XI Encontro de Estágio e Docência do Curso de Geografia

    Na ocasião, foram apresentados artigos de diferentes temáticas, trabalhos realizados em campo e socialização de projetos entre os alunos do curso de Geografia e as acadêmicas da 4ª fase do Curso de Pedagogia coordenados pela Professora Andréa Rabelo Marcelino. " Este é um momento de muito aprendizado, pois as turmas socializam vivências após realizarem os estágios nas escolas. E neste semestre, inovamos nosso encontro, com a participação do Curso de Pedagogia apresentando os projetos voltados para a Educação Infantil, Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos, sendo que os alunos do Curso de Geografia apresentaram trabalhos voltados para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Realmente é neste momento que crescemos relacionando a teoria com a prática", comenta Andréa Rabelo Marcelino.

Por: Marcéli Dos Santos Sala 13 de novembro de 2013 às 08:02
Compartilhar Comente

X Encontro de Estágios e Docência do Curso de Geografia

   Veja cronograma completo  da linha de pesquisa do Curso  em Mais Imagens

Por: Marcéli Dos Santos Sala 26 de junho de 2013 às 09:07
Compartilhar Comente

A Geografia do Cotidiano

    No dia 03/06/2013 foi realizado o evento “A Geografia do Cotidiano” em comemoração ao dia do Geógrafo, na AUNESC – Associação dos Professores e Funcionários da FUCRI, UNESC, com a participação dos acadêmicos e professores do Curso de Geografia – Licenciatura (vespertino) e Licenciatura e Bacharelado (noturno). A abertura ocorreu às 14:00h, com a presença do professor André Cechinel, representando a UNA HCE, da coordenadora do Curso, professora Yasmine de Moura da Cunha, juntamente com os representantes do Centro Acadêmico Rosa do Ventos – Vanessa Santos da Luz da Silva, Alexandre das Neves Machado, Ana Paula Cittadin e Barbara Gerusa Silverio. Na sequência, a apresentação do Varal Geográfico, idealizado e montado pelos representantes do C.A. Rosa dos Ventos, com fotos das turmas em saídas a campos acompanhadas pelos professores. Seguiu-se a mesa-redonda “A Geografia do Cotidiano na Licenciatura”, com os geógrafos atuantes na licenciatura Gilberto Toneto e Livia da Silva Feltrin (alunos egressos do Curso); coffebreak e debate no enceramento da tarde, no qual os participantes tiveram a oportunidade de debaterem sobre a atuação na licenciatura, situação da educação e mercado de trabalho.

Às 19:00h aconteceu a reabertura do evento com a Coordenação e representantes do C.A. Rosa dos Ventos, seguida pela palestra “A Geografia do Cotidiano”, proferida pelo Geógrafo Mauricio Dalpiaz Melo (aluno egresso do Curso), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Após o coffebreak, ocorreu a divulgação e premiação da III Edição Diferentes Visões Geográficas com a Temática: Espaço sustentável, sendo que o 1° Lugar coube à foto intitulada “Luz e Energia”, da acadêmica Caren Vargas; o 2° Lugar com a imagem “Modo Natural de Vida”, da acadêmica Marcéli dos Santos Sala; 3° lugar com a imagem “Estrutura Sustentável”, também da acadêmica Marcéli dos Santos Sala; 4° lugar com a imagem “A pureza da água de Araranguá Açude Belinzoni”, da acadêmica Jéssica Patel dos Passos; 5° lugar com a imagem “Recicle, Inove e Sustente”, do acadêmico Alexandre das Neves Machado e por fim no 6° lugar com a imagem “Araranguá e o Tempo! O Obelisco único no Sul de Santa Catarina”, também da acadêmica Jéssica Patel dos Passos.

    Às 21:00h os geógrafos atuantes como bacharéis no IPAT, Aline Pires Mateus, Ariel Freitas de Luca, James Willian Meneghini, Jonathan Feck (alunos egressos do Curso) e Juliano Gordo Costa (formando do Curso em 2013/02) compuseram a mesa redonda “A Geografia do Cotidiano no Bacharelado”, seguida de debate e encerramento com a Coordenação e representantes do C.A. Professores do Curso de Geografia presentes no evento: Andréa Rabelo Marcelino, Maurício Pamplona, Adriano de Oliveira Dias, Marcos Back e Yasmine de Moura da Cunha.

Por: Marcéli Dos Santos Sala 17 de junho de 2013 às 11:29
Compartilhar Comente

Comemoração ao dia do Geógrafo

Comemoração ao dia do Geógrafo
Mais imagens

        Na tarde do dia 28/05/2013, os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Geografia e o Centro Acadêmico Rosa dos Ventos reuniram-se para um café em comemoração ao Dia do Geógrafo (29 de Maio). Foram convidados todos os professores do curso e a secretária do curso, Zeli Cardoso de Souza, que compareceu ao café para a confraternização, juntamente com os professores Yasmine de Moura da Cunha, Andréa Rabelo Marcelino e Adriano de Oliveira Dias. 

Por: Marcéli Dos Santos Sala 17 de junho de 2013 às 11:21
Compartilhar Comente