Geografia

Fechamento da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água

O curso de Geografia da Unesc, encerrou as atividades da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água, na sexta-feira (23/03) com palestras nas escolas da região e uma performance organizada pelo curso de Teatro da Unesc, coordenado pela Professora Katiusia de Oliveira e orientado pelos Professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e Eduardo Osório.  Os acadêmicos além de participarem de todo o percurso da caminhada que aconteceu no dia 22/03, realizaram o fechamento da semana.  A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, comentou que o curso buscou junto ao seu NDE (Núcleo Docente Estruturante), trabalhar com o Mapa do Possível, entregue na Formação Continuada  de Professores. Essa semana, foi o resultado de uma das ações deste Mapa.  Quanto as parcerias, agradecemos a Casan Sul/Serra, a Feira da Economia Solidária, Epagri, Cooperativa Nosso Fruto, Aldo Hortifruto, Ipat- (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas),  Ânima- Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana e ao curso de Teatro que manifestou através da arte, o reflexo do ser humano na sociedade contemporânea.   A coordenadora comenta ainda, que a Filosofia tentou definir a arte como intuição, expressão, projeção...Aristóteles definiu arte, como uma imitação da realidade. E foi através da Arte que a Geografia se inspirou para buscar essa parceria com o curso de Teatro, trazendo essa reflexão por intermédio de movimentos, sentimentos, ações, expressões sobre o que nós seres pensantes, estamos fazendo com a natureza, com a água, recurso esse, garantido por lei e que é um bem da humanidade

Por: Ricardo Michels 05 de abril de 2018 às 21:21
Compartilhar Comente

Mais um Professor Mestre no curso de Geografia!

No dia 08/03 o Professor do curso de Geografia, Adriano de Oliveira Dias, apresentou sua dissertação de mestrado em Ciências Ambientais para a banca de Professores. Acadêmicos, colegas e Professores do curso foram prestigiar sua apresentação. Parabéns ao mais novo mestre do curso!

Por: Ricardo Michels 12 de março de 2018 às 11:55
Compartilhar Comente

Saída a campo ao Parque Ecológico do Maracajá e Morro dos Conventos

A turma da 4ª fase do Curso de Geografia da Unesc realizou uma atividade de saída a campo ao Parque Ecológico do Maracajá e Morro dos Conventos com as disciplinas de Biogeografia e Geomorfologia II. Na oportunidade, acadêmicos e professores puderam reconhecer em campo conceitos aprendidos em sala de aula, com relação a ecossistemas associados a Mata Atlântica, adaptações dos seres vivos frente as condições ambientais, Unidades de Conservação, perfis das formações e composição da paisagem. 

Por: Ricardo Michels 08 de dezembro de 2017 às 20:27
Compartilhar Comente

Laboratório de Geociências recebe visita do Colégio Integração

Os alunos do 6º e 9º ano, do Colégio Integração, de Morro da Fumaça, visitaram o Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos (LabGeoRH) acompanhados pela professora Flávia Niero. Foram abordadas temáticas referentes aos recursos hídricos do Planeta Terra: disponibilidade e comportamento da água global e local, ministradas pelo responsável técnico do laboratório, e acadêmico da 5ª fase de Geografia, Claiton Alves.

Por: Claiton Alves 25 de abril de 2017 às 11:22
Compartilhar Comente

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)
Mais imagens

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) convidam para o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, a ser realizado nos dias  9, 10 e 11 de maio de 2017, na Sala 1 da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC. (AV W5 - SGAS, 902, Bloco C), em Brasília – DF. Clique aqui para acessar a localização.

Os Encontros Formativos Nacionais de Educação Ambiental e para Gestão das Águas, instituídos por iniciativa da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM/CNRH),  constituem estratégia dialógica e formativa de fortalecimento da rede de educadores ambientais que atuam na gestão hídrica do país, integrando o processo formativo continuado e permanente, que é uma das Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH para o próximo quadriênio. Este próximo Encontro em Brasília-DF será o quinto de uma série iniciada em 2009, em Salvador-BA, em 2011, em Bento Gonçalves-RS, em 2013 em Ouro Preto/MG e que teve continuidade em 2015 em São Pedro/SP.

A metodologia do V Encontro Formativo se propõe a fomentar discussões e reflexões que venham a contribuir com o Processo Cidadão, como um evento preparatório, no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, evento que será realizado em Brasília/DF em março de 2018.

Considerando a importância estratégica dos Conselhos Estaduais e dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão de águas no país, o programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos e que as demandas estaduais apresentadas ao Programa PROGESTÃO e PROCOMITÊS apontam a Capacitação e Comunicação como prioridades, vimos convida-lo a participar do V Encontro formativo.

O público alvo do encontro é formado por presidentes de Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho responsáveis por educação, capacitação, mobilização, comunicação social no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH; gestores de países que o Brasil compartilha águas responsáveis por educação ambiental, capacitação e mobilização com o tema água em seus países e atores relevantes para o Processo Cidadão do Fórum Mundial da Água por lideranças juvenis interessadas em participar da gestão das águas no Brasil; por servidores que atuam com educação nos órgãos gestores de meio ambiente e recursos hídricos estaduais e  pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.

Confira a programação em anexo.

O evento possui vagas limitadas. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. Clique aqui para se inscrever até o dia 23 de abril de 2017.

Por: Claiton Alves 30 de março de 2017 às 08:18
Compartilhar Comente