Geografia

Conquistas para guardar na memória

Conquistas para guardar na memória
Noite de Colação de Grau especial celebrou o término da graduação de 73 alunos da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao receber o sonhado diploma do curso de Geografia, na noite desta terça-feira (23/7) na Unesc, Rosileia Eliza Nunes Lima, de 46 anos, olhou para o céu e não titubeou ao gritar “Glória a Deus” ainda no palco do Auditório Ruy Hülse. O agradecimento, feito em alto e bom som diante de todos os presentes que lotaram o auditório, representou a conquista especial em sua vida e na vida dos outros 72 acadêmicos que tornaram-se graduados na cerimônia especial de Colação de Grau especial em gabinete de oito cursos da Universidade.

Diante dos seus convidados, amigos, pais, e familiares, os 73 formandos, divididos entre os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Direito, voltaram para a casa com mais uma vitória em suas vidas. Eles receberam seus diplomas das mãos dos coordenadores de seus cursos ou seus representantes e tiveram a outorga do grau feita pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, condutora da cerimônia.

Ao final da celebração, Rosileia foi recebida com um presente especial da mãe e o abraço caloroso de filhos, netos e da irmã, todos extasiados com a conquista especial dividida com a família. Estar realizando esse sonho, conforme ela, parece ainda inacreditável. “Só com a presença de Deus mesmo para eu estar vencendo. Eu comecei a estudar após 18 anos do término do meu magistério. Ouvi que a Unesc tinha inscrições abertas para bolsas, vim ver se me aceitavam e hoje estou aqui graças a isso”, afirmou emocionada a nova licenciada em Geografia que pretende lecionar assim que possível e passar adiante tudo aqui que aprendeu na Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc
Quarta-feira (19/12) foi de duas cerimônias de colação de grau especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A partir desta quarta-feira (19/12), Thelry Garcia Pizzolo Correa, de Forquilhinha, é oficialmente fisioterapeuta. Ela, assim como aproximadamente 150 alunos da Unesc, colou grau na profissão que escolheu para a sua vida e teve o certificado de conclusão de curso como grande presente deste Natal que se aproxima. O dia da sua formatura, conforme ela, jamais será esquecido tamanha a emoção em realizar esse sonho. “É uma grande conquista. Um dos dias mais felizes da minha vida. Comecei a faculdade há cinco anos e meio com uma filha de três anos e outra de 14. Com o apoio delas e do meu marido consegui vencer os obstáculos e receber esse diploma hoje”, disse emocionada.

A quarta-feira foi marcada por duas cerimônias de colação de grau especial em gabinete na Universidade, sendo uma ao longo da tarde, conduzida pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, e outra no período noturno, conduzida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego. Os cursos que tiveram alunos formados nestas oportunidades foram Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Na mensagem deixada aos formandos, Fernanda destacou a mudança vivida atualmente no país e a necessidade de mudar a forma de realizar as coisas para que os rumos também sejam diferentes. “Nosso mestre Paulo Freire já disse ‘não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor’. Portanto, tenhamos sabedoria, tenhamos sempre humildade. Desejo ainda que vocês tenham empatia, garra e amor para materializar aquilo que idealizam para tornar o mundo melhor. Ousem, mas, sobretudo, sejam muito felizes”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de dezembro de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente (2)

Conquista: Cerimônia marca formatura de 71 acadêmicos da Unesc

Conquista: Cerimônia marca formatura de 71 acadêmicos da Unesc
Momento especial foi vivido entre graduandos, familiares e amigos (Foto Mayara Cardoso) Mais imagens

Na cabeça de cada um dos presentes no auditório Ruy Hülse, na Unesc, na noite desta terça-feira (8/8) certamente passou um filme. Eram 71 graduandos acompanhados de pais, familiares e amigos, todos emocionados por estarem celebrando a conquista da graduação, uma vitória que por tantas vezes envolve toda a família.

Após a cerimônia especial de colação de grau em gabinete a Unesc ganhou de forma oficial novos profissionais das áreas de Artes Visuais Licenciatura, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado, Geografia, Licenciatura, História, Letras Habilitação em Língua Portuguesa, Matemática Licenciatura e Pedagogia.

Em sua mensagem aos formandos, o vice-reitor Daniel Preve lembrou que a vida é feita de períodos de fluxo contínuo, mudanças de rota e momentos de ruptura e para marcar esses momentos são realizadas celebrações especiais de ritos de passagem. “Estamos celebrando um desses momentos hoje, dia que marca uma divisão entre a vida de vocês até agora e o que será a partir de agora como profissionais. Agora vocês passam a interferir na sociedade sob uma nova ótica e, ao mesmo tempo, serão responsáveis por suas escolhas e decisões”, destacou.

Sobre as situações que serão enfrentadas daqui em diante Daniel lembrou ainda que jamais deve lhes faltar técnica e ética profissional. “Muito da técnica e da ética vocês aprenderam durante esses anos na Unesc e continuarão apreendendo ao longo da vida. Vocês puderam perceber também que as técnicas, estruturas e equipamentos são apenas meios a serviço do homem e devem estar dispostos unicamente para melhorar a vida das pessoas. Demonstrem isso com gestos e ações em qualquer lugar em que estiverem e honrem sempre o nome da Unesc”, completou.

Aos olhos da mãe Sônia dos Santos, tudo colaborou para que o momento fosse inesquecível. Ela esteve na Unesc para acompanhar a formatura do filho Ronen dos Santos Marcílio, de 28 anos, em Educação Física. Para Ronen, a noite serviu para fechar em grande estilo os momentos vividos na universidade. “Gostei muito da cerimônia e sei que, mesmo sendo mais simples, ela ficará na minha memória como uma recordação de algo muito importante e especial”, comentou.

Quem também viveu uma noite especial em família foi o presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot. Além de representar os estudantes entre as autoridades da cerimônia e discursar em nome dos acadêmicos, Alexandre pôde fazer uma homenagem especial em sua fala para a própria mãe, Andreia Josiane Bristot Rocha, formanda do curso de Pedagogia. “Em meu nome e dos meus irmãos registro nosso orgulho e felicidade por nossa mãe, que, assim como muitos de vocês aqui, por muitas vezes abdicou das suas próprias vontades e necessidades para que nós realizássemos nossos sonhos primeiro e hoje está realizando o dela. Estamos muito felizes por isso”, disse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de agosto de 2018 às 21:53
Compartilhar Comente