Geografia

Socialização de experiências

Na última quinta-feira (5/12), os alunos do curso de Geografia que realizam estágio participaram da socialização das experiências de Estágio Supervisionado II e apresentação de materiais didáticos para uso em sala de aula. No segundo semestre, o evento teve a presença de professores egressos do curso e seus estudantes que vieram participar e fazer um relato sobre a experiência de estágio na escola.

"Foi muito gratificante ouvir os estudantes da escola relatando sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio" comentou a professora da disciplina e também coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura
Mais imagens

Acadêmicos de cursos de Licenciatura estiveram reunidos no dia 23 de novembro para a socialização de pesquisas no Seminário Regional do Proesde – Licenciatura. O evento reuniu 54 estudantes que participam do curso de extensão oferecido pelo Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) na Unesc e no Unibave.

A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Sul catarinense, reconhecidas como escolas “piloto” no processo de implementação do chamado Novo Ensino Médio. O objetivo dos acadêmicos foi o de construir uma análise de conjuntura minuciosa sobre os pontos que podem contribuir ou impossibilitar a construção e efetivação da reforma do Ensino Médio, resultado num relatório de pesquisa, enviado para a Secretaria de Estado da Educação.



O evento teve ainda a presença de representantes da Escola Governador Heriberto Hülse (Criciúma) e da Escola Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres), que participaram da socialização entre os bolsistas da Unesc e do Unibave. As coordenadoras do Proesde – Licenciatura da Unesc, Bruna Carolini de Bona e do Unibave, Luiza Liene Bressan mediaram as apresentações e o diálogo com as escolas, resultado de um processo de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvido durante todo o ano de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 10:18
Compartilhar Comente

Alunos de Geografia participam de saída de campo

O feriado da Proclamação da República foi marcado por novos aprendizados para alunos do curso de Geografia. Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, os estudantes, acompanhados pela coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino e pelo professor Adriano de Oliveira Dias, estiverem em atividade de campo para compreender o espaço urbano e cultural da cidade de Curitiba. Os estudos ainda se estenderam até o município de Ponta Grossa, no Paraná, onde o grupo visitou o Parque Nacional de Vila Velha, identificando nas paisagens as ruínas geológicas.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2019 às 15:30
Compartilhar Comente

Educação ambiental em foco

O projeto de extensão da Unesc “Educação Ambiental na Gestão de Recursos Hídricos” realizou mais uma atividade com alunos da região. Nesta semana, a equipe do projeto esteve na Escola Luiz Tramontin, em Forquilhinha, para a realização de uma oficina de Recursos Hídricos com atividades e dinâmicas com 96 alunos do sexto e do sétimo ano do Ensino Fundamental.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2019 às 11:48
Compartilhar Comente

Unesc presente nos debates sobre preservação das Bacias Hidrográficas da região

Na quarta-feira (7/8), representantes da indústria, agropecuária, educação e de abastecimento de água e tratamento de esgoto estiveram reunidos na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), para o 3º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense.

A Unesc esteve representada pela professora do curso de Geografia, Yasmine de Moura da Cunha, que ministrou um dos grupos setoriais que participaram do pacto em prol da preservação das Bacias Hidrográficas. Yasmine é secretária executiva do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e fez parte da comissão organizadora do evento. A Universidade esteve representada ainda pelo professor do PPGE, Carlos Renato Carola.

Dentro os pontos levantados pelos participantes do evento e que foram pactuados pelos representantes dos setores presentes, estiveram: atividades que levem ao reaproveitamento de água e efluentes na indústria; ampliação do sistema de tratamento de esgoto e redução de perda de água nos municípios; desenvolvimento de ações para fortalecer a educação ambiental; estímulo a capacitações de agricultores para o uso eficiente da água.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2019 às 12:15
Compartilhar Comente