Geografia

Campus recebe programa de rádio sobre Dia Mundial da Água

Campus recebe programa de rádio sobre Dia Mundial da Água
Professores concederam entrevistas ao vivo sobre o tema (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As comemorações do Dia Mundial da Água na Universidade, realizadas durante toda esta quinta-feira (22/3) incluem atividades para toda a comunidade. Dentro da programação, esteve um programa ao vivo sobre o assunto. Os comunicadores Tony Marcos e Patrícia Vaz, entrevistaram professores da Unesc durante o Programa Ela e Eu, transmitido pela Rádio Hulha Negra de Criciúma.

Os professores Andréia Rabelo, Yasmine Cunha, Marta Hoffmann e Mário Guadagnin e a funcionária do Laboratório de Microbiologia do IALI (Instituto de Alimentos) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Hanieli Ronchi Kuzbick participaram do programa ao vivo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2018 às 15:28
Compartilhar Comente

Arqueóloga italiana visita Universidade

Arqueóloga italiana visita Universidade
Giulia Marciani participará do 1º Ciclo de Conferências (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Setor de Arqueologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, tem uma nova integrante temporariamente. Desde terça-feira (9/7), a arqueóloga italiana Giulia Marciani está realizando escavações com a equipe da Universidade. A pesquisadora desenvolverá trabalhos no Laboratório de Arqueologia, localizado no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) até o dia 27 de julho.

Segundo o coordenador do Setor de Arqueologia da Universidade, Juliano Bitencourt Campos, Giulia é formada em Arqueologia pela Universidade de Siena, na Itália e aluna do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre da Utad (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), de Portugal. “A pesquisadora está conhecendo o Sul de Santa Catarina pelo Programa Europeu Erasmus Mundus, do qual é bolsista. Ela pesquisa a área de Tecnologia Lítica do Paleolítico Médio e Contextos Arqueológicos Associados a Grupos Neandertais do Sul da Península Itálica”, conta Campos.

A italiana será um dos palestrantes do 1º Ciclo de Conferências de Arqueologia, que iniciará terça-feira (16/7), e tem programação definida para todos os meses, até dezembro de 2013. Giulia falará sobre “O Paleolítico Médio e os Neandertais na Península Itálica: o caso do sítio Oscurusciuto, Taranto – Itália” e a conferência iniciará às 16 horas, no Setor de Arqueologia da Unesc, localizado no Iparque. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Ciclo de Conferências é organizado pelo Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada de Território da Unesc, com o apoio do Setor de Arqueologia, Iparque, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Grupo de Pesquisa em Ecologia de Paisagem e de Vertebrados da Unesc, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc), Centro Acadêmico de História e dos cursos de História e Geografia da Universidade.

Programação do 1º Ciclo de Conferências de Arqueologia

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2013 às 19:59
Compartilhar Comente

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum
Zeca Virtuoso Mais imagens

A instalação de um núcleo interdisciplinar, composto por membros das várias áreas de conhecimento, vai ser sugerido à Reitoria para a elaboração do Plano Diretor Sustentável do Campus. A proposição vai integrar um documento  a ser entregue ao reitor Gildo Volpato pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humano, como resultado do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável, realizado nesta sexta-feira na Unesc. O encerramento contou com a participação de Volpato, que destacou a importância da iniciativa como um elemento fundamental ao fortalecimento da missão institucional e o início de um processo para a sustentabilidade socioambiental da Universidade.

A programação do evento foi desenvolvida nos três períodos, no auditório Ruy Hülse, reunindo professores, acadêmicos e funcionário em torno do tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. Pela manhã, a discussão central enfatizou os conceitos de desenvolvimento sustentável e ecodesenvolvimento, sendo este último apontado como o mais abrangente, por incluir desenvolvimento com ética, para além dos interesses meramente econômicos.

Desdobramentos

No período da tarde foram discutidos cinco temáticas – Projetos Arquitetônicos, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental), Humanização, Arborização e Saneamento. Assim, foi possível a configuração de um panorama atual dos principais problemas do campus. À noite, foi apresentado um resumo dos dois primeiros momentos, com discussão posterior e outras sugestões complementares.

 

Confira a programação geral, com temáticas e expositores.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 30 de outubro de 2009 às 22:01
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)