Geografia

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho
Mais de 80 concluintes colaram grau na noite desta segunda-feira (16/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Quanto amor pela profissão e dedicação cabem em um abraço? O momento compartilhado entre o concluinte de Geografia Ricardo Michels e a coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino, foi apenas uma das emoções vividas na noite desta segunda-feira (16/12). Em um Auditório Ruy Hülse com sua lotação máxima, a Unesc entregou mais de 80 novos profissionais ao mercado de trabalho durante uma colação de grau especial.

O momento, marcado pela entrega do canudo e pelo juramento da profissão, foi vivenciado por acadêmicos de Artes Visuais, Fisioterapia, Geografia, História, Matemática, Odontologia e Pedagogia. A outorga do grau foi feita pelo diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, com a presença de coordenadores dos cursos.

Na tarde desta segunda-feira, outros 47 formandos colaram grau especial. Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

Nesta oportunidade a outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, também com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 20:24
Compartilhar Comente

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc
Palestra nesta quinta-feira será aberta ao público (15/8) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc receberá Marcos Petry, youtuber e especialista em autismo reconhecido nacionalmente. O evento, organizado pelos Centros Acadêmicos de Licenciaturas, ocorre nesta quinta-feira (15/8), às 19h30, no Auditório Ruy Hulse. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Com a temática “Autismo e os gatilhos de superação”, Petry vai abordar reflexões de seus estudos e experiências pessoais, contando como foi a descoberta do autismo em sua vida e sua trajetória de estudos e profissional.

Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Denis Vieira Morais, o evento tem o objetivo de transformar a visão sobre o potencial dos autistas e quebrar paradigmas na sociedade, também contribuindo para a experiência acadêmica na Universidade.

“Os estudantes de licenciatura encontram desafios na prática da profissão em momentos com crianças com necessidades especiais. A ideia é ter, por meio de um diálogo com o Marcos, um reforço e uma conscientização de que é possível o educador estar preparado para conduzir situações da melhor maneira possível, vendo o autismo com outros olhos”, explica Morais.

O evento será direcionado a profissionais, professores, alunos e familiares, abrangendo a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos da sociabilidade, interação com o meio onde vive e inclusão.

Marcos Petry

Graduado em Comunicação Institucional e pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), Petry é pós-graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo Instituto de Comportamento Infantil de Miami. O palestrante também domina quatro idiomas: Alemão, Inglês, Sueco e Espanhol. Seu canal no You Tube conta com mais de 100 mil assinantes e mais de um milhão e oitocentas mil visualizações. Clique aqui para conhecer o Diário de um Autista.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de agosto de 2019 às 14:50
Compartilhar Comente

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica
Atividade foi conduzida pelo Ânima (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os participantes da Residência Pedagógica da Unesc confraternizaram em uma tarde de boas-vindas. Acadêmicos e professores dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e Matemática compartilharam momentos de integração, autoconhecimento e lanche nesta terça-feira (19/3). A atividade foi conduzida pelo Ânima, representado pelo coordenador João Batanolli.

A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, conta que a residência faz parte das ações da Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo, segundo a coordenadora, é introduzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura da Universidade.

“A busca dos coordenadores da área é de acolher, estudar, formar, debater, planejar ações e outras atividades que partilhem a regência de sala de aula e intervenção pedagógica”, explica Andréa.

Os coordenadores Édsom Ugione e Mainara Figueiredo Cascaes também conduziram a iniciativa.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de março de 2019 às 12:38
Compartilhar Comente

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região
Equipe da Universidade propôs iniciativas de educação ambiental (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc se fez presente na comunidade mais uma vez. Nesta sexta-feira (15/3), representantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André” dialogaram com lideranças da Escola José Contim Portella, do bairro São Sebastião.

Na oportunidade, a Universidade foi representada pela coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins, pelo professor Mário Ricardo Guadagnin, pelos acadêmicos Elton da Silva de Ciências Biológicas e Mônica Krawczyk de Geografia e pela a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

A visita teve como finalidade um diálogo sobre possibilidades de ações, como o cultivo de hortas suspensas, compostagem, jardinagem e oficinas envolvendo atividades de educação ambiental aos estudantes do quarto ano. A equipe da Unesc foi recebida pela diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá, e suas auxiliares, Adriana Johansson e Eliane Teixeira Salgado.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente