Geografia

Curso de Geografia da Unesc forma professores dinâmicos com experiências inovadoras e diferenciadas

Curso de Geografia da Unesc forma professores dinâmicos com experiências inovadoras e diferenciadas
Atividades fora da sala de aula são constantes na formação do curso Mais imagens

Ser professor em um mundo acelerado e carregado de tecnologia não é tarefa fácil. Como conquistar o interesse dos alunos? Imagine então na disciplina de Geografia, uma matéria tão complexa? A resposta está na formação diferenciada, baseada pelo alinhamento entre a teoria e a prática, com atividades dinâmicas e carregadas de experiências singulares.  O professor precisa trazer novas formas de trabalho, e é assim que o curso de Licenciatura em Geografia da Unesc se concentra na formação de seus futuros profissionais.

Entre as questões que devem ser levadas no desenvolvimento do trabalho em sala de aula é a realidade em que o aluno está inserido. “A demanda é diferente de um espaço rural e um espaço urbano, por exemplo. Para saber atuar em todos esses lugares os futuros professores precisam ir além. A formação não se dá apenas em sala de aula, é por meio dos estágios, dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e de diversos outros caminhos que a Universidade oportuniza, que o acadêmico constrói seu processo de ensino-aprendizagem”, comenta a coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino.

Segundo Andréa, é preciso visualizar para entender a Geografia. “É por meio dos processos pedagógicos que os acadêmicos podem desenvolver uma visão crítica sobre a Geografia. Desta forma, ela deixa de ser mnemônica, ou “decoreba” como dizem. O futuro professor precisa entender que há uma necessidade grande de levar o entendimento aos alunos de uma forma visual. É levar eles para rua, sair da sala de aula, realizar atividades de campo, inovar as atividades de sala de aula, enfim, mostrar para eles como funciona, para que eles tenham uma aprendizagem significativa.  É assim que também desenvolvemos nossas aulas na Universidade. ”, comentou a coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino.

Entre os diferenciais no curso da Universidade, está o Laboratório de Geociência e Gestão de Recursos Hídricos, sob a coordenação da professora Yasmini de Moura da Cunha, com vários materiais, rochas, minerais, fósseis e sugestões de atividades, relacionando ao conteúdo e como trabalhar na prática cotidiana alguns temas mais complexos e abstratos com as crianças, jovens, adolescentes e adultos. O Laboratório recebe escolas municipais, estaduais e particulares da região, com o objetivo que qualificar ainda mais os conceitos geográficos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 20:09
Compartilhar Comente

Conquistas para guardar na memória

Conquistas para guardar na memória
Noite de Colação de Grau especial celebrou o término da graduação de 73 alunos da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao receber o sonhado diploma do curso de Geografia, na noite desta terça-feira (23/7) na Unesc, Rosileia Eliza Nunes Lima, de 46 anos, olhou para o céu e não titubeou ao gritar “Glória a Deus” ainda no palco do Auditório Ruy Hülse. O agradecimento, feito em alto e bom som diante de todos os presentes que lotaram o auditório, representou a conquista especial em sua vida e na vida dos outros 72 acadêmicos que tornaram-se graduados na cerimônia especial de Colação de Grau especial em gabinete de oito cursos da Universidade.

Diante dos seus convidados, amigos, pais, e familiares, os 73 formandos, divididos entre os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Direito, voltaram para a casa com mais uma vitória em suas vidas. Eles receberam seus diplomas das mãos dos coordenadores de seus cursos ou seus representantes e tiveram a outorga do grau feita pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, condutora da cerimônia.

Ao final da celebração, Rosileia foi recebida com um presente especial da mãe e o abraço caloroso de filhos, netos e da irmã, todos extasiados com a conquista especial dividida com a família. Estar realizando esse sonho, conforme ela, parece ainda inacreditável. “Só com a presença de Deus mesmo para eu estar vencendo. Eu comecei a estudar após 18 anos do término do meu magistério. Ouvi que a Unesc tinha inscrições abertas para bolsas, vim ver se me aceitavam e hoje estou aqui graças a isso”, afirmou emocionada a nova licenciada em Geografia que pretende lecionar assim que possível e passar adiante tudo aqui que aprendeu na Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente