Geografia

Webinar aborda cultura, tradição e planejamento territorial dos povos indígenas

Webinar aborda cultura, tradição e planejamento territorial dos povos indígenas
Encontro virtual ocorreu na última semana Mais imagens

Estudos em História, Geografia, Biologia, Antropologia e Direito com Povos Indígenas no Brasil, em torno da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (Decreto 7747/12) e a elaboração de Planos de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PGTA) estiveram entre os assuntos abordados em um encontro virtual realizado pela Unesc. O webinar “Cultura, Tradição e Planejamento Territorial com Povos Indígenas: Interdisciplinaridade como ferramenta para garantia de direitos”, trouxe o pesquisador Nuno Nunes para debater a temática na última semana.

Nunes é doutorando no Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Udesc. O evento foi mediado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), Juliano Bitencourt Campos.

A atividade realizada na disciplina de Seminários, foi organizada pelos cursos de História e Geografia, PPGCA, Lapis e Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT) da Unesc.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 17:14
Compartilhar Comente

Primeira Semana Integrada de Educação é encerrada com troca de conhecimento sobre a Escola da Ponte

Primeira Semana Integrada de Educação é encerrada com troca de conhecimento sobre a Escola da Ponte
Professor português José Pacheco respondeu os questionamentos dos espectadores do evento online (Foto: Reprodução) Mais imagens

A intensa programação da primeira Semana Integrada de Educação da Unesc foi encerrada na noite desta quinta-feira (18/6) com o evento em nível internacional mediado pelo professor português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. Levantando a temática “Autonomia e protagonismo na educação”, o evento foi protagonizado pelos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc, sob comando da Pró-reitoria Acadêmica da Instituição.

Profissional com experiência na criação da Escola da Ponte, José trouxe ao debate a dinâmica na qual acredita focada em um percurso educativo diferenciado. Para o professor, o que a educação precisa hoje é conceber a nova construção social de aprendizagem a partir daquilo que cada ser humano é em sua essência. “Uma construção de aprendizagem que respeitando o ritmo de cada um, capitalizando a competência de cada um, mas criando núcleos de projeto, círculos de vizinhança, fraternidade, redes de comunidade de aprendizagem”, explicou.

Entre as lições levantadas pela pandemia atual no cenário da educação, conforme José, está o fato de a educação ir muito além dos prédios abrigam as instituições. “Se tem uma coisa que a Covid-19 me ensinou é que escola não é um prédio e muito menos salas de aula. Os prédios estão fechados e escolas são pessoas que aprendem umas com as outras”, destacou.

O vídeo completo da transmissão na qual o professor focou as atenções à resposta de questionamentos dos espectadores está disponível no Canal da Unesc TV, mesma página na qual podem ser encontrados os vídeos das demais atividades da Semana Integrada de Educação da Unesc realizada entre os dias 16 e 18 de junho de forma 100% virtual.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente

Mesa redonda debate a experiência das aulas mediadas por tecnologia na educação básica

Mesa redonda debate a experiência das aulas mediadas por tecnologia na educação básica
Evento virtual integrou a programação da Semana Integrada de Educação (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc promoveu, na tarde desta quinta-feira (18/6) a terceira mesa de conversa da Semana Integrada de Educação. Essa, que é a primeira edição do evento, conta com intensa programação na qual recebe profissionais de diversas áreas para o compartilhamento de conhecimentos. Nesta quinta-feira estiveram na mesa de conversa virtual os professores Luan Alves, do curso de Geografia, Mainara Figueiredo Cascaes, do curso de Ciências Biológicas e Ray Souza da Rosa, do curso de Artes Visuais. O encontro, que teve como tema “Aulas mediadas por tecnologia na educação básica: compartilhando experiências", foi mediado pela acadêmica da 3ª fase do curso de Geografia, Vivian Dias.

Durante o encontro foram tratados pontos como: a importância da tecnologia no ensino atual, os desafios da educação em tempos de pandemia, o papel do Ministério da Educação nas adaptações educacionais, ENEM, a falta de investimento e descrédito da ciência e a educação como chave do futuro.

O evento virtual que integra a programação da Semana Integrada de Educação contou com uma audiência de mais de 170 pessoas.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

Atuação do profissional de Geografia é evidenciada em evento virtual

Atuação do profissional de Geografia é evidenciada em evento virtual
Evento recebeu os doutores Édna Lindaura Luiz e Nilzo Ivo Ladwig Mais imagens

O curso de Geografia da Unesc, nesta terça-feira (9/6), propôs diálogos sobre o papel do geógrafo na caracterização física das áreas de risco e suas contribuições para o planejamento urbano. A conversa, conduzida pelo professor mestre do curso, Adriano de Oliveira Dias, contou com a contribuição da doutora em Geografia, Édna Lindaura Luiz, e do doutor em Engenharia Civil, Nilzo Ivo Ladwig. Os dois convidados participaram do encontro, promovido via ferramentas digitais, de Florianópolis.

Em sua fala inicial, Édna abordou a atuação do geógrafo e destacou o papel do profissional, atribuindo-o grande importância na sociedade e capacidade para contribuir com diferentes competências. “Elaboração de planos diretores; diagnósticos socioeconômicos e culturais; sistema de transporte e circulação urbana; zoneamento urbano; proposições de diretrizes de desenvolvimento do espaço; gestão de recursos hídricos e áreas de risco; licenciamento ambiental e avaliação de impactos ambientais. São inúmeras áreas de atuação que a sociedade desconhece”, afirmou.

Segundo a profissional, é necessário saber mais sobre a atuação do geógrafo. “Principalmente na gestão de planos diretores. É importante evidenciar as possibilidades de atuação do profissional, dada a sua formação ligada à organização do território”, completou.

Ladwig, em seu momento de apresentação, compartilhou reflexões baseadas no questionamento “Qual o horizonte que queremos? ”, falou sobre “Ricos naturais, biológicos, antrópicos e sociais”, e abordou o conceito de vulnerabilidade e susceptibilidade. Segundo o doutor, que também é docente da Unesc, olhar para o lugar onde se está é imprescindível.  “É necessário desenvolver o sentido de pertencimento”, frisou.

Participaram do momento estudantes e professores do curso de Geografia, PPGCA (Pós-Graduação em Ciências Ambientais), egressos e profissionais. “Foi um momento de grande reflexão, para repensar e reposicionar o papel do Geógrafo na sociedade”, enfatizou a coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de junho de 2020 às 17:01
Compartilhar Comente

Webinar em alusão ao Dia do Geógrafo discute desafios das novas relações em sociedade pós-pademia

Webinar em alusão ao Dia do Geógrafo discute desafios das novas relações em sociedade pós-pademia
Evento fez parte da Semana do Meio Ambiente na Unesc (Foto: Reprodução) Mais imagens

O Dia do Geográfo, celebrado em 4 de junho, foi marcado na Unesc durante a programação da Semana do Meio Ambiente. Além de evento promovido pelo próprio curso de Geografia para discussão do papel do docente na disciplina, um webinar ministrado pelos professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), e Mário Ricardo Guadagnin, do curso de Geografia, foi o canal para o compartilhamento de conhecimentos e perspectivas para o cenário pós-pandemia e os desafios das novas relações em sociedade. O encontro virtual foi acompanhado por acadêmicos e professores, que puderam levantar dúvidas e posicionamentos sobre a temática.

Conforme Mário, o Desafio Ambiental para a humanidade pós-pandemia requer respostas de vários porquês de uma nova ordem ou desordem mundial.  “Fizemos uma proposta de discussão sobre o que se denominou de diálogos geosocioambiental como estabelecer novas relações da sociedade com o ambiente. Questões que refletiram sobre como será a nova fase das relações dicotômicas meio ambiente e (des)envolvimento?”, explicou.

Entre os questionamentos levantados, de acordo com o professor, esteve o fato de ser ou não possível ter utopias de sustentabilidade ou se as distopias ambientais do presente em face a relação antropizada e as grandes tragédias naturais associadas a pandemia são indícios de reversőes para breve. “Não para nossos netos, mas para as atuais gerações num sinal de ruptura como avisos de perigo iminente. Qual o futuro do futuro, se é que tem futuro? Para quem? Para quantos? Com o que? E com quem? Tudo isso fez parte do nosso profundo debate”, salientou.

Roda de conversa encerra programação

A programação da Semana do Meio Ambiente foi encerrada na noite desta sexta-feira (5/6) com uma roda de conversa virtual voltada à temática da análise das redes de sobrevivência de catadoras e catadores em tempos de pandemia no contexto latino-americano.

Participaram da discussão Alex Cardoso, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; Claudete Costa, presidente da Unicatadores; Nahora Padilla Herrera, da Associação de Recicladores da Colômbia; Severino Lima Júnior, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; Jackie Flores, porta-voz do Movimento dos Trabalhadores Excluídos e o professor Mário Ricardo Guadagnin como mediar do encontro.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de junho de 2020 às 21:22
Compartilhar Comente