Geografia

Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis

Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis
Ano Internacional das Línguas Indígenas é base para artigo apresentado na UFSC (Fotos: Francine Calegari) Mais imagens

Tendo como objetivo principal a valorização e preservação das línguas indígenas, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Geografia da Unesc, Francine Lunardi Calegari e Thainá Cabral Eugênio, e de Letras, Silvana Mazzuquello Teixeira, apresentaram, na última terça-feira (28/5), em Florianópolis, o artigoDiversidades e potencialidades linguísticas indígenas no país: relevância ao ano internacional das línguas indígenas”.

A apresentação foi parte da programação do 4º Seminário de Geografia Econômica e Social (Senges) e da 40ª Semana de Geografia da UFSC (Semageo), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o tema “Mundo, Brasil e regiões: hoje e amanhã”. Entre mesas-redondas, mini-cursos e trabalhos de campo, as acadêmicas da Unesc abordaram as línguas indígenas tendo como viés principal o Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado em 2019.

O foco são os indígenas e sua identidade pós-moderna. “Este tema não está sendo trabalhado como deveria, por isso o Ano Internacional e a organização desta pesquisa”, explicou Francine.

Coleta de dados como base científica

Para abordar o tema, a pesquisa tratou de coletar dados e fontes relacionadas às linguagens indígenas. “Através de levantamentos e referenciais teóricos, a pesquisa aborda a redução de 1,2 mil para um pouco mais de 270 línguas indígenas presentes em território brasileiro”, estimou a pesquisadora.

A pesquisa, portanto, auxilia na recapitulação das identidades culturais indígenas catarinenses e brasileiras. “Focamos muito na importância do tesouro que é a cultura indígena, sendo que ela está sendo deixada de lado, sem cuidado e preservação, bem como as dificuldades que as comunidades tradicionais têm de se manterem ativas”, pontuou Francine.

Além de compartilhar conhecimento, a apresentação do artigo na UFSC leva o nome da Unesc até Florianópolis. “É uma forma de dar mais visibilidade aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Unesc, por isso é importante que nos mantenhamos ativos em espaços públicos e de pesquisa”, finalizou a acadêmica. O artigo foi produzido com a orientação da professora Yasmine de Moura da Cunha, da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de maio de 2019 às 19:45
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade
Evento ocorre até esta quarta-feira na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Geografia da Unesc estarão reunidos, até esta quarta-feira (29/5), para a 8ª Semana Acadêmica. Neste ano, o evento debate, por meio de palestras e concurso fotográfico, o tema “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. O evento comemora ainda o Dia do Geógrafo (29/5).

A Semageo (Semana Acadêmica de Geografia) foi planejada e organizada pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico Rosa dos Ventos e iniciou nesta segunda-feira (27/5) com a palestra sobre “Indentidade Indígena e Afro-Brasileira”. Nela, os professores João Alberto Batanolli e Alex Sandro da Silva, da Unesc, dialogaram e refletiram com o público sobre o tema de grande importância para a sociedade contemporânea.

Já nesta terça-feira (28/5), os debates giraram em torno do assunto “Formação do Espaço Urbano e suas Memórias”, com palestra ministrada pelos professores Maurício Pamplona e Mário Ricardo Guadagnin, da Unesc, que trouxeram uma reflexão sobre como a sociedade se apropria do espaço geográfico e demarca seu território.

Pamplona, faz uma apresentação da evolução do desenvolvimento urbano de Criciúma ao longo dos anos, fazendo uso de mapas de imagens cartográficas para demonstrar as diferentes paisagens e as memórias culturais existentes no município. Já Guadagnin abriu a fala a partir da observação de lugar, apresentando as diferentes manifestações do espaço urbano como as pichações, os grafites, lambe-lambe, stencil e sticker.

O evento encerrá nesta quarta-feira com a roda de conversa “O Papel do Geógrafo na Pós- Modernidade”, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. O momento terá a participação dos professores Adriano de Oliveira Dias e Andréa Rabelo Marcelino e dos egressos do curso de Geografia da Unesc, Paulo Selau, Silvia Campos, Simone da Silva Carvalho, Susane da Costa Wachinewsk e Morgana Lopes, relatando suas experiências profissionais.

Ainda no evento, haverá a entrega do 4º Prêmio Milton Santos para um professor do curso e do concurso fotográfico “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”, que teve a participação de acadêmicos e egressos do curso de Geografia da Unesc.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2019 às 10:41
Compartilhar Comente

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”
Evento foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai, Nuno Nunes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Ânima realizou, no último sábado (25/5), o minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”. O evento, que foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Nuno Nunes, contou com a participação da comunidade interna e externa da Universidade.

O curso teve o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar a Unesc dos povos indígenas. Além disso, promoveu a troca de informações com temáticas voltadas às técnicas culturais dos povos indígenas, com o objetivo de diminuir conflitos e construir uma cultura de paz.

O evento teve participação de professores, mestrandos e doutorandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), acadêmicos dos cursos de Geografia, Enfermagem, Ciências Biológicas, História, Artes Visuais e Psicologia da Unesc, além do público externo.

O evento foi realizado pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas); Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas; PPGCA; Comavh (Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos); e Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de maio de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente