Geografia

Unesc recebe programação especial de rádio no Dia Mundial da Água

Unesc recebe programação especial de rádio no Dia Mundial da Água
Legenda: Educar as novas gerações para o uso consciente foi um dos tópicos mais abordados (Foto: Emanuela Justino) Mais imagens

A água como fonte e qualidade de vida foi tema do programa Eu e Ela, da rádio Hulha Negra, transmitido do campus da Unesc na última sexta-feira (22/3). 

Na data em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, os professores Carlyle Bezerra de Menezes e Cristina Moreira Lalau, do curso de Engenharia Ambiental, e a professora Yasmine de Moura da Cunha, do curso de Geografia, foram convidados para falar sobre o assunto. Entre os temas abordados no programa radiofônico estiveram o risco eminente da escassez de água potável; a recuperação do Rio Criciúma; os impactos ambientais; saneamento básico; e a importância da conscientização, principalmente das novas gerações, para o uso consciente da água. 

Emanuela Justino - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de março de 2019 às 17:59
Compartilhar Comente

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água
Atividades envolveram diversos setores da Universidade e 11 escolas da Gered (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas), “estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não adequada ao consumo humano direto nem à irrigação da plantação”. Já o número de água doce, de 2,5%, tem a sua maior parcela, que corresponde a 69%, considerada de difícil acesso. Nesta sexta-feira, comemorou-se o Dia Mundial da Água e, além de celebrar este bem natural tão precioso e necessário para a sociedade, a data serve para relembrar destes números alarmantes e de trabalhar pela conscientização e preservação da água.

A Unesc, com o seu comprometimento com a preservação do meio ambiente realizou, na tarde desta sexta-feira (22/3), ações de conscientização e preservação da água e de assuntos relacionados ao Rio Criciúma. As atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos e contaram com a participação de diversos setores da Universidade e de 11 escolas da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúma.

Projetos inovadores

De acordo com a professora da Unesc, Andrea Rabello, a ação teve o intuito da propagação de conhecimento sobre a água. “A partir da parceria com a Gered, as escolas desenvolveram trabalhos e estudos sobre o assunto, sobre a importância da água e seus impactos e os estudantes trouxeram os trabalhos aqui na ação para apresentá-los”, explicou.

Um exemplo é o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Yuri Lopes Machado, que utilizou o seu conhecimento em informática para propor medidas para a preservação da água e do meio ambiente. Em seu projeto, ele apresentou os principais tipos de contaminação dos lençóis freáticos e uma maquete em 3D de uma barragem de resíduos sólidos.

Conforme o estudante, a atividade proporcionou ampliar seus conhecimentos sobre a água. “Foi um projeto dinâmico em que tivemos que ir atrás das informações, uma atividade realizada fora da sala de aula, ou seja, tivemos que correr atrás das informações e estudar o assunto”, comentou. Com tanto empenho, o aluno mostrou que realmente aprendeu sobre o assunto. “A contaminação é um processo causado pela ação do ser humano e que acaba acarretando em nós mesmos”, acrescentou.

Conscientização sobre o Rio Criciúma

Outras atividades realizadas na ação contaram com a temática do Rio Criciúma. O rio já serviu de componente essencial para o desenvolvimento da cidade e hoje encontra-se escondido. Um exemplo, de acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, é o local onde foi realizada a atividade, pois o rio passa por baixo da Praça.

De acordo com Carlyle o objetivo da ação foi de sensibilizar a sociedade para causas da água da região e do Rio Criciúma. “A maioria da população não conhece o rio, mas ele tem vida, ele está presente em nós e tem a possibilidade de renascer”, enfatizou.

Os pontos que o professor destaca sobre a atenção para o Rio Criciúma são as questões que envolvem as nascentes, a liberação de esgoto no rio, a poluição das bocas de mina que tem contato com o rio e os produtos de empresas que não são corretamente descartados. “Para ele ter vida, precisamos preservar as nascentes, pois não adianta trabalharmos onde ele corre, se a nascente não estiver boa”, comentou o coordenador.

A atividade na Praça Nereu Ramos contou com a participação do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbelli Gaidzinski, e dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, Geografia, Artes Visuais, Teatro, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Junto à ação realizada na Praça, a Unesc TV produziu um vídeo-documentário sobre o Rio Criciúma, em que apresenta a história do rio e suas interferências, pois mesmo silencioso, está presente no cotidiano da cidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de março de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente

Palestra na Unesc aborda o estudo do Rio Criciúma

Palestra na Unesc aborda o estudo do Rio Criciúma
Evento ocorreu na última quinta-feira (14/3) e reuniu professores e acadêmicos de Geografia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Para marcar o início das atividades em alusão à Semana do Dia Mundial da Água, o curso de Geografia da Unesc, juntamente com o Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos, promoveu uma palestra com a temática “Estudo do Rio Criciúma na paisagem Urbana: da ruptura à revitalização”. A palestra foi ministrada pela doutora Rose Maria Adami e ocorreu na quinta-feira (14/03).

O evento proporcionou aos acadêmicos do curso compreender os processos que levaram à canalização do rio Criciúma, como ele foi retirado da paisagem da cidade, bem como os problemas de inundações periódicas que ocorrem na cidade.

A palestrante também trouxe a discussão que está presente em sua tese de doutorado, intitulada “Os significados e representações atribuídos aos cursos d’água da bacia do rio Criciúma desde 1880 até 2009 e suas influências na configuração da paisagem”. Em seu trabalho, Rose apresenta a relação que os habitantes mantiveram com o rio nos 130 anos de urbanização da cidade e também no seu livro, intitulado “Rio Criciúma: o rio que a cidade escondeu – Significados e representações na paisagem”.

Por fim, Rose apresentou uma proposta de reintegração do rio na paisagem urbana de Criciúma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de março de 2019 às 14:07
Compartilhar Comente

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica
Atividade foi conduzida pelo Ânima (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os participantes da Residência Pedagógica da Unesc confraternizaram em uma tarde de boas-vindas. Acadêmicos e professores dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e Matemática compartilharam momentos de integração, autoconhecimento e lanche nesta terça-feira (19/3). A atividade foi conduzida pelo Ânima, representado pelo coordenador João Batanolli.

A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, conta que a residência faz parte das ações da Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo, segundo a coordenadora, é introduzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura da Universidade.

“A busca dos coordenadores da área é de acolher, estudar, formar, debater, planejar ações e outras atividades que partilhem a regência de sala de aula e intervenção pedagógica”, explica Andréa.

Os coordenadores Édsom Ugione e Mainara Figueiredo Cascaes também conduziram a iniciativa.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de março de 2019 às 12:38
Compartilhar Comente

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região
Equipe da Universidade propôs iniciativas de educação ambiental (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc se fez presente na comunidade mais uma vez. Nesta sexta-feira (15/3), representantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André” dialogaram com lideranças da Escola José Contim Portella, do bairro São Sebastião.

Na oportunidade, a Universidade foi representada pela coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins, pelo professor Mário Ricardo Guadagnin, pelos acadêmicos Elton da Silva de Ciências Biológicas e Mônica Krawczyk de Geografia e pela a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

A visita teve como finalidade um diálogo sobre possibilidades de ações, como o cultivo de hortas suspensas, compostagem, jardinagem e oficinas envolvendo atividades de educação ambiental aos estudantes do quarto ano. A equipe da Unesc foi recebida pela diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá, e suas auxiliares, Adriana Johansson e Eliane Teixeira Salgado.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente