Geografia

Dia Mundial da Água

 Na manhã desta quinta-feira, dia 22/03, Professores/as do curso de Geografia Andréa Rabelo Marcelino- Coordenadora do Curso, Yasmine de Morura da Cunha- Coordenadora do Laboratório de Geociências e Recursos Hídricos do Unesc e o Professor de  Geografia Urbana e Econômica, participaram do Programa "Eu e Ela" apresentado por Patrícia Vaz e Tony Marcos,da rádio Hulha Negra, que realizaram o programa ao vido no espaço da Unesc em alusão ao Dia Mundial da Água. 
Durante o programa foi falado sobre os rios e bacias da nossa região, preservação e economia da água, poluição das águas da nossa região, o rio Criciúma que a cidade escondeu,educação ambiental nas escolas e toda a programação que o curso de Geografia organizou durante a semana, nas escolas da região, realizando palestras e experimentos, além da caminhada na tarde do dia 22/03.
 

Por: Ricardo Michels 23 de março de 2018 às 16:57
Compartilhar Comente

Caminhada, arte e reflexão marcaram o Dia Mundial da Água na Unesc

Caminhada, arte e reflexão marcaram o Dia Mundial da Água na Unesc
Atividade ocorreu durante a tarde desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um momento para debater sobre a importância da vida e da valorização do ambiente em que fazemos parte. Foi assim que professores e alunos da Unesc, e de escolas da região, passaram a tarde desta quinta-feira (22/3) na Universidade, durante o Dia Mundial da Água. O encontro contou com apresentações culturais, uma reflexão com o professor João Batanolli, do programa Ânima, e uma caminhada até a confluência dos rios Criciúma e Sangão.

A tarde foi promovida pelo curso de Geografia da Unesc. Segundo a coordenadora, Andréa Rabelo Marcelino, a atividade tem o intuito de trazer aos olhos a importância da valorização da água. “Muitas vezes nós não nos damos conta do quanto a água é importante para a nossa vida. Essa é uma oportunidade para repensarmos atitudes”, comentou.

O professor João Batanolli ressaltou a ligação de nós, seres humanos, com a natureza de uma forma geral. “O planeta é formado por aproximadamente 70% de água, e nós? Nós também carregamos essa porcentagem dentro de nós. Somos feitos de agua e terra, que são os sais minerais. Essa mistura milagrosa nos traz a vida. Antes de sermos seres intelectuais, econômicos e consumidores somos seres da natureza. Ao enxergar esse ponto de vista nos damos conta. Somos educados para nos distanciar da natureza, criando um meio adversário e perdendo o contato com aquilo que pertencemos”, ressaltou.

Caminhada até a confluência dos rios


Escolas da região e toda a comunidade participaram de uma caminhada até a confluência dos rios Criciúma e Sangão. A atividade contou com a participação do Engenheiro José Alfredo, colaborador do Ipat da Unesc.  Ele fez uma análise da água do rio Criciúma, constatando a presença de uma grande quantidade de detergente de uso doméstico.

O encontro contou com a parceria da Casan, que doou água aos participantes da caminhada. Além dos agricultores do Programa de Economia Solidaria da Unesc, da Epagri, da Cooperativa Nosso Fruto e da Aldo Hortifruti, que doaram bananas para fortalecer os participantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 22 de março de 2018 às 20:40
Compartilhar Comente

Campus recebe programa de rádio sobre Dia Mundial da Água

Campus recebe programa de rádio sobre Dia Mundial da Água
Professores concederam entrevistas ao vivo sobre o tema (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As comemorações do Dia Mundial da Água na Universidade, realizadas durante toda esta quinta-feira (22/3) incluem atividades para toda a comunidade. Dentro da programação, esteve um programa ao vivo sobre o assunto. Os comunicadores Tony Marcos e Patrícia Vaz, entrevistaram professores da Unesc durante o Programa Ela e Eu, transmitido pela Rádio Hulha Negra de Criciúma.

Os professores Andréia Rabelo, Yasmine Cunha, Marta Hoffmann e Mário Guadagnin e a funcionária do Laboratório de Microbiologia do IALI (Instituto de Alimentos) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Hanieli Ronchi Kuzbick participaram do programa ao vivo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2018 às 15:28
Compartilhar Comente

No Dia Mundial da Água, cursos da Unesc realizam ações na Praça Nereu Ramos

No Dia Mundial da Água, cursos da Unesc realizam ações na Praça Nereu Ramos
Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia participaram do evento (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Geografia da Unesc estão nesta quinta-feira (22/3) na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, para participar das atividades sobre o Dia Mundial da Água. O evento, organizado pela Famcri (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma), leva informação e atrações culturais para a população. As atividades ocorrem até as 16h30.

O curso de Geografia levou informações sobre a água do planeta e a realidade da região, incluindo sobre bacias hidrográficas como as do Rio Araranguá e Mãe Luzia.

Já o Engenharia Ambiental e Sanitária está expondo amostras de águas dos rios da região, as formas que estes rios estão sendo contaminados e métodos de tratamento de efluentes para posterior lançamento nos rios. “Trouxemos amostras dos rios Criciúma, Sangão e Mãe Luzia. Além disto, estamos expondo amostras de drenagem ácida de mina, uma das principais fontes de contaminação, e técnicas para tratar este efluente antes do lançamento no rio”, conta a coordenadora do curso, Paula Tramontin.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2018 às 14:01
Compartilhar Comente

Unesc traz programação diferenciada para o Dia Mundial da Água

Unesc traz programação diferenciada para o Dia Mundial da Água
Ação ocorre por meio do curso de Geografia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Escolas da região e toda a comunidade estão convidadas a participar de uma atividade diferenciada nesta quinta-feira (22/3). Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o curso de Geografia da Unesc está organizando uma tarde com direito a apresentações culturais e uma caminhada até a confluência dos rios Criciúma e Sangão. Já durante a manhã, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária estará na Praça Nereu Ramos levando informações aos que passarem pelo local, das 8h30 às 16h30.

Segundo a coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino, os estudantes estiveram em diversas escolas da região para debater com os alunos sobre a importância da água. “O dia é para lembrar e fortalecer, não apenas a valorização da água, mas sim, da vida em si. É uma oportunidade para repensarmos atitudes”, comentou.

Confira a programação (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de março de 2018 às 18:11
Compartilhar Comente