Física

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade
Mais de 40 formandos comemoraram esta conquista, entre eles Douglas Vaz Franco Santana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um script foi quebrado e um símbolo de representatividade e esperança tomou seu lugar no roteiro da sociedade. Jovem, negro, pertencente a comunidade LGBTQIA+ e o primeiro da família a completar o ensino superior, são estes elementos que Douglas Vaz Franco Santana destaca em sua conquista. Nesta terça-feira (8/9) ele colou grau no curso de Geografia, junto de seus colegas e outros egressos de Artes Visuais, Teatro, Ciências Biológicas, Geografia, Física e Matemática. 



Ao todo, a Unesc entregou mais de 40 novos profissionais da área da Educação à sociedade, em uma solenidade virtual conduzida pela reitora da Universidade e paraninfa dos formandos, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, que enalteceu a dedicação e a conquista de cada presente frente a um dos maiores desafios do último século. “Este momento é repleto de emoção e de significados. São tempos diversos. Hoje formamos novos profissionais de Educação, a principal resposta para a transformação social”, ressaltou. “Estes estudantes superaram conosco um dos períodos mais desafiadores da nossa Instituição, e serão lembrados com muito carinho”, afirmou.

Para o futuro, a reitora lembrou aos estudantes de viverem suas vidas ao máximo, buscando conhecimento e a valorização do que realmente importa. “Não esqueçam do viver, de construir os seus projetos de felicidade. Não parem por aqui. O diploma é o passaporte para a entrada no mundo do conhecimento. A Unesc continuará presente, esperando por vocês”, afirmou.

A formatura virtual vem se concretizando na instituição como um momento singular, com direito a todas as etapas de uma cerimônia tradicional, como o juramento, a outorga de grau e a presença de pessoas que foram especiais durante a trajetória acadêmica de cada um, como paraninfos e convidados. 

Uma experiência repleta de pessoas, momentos e conquistas

Em uma Universidade plural e comprometida com a diversidade, Douglas foi muito além do que apenas estudar. Amizades, histórias e empoderamento marcaram sua experiência universitária. “Passa um turbilhão de pensamentos na cabeça. Sem dúvidas é um sentimento de realização e satisfação. Durante muito tempo eu não via meus pares nos espaços de poder, com ensino superior completo e afins. Hoje vejo que isso é possível. Por meio da minha realização sei que meus irmãos, as gerações que estão por vir e as pessoas que me cercam podem alcançar também”, enalteceu. 

Engajado com questões estudantis, o licenciado participou de movimentos, lideranças e iniciativas em prol da diversidade e da cultura de paz, além de experiências com a pesquisa e a extensão. Foram mais de 20 atividades extracurriculares, como a presidência do Centro Acadêmico, a cofundação da atlética Dá Licença (Associação Atlética Acadêmica das Licenciaturas - Carolina Maria de Jesus) e a coordenação e co criação do Coletivo de Teatro Quarta Parede.

Para o futuro, Douglas vê no poder da educação a resposta para novas conquistas como estas se repetirem. “Sempre foi um desejo meu, contribuir para uma sociedade emancipatória e livre. Para isso, busquei a formação de professor e ingressar em uma grande Universidade. Hoje saio com a ideia de ser um grande profissional, com inspirações vindas da graduação, para transformar o mundo”, afirmou.

Em seus planos, ainda neste mês, vai prestar processo seletivo para o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, com o objetivo de seguir uma carreira dentro da Universidade. “É uma nova etapa da minha vida, e a Unesc no meio de tudo isso tem grande importância. Para além de uma Universidade que forma profissionais, ela formar pessoas comprometidas com o bem, respeito e sustentabilidade da vida”, afirmou.

Nesta semana novas histórias de superação e conquistas terão seus desfechos na Unesc. Na noite de terça-feira alunos de Educação Física, História, Letras e Pedagogia colam grau. A cerimônia será transmitida em YouTube.com/UnescTv a partir das 19 horas.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente

Unesc recebe palestra sobre o formato da Terra

Unesc recebe palestra sobre o formato da Terra
Evento será ministrado pelo professor doutor da UFRGS, Fernando Lang da Silveira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O planeta Terra e sua forma está em constante discussão em 2019. Com o assunto em grande evidência, teorias das mais diversas naturezas são apresentadas. Para falar sobre o assunto, a Unesc recebe o professor doutor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Fernando Lang da Silveira. O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre nesta quarta-feira (27/11) no Mini Auditório do Bloco S.

Idealizada pelo curso de Física – Licenciatura e programa Física de Boteco, a proposta do “Sobre a Forma da Terra” é esclarecer assuntos como a teoria da Terra Plana. “Nosso conhecimento sobre o formato do planeta é uma conquista. Alguns aspectos são relembrados nesta palestra, em contraposição a recentes concepções”, explica Silveira

O professor Márcio Just, um dos organizadores do evento, também dá destaque a necessidade de se abordar o assunto. “É um tema que está em evidência, após mais de 25 séculos de estudos e comprovações de que a terra é esférica. São informações equivocadas e que necessitam de uma abordagem”, afirma o docente.

A vinda de Silveira é realizada dentro da 1ª Semana Acadêmica do curso. Após o evento o palestrante participará de uma edição do Física de Boteco.

Saiba mais sobre o palestrante

Professor Fernando Lang da Silveira mestrado em Física e doutorado em Educação pela. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e soma ao seu currículo uma grande experiência na área de Física, com ênfase em Pesquisa Em Ensino de Física, atuando principalmente nos temas: métodos quantitativos aplicados à pesquisa, história e filosofia da ciência, tópicos em física geral.

Silveira, além de destaque no campo acadêmico, é fonte recorrente de veículos de comunicação e outras pesquisas sobre o formato da terra.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de novembro de 2019 às 15:27
Compartilhar Comente

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica
Programação se estende até quinta-feira (14/11) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Semana Acadêmica de Matemática iniciou na tarde desta segunda-feira (11/11), com a proposta de promover discussões e gerar conhecimentos sobre a área de estudos. Promovido em parceria com o curso de Física da Universidade, o evento foi idealizado em paralelo ao “8º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens” e ao “7º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática”.

A coordenadora da graduação, Elisa Netto Zanette, explica que a Semana já se consolidou como o maior evento do curso e deu destaque a edição de 2019. “Serão quatro dias e duas noites, com o objetivo de refletir sobre as diversas propostas de ensino e pesquisa dentro do curso. Os encontros ficarão marcados por diálogos ricos, sobre assunto que vão além da sala de aula e de grande importância para a formação dos acadêmicos”, afirmou.

Para ter sucesso em sua proposta, a organização propôs seis eixos: promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso, criando reflexões sobre tendências pedagógicas na área; socializar pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência; fomentar reflexões e discussões para a consolidação da formação por meio dos estágios; disseminar e incentivar as produções de pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da educação Matemática; envolver estudantes, egressos, professores e pesquisadores, e abordar projetos como o “Pibid (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência)), Subprojeto – Matemática”.

O primeiro dia do evento foi marcado por um diálogo com os professores do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Criciúma, Bazilicio de Andrade Filho e Marleide Cardoso. A programação se estende até quinta-feira (14/11). Clique aqui para ver mais.

Saiba mais

A consolidação dos três eventos iniciou em 2006, com a 1ª Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011, o 1º Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso foi idealizado, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

Para dar destaque aos resultados de estudos decorrentes a produção de iniciação científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, o 1º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da Unesc foi promovido em 2013. Desde 2017, anualmente os três eventos integram suas ações.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de novembro de 2019 às 14:16
Compartilhar Comente

Alunos de Licenciatura em Física devem renovar matrículas na próxima semana

Alunos de Licenciatura em Física devem renovar matrículas na próxima semana
Aulas do segundo semestre iniciam em 17 de julho (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os estudantes do curso de Licenciatura em Física, oferecido pela Unesc dentro da Plataforma Paulo Freire, devem renovar suas matrículas para o segundo semestre de 2015 nos dias 14 e 15 de julho, na secretaria do curso, localizada no Bloco J da Universidade, das 14 às 20 horas.

O aluno que não realizar a matrícula será considerado como desistente do curso. As aulas do segundo semestre do curso de Física iniciam em 17 de julho.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2015 às 20:33
Compartilhar Comente