Física

Primeira Semana Integrada de Educação é encerrada com troca de conhecimento sobre a Escola da Ponte

Primeira Semana Integrada de Educação é encerrada com troca de conhecimento sobre a Escola da Ponte
Professor português José Pacheco respondeu os questionamentos dos espectadores do evento online (Foto: Reprodução) Mais imagens

A intensa programação da primeira Semana Integrada de Educação da Unesc foi encerrada na noite desta quinta-feira (18/6) com o evento em nível internacional mediado pelo professor português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. Levantando a temática “Autonomia e protagonismo na educação”, o evento foi protagonizado pelos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc, sob comando da Pró-reitoria Acadêmica da Instituição.

Profissional com experiência na criação da Escola da Ponte, José trouxe ao debate a dinâmica na qual acredita focada em um percurso educativo diferenciado. Para o professor, o que a educação precisa hoje é conceber a nova construção social de aprendizagem a partir daquilo que cada ser humano é em sua essência. “Uma construção de aprendizagem que respeitando o ritmo de cada um, capitalizando a competência de cada um, mas criando núcleos de projeto, círculos de vizinhança, fraternidade, redes de comunidade de aprendizagem”, explicou.

Entre as lições levantadas pela pandemia atual no cenário da educação, conforme José, está o fato de a educação ir muito além dos prédios abrigam as instituições. “Se tem uma coisa que a Covid-19 me ensinou é que escola não é um prédio e muito menos salas de aula. Os prédios estão fechados e escolas são pessoas que aprendem umas com as outras”, destacou.

O vídeo completo da transmissão na qual o professor focou as atenções à resposta de questionamentos dos espectadores está disponível no Canal da Unesc TV, mesma página na qual podem ser encontrados os vídeos das demais atividades da Semana Integrada de Educação da Unesc realizada entre os dias 16 e 18 de junho de forma 100% virtual.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente

Unesc recebe palestra sobre o formato da Terra

Unesc recebe palestra sobre o formato da Terra
Evento será ministrado pelo professor doutor da UFRGS, Fernando Lang da Silveira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O planeta Terra e sua forma está em constante discussão em 2019. Com o assunto em grande evidência, teorias das mais diversas naturezas são apresentadas. Para falar sobre o assunto, a Unesc recebe o professor doutor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Fernando Lang da Silveira. O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre nesta quarta-feira (27/11) no Mini Auditório do Bloco S.

Idealizada pelo curso de Física – Licenciatura e programa Física de Boteco, a proposta do “Sobre a Forma da Terra” é esclarecer assuntos como a teoria da Terra Plana. “Nosso conhecimento sobre o formato do planeta é uma conquista. Alguns aspectos são relembrados nesta palestra, em contraposição a recentes concepções”, explica Silveira

O professor Márcio Just, um dos organizadores do evento, também dá destaque a necessidade de se abordar o assunto. “É um tema que está em evidência, após mais de 25 séculos de estudos e comprovações de que a terra é esférica. São informações equivocadas e que necessitam de uma abordagem”, afirma o docente.

A vinda de Silveira é realizada dentro da 1ª Semana Acadêmica do curso. Após o evento o palestrante participará de uma edição do Física de Boteco.

Saiba mais sobre o palestrante

Professor Fernando Lang da Silveira mestrado em Física e doutorado em Educação pela. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e soma ao seu currículo uma grande experiência na área de Física, com ênfase em Pesquisa Em Ensino de Física, atuando principalmente nos temas: métodos quantitativos aplicados à pesquisa, história e filosofia da ciência, tópicos em física geral.

Silveira, além de destaque no campo acadêmico, é fonte recorrente de veículos de comunicação e outras pesquisas sobre o formato da terra.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de novembro de 2019 às 15:27
Compartilhar Comente

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica
Programação se estende até quinta-feira (14/11) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Semana Acadêmica de Matemática iniciou na tarde desta segunda-feira (11/11), com a proposta de promover discussões e gerar conhecimentos sobre a área de estudos. Promovido em parceria com o curso de Física da Universidade, o evento foi idealizado em paralelo ao “8º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens” e ao “7º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática”.

A coordenadora da graduação, Elisa Netto Zanette, explica que a Semana já se consolidou como o maior evento do curso e deu destaque a edição de 2019. “Serão quatro dias e duas noites, com o objetivo de refletir sobre as diversas propostas de ensino e pesquisa dentro do curso. Os encontros ficarão marcados por diálogos ricos, sobre assunto que vão além da sala de aula e de grande importância para a formação dos acadêmicos”, afirmou.

Para ter sucesso em sua proposta, a organização propôs seis eixos: promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso, criando reflexões sobre tendências pedagógicas na área; socializar pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência; fomentar reflexões e discussões para a consolidação da formação por meio dos estágios; disseminar e incentivar as produções de pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da educação Matemática; envolver estudantes, egressos, professores e pesquisadores, e abordar projetos como o “Pibid (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência)), Subprojeto – Matemática”.

O primeiro dia do evento foi marcado por um diálogo com os professores do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Criciúma, Bazilicio de Andrade Filho e Marleide Cardoso. A programação se estende até quinta-feira (14/11). Clique aqui para ver mais.

Saiba mais

A consolidação dos três eventos iniciou em 2006, com a 1ª Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011, o 1º Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso foi idealizado, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

Para dar destaque aos resultados de estudos decorrentes a produção de iniciação científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, o 1º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da Unesc foi promovido em 2013. Desde 2017, anualmente os três eventos integram suas ações.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de novembro de 2019 às 14:16
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente