Física

Novo serviço de atendimento online da Centac já está no ar

Novo serviço de atendimento online da Centac já está no ar
Serão oferecidos diversos serviços por meio da plataforma (Foto: Arquivo) Mais imagens

Pegar fila para ser atendido na Centac (Central de Atendimento ao Estudante) agora é coisa do passado. A Unesc lançou uma plataforma online, em que o aluno vai poder solicitar documentos a qualquer momento e em qualquer lugar. A nova forma de atendimento ainda traz a possibilidade de o estudante receber o documento requerido em casa, via correio, ou por e-mail. Para utilizar o serviço, basta o aluno entrar no site da Universidade, acessar o Minha Unesc e clicar em “Requerimentos Online”.

Antes do serviço, qualquer documento, sendo atestados, certidões ou declarações, que o aluno precisava tirar tinha que ser solicitado diretamente na Centac. “Nós vamos agilizar os procedimentos, facilitando a vida do aluno que não vai mais precisar ir até a Central sempre que necessitar de um documento”, comentou a supervisora da Centac, Alessandra Goulart.

Serão oferecidos diversos serviços por meio da plataforma:

- Atualização de dados pessoais
- Licenças e afastamentos
- Apostilamento de diploma
- Certidão de Disciplina Isolada
- Histórico Escolar
- Histórico de Transferência
- Programas e ementas de disciplinas
- 2ª via Certidão de Conclusão de curso
- 2ª via diploma de graduação
- Atestado de regularidade acadêmica
- Declaração acadêmica
- Taxa de prova em época especial
- 2ª via certificados de curso de extensão
- Declaração de presença
- Avaliação presencial (modalidade a distância)
- Declaração de provável formando
- Taxa de avaliação especial presencial (modalidade a distância)
- Solicitação de documentos do dossiê acadêmico

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de fevereiro de 2017 às 13:47
Compartilhar Comente (1)

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (2)

Unesc ajuda nos últimos dias de preparação para o Enem

Unesc ajuda nos últimos dias de preparação para o Enem
Candidatos da região receberam dicas e conselhos sobre a prova Mais imagens

A Unesc entrou de vez como parceira dos jovens estudantes em um momento que pode ser decisivo nas suas vidas. Com a prova do Enem cada vez mais perto, o nervosismo por um bom desempenho aumenta. E, os alunos, na manhã deste sábado (29/10), recorreram ao Aulão Preparatório para o Enem, gratuito, da Unesc. No encontro eles conheceram dicas e macetes de professores das mais diversas áreas.
 
Com o intuito de fazer um resumo geral sobre os possíveis assuntos da prova e da redação, o Aulão contou também com muita descontração, como peças de teatro e dança, o que aqueceu e animou os candidatos. 
 
O evento foi pensado para reforçar os conhecimentos de cada um e, de forma dinâmica, agregar informações que vão ser um diferencial na hora da prova. “Além de reforçar o que já foi aprendido, no momento, o importante é a segurança e a tranquilidade na hora da prova, para que cada um saiba lidar com a ansiedade desse momento tao importante”, comentou a coordenadora pedagógica do Curso Preparatório para o ENEM da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino.
 
Durante o Aulão, os participantes receberam conhecimentos sobre Redação, Língua Portuguesa, Geografia, Atualidades, História, Física, Química e Matemática. “Nesse momento de expectativa pela prova os assuntos começam a se misturar por culpa da ansiedade. Então, no Aulão, além das dicas, a gente consegue colocar os assuntos nos lugares e ir mais tranquilo para o exame”, contou Izadora Matias, que vai prestar a prova pensando em garantir uma vaga para a graduação.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de outubro de 2016 às 15:25
Compartilhar Comente

Unesc lança primeiro livro didático voltado ao Ensino Básico

Unesc lança primeiro livro didático voltado ao Ensino Básico
Evento é uma das ações da campanha “Professor, orgulho de ser” (Foto: Arquivo) Mais imagens

A quinta-feira (11/8) vai entrar para a história da Unesc. A data marca o lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física”, o primeiro material didático voltado para a Educação Básica planejado e elaborado por professores do Colégio Unesc e da Universidade. O evento ocorre às 17 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P do campus, e vai contar com a participação de representantes da Gered (Gerência Regional de Educação) e de professores de Física – público da obra da Editora Unesc.

A UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), responsável pelo projeto, vai socializar a publicação e cada uma das escolas da rede estadual dos 12 municípios da Amrec, dos 15 da Amesc e dos 18 da Amurel vai receber um exemplar – totalizando mais de 100 livros. “É um modo de contribuir com os professores e fazer esse conhecimento produzido na academia voltar para a sociedade”, afirma a coordenadora de Extensão da UNA HCE, Ana Lúcia Cardoso.

A obra foi organizada pelos professores da Unesc Márcio Carlos Just, Mainara Figueiredo Cascaes e Edison Uggioni. O livro traz as atividades experimentais levadas às escolas pelo projeto de extensão “Popularização Científica e Tecnológica”, coordenado por Just e teve ainda a participação de acadêmicos (auxiliados por professores) do curso de Licenciatura em Física do Parfor (Plano Nacional da Formação de Docentes da Educação Básica) realizado na Unesc. O livro levou dois anos para ser feito.

De acordo com Just, o livro é uma publicação inovadora em relação ao contexto de atividades experimentais. “Existem muitas publicações sobre atividades experimentais, porém elas mostram geralmente os materiais utilizados e como se faz a experiência. No nosso livro, além de mostramos os materiais e como se faz, exemplificamos uma forma de incluir a experiência no fazer didático de sala de aula”, explica o professor.

Just afirma que a obra se estende a todos os professores da disciplina. “A Física é sempre apresentada como ciência experimental, mas geralmente o professor esquece esse aspecto no seu ensino, por fatores como a falta de laboratórios ou por não saber utilizar este recurso didático. O livro da Unesc mostra o ensino da Física sem necessidade de materiais sofisticados ou uso de laboratórios específicos”.

Obra faz parte de campanha de valorização de professores


O lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física” também vai marcar o início das publicações direcionadas ao Ensino Básico elaboradas por professores da Unesc. No dia 31 de agosto, ocorre o segundo lançamento de material próprio da Instituição. Dessa vez será um Caderno de Resumos do ENEM, para professores. O lançamento ocorre durante uma capacitação sobre o exame para profissionais que atuam com o terceiro ano do Ensino Médio de escolas da região.

Os eventos deste mês fazem parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEm Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor.

Segundo a diretora da Unidade Acadêmica, Angela Back, a campanha de valorização do professor iniciou em 2014 e a cada ano mais atividades vem sendo incorporadas para sensibilizar a sociedade sobre a importância dos profissionais da Educação e da necessidade de sua valorização. “O foco é chamar a atenção das pessoas para importante papel do professor como agente de transformação social”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2016 às 16:50
Compartilhar Comente

Alunos de Licenciatura em Física devem renovar matrículas na próxima semana

Alunos de Licenciatura em Física devem renovar matrículas na próxima semana
Aulas do segundo semestre iniciam em 17 de julho (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os estudantes do curso de Licenciatura em Física, oferecido pela Unesc dentro da Plataforma Paulo Freire, devem renovar suas matrículas para o segundo semestre de 2015 nos dias 14 e 15 de julho, na secretaria do curso, localizada no Bloco J da Universidade, das 14 às 20 horas.

O aluno que não realizar a matrícula será considerado como desistente do curso. As aulas do segundo semestre do curso de Física iniciam em 17 de julho.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2015 às 20:33
Compartilhar Comente