Física

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc
Ato no Auditório Ruy Hülse marcou término de gestões e início de outras (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A sexta-feira (2/8) foi marcada pelo fim de alguns ciclos e início de outros na Unesc. Isso porque foram renovadas as coordenações de alguns dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. No mesmo momento em que os coordenadores que deixaram a função tiveram seus desempenhos reconhecidos com homenagens, aqueles que iniciaram a nova trajetória ou se mantiveram nos postos foram recebidos com alegria e motivação para mais um período de muito trabalho.

Foram empossados neste dia os professores Edson Firmino Ribeiro e Thiago Henrique Almino Franscico como coordenador e adjunto, respectivamente, do curso de Administração; as professoras Aurélia Regina de Souza Honorato e Izabel Cristina Marcílio Duarte, no curso de Artes Visuais; os professores Emanuel de Souza e Josiani Budni, no curso Biomedicina; Amauri de Souza Porto Júnior e Thiago Rocha Fabris, no curso de Ciências Econômicas; João Luiz Rieth e Barbara Regina Alvarez, no curso de Design; Hugo Schwalm e Vanildo Rodrigues, no curso de Engenharia de Agrimensura; os professores Leopoldo Pedro Guimarães Filho e Vilson Menegon Bristot, no curso de Engenharia de Produção; as professoras Juliana Lora e Silva Dal Bó no curso de Farmácia; Márcio Just no curso de Física; Andrea Rabelo Marcelino, em Geografia; Morgana Francisco Machado Guzzati e Renan Antônio Ceretta no curso de Odontologia e Alexandre Gonçalves Dal Bó e Eduardo Junca, no PPGCEM (Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

Em nome dos professores que iniciaram oficialmente suas gestões, Edson Firmino Ribeiro deixou sua mensagem aos presentes. “Para nós, que estamos começando, o desafio é grande. Acredito que a batida a coordenação a partir de agora é fazer muito mais. Penso que a mudança da educação acontece dentro da sala de aula. Nossas aulas têm que ser um espetáculo. Isso faz a diferença”, pontuou.

Já a porta-voz daqueles que deixaram a coordenação, professora Angela Rossato, agradeceu a confiança e a oportunidade de estarem a frente dos cursos ao longo desse tempo. “Deixo nossa gratidão pelas vivências e aprendizados desse período e desejo que os colegas que agora assumem essa responsabilidade sigam no caminho de colocar a Unesc sempre no topo da inovação. Quem façam muito bom trabalho”, desejou.

Para o representante dos acadêmicos, presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Alexandre Bristot, o novo quadro de coordenadores se apresenta com excelentes nomes capazes de possibilitar o avanço dos cursos de graduação e pós-graduação, como impõe o cenário. “Temos bons instrumentos para encarar os desafios e a concorrência. Temos perseverança, bons profissionais, boa estrutura e o engajamento dos coordenadores. Eles serão os pastores que cuidarão de nós acadêmicos para que consigamos atingir o melhor resultado”, comentou.

Ao agradecer de forma carinhosa todo o empenho daqueles que estavam no comando dos cursos e agora deixam os postos, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a importância deste papel na Universidade. “Vocês protagonizam papel fundamental. São quem está em contato dia a dia com o que nos é mais precioso: os alunos. No novo formato da Instituição tem esse papel ainda mais intenso, sendo um grande desafio e uma grande responsabilidade. Esses aplausos fervorosos que recebem hoje não são em vão. São porque vocês foram escolhidos por seus pares para estarem conosco na gestão pelos próximos três anos caminhando de forma colaborativa em busca do melhor”, destacou.

O evento foi abrilhantado pela presença do Musical Unesc, que ditou a trilha sonora no início de no fim do ato de posse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de agosto de 2019 às 20:16
Compartilhar Comente

Unesc oferece bolsas integrais para o Curso de Licenciatura em Física

Unesc oferece bolsas integrais para o Curso de Licenciatura em Física
Opção será viabilizada por meio do Programa Uniedu em parceria com o Governo do Estado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o Curso de Licenciatura em Física, novidade na Universidade. A possibilidade está sendo disponibilizada por meio do Uniedu, Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. No total o curso contará com oito semestres de atividades e as aulas ocorrerão no período noturno. Estão sendo disponibilizadas 35 vagas com bolsas de estudos integrais e ainda a concessão de R$ 300 mensais como bolsa de estudos aos acadêmicos para realização de projetos educativos nas escolas. O início das atividades será já no segundo semestre de 2019.

Os interessados em ingressar na graduação podem realizar suas inscrições até o dia 23 de julho, na Centac (Central de Atendimento ao acadêmico) no Bloco do Estudante, na Unesc. Os critérios obrigatórios para concorrer as vagas são que o candidato tenha cursado todo o Ensino Médio em unidade escolar da Rede Pública e resida há ao menos dois anos em Santa Catarina. Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino no território catarinense, sem formação em licenciatura, também podem participar e contarão com destaque na seleção.

Conforme diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o curso de Licenciatura em Física é uma excelente oportunidade para acesso ao ensino superior a partir de uma política pública que fomenta a formação de professores. “Trata-se de um curso com corpo docente qualificado, disciplinas que se integram a formação básica e específica do professor de Física”, destaca.

A lista preliminar dos candidatos classificados será publicada no dia 24 de julho.

Confira aqui o edital completo do programa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de julho de 2019 às 20:47
Compartilhar Comente

Novo serviço de atendimento online da Centac já está no ar

Novo serviço de atendimento online da Centac já está no ar
Serão oferecidos diversos serviços por meio da plataforma (Foto: Arquivo) Mais imagens

Pegar fila para ser atendido na Centac (Central de Atendimento ao Estudante) agora é coisa do passado. A Unesc lançou uma plataforma online, em que o aluno vai poder solicitar documentos a qualquer momento e em qualquer lugar. A nova forma de atendimento ainda traz a possibilidade de o estudante receber o documento requerido em casa, via correio, ou por e-mail. Para utilizar o serviço, basta o aluno entrar no site da Universidade, acessar o Minha Unesc e clicar em “Requerimentos Online”.

Antes do serviço, qualquer documento, sendo atestados, certidões ou declarações, que o aluno precisava tirar tinha que ser solicitado diretamente na Centac. “Nós vamos agilizar os procedimentos, facilitando a vida do aluno que não vai mais precisar ir até a Central sempre que necessitar de um documento”, comentou a supervisora da Centac, Alessandra Goulart.

Serão oferecidos diversos serviços por meio da plataforma:

- Atualização de dados pessoais
- Licenças e afastamentos
- Apostilamento de diploma
- Certidão de Disciplina Isolada
- Histórico Escolar
- Histórico de Transferência
- Programas e ementas de disciplinas
- 2ª via Certidão de Conclusão de curso
- 2ª via diploma de graduação
- Atestado de regularidade acadêmica
- Declaração acadêmica
- Taxa de prova em época especial
- 2ª via certificados de curso de extensão
- Declaração de presença
- Avaliação presencial (modalidade a distância)
- Declaração de provável formando
- Taxa de avaliação especial presencial (modalidade a distância)
- Solicitação de documentos do dossiê acadêmico

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de fevereiro de 2017 às 13:47
Compartilhar Comente (1)

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (2)