Enade Unesc

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Alunos da Unesc participam do Enade 2018

Mais de 800 acadêmicos da Unesc realizaram neste domingo (25/11) as provas do Exame Nacional de Desempenho - Enade 2018. As provas iniciaram as 13h30, no bloco R da Unesc, onde acadêmicos de outras instituições de ensino superior da região também fizeram o exame. Ao todo foram aproximadamente 1.500 alunos.

A Unesc mobilizou uma grande estrutura para receber os acadêmicos concluintes dos seus cursos, incluindo camisetas, lanches e o apoio dos professores, coordenadores e gestores da universidade, incluindo a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Toretty, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. O Exame iniciou às 13h30 e os participantes tiveram quatro horas para resolver as questões propostas. O acadêmico da última fase de Direito da Unesc, Marcus Caetano, acredita que o exame é muito importante para medir a qualidade do curso. “É um certificado pós-curso, para quem vai ingressar no mercado, mostrando a qualidade da sua formação”, analisa.

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toretti, conta que a expectativa para ao resultado das provas é positiva. “Todos se preparam bastante e o Enade é reflexo de um trabalho de toda a formação acadêmica, desde o início até o final do curso superior”, observa. A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, analisa que a prova, por ser uma avaliação nacional e um requisito de avaliação dos cursos e das instituições, é muito importante sob a ótica da formação universitária. “Como a prova é única em âmbito nacional, a avaliação que os nossos alunos recebem também nos possibilita reconduzir os nossos cursos, nossas matrizes curriculares e o nosso próprio sistema pedagógico do processo de ensino e aprendizagem de modo a ser coerente com o que está posto em nível nacional”, salienta. 

Ao longo do ano, a Unesc realiza o fortalecimento dos conteúdos que fazem parte do Enade. Uma das ações inclui a preparação para as provas. No projeto “Quem se prepara valoriza a sua formação” são realizadas aulas temáticas, produção e interpretação de textos e estudo dos exames anteriores por áreas. Os alunos que participam e obtém aproveitamento acima de 60% na prova concorrem a bolsas de estudo de especialização e mestrado. O Diretor de Ensino da Unesc, Marcelo Feldhaus, explica que o exame tem sido uma ferramenta de aferição da qualidade dos cursos e os resultados divulgados têm colocado os cursos da Unesc em posição muito boa. 

O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Conforme dados do INEP, ligado ao Ministério da Educação, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante, encerrado no último dia 21. A participação na prova e o preenchimento do Questionário são pré-requisitos para a colação de grau dos concluintes habilitados ao Enade 2018. As provas têm quatro horas de duração e 40 questões, sendo 10 itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões de Componente Específico.

Conforme o INEP, nesta edição do Enade estão inscritos mais de 550 mil estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente