Enade Unesc

Alunos da Unesc participam do Enade 2018

Mais de 800 acadêmicos da Unesc realizaram neste domingo (25/11) as provas do Exame Nacional de Desempenho - Enade 2018. As provas iniciaram as 13h30, no bloco R da Unesc, onde acadêmicos de outras instituições de ensino superior da região também fizeram o exame. Ao todo foram aproximadamente 1.500 alunos.

A Unesc mobilizou uma grande estrutura para receber os acadêmicos concluintes dos seus cursos, incluindo camisetas, lanches e o apoio dos professores, coordenadores e gestores da universidade, incluindo a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Toretty, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. O Exame iniciou às 13h30 e os participantes tiveram quatro horas para resolver as questões propostas. O acadêmico da última fase de Direito da Unesc, Marcus Caetano, acredita que o exame é muito importante para medir a qualidade do curso. “É um certificado pós-curso, para quem vai ingressar no mercado, mostrando a qualidade da sua formação”, analisa.

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toretti, conta que a expectativa para ao resultado das provas é positiva. “Todos se preparam bastante e o Enade é reflexo de um trabalho de toda a formação acadêmica, desde o início até o final do curso superior”, observa. A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, analisa que a prova, por ser uma avaliação nacional e um requisito de avaliação dos cursos e das instituições, é muito importante sob a ótica da formação universitária. “Como a prova é única em âmbito nacional, a avaliação que os nossos alunos recebem também nos possibilita reconduzir os nossos cursos, nossas matrizes curriculares e o nosso próprio sistema pedagógico do processo de ensino e aprendizagem de modo a ser coerente com o que está posto em nível nacional”, salienta. 

Ao longo do ano, a Unesc realiza o fortalecimento dos conteúdos que fazem parte do Enade. Uma das ações inclui a preparação para as provas. No projeto “Quem se prepara valoriza a sua formação” são realizadas aulas temáticas, produção e interpretação de textos e estudo dos exames anteriores por áreas. Os alunos que participam e obtém aproveitamento acima de 60% na prova concorrem a bolsas de estudo de especialização e mestrado. O Diretor de Ensino da Unesc, Marcelo Feldhaus, explica que o exame tem sido uma ferramenta de aferição da qualidade dos cursos e os resultados divulgados têm colocado os cursos da Unesc em posição muito boa. 

O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Conforme dados do INEP, ligado ao Ministério da Educação, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante, encerrado no último dia 21. A participação na prova e o preenchimento do Questionário são pré-requisitos para a colação de grau dos concluintes habilitados ao Enade 2018. As provas têm quatro horas de duração e 40 questões, sendo 10 itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões de Componente Específico.

Conforme o INEP, nesta edição do Enade estão inscritos mais de 550 mil estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente

Cursos da Unesc têm qualidade reconhecida pelo MEC

Cursos da Unesc têm qualidade reconhecida pelo MEC
Universidade teve bom desempenho nas avaliações para o CPC (Foto: Banco de Imagens) Mais imagens

Os cursos nas áreas de Engenharia e Licenciatura da Unesc tiveram a qualidade comprovada em avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação). A Universidade teve 16 graduações com CPC (Conceito Preliminar de Curso) 3 ou 4, de uma nota máxima de 5. Para chegar ao conceito final, os avaliadores levam em consideração aspectos como estrutura do curso, projeto pedagógico, conhecimento geral e específico dos estudantes e a qualidade do corpo docente.

Pela última avaliação divulgada, a Unesc teve com CPC 4 os cursos de Artes Visuais (Licenciatura), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia e com conceito 3, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Engenharia Química e História. Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Materiais tiveram CPC 3, mas ainda aguardam as notas individuais.

Para a pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, o conceito elevado é um atestado de qualidade para o curso, e por consequência, para a Universidade. “O CPC é o retrato do que ocorre dentro da instituição, pois analisa o projeto pedagógico, a parte didática e administrativa, a qualificação dos professores e o conhecimento e a autonomia do estudante. Há um cruzamento de dados para ver se há coerência entre o que foi proposto e o que o aluno aprendeu, as habilidades e competências que desenvolveu”, afirma.

O CPC também serve como um norteador para as ações dos cursos. “O resultado da avaliação é um diagnóstico para o curso. O CPC é um importante subsídio para planejarmos mudanças e melhorias”, comenta a coordenadora de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Paula Tramontin.

Entenda como funciona o CPC

As graduações são avaliadas a cada três anos e o MEC divulga os resultados do CPC a partir de um ano da avaliação feita. As Engenharias e Licenciaturas da Universidade foram avaliadas em 2014. Os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, analisados em 2015, terão o CPC divulgado no fim deste ano. Já em 2016 é a vez dos cursos da área da saúde serem avaliados.

O CPC é formado pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – realizado por alunos que já concluíram 80% do curso superior e que afere habilidades e competências, conhecimento geral e específico dos acadêmicos); IDD (Índice de Diferente de Desempenho Esperado e Observado – indicador que mostra o perfil do ingressante no curso superior e a sua relação com o concluinte); Questionário do Estudante (os alunos falam sobre a qualidade do projeto pedagógico, da estrutura física e das oportunidades de formação e avanço profissional) e os chamados “Insumos” (qualificação dos professores é um deles – número de mestres e doutores).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de fevereiro de 2016 às 16:57
Compartilhar Comente