Enade Unesc

Alunos que se destacaram no Enade recebem bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação na Unesc

Alunos que se destacaram no Enade recebem bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação na Unesc
Entrega das Cartas de Créditos concedidas foi feita nesta quarta-feira (4/3) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc entregou, nesta quarta-feira (4/3), duas Cartas de Crédito de bolsas de 100% em um dos cursos de Pós-Graduação da Instituição para acadêmicas que tiveram desempenho destaque no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2019. As acadêmicas Rafaela Cardoso Constantino, de Engenharia Civil, e Franciele Rabelo, de Biomedicina, receberam das mãos da reitora Luciane Bisognin Ceretta o documento que lhes garante a bolsa integral nos cursos que escolherem em suas determinadas áreas.

O encontro, realizado na Sala de Reuniões da reitoria, marcou o reconhecimento da Universidade pelo destaque dos alunos. Ao fazer a entrega das premiações a reitora da Unesc fez questão de agradecer as alunas, parabeniza-las e colocar a Instituição à disposição para a continuidade de suas jornadas. “Vocês já iniciaram a etapa profissional com um diferencial ao conquistarem esse destaque e tendo a oportunidade de levar os estudos adiante com as bolsas. Queremos que vocês tenham um caminho brilhante lá fora e não temos dúvidas de que isso irá acontecer, no entanto, as queremos aqui perto da Universidade, caminhando lado a lado conosco também”, destacou.

Rafaela, que cola grau em Engenharia Civil e comemora a conquista da graduação neste sábado (7/3), teve nesta quarta-feira mais um momento que, conforme ela, completa dias de muita emoção. Isso porque há menos de um mês Rafaela apresentou um trabalho desenvolvido enquanto acadêmica da Unesc no maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo, o Qualicer, em Castellón, na Espanha. “Tudo isso que está acontecendo é algo que até então eu não imaginava ser possível. São dias de muita realização”, comentou a aluna que pretende seguir a vida acadêmica por meio de um mestrado.

Foram contemplados também com as Cartas de Crédito os alunos Carolina Meinert Vitniski, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Karolain da Silva Batú, de Farmácia; Leandro da Silva Garcia, também de Arquitetura e Urbanismo e Matheus Marquardt do curso de Medicina, sendo duas bolsas de 75% e duas de 50% de desconto nos cursos, respectivamente.

Os ganhadores foram escolhidos através de sorteio entre os acadêmicos que, entre os mais de 900 participantes, tiveram melhor desempenho no Exame. Os acadêmicos que não puderam participar do encontro para entrega oficial do documento poderão retirá-lo na Diretoria de Ensino de Graduação.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de março de 2020 às 19:14
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Unesc sorteia bolsas de especialização e mestrado para acadêmicos bem colocados no Enade

Unesc sorteia bolsas de especialização e mestrado para acadêmicos bem colocados no Enade
Seis estudantes foram contemplados com a premiação (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Com o objetivo de incentivar os acadêmicos da Unesc na preparação e na realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a Universidade realizou a promoção “Quem se prepara, valoriza a sua formação” e sorteou seis bolsas de estudos para especialização e mestrado entre os estudantes classificados com desempenho igual ou superior a 60% da prova. Na tarde desta quarta-feira (5/12), o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, juntamente com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, e coordenadores dos cursos realizaram o sorteio.

Para participar, os acadêmicos que realizaram a prova deveriam entregar o caderno de questões do Enade após às 17h, acertar mais de 60% das questões objetivas e preencher todas as questões discursivas. De acordo com Feldhaus, a ação tem o objetivo de valorizar os acadêmicos que realizaram o Exame. “É um processo importante para eles e para a Universidade. Além disso, isso incentiva eles a continuarem a sua formação acadêmica”, comenta.

Premiações

Para o primeiro prêmio, foram sorteadas duas bolsas de estudos para cada acadêmico. O estudante poderá optar entre uma bolsa de 100% de desconto em um curso de especialização, ou 50% de desconto em um dos mestrados da Unesc.

O segundo prêmio foi de duas bolsas de estudos de 75%  em uma especialização, sendo uma para cada estudante. No terceiro prêmio, a Unesc sorteou duas bolsas de estudo de 50% de desconto em um dos cursos de especialização oferecidos pela Universidade, sendo um para cada estudante.

Confira os contemplados

Entre os cursos que participaram do sorteio, estiveram Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Psicologia, Secretariado Executivo, Design de Moda, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais.

1º Prêmio

- Davi Antônio Baesso Reddig – Direito

- Eduardo Tramontin – Ciências Contábeis

2º Prêmio

- Eduardo da Rocha Daniel – Direito

- Guilherme Ropke Porto Alegre – Ciências Contábeis

3º Prêmio

- Mirian Menegon Macarini – Ciências Contábeis

- Diandra Benedet – Ciências Contábeis

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 05 de dezembro de 2018 às 15:30
Compartilhar Comente

Alunos da Unesc participam do Enade 2018

Mais de 800 acadêmicos da Unesc realizaram neste domingo (25/11) as provas do Exame Nacional de Desempenho - Enade 2018. As provas iniciaram as 13h30, no bloco R da Unesc, onde acadêmicos de outras instituições de ensino superior da região também fizeram o exame. Ao todo foram aproximadamente 1.500 alunos.

A Unesc mobilizou uma grande estrutura para receber os acadêmicos concluintes dos seus cursos, incluindo camisetas, lanches e o apoio dos professores, coordenadores e gestores da universidade, incluindo a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Toretty, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. O Exame iniciou às 13h30 e os participantes tiveram quatro horas para resolver as questões propostas. O acadêmico da última fase de Direito da Unesc, Marcus Caetano, acredita que o exame é muito importante para medir a qualidade do curso. “É um certificado pós-curso, para quem vai ingressar no mercado, mostrando a qualidade da sua formação”, analisa.

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toretti, conta que a expectativa para ao resultado das provas é positiva. “Todos se preparam bastante e o Enade é reflexo de um trabalho de toda a formação acadêmica, desde o início até o final do curso superior”, observa. A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, analisa que a prova, por ser uma avaliação nacional e um requisito de avaliação dos cursos e das instituições, é muito importante sob a ótica da formação universitária. “Como a prova é única em âmbito nacional, a avaliação que os nossos alunos recebem também nos possibilita reconduzir os nossos cursos, nossas matrizes curriculares e o nosso próprio sistema pedagógico do processo de ensino e aprendizagem de modo a ser coerente com o que está posto em nível nacional”, salienta. 

Ao longo do ano, a Unesc realiza o fortalecimento dos conteúdos que fazem parte do Enade. Uma das ações inclui a preparação para as provas. No projeto “Quem se prepara valoriza a sua formação” são realizadas aulas temáticas, produção e interpretação de textos e estudo dos exames anteriores por áreas. Os alunos que participam e obtém aproveitamento acima de 60% na prova concorrem a bolsas de estudo de especialização e mestrado. O Diretor de Ensino da Unesc, Marcelo Feldhaus, explica que o exame tem sido uma ferramenta de aferição da qualidade dos cursos e os resultados divulgados têm colocado os cursos da Unesc em posição muito boa. 

O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Conforme dados do INEP, ligado ao Ministério da Educação, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante, encerrado no último dia 21. A participação na prova e o preenchimento do Questionário são pré-requisitos para a colação de grau dos concluintes habilitados ao Enade 2018. As provas têm quatro horas de duração e 40 questões, sendo 10 itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões de Componente Específico.

Conforme o INEP, nesta edição do Enade estão inscritos mais de 550 mil estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente