Educação Física - Bacharelado

GPEAA inicia quarta edição do Pró Água

GPEAA inicia quarta edição do Pró Água
Projeto de extensão oferece aulas de natação e hidroginásticas para acadêmicos do curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

O GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc, iniciou mais uma edição do projeto Pró Água. O curso trabalha habilidades práticas e conduta nas aulas de natação e hidroginástica para os colegas de graduação do curso. A condução é feita pelo acadêmico, extensionista e bolsista de iniciação científica, Welber Rodrigues, da 6º fase do curso de Educação Física e tem duração de 32 horas práticas nas piscinas da Unesc. O curso contecerá nas terças e quintas-feiras, no período da tarde, das 13h20 às 15h.

De acordo com o coordenador do GPEAA, Luciano Acordi, o Pro Água possibilita aos acadêmicos aprimorarem seus conhecimentos de forma aplicada. “Durante o curso os acadêmicos aprendem lecionando aulas para eles mesmos, de maneira articulada, através de uma metodologia, onde cada aluno se torna o personal trainner de seu colega de maneira cruzada”, comenta. Segundo Acordi, o extensionista tem atualmente a capacidade de realizar a condução o curso, fruto de sua participação em projetos de pesquisa e extensão durante o ano de 2017. 

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2018 às 18:50
Compartilhar Comente

Tigrinhos

Sábado (15/9) foi dia do Criciúma entrar em campo contra o Avaí, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro) e também de garotos dos núcleos de Criciúma e de Timbé do Sul do projeto Tigrinhos, disputarem partidas.

As preliminares ocorreram no gramado sintético do Ginásio Colombo Machado Sales, anexo ao Estádio Heriberto Hulse. Logo após os jogos, os alunos acompanharam o jogo no Majestoso.

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2018 às 10:25
Compartilhar Comente

Unesc no Congresso Mundial de Medicina do Esporte

A Universidade participa, até sábado (15/9) do  35º Congresso Mundial de Medicina do Esporte, realizado no Rio de Janeiro. O médico preceptor da Lamesc (Liga Acadêmica de Medicina do Esporte) da Unesc, Mário Búrigo, representa a Universidade, que está mostrando três estudos desenvolvidos por ele, pelo professor da Unesc Joni Márcio de Farias e por alunos dos cursos de Medicina, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição membros da Lamesc.

Os trabalhos apresentados em forma de banner são: “Relação entre perfil de corredores de rua com a incidência de danos no município de Criciúma – SC”; “Associação entre força, velocidade nas categorias baseadas no futebol” e “Teste funcional de utilização para determinar déficits funcionais em atletas de futebol”.

O evento é realizado pela Fims (Federação Internacional de Medicina do Esporte), fundada em 1928 por médicos de 11 países, logo após a realização dos primeiros Jogos Olímpicos como conhecemos hoje. A Fims é uma associação internacional comprometida com a promoção e o desenvolvimento da Medicina do Esporte em todo o mundo.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de setembro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Abertura da Sipat promove integração e qualidade de vida

Abertura da Sipat promove integração e qualidade de vida
Evento contou com palestra, apresentação do Coral Unesc e dinâmica de ginástica laboral (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) iniciou suas atividades nesta terça-feira (11/9), com integração e uma conversa sobre qualidade de vida, foco e motivação no âmbito de trabalho. A palestra foi ministrada pelo consultor Ari Azambuja e reuniu os colaboradores no Auditório Ruy Hülse.

A Pró-Reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, deu destaque as atividades integrativas e falou sobre a importância da saúde para a qualidade de vida. “Ser saudável vai muito além de fazer exames ou visitar o médico. Ser saudável é viver bem. Para ter qualidade de vida no ambiente de trabalho, precisamos de um esforço em conjunto, onde todos se ajudem e olhem pelo próximo. Devemos contribuir para que nossa Universidade tenha um espaço seguro e agradável para todos colaboradores que cuidam de nossa Instituição”, ressaltou Indianara.

Além da palestra de Azambuja, a abertura do evento contou com a apresentação do Coral Unesc e com uma dinâmica de ginástica laboral, realizada pelo profissional de Educação Física do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc Dafferson da Silva Borba.

Voz do colaborador


No início do ano, durante o planejamento das atividades, os organizadores ouviram os funcionários da Universidade e selecionaram ideias de interesse dos participantes. “Quando questionamos os colaboradores os três itens mais solicitados foram os minicursos, as palestras e as atividades complementares, como orientação nutricional, dicas de autocuidado com a imagem e exposições de melhorias no campus”, explicou o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) Marlon Zilli.

Cultura de paz

Nesta 12ª edição, a confraternização vai contar com um novo formato, deixando de lado a competitividade e focando na cultura de paz. “Queremos promover algo diferente. Vamos trabalhar com os pilares da integração, da união e da cultura de paz”, frisou Marlon.

Cronograma

Nos dias 12 e 13 ocorrerão os minicursos. Já no dia 14, ocorre o encerramento da Sipat, com a palestra "A importância da vitamina D para o trabalhador", com médico nutrólogo, Vitor Benincá, egresso da Unesc.

A Sipat


O evento tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores da instituição sobre a importância da segurança no local de trabalho, evitando acidentes, e promover ações de saúde e qualidade de vida entre os colaboradores. “A Sipat é um momento de alegria, conhecimento e integração. Confiamos que os valores obtidos aqui não serão esquecidos e vão contribuir com o dia a dia do funcionário tanto na Unesc quanto em casa”, afirmou a Médica do Trabalho do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Unesc), Mariana de Oliveira Presado Macarini de Souza.

A 12ª Sipat conta com o patrocínio da Universitário Auto Clean, Blend Bryggeri, The Nose Mustache, Odontologia Unesc, Esthetiq Consultoria em Beleza, Instituto de Idiomas da Unesc, Posto Pellegrin III, Família Rosso Restaurante, Pizzarella, Studio Léo Marquez, Viaggitur Viagens e Turismo e Loja Dedal de Ouro, do Shopping Della. O evento é organizado em parceria com DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc, Bera D'Agua Confecções, Supermercados Lisandra e Giro Impressão Digital.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de setembro de 2018 às 18:15
Compartilhar Comente

Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados realiza Ciência e Sociedade

Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados realiza Ciência e Sociedade
Evento reuniu participantes no Auditório Edson Rodrigues (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc, realizou na tarde de sexta-feira (31/8) o 5º Ciência e Sociedade. O evento, aconteceu no Auditório Edson Rodrigues e teve como objetivo dialogar com os idosos, a fim de apresentar os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo grupo.

Entre os projetos apresentados estiveram o LazerAtivo, que é hidroginástica para portadores de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), o Tartaruga (esportes aquáticos para idosos) e o projeto Golfinho, natação para crianças portadoras de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

De acordo com o professor coordenador do GPEAA, Luciano Acordi da Silva, o evento tem levado educação e bons hábitos aos idosos. “Temos o objetivo de deixar a terceira idade mais saudável, levando ciência a eles e nossos acadêmicos aprendendo na prática como é feito as atividades”, enfatiza.

Dividido em quatro partes, o evento apresentou o GPEAA, o LaPsiCo (Laboratório de Psicofisiologia do Exercício), as pesquisas concluídas e em andamento, e por fim, foi realizado um diálogo com a sociedade, com o assunto “Pesquisas envolvendo os exercícios físicos aquáticos, força muscular e saúde mental”.

Organizado em parceria com o curso de Educação Física, o encontro envolveu participantes dos projetos, membros da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma), do Bairro da Juventude, da Escola Professor Vilson Lalau, e da FME (Fundação Municipal de Esportes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2018 às 15:06
Compartilhar Comente