Educação Física - Bacharelado

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Equipe feminina de handebol Unesc/Urussanga classificada para finais da Liga SC

Equipe feminina de handebol Unesc/Urussanga classificada para finais da Liga SC
Ana Sofia Schuster Mais imagens

Jogos da segunda etapa foram realizados sábado, na Unesc

A equipe de handebol adulto Unesc/Urussanga venceu a segunda etapa da Liga Santa Catarina e está classificada para a final estadual. Cinco equipes jogaram entre si no sábado, no ginásio da Unesc, onde a equipe Unesc/Urussanga venceu as quatro partidas disputadas e parte para as partidas finais, que serão realizadas em Balneário Camboriú, no mês de setembro.

A chave C, realizada em Criciúma foi formada pelas equipes UNESC/Urussanga, TAURA/Criciúma, ADIEE/Floripa, BLACK TRUNK/Floripa e DESTERRO/UFSC/Florianópolis. Nas finais, oito equipes seguem para a série Ouro e outras seis equipes disputarão a Série Bronze da liga SC.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 17 de junho de 2018 às 18:08
Compartilhar Comente

Open de Natação reúne mais de 80 atletas na Unesc

Open de Natação reúne mais de 80 atletas na Unesc
Encontro ocorreu no último sábado e foi provido pelo curso de Educação Física (Foto: Divulgação) Mais imagens

Crianças, adolescentes e adultos das cidades de Araranguá, Turno, Urussanga e Criciúma participaram do Open de Natação do curso de Educação Física. Com o tema “Educando por uma sociedade saudável”, mais de 80 nadadores balançaram as aguas da piscina da Unesc no último sábado.

O evento teve o objetivo de estimular uma vida saudável através da pratica de Natação para pessoas iniciantes na modalidade, como também oportunizar os acadêmicos a aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de educação física na organização e condução do Open de Natação.

Apoiaram o evento as entidades: Sociedade Recreativa Mampituba,  Clube Gremio União, Escola Vilson Lalau, academias Hidronew, , Nadabem e Nadolu e Curso de Educação Física.

O valor das inscrições dos atletas será destinado a subsidiar pesquisas e congressos dos alunos que compõem o GPEAA (Grupo de Pesquisa em exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc, grupo organizador do evento.  Além do valor pago na inscrição, como caráter solidário, cada inscrição também deve ser acompanhada por 1kg de alimento, que será doado para alguma entidade beneficente de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de junho de 2018 às 21:03
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física promove Open de Natação

Curso de Educação Física promove Open de Natação
Encontro ocorre neste sábado na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As águas da piscina da Unesc vão balançar neste sábado (7/6). É o Open de Natação promovido pelo curso de Educação Física da Universidade que inicia às 8h15, e conta com nadadores de Criciúma e região. O encontro é um evento sem fins lucrativos, sendo que o valor das inscrições dos atletas será destinado a subsidiar pesquisas e congressos dos alunos que compõem o GPEAA (Grupo de Pesquisa em exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc.

Além do valor pago na inscrição, como caráter solidário, cada inscrição também deve ser acompanhada por 1kg de alimento, que será doado para alguma entidade beneficente de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 07 de junho de 2018 às 20:39
Compartilhar Comente

Unesc e Afasc atuam juntas na promoção da saúde coletiva de hipertensos

Unesc e Afasc atuam juntas na promoção da saúde coletiva de hipertensos
Atividades ocorrem na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os idosos da Afasc portadores de hipertensão estão recebendo um atendimento gratuito e diferenciado na Unesc. Eles participam de atividades de hidroginástica, por meio do curso de Educação Física da Universidade, especificas para o controle da doença.

O projeto se chama Lazerativo, fundado em 2015, que se destina a oferecer exercícios aquáticos intervalados específicos para ajudar na manutenção da saúde mental e física de pessoas portadoras de hipertensão. Sendo que os primeiros resultados já foram constatados e publicados com o artigo intitulado “Effect of Aquatic Exercise on Mental Health, Functional Autonomy, and Oxidative Dysfunction in Hypertensive Adults”, publicado na Clinical And Experimental Hypertension.

Segundo o professor e pesquisador Luciano Silva, eo programa de exercícios apontou melhorias significativas na saúde mental, bioquímica e física nos hipertensos. “Foi isso que demostrou nosso estudo clinico randomizado. Ele sinalizou que a pratica de exercícios aquáticos intervalados de baixa intensidade em idosos hipertensos reduz os níveis de ansiedade em 60% e concomitantemente melhora a autonomia funcional em 30%, além da flexibilidade que teve uma alta de 71% dos participantes”, ressaltou o pesquisador.

Sobre o projeto

Atualmente são 200 vagas gratuitas oferecidas pela Afasc, em parceria com a Unesc, para a prática de hidroginástica especifica para ajudar no controle e tratamento da hipertensão. Para participar do Lazerativo os hipertensos devem levar atestado médico especifico para pratica de atividades aquáticas. Eles passam por triagem que realiza testes físicos e de saúde mental. As triagens são feitas em períodos específicos, todas as sextas feiras, pelo telefone 3431-4553. A ação é realizada pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), no laboratório de Pscofisiologia do Exercício, localizado nas dependências do curso de Educação Física da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de maio de 2018 às 18:22
Compartilhar Comente

Projeto de extensão da Unesc é compartilhado em congresso Internacional

Projeto de extensão da Unesc é compartilhado em congresso Internacional
Encontro reuniu pesquisadores de todo o Brasil em Curitiba (Foto: Divulgação) Mais imagens

O conhecimento desenvolvido na Unesc foi socializado durante o 7º Congresso Brasileiro e 5º Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, realizado em Curitiba. Os integrantes do projeto Eporte&Vida, alunos dos cursos de Educação Física e Psicologia, apresentaram os resultados de suas ações em prol da inclusão e reabilitação física dos participantes. O Congresso ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril.

A pesquisa intitulada “Resposta de 12 semanas de natação sobre saúde mental em indivíduos prestadores de amputação”, compartilhada no evento, apresentou dados como a redução da ansiedade e melhorias na autoestima.

O professor Luciano Acordi, que orientou a equipe de pesquisa, destacou a importância destes projetos de extensão para a comunidade. “Eles possibilitam a união do ensino e da prática. O apresentado em Curitiba foi totalmente desenvolvido por alunos da graduação. Eles transmitiram o conhecimento adquirido em sala, progrediram na ciência e contribuíram para a melhora na saúde mental dos portadores de deficiência”, destaca.

Saiba mais

O projeto Eporte&Vida é desenvolvido pelo grupo de pesquisa e exercícios aquáticos GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados). A iniciativa, com o apoio do DIDH (Programada de Adversidades, Inclusão e Direitos Humanos), oferece atividades de natação e psicologia integrada, buscando inserir as pessoas com deficiência física no esporte e inclui-la socialmente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de abril de 2018 às 21:47
Compartilhar Comente