Ciências Econômicas

Curso de Ciências Econômicas tem palestra em comemoração ao Dia do Economista

Curso de Ciências Econômicas tem palestra em comemoração ao Dia do Economista
Evento comemorativo foi realizado na noite desta terça-feira (14/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Celebrado oficialmente no dia 13 de agosto, o Dia do Economista foi comemorado de forma especial com os alunos do curso de Ciências Econômicas da Unesc. Nesta terça-feira (14/8) os acadêmicos contaram com uma Aula Inaugural e comemorativa com o tema “Informações Econômicas que são oportunidades pessoais”. O assunto foi levantado pelo economista e administrador Rafael Costa da Silva.

Rafael atua no mercado financeiro desde 1995, tendo exercido todas as funções na área de gestão de recursos. Ele é administrador de carteiras, credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde 2001 com Certificação de Gestores Anbima (CGA), além de ter sido premiado com cinco estrelas pela revista Exame em dezembro de 2017. O palestrante exerce atualmente a função de conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon) na gestão 2017/2019 e é vice-presidente na gestão 2018.

Conforme o profissional, estar entre os acadêmicos falando sobre o assunto é uma oportunidade muito importante, especialmente pelo potencial que Criciúma oferece para trabalhar com a Economia. “A cidade tem um potencial empreendedor muito forte e por isso é sempre um prazer estar aqui e ver o trabalho que a Universidade faz nesse sentido e as oportunidades que o próprio curso abre para os acadêmicos. Diante de tanta necessidade de planejar o futuro e estar preparado para as novas realidades, vejo que o economista é quem tem a caixa de ferramentas ideal para juntar todas as pontas desse jogo”, comentou.

As diversas possibilidades oferecidas aos graduados em Ciências Econômicas também foram assunto levantado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, em sua fala. “O profissional formado nessa área tem muitas áreas de atuação possíveis e exerce um papel fundamental no cenário em que vivemos. Trabalhamos para capacitá-los da melhor forma e nesta noite vivemos um desses momentos de oportunizar um conteúdo diferenciado. Queremos parabenizá-los pelo Dia do Economista, título que vocês logo terão, e hoje trazemos um profissional com muito conteúdo para compartilhar conosco”, salientou.

Homenagem à Unesc

Também presente no evento, o presidente do Corecon, Alexandre Flores, aproveitou a oportunidade para entregar ao pró-reitor, uma placa em homenagem à Unesc pela passagem dos seus 50 anos.

Antecedendo a palestra de Rafael, o presidente fez ainda o uso da palavra para apresentar aos acadêmicos alguns conceitos sobre a função de economista e um levantamento de atividades feitas pelo Conselho Regional em Santa Catarina, além de dar ênfase à conscientização para que os novos profissionais façam seus registros e atuem de forma regular na profissão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de agosto de 2018 às 22:26
Compartilhar Comente

Aula Inaugural aborda principais planos econômicos do Brasil

Aula Inaugural aborda principais planos econômicos do Brasil
Professor doutor João Rogério Sanson foi o palestrante (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os principais planos de estabilização e de desenvolvimento realizados no Brasil, desde Getúlio Vargas até Dilma Rousseff e a relação deles com os ciclos Keynesianos (curto prazo), Solow (médio prazo) e os Schumpeterianos (longo prazo) foram abordados na Aula Inaugural do curso de Ciências Econômicas nesta terça-feira (31/3). O economista, pesquisador e consultor do LabTrans (Laboratório de Transportes e Logística) da UFSC, João Rogério Sanson, foi o palestrante da noite.

Segundo Sanson, que é doutor em Economia pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, no longo prazo, o crescimento do produto brasileiro, em termos per capto, é menor do que o crescimento da Argentina, embora o Brasil apresente uma tendência ascendente de crescimento dessa variável e a Argentina uma tendência descendente. O economista destacou ainda a importância de reverter as expectativas dos agentes econômicos no atual momento para, que dentro de dois ou três anos, a economia brasileira tenha perspectivas positivas de crescimento econômico.  “O ajuste fiscal realizado com corte de gastos e não através do aumento de impostos tem se mostrado mais eficaz para reverter as expectativas dos agentes econômicos”, comenta.

O evento contou com a participação de alunos e professores da Unesc e pessoas da comunidade em geral.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de abril de 2015 às 19:05
Compartilhar Comente

(Des)industrialização da economia catarinense é tema de Aula Inaugural

(Des)industrialização da economia catarinense é tema de Aula Inaugural
Alunos de Ciências Econômicas assistiram palestra hoje (20/8) (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O professor doutor Pablo Felipe Bittencourt, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), esteve na Unesc na noite de hoje (20/8), para a Aula Inaugural do Curso de Ciências Econômicas. A palestra teve como tema “A (Des)industrialização da Economia Catarinense”, e nela, Bittencourt apresentou dados de pesquisas realizadas por ele no Neitec (Núcleo de Economia Industrial e Tecnologia) da UFSC.

Segundo ele, há a desindustrialização positiva ou natural, derivada do processo de desenvolvimento econômico e de um aumento de renda da população – que passa a consumir mais serviços que produtos industrializados – e a negativa, desencadeada por exemplo, em virtude da dificuldade da indústria operar por conta de uma valorização cambial.

Além de estudantes de Ciências Econômicas, acadêmicos de Administração participaram da palestra.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 20 de agosto de 2013 às 21:20
Compartilhar Comente