Ciências Econômicas

Cocriadora, Unesc participa da abertura da Expomais

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 17:02
Compartilhar Comente

Transformações no trabalho em Santa Catarina são tema de conferência na Unesc

Transformações no trabalho em Santa Catarina são tema de conferência na Unesc
Encontro de Economia Catarinense foi encerrado na noite desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi/ Mayara Cardoso) Mais imagens

Os debates sobre as “Transformações no Mundo do Trabalho em Santa Catarina” deram o tom no 13º Encontro de Economia Catarinense. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de maio na Unesc, foi encerrado na noite desta sexta-feira com atividade no Auditório Edson Rodrigues com apresentações ministradas pelos professores Thiago Fabris, João Henrique Zanelatto e Débora de Almeida.

Ao longo do dia, o evento contou ainda com a participação do professor doutor José Álvaro de Lima Cardoso, responsável pelo escritório do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Na manhã desta sexta-feira ele passou informações sobre a conjuntura econômica do país, a partir das análises do Dieese, e dialogou com os presentes sobre as possibilidades para o Estado. A conferência teve a coordenação da pesquisadora membro da Apec (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt.

Segundo Cardoso, o cenário catarinense deve ser compreendido na moldura social e econômica nacional. “A conjuntura nacional influencia decisivamente o quadro estadual. Santa Catarina é pouco mais que 1% do território brasileiro, 4% do PIB (Produto Interno Bruto) e 3% da população. Considerando isso, uma abordagem nacional dos problemas contempla também as questões catarinenses”, afirma o representante do Dieese. “Estamos atravessando uma crise grave e não temos certeza de qual cenário teremos futuramente. Mas em períodos como este temos várias possibilidades. A análise é realista, mas as ações têm que ser otimistas para enfrentarmos um mundo de desafios”, complementa.

O Encontro de Economia Catarinense é realizado pela Apec, em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e o curso de Ciências Econômicas da Unesc, que em 2019 completa 20 anos de história.

De quinta a sexta-feira o evento contou com três conferências e 20 mesas-redondas com a apresentação de mais de 100 trabalhos, além do lançamento do livro e da última edição da Revista Catarinense de Economia (RCE).

Revista Catarinense de Economia

Durante o evento da manhã desta sexta-feira, o professor doutor da UFSC, Sílvio Cario, apresentou a última edição da Revista Catarinense de Economia. Segundo ele, a decisão editorial foi de direcionar parte da publicação para artigos sobre a economia catarinense e parte para a nacional. “Procuramos diversificar os autores e assuntos para termos um panorama maior da economia estadual e nacional”.

“Planejamento, desenvolvimento e os gastos em educação em Santa Catarina; “Problemas ambientais decorrentes de estações de tratamento de esgoto em Santa Catarina” e “Expectativas dos agentes e efeitos das políticas monetárias e fiscais críveis nos índices setoriais da bolsa de valores brasileira” estão entre os assuntos abordados na primeira edição de 2019 da Revista.


Milena Nandi / Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Atualizada às 23h40

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de maio de 2019 às 12:25
Compartilhar Comente

Transformações no mundo do trabalho em debate na Unesc

Transformações no mundo do trabalho em debate na Unesc
Professor doutor da Unicamp, José Dari Krein, fará a palestra de abertura do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc será palco, nos dias 9 e 10 de maio, do 13º Encontro de Economia Catarinense, que reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais de economia e áreas afins para debater assuntos em torno do tema “Transformações no Mundo do Trabalho”. O evento será realizado pela Apec (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc) e o curso de Ciências Econômicas da Universidade, que em 2019 completa 20 anos de história.

A abertura oficial do Encontro ocorrerá no dia 9 de maio, às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, com a conferência “Transformações no Mundo do Trabalho”, com o professor doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), José Dari Krein. Os trabalhos desta conferência serão coordenados pelo professor doutor Alcides Goularti Filho, representante da Apec.

O coordenador da 13ª edição do Encontro, professor da Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, explica que o tema do Encontro leva em consideração o cenário nacional, com 13 milhões de desempregados, sendo destes, 4 milhões de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego, por diversos fatores). “As mudanças na legislação trabalhista iniciaram em 2017 e estamos passando por um período de muitas alterações. Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência, todas essas discussões estão alterando o cenário. Por isso o evento vai tratar das transformações do trabalho em âmbito nacional, estadual e local (Criciúma) e também fazendo a ligação de como um fato em nível de Brasil pode atingir o cenário local”, afirma.

Esta é a segunda vez que a Universidade sedia um Encontro de Economia Catarinense. Segundo Estevam, o evento tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e estudantes de Economia e áreas afins como Administração, Ciências Contábeis, Sociologia, História, entre outras para apresentar os estudos desenvolvidos no Estado e realizar uma troca de informações e experiências entre os participantes, além de estreitar laços entre as instituições presentes.

O Encontro contará com três conferências e 20 mesas-redondas com a apresentação de mais de 100 trabalhos, além do lançamento do livro e da última edição da Revista Catarinense de Economia (RCE). Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de maio pelo endereço (clique aqui).

Áreas temáticas

Ao longo de dois dias, os trabalhos girarão em torno de dez áreas temáticas: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental; Gestão e economia do setor público; Demografia, espaço e mercado de trabalho; História econômica e social; Economia industrial, da ciência, tecnologia e inovação; Desenvolvimento social, economia solidária e políticas públicas; Desenvolvimento regional e urbano; Desenvolvimento rural e agricultura familiar; Economia e política internacional; e Temas especiais.

Assuntos como previdência social, impactos do programa Bolsa Família sobre indicadores de desigualdade e pobreza, sistema nacional de inovação, agricultura e pecuária, Prodec (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense), descentralização administrativa e financeira dos municípios catarinenses e participação feminina no desenvolvimento rural serão debatidos.

O evento terá a apresentação de vários trabalhos e estudos produzidos nas diversas universidades e organizações de pesquisa de Santa Catarina. Os temas serão abordados por professores e pesquisadores de instituições como Unesc, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Apec, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Cepa (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – ligado à Epagri), FURB (Universidade Regional de Blumenau), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Lançamento de livro

A programação do Encontro de Economia Catarinense contará ainda com o lançamento do livro “Características Econômicas e Sociais de Santa Catarina no Limiar do Século XXI”, da Ediunesc (Editora Unesc). A obra tem como organizador principal o professor doutor da UFSC, Silvio Cário, e conta com os organizadores José Nicolau, Luiz de Carvalho Júnior e Norton Flores Boppré. O lançamento ocorrerá às 19 horas no Auditório Ruy Hülse.

A obra está dividida em 14 capítulos, em que faz uma radiografia socioeconômica de Santa Catarina, com informações sobre a primeira década e meia dos anos 2000. O livro é resultado de pesquisas realizadas por professores da UFSC (Economia, Relações Internacionais e Arquitetura), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento do Governo de Santa Catarina, com informações atuais do senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017 e de outros dados.

O objetivo do trabalho é colaborar com o pensar sobre o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. O recurso para publicação foi da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina).

Confira a programação do Encontro de Economia Catarinense

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de maio de 2019 às 10:49
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Econômicas da Unesc recebe palestra de Carlos Groehs Chaves

Curso de Ciências Econômicas da Unesc recebe palestra de Carlos Groehs Chaves
Ex-profissional de gerenciamento da Microsoft abordou o tema “Processo de Tentativa e Erro” (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Dividindo sua imensa bagagem de conhecimento, esteve na Unesc, nesta quarta-feira (5/9), o ex-profissional de gerenciamento da Microsoft, fundador da Seival Systems e da Seival Investimentos, CTA (Commodity Trading Advisor) e membro da National Futures Association nos Estados Unidos, Carlos Groehs Chaves. O profissional tratou sobre o tema “Processo de Tentativa e Erro” em palestra proferida no Auditório Edson Rodrigues por meio de uma promoção do curso de Ciências Econômicas da Unesc.

O vice-reitor Daniel Preve acompanhou o evento e agradeceu a presença de Carlos por compartilhar alguns dos seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória profissional. “É muito importante que nós estejamos em contato com novas expertises do mercado de trabalho, principalmente na área econômica. Esse evento representa que, mais uma vez, o curso de Economia está se colocando a frente do seu tempo e em destaque na Universidade”, afirmou.

Entre as lições repassadas pelo visitante, esteve o destaque para as oportunidades postas em todo lugar. “Fico muito feliz de falar para um grupo que pode mudar o mundo. Vocês podem fazer a diferença, porque hoje, seja em Nova York, São Paulo ou Criciúma, é possível mudar mesmo”, destacou.

Para Chaves, é essencial que os jovens tenham em mente o significado do erro. “Tudo é um processo de tentativa e erro. Foi por isso que defini o nome da palestra. A vida nada mais é do que esse processo. Os erros vão acontecer e eles são sempre significado de informação. Não tenham medo de errar. Nossa cultura tem o problema de treinar crianças e jovens para não errar e no mundo real isso vai acontecer sim. O que precisamos é administrar o tamanho do erro”, salientou.

O evento contou com a participação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris e o coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Amauri de Souza Porto Júnior.

O palestrante

Carlos Groehs Chaves é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing pela PUC-RS, gestor credenciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), assessor de negociação de commodities e membro da Associação Nacional de Futuros dos Estados Unidos.

O profissional tem como bagagem à atuação em empresas pioneiras nos mercados da tecnologia e finanças. Na Microsoft Corporation, trabalhou como profissional de gerenciamento responsável pela região Sul do Brasil, desenvolvendo e comercializando soluções Microsoft por meio da rede de parceiros estratégicos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de setembro de 2018 às 23:20
Compartilhar Comente

Ciências Econômicas debate inserção dos migrantes informais no mercado de trabalho

Ciências Econômicas debate inserção dos migrantes informais no mercado de trabalho
Palestra abordará como setores se beneficiam desta realidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Globalização, Migrações Contemporâneas e Trabalho Decente” serão debatidos terça-feira (22/9) em evento aberto ao público, às 19h30, na Associação Unesc. O curso de Ciências Econômicas da Universidade traz a professora doutora em Sociologia Política (UFSC) Caroline da Graça Jacques para discutir o processo de globalização nos países em desenvolvimento e debater a importância da ampliação da regulação social do trabalho.

A tese de doutorado de Carolina fala sobre as condições de trabalho no setor têxtil e de confecções no Brasil e em Portugal e ela já realizou palestras sobre a temática em países da Europa, América do Norte e Ásia. Pesquisadora na área de globalização, cadeias produtivas globais e direitos fundamentais dos trabalhadores, durante o debate na Unesc, abordará também como os setores se beneficiam dos fluxos migratórios atuais para explorar a mão de obra estrangeira e porque grandes marcas internacionais do mundo fashion tem sido associadas a esse fenômeno.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2015 às 21:10
Compartilhar Comente