Ciências Econômicas

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria
Novos alunos vêm de Angola, Uruguai, Espanha e França (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todos os semestres, a Unesc recebe estudantes de outros países que vêm para passar um período de seis meses a um ano ou mesmo para fazer um curso superior ou de pós completos. Neste segundo semestre, a Universidade recebeu sete estudantes de Angola, Uruguai, Espanha e França, que nesta sexta-feira (9/9), receberam as boas-vindas da Reitoria da Universidade. Hoje a Instituição possui mais de 150 alunos estrangeiros.

“Estou aqui também para aprender a falar Português. Por enquanto estou escrevendo melhor que falando. Nas aulas, os colegas me ajudam e os professores falam mais devagar para que eu acompanhe”, contou o francês Joseph Rouchier, aluno da Universidade de Rennes 1, que veio para o Brasil fazer parte da graduação em Ciências Econômicas na Unesc. Além dele, também farão intercâmbio na Universidade, o espanhol Felipe Alvarez Fernandez, da Universidade Carlos III de Madri (curso de Administração) e os angolanos José Fortuna da Silva e José Augusto Chamolehã, que fazem disciplina isolada no Mestrado em Ciências da Saúde.

Já a angolana Jaira Patrícia Francisco Simões, é caloura do curso de Administração e o seu conterrâneo Celestino Honeido Simão Cumba, de Engenharia Civil. Do Uruguai, Ramiro Doyenart Ferreira veio para a Unesc estudar no curso de Educação Física.

“Queremos desejar sucesso e dizer que estamos à disposição para o que vocês precisarem. Sabemos o quanto é difícil deixar a casa, a família, os amigos e vir morar em outro país. Mas essa atitude vai agregar muito para a vida acadêmica, pessoal e profissional de vocês. E os alunos brasileiros e os professores também ganham com a vinda de vocês. A troca de conhecimento e o contato com outras culturas é muito positivo. Todos ganham com essa dimensão multicultural da Universidade”, afirmou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Também recepcionaram os estudantes estrangeiros a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, e o coordenador da Coordenaria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior
Acadêmicas Ana Paula Isoppo e Marina Cerávolo contam um pouco de suas experiências Mais imagens

Conhecer novas culturas, vivenciar experiências, valorizar o currículo ou até se familiarizar com uma nova língua. Motivos para fazer um intercâmbio não faltam, principalmente durante a vida acadêmico. Na Unesc, programas como o Mobilidade Acadêmica, proporcionam ao aluno a chance para agregar estas experiências ao currículo. Oportunidades que foram abraçadas pelas estudantes Ana Paula Isoppo e Marina Köche Nunes Cerávolo.

Amigos portugueses, italianos, espanhóis, britânicos...

Aluna de Direito, Ana Paula sempre teve o desejo de fazer intercâmbio. E, em janeiro 2014, viajou para a Universidade de Coimbra, em Portugal, buscando adquirir experiências, enriquecimento pessoal e profissional. “São inúmeras as boas experiências e conhecimentos adquiridos durante a viagem. O conhecimento acumulado nesta troca cultural é impressionante. Morei em residência com oito estudantes italianos e espanhóis, além de ainda fazer vários amigos britânicos, as circunstâncias me fizeram aprender um pouco mais outras línguas e o que aprendi no curso de Direito foi bem interessante, pois estudar outro ordenamento jurídico enriqueceu a minha formação”, contou a acadêmica.

Para Ana Paula, o intercâmbio, além das experiências, gerou um processo de amadurecimento, uma vez que é necessário enfrentar muitos desafios longe dos familiares e encarar a adaptação com o desconhecido.

Com as crianças no Hospital!

Já Marina, aluna de Medicina, está realizando seu intercâmbio no Hospital Garcia de Orta, em Portugal, e, como Ana Paula, sempre desejou estudar fora do pais. “Sempre foi um desejo. Quando descobri que teria a oportunidade na décima fase, comecei a me preparar e correr atrás dos documentos para conseguir”, contou. 

Durante a viagem, Marina está se atualizando e adquirindo novas experiências, dentro e fora da sua área de estudo. “Aqui no hospital, todas as manhãs, tem reunião com todos os pediatras da instituição para discutir os casos das crianças. Além disso, estou fazendo novas amizades, conhecendo outras culturas, novas culinárias, aprendendo um pouco mais desta nova língua e aprendendo um pouco mais sobre a história do Brasil com Portugal”, destacou a acadêmica.

Têm oportunidades abertas

Como as acadêmicas Ana e Marina, quem sempre sonhou em vivenciar o intercâmbio, tem a oportunidade. A Unesc oferece diversos programas que possibilitam ao aluno sonhar mais alto em sua experiência acadêmica. No momento, a Universidade está com inscrições abertas para os cursos de Artes Visuais, Psicologia, Pedagogia, Direito, Ciências Econômicas e Engenharia Mecânica – são duas vagas cada. Para realizar a inscrição, o acadêmico deve estar cursando a segunda fase ou superior do seu curso e passar pelo processo seletivo, que é feito pelas médias gerais no histórico do acadêmico. As inscrições para o processo são realizadas na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante.


Direito

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Universidade de Coimbra (Portugal)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Artes Visuais 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Jan Evangelista Purkyne University (República Checa) 
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Pedagogia 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Psicologia

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Engenharia Mecânica

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Management Center Innsbruck (Tyrol Österreich - Áustria)
Período: 1º ou 2º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Ciências Econômicas 

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Université de Rennes 1 (França)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Mais informações pelo e-mail iro@unesc.net e telefone 3431.2660

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de agosto de 2016 às 11:23
Compartilhar Comente