Ciências Econômicas

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira
Evento será 100% virtual e terá transmissão em Youtube.com/unesctv Mais imagens

Os últimos meses estão sendo marcados pelo protagonismo estudantil na Unesc. Após a Jornada Integrada da Saúde, a Semana Integrada da Educação e a Jornada Acadêmica de Tecnologia, é a vez da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas. Olhando para as transformações do mundo e seu futuro, o evento 100% virtual terá a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos”. Com transmissão ao vivo em Youtube.com/unesctv, a programação inicia na segunda-feira (27/7) e se estende até sexta-feira (31/7).

Presidente da comissão organizadora e acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado enfatiza o engajamento dos estudantes envolvidos com a programação, e conta que o objetivo é preparar conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Abrindo a Jornada, a programação para segunda-feira dá ênfase na área do Direito e percepções em tempos de pandemia. Iniciando o evento, o juiz do trabalho Ricardo Jahn aborda “A justiça do trabalho seguro em tempo de pandemia”, a partir das 9 horas. Às 20 horas, o administrador e advogado Agenor Daufenbach Júnior ministra a palestra “Gestão privada em tempos de pandemia”. Concluindo o primeiro dia, é a vez do coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior falar sobre “Gestão pública em tempo de pandemia”.

No segundo dia, terça-feira (28/7), o assunto “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam? ” será apresentado pelo Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donini, a partir das 19h30. Em seguida, Leandro Beninca, profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, traz a palestra “PF e Microempreendedores: orientações financeiras durante e pós Covid-19”. O evento ocorre a partir das 21 horas.

Na quarta-feira (29/7), a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil, fala sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios.

Ainda entre as confirmações do dia está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 09:58
Compartilhar Comente

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Edmar buscou na Unesc as possibilidades para ganhar o mundo

Edmar buscou na Unesc as possibilidades para ganhar o mundo
Solenidade desta sexta-feira (9/2) encerrou os três dias de colações de grau especiais (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Edmar entrou na Unesc em busca de novos horizontes e nesta sexta-feira (9/2) ganhou um mundo de novas possibilidades. Ele e mais 61 acadêmicos da Universidade completaram a graduação, celebrada no auditório Ruy Hülse em uma cerimônia de grau especial.

Sempre sonhando em ir além das fronteiras, Edmar da Silva de Oliveiro foi o primeiro da noite a receber seu canudo. Ele começou a trabalhar e ter contato com a área de Comercio Exterior ainda na adolescência. Ali, percebeu que poderia alcançar voos mais altos. “Além do trabalho de exportação e importação, que me levaria a outros países, sempre gostei de viajar e acreditei desde o início que o curso abriria estas portas para mim”, contou.

Após muito estudo e dedicação, hoje o formando reafirmou sua certeza na graduação que escolheu. “Estou muito feliz, parecia que nunca chegaria este dia. Agora quero segui na carreira e continuar estudando”, afirmou.

Possibilidades dentro da Universidade

Mesmo após receber o canudo, Edmar e os formandos em Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, História, Matemática, Odontologia, Psicologia, Secretariado executivo, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais, que colaram grau na noite desta sexta-feira (9/2), podem continuar e crescendo dentro da Unesc.

A Pós-Graduação da Universidade oferece 38 opções de especialização, sete mestrados e duas linhas de doutorados. Além de uma diversidade de capacitações ao longo do semestre.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de fevereiro de 2018 às 20:56
Compartilhar Comente

Ciências Econômicas debate sobre a perspectiva da economia para 2016

Ciências Econômicas debate sobre a perspectiva da economia para 2016
Professores Thiago Fabris e Sandro Grisa ministram palestra nesta sexta-feira Mais imagens

A “Conjuntura da Economia Brasileira: Perspectiva para 2016” será o tema da palestra que o curso de Ciências Econômicas vai realizar nesta sexta-feira (16/10). Os professores Thiago Rocha Fabris e Sandro Eduardo Grisa vão debater sobre a situação da economia do país para os próximos anos. O evento ocorre a partir das 19h30, na AUnesc (Associação de Professores e Funcionários da Unesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de outubro de 2015 às 16:21
Compartilhar Comente