Ciências Econômicas

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais
Ingressantes nos cursos noturnos da Unesc tiveram seus primeiros contatos com as salas de aula (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após a especial Recepção aos Calouros, realizada na terça-feira (30/7) ao longo de todo o dia na Unesc, nesta quarta-feira (31/7) foi a vez de os novos acadêmicos terem seus primeiros contatos com as salas de aula. Recepcionados por monitores em todo o campus, os alunos foram encaminhados para as Aulas Inaugurais de seus cursos e puderam conhecer melhor coordenadores, professores e membros dos Centros Acadêmicos e Atléticas.

Os alunos da área de Licenciatura foram recebidos no Auditório Ruy Hülse e posteriormente conduzidos a outros locais do campus para conhecerem os principais espaços utilizados por cada um dos cursos de forma separada.

Já o encontro dos acadêmicos de Administração e Administração com ênfase em Comércio Exterior foi realizado Bloco R1, assim como os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. No Bloco R2 foram recepcionados os calouros de Ciências da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

O primeiro encontro em sala de aula para os alunos de Ciências Econômicas aconteceu no Bloco XXI, da mesma forma que os estudantes dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos. Quem optou por Educação Física já conheceu de perto o Complexo Esportivo e teve a oportunidade de estar nas suas salas de aula.

A turma que iniciou nesta quarta-feira a trajetória na graduação de Ciências Contábeis foi recebida no Bloco do Estudante, no Centro de Práticas Contábeis e aqueles que ingressaram no curso de Design de Moda tiveram seu primeiro encontro oficial na estrutura do Senai.

Nesta quinta-feira (1º/8) os acadêmicos das demais fases também voltam à Universidade e iniciam, de forma oficial, o semestre letivo.

Uma tarde de boas-vindas 

No período da tarde, os mais de quarenta calouros de Medicina foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse, pela coordenadora, Maria Inês da Rosa, e professores do curso. Eles conheceram a Universidade, os diferenciais do curso e o que encontrarão nos próximos cinco anos.

Na sala 101 do Bloco R1 os novos estudantes de Biomedicina também foram recepcionados à Universidade. O coordenador do curso, Emanuel de Souza, compartilhou ideias sobre o campo de atuação dos profissionais da área e as oportunidades de iniciação científica na Instituição. Souza esteve acompanhado pelos professores da graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 21:30
Compartilhar Comente

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional
Parceria terá atuação de dois anos e poderá ser expandida (Foto: arquivo) Mais imagens

Um convênio entre Unesc e Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) abrirá o mercado internacional às empresas do Sul de Santa Catarina. A parceria, pioneira na região, montará um núcleo operacional na Universidade, onde iniciativas com potencial de exportação terão a oportunidade de elevar suas ações a um novo patamar, com acompanhamento gratuito. A meta do trabalho em conjunto é inserir cem empresas no mercado internacional.

O idealizador da aproximação, professor mestre Júlio Cesar Zilli, conta que a iniciativa funcionará com a atuação de uma equipe de extensionistas, formada principalmente por egressos e acadêmicos dos cursos de graduação em Administração-Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, Pós-Graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. “A Universidade disponibilizará a expertise presente em seu campus e sua estrutura. A Apex contribuirá com o investimento e sua metodologia de destaque em todo o mundo. A expectativa é que em agosto o serviço já esteja em atuação”, explica.

Concretizada no fim de 2018, a parceria vem sendo estudada desde 2015 e se coloca na categoria Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), voltada a associações e universidades. A possibilidade foi pensada e estruturada dentro do Genint (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais), liderado por Zilli.

Inserção internacional

O projeto, com um maior foco em micro e pequenas empresas, atuará de forma colaborativa e imersiva na região. Zilli explica que o objetivo é ir até o mercado, para estudá-lo e reconhecer o potencial exportador. “Para se fazer presente de forma competitiva no cenário internacional as empresas necessitam ter uma gestão inovadora e um produto competitivo, não necessariamente em grande quantidade. Se você produz é capaz de exportar. Será uma inserção no mercado da região, com a atuação de até três meses da equipe dentro da empresa. Assim será possível entender demandas e explorar as potencialidades presentes”, esclarece.

O professor também destaca o impacto positivo que a aproximação pode trazer para o Sul de Santa Catarina. Segundo ele, as portas da Universidade irão se abrir para novas parcerias e inovações. “Além do auxílio do projeto, a empresa viverá o campus da Universidade, um espaço rico de conhecimento. O impacto também será sentido com o crescimento da região, movimentação de mercado e por consequência a geração de empregos”, afirma.

Após o lançamento oficial, canais de comunicação serão disponibilizados para que empresas interessadas façam contatos. O convênio com a Apex Brasil terá a duração de dois anos com possibilidade de renovação.

Primeira experiência

Após a concretização do convênio, um edital de seleção para a equipe do núcleo foi aberto. Agora, na próxima terça-feira (30/7), os extensionistas selecionados terão o primeiro contato com a metodologia da Apex. Eles passarão por um treinamento, no campus da Universidade, com profissionais do Programa de Qualificação para Exportação. O professor mestre Júlio Cesar Zilli coordenará as ações da parceria na região.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de julho de 2019 às 08:29
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Econômicas: preparação para encarar todas as batalhas financeiras

Curso de Ciências Econômicas: preparação para encarar todas as batalhas financeiras
Graduação se adapta as necessidades do mercado e oferece todas as ferramentas para que o novo profissional encontre as melhores soluções técnicas Mais imagens

Com histórico conservador no que diz respeito a investimentos, os brasileiros, nos últimos anos, estão tomando gosto pelos assuntos econômicos. Conversar sobre aplicações, tema que outrora poderia ser apenas para especialistas ou grandes empresários, já é comum entre os jovens e adultos. Um dado apresentado pelo site Infomoney mostra, por exemplo, que o número de investidores Pessoa Física na Bolsa de Valores praticamente dobrou nos últimos dez anos, passando de 552 mil para 1 milhão de 2009 para 2019, o que comprova a ascensão do tema. Diante da realidade, o curso de Ciências Econômicas da Unesc é grande aliado para quem quer dominar o assunto e estar preparado para atuar nas mais diversas facetas da área financeira.

Definida pelo coordenador do curso, Amauri de Souza Porto Júnior, como heterogênea, a graduação em Ciências Econômicas está atraindo principalmente jovens que saem do Ensino Médio dispostos a se tornarem experts no assunto, garantindo o melhor destino e, principalmente, o melhor resultado para o dinheiro. “Temos um curso muito amplo, abrangente. Preparamos o acadêmico para realizar análises de relações econômicas, estudo de conjunturas, desempenhando, por exemplo, papel fundamental em decisões de empresas diante de informações sobre como determinado fator pode afetá-la na atualidade e no futuro”, salienta.

Ao longo da graduação, o aluno tem contato com noções básicas de Direito e Contabilidade, porém disciplinas relacionadas ao mercado financeiro e, mais especificamente, ao mercado de capitais, conforme Amauri, estão entre os focos principais e a tendência é de que estejam cada vez mais presentes nas salas de aulas. “Nós identificamos uma grande oportunidade para os próximos anos para o desenvolvimento do mercado do Brasil e, de olho nisso, já estamos adaptando o curso”, destaca.

A carreira profissional daquele que é graduado em Ciências Econômicas, de acordo com Amauri, abrange desde a operação de forma autônoma até aqueles profissionais que trabalham com recursos de terceiros. “A porta de entrada seria como Agente Autônomo de Investimento, o que, com o curso, o aluno consegue tranquilamente ser aprovado para a função para se tornar profissional, e além disso, na medida que adquire experiência no mercado de trabalho, pode evoluir para algo mais sofisticado como gestor e administrador de um fundo de investimento por exemplo”, completa.          

Além da teoria

Com 20 anos de história, o curso que forma economistas também prima pelo lado humano destes profissionais. Ao aliar teoria e prática, a Universidade proporciona aos acadêmicos a possibilidade de participação em projetos de Extensão. De acordo com o coordenador, entre os trabalhos mais tradicionais está projeto de Economia Solidária. “O foco é a inserção no mercado. Muitas vezes alguém está produzindo algo, mas não consegue fazer com que chegue no mercado. A própria feira realizada semanalmente na Universidade é um exemplo desse projeto. Ele foi se expandindo e já colaborou com muitas pessoas.

Incentivo à produção acadêmica

Entre as peculiaridades do curso de Ciências Econômicas está a presença de professores doutores que também atuam no PPGDS (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico) da Unesc. A presença e o incentivo dos docentes, conforme Amauri, oferece um olhar especial aos acadêmicos. “Temos publicações de alto nível em periódicos nacional e até internacionais, o que também é possibilitado por essa inserção na academia. Mesmo sendo considerado novo, o PPGDS é excelente e essa ligação acaba sendo um grande diferencial”, pontua.

A abertura para a participação em projetos extracurriculares, de acordo com o coordenador, é ampla e constante. “Sempre temos alunos bolsistas em projetos de extensão, pesquisa e iniciação científica. São diversos caminhos que podem ser trilhados dentro do próprio curso e da Universidade”, completa.

Dentro do ambiente acadêmico ainda é possível desbravar outros universos apresentados também por meio da participação em eventos regionais, estaduais ou nacionais. Ainda em 2019, por exemplo, a Unesc sediou o 13º Encontro de Economia Catarinense. O evento anualmente reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de economia e áreas afins para debater assuntos variados e neste ano contou com discussões em torno do tema "Transformações no Mundo do Trabalho".

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de julho de 2019 às 19:30
Compartilhar Comente

Segunda-feira de conquistas na Unesc

Segunda-feira de conquistas na Unesc
Noite foi de Colação de Grau especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta segunda-feira (22/7) esteve longe de ser uma noite comum para as pessoas que lotaram o Auditório Ruy Hülse, na Unesc. Eles participaram e prestigiaram da Colação de Grau de 70 graduandos, divididos entre os cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Recursos Humanos e Tecnologia em Segurança no Trânsito.

Devidamente vestidos para a formatura, as estrelas da noite, os formandos, não escondiam os sorrisos de quem realizava um sonho e encerrava um ciclo. Na plateia, olhares também brilhantes de pais, amigos e familiares orgulhosos pela conquista do ente querido.

Entre aqueles que aplaudiram e se encheram de emoção ao acompanhar a cerimônia, conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, esteve a senhora Iraci Bom Patrício, vestindo seu melhor só sorriso de avó orgulhosa. Iraci e o marido vieram de Turvo para acompanhar a formatura do neto Ricardo Sartor Patrício que, que não ouçam os outros sete netos, ela diz ser o preferido dos avós. “É muito emocionante, imagina. Ele está terminando hoje a faculdade de Administração e já disse que quer começar outra no próximo ano”, anunciou a avó radiante.

Nesta terça, quinta e sexta-feira (23,25 e 26) o Auditório será palco de novas realizações de sonhos nas Colações de Grau especiais na Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de julho de 2019 às 21:19
Compartilhar Comente