Ciências Econômicas

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Econômicas da Unesc recebe palestra de Carlos Groehs Chaves

Curso de Ciências Econômicas da Unesc recebe palestra de Carlos Groehs Chaves
Ex-profissional de gerenciamento da Microsoft abordou o tema “Processo de Tentativa e Erro” (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Dividindo sua imensa bagagem de conhecimento, esteve na Unesc, nesta quarta-feira (5/9), o ex-profissional de gerenciamento da Microsoft, fundador da Seival Systems e da Seival Investimentos, CTA (Commodity Trading Advisor) e membro da National Futures Association nos Estados Unidos, Carlos Groehs Chaves. O profissional tratou sobre o tema “Processo de Tentativa e Erro” em palestra proferida no Auditório Edson Rodrigues por meio de uma promoção do curso de Ciências Econômicas da Unesc.

O vice-reitor Daniel Preve acompanhou o evento e agradeceu a presença de Carlos por compartilhar alguns dos seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória profissional. “É muito importante que nós estejamos em contato com novas expertises do mercado de trabalho, principalmente na área econômica. Esse evento representa que, mais uma vez, o curso de Economia está se colocando a frente do seu tempo e em destaque na Universidade”, afirmou.

Entre as lições repassadas pelo visitante, esteve o destaque para as oportunidades postas em todo lugar. “Fico muito feliz de falar para um grupo que pode mudar o mundo. Vocês podem fazer a diferença, porque hoje, seja em Nova York, São Paulo ou Criciúma, é possível mudar mesmo”, destacou.

Para Chaves, é essencial que os jovens tenham em mente o significado do erro. “Tudo é um processo de tentativa e erro. Foi por isso que defini o nome da palestra. A vida nada mais é do que esse processo. Os erros vão acontecer e eles são sempre significado de informação. Não tenham medo de errar. Nossa cultura tem o problema de treinar crianças e jovens para não errar e no mundo real isso vai acontecer sim. O que precisamos é administrar o tamanho do erro”, salientou.

O evento contou com a participação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris e o coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Amauri de Souza Porto Júnior.

O palestrante

Carlos Groehs Chaves é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing pela PUC-RS, gestor credenciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), assessor de negociação de commodities e membro da Associação Nacional de Futuros dos Estados Unidos.

O profissional tem como bagagem à atuação em empresas pioneiras nos mercados da tecnologia e finanças. Na Microsoft Corporation, trabalhou como profissional de gerenciamento responsável pela região Sul do Brasil, desenvolvendo e comercializando soluções Microsoft por meio da rede de parceiros estratégicos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de setembro de 2018 às 23:20
Compartilhar Comente

Unesc recebe fundador da Seival Investimentos para palestra

Unesc recebe fundador da Seival Investimentos para palestra
Evento do curso de Ciências Econômicas é aberta ao público em geral (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe nesta quarta-feira (5/9), o fundador da Seival Investimentos, de Porto Alegre, Carlos Groehs Chaves, para a palestra “Processo de Tentativa e Erro”. O evento ocorre às 19h30 no Auditório Edson Rodrigues e é aberto ao público em geral. A iniciativa é do curso de Ciências Econômicas da Universidade.

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela PUC-RS, Chaves é gestor credenciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), assessor de negociação de commodities e membro da Associação Nacional de Futuros dos Estados Unidos.

Entre maio de 1988 e setembro de 2001, ele atuou em empresas pioneiras nos mercados da tecnologia e finanças. Na Microsoft Corporation, trabalhou como profissional de gerenciamento responsável pelo Sul do Brasil, desenvolvendo e comercializando soluções Microsoft por meio da rede de parceiros estratégicos.

Fundou e trabalhou com equipes startup para empresas de software e tecnologia, bem como empresas da Fortune 500, entre elas subsidiária brasileira da Philips, N.V., como gerente de contas estratégicas em sua divisão de iluminação. Atuou também, como co-fundador e CEO no ClickInvest (um site de e-finanças) e como diretor comercial na Vesta Technologies, uma empresa de desenvolvimento de software para e-business. Depois de fundar, em 2001, a Seival Systems, empresa focada no desenvolvimento e pesquisa de modelos quantitativos para investimentos em mercados de capital globais, Carlos co-fundou, em 2007, a Seival Investimentos, uma gestora de recursos independente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de setembro de 2018 às 17:05
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Econômicas tem palestra em comemoração ao Dia do Economista

Curso de Ciências Econômicas tem palestra em comemoração ao Dia do Economista
Evento comemorativo foi realizado na noite desta terça-feira (14/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Celebrado oficialmente no dia 13 de agosto, o Dia do Economista foi comemorado de forma especial com os alunos do curso de Ciências Econômicas da Unesc. Nesta terça-feira (14/8) os acadêmicos contaram com uma Aula Inaugural e comemorativa com o tema “Informações Econômicas que são oportunidades pessoais”. O assunto foi levantado pelo economista e administrador Rafael Costa da Silva.

Rafael atua no mercado financeiro desde 1995, tendo exercido todas as funções na área de gestão de recursos. Ele é administrador de carteiras, credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde 2001 com Certificação de Gestores Anbima (CGA), além de ter sido premiado com cinco estrelas pela revista Exame em dezembro de 2017. O palestrante exerce atualmente a função de conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon) na gestão 2017/2019 e é vice-presidente na gestão 2018.

Conforme o profissional, estar entre os acadêmicos falando sobre o assunto é uma oportunidade muito importante, especialmente pelo potencial que Criciúma oferece para trabalhar com a Economia. “A cidade tem um potencial empreendedor muito forte e por isso é sempre um prazer estar aqui e ver o trabalho que a Universidade faz nesse sentido e as oportunidades que o próprio curso abre para os acadêmicos. Diante de tanta necessidade de planejar o futuro e estar preparado para as novas realidades, vejo que o economista é quem tem a caixa de ferramentas ideal para juntar todas as pontas desse jogo”, comentou.

As diversas possibilidades oferecidas aos graduados em Ciências Econômicas também foram assunto levantado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, em sua fala. “O profissional formado nessa área tem muitas áreas de atuação possíveis e exerce um papel fundamental no cenário em que vivemos. Trabalhamos para capacitá-los da melhor forma e nesta noite vivemos um desses momentos de oportunizar um conteúdo diferenciado. Queremos parabenizá-los pelo Dia do Economista, título que vocês logo terão, e hoje trazemos um profissional com muito conteúdo para compartilhar conosco”, salientou.

Homenagem à Unesc

Também presente no evento, o presidente do Corecon, Alexandre Flores, aproveitou a oportunidade para entregar ao pró-reitor, uma placa em homenagem à Unesc pela passagem dos seus 50 anos.

Antecedendo a palestra de Rafael, o presidente fez ainda o uso da palavra para apresentar aos acadêmicos alguns conceitos sobre a função de economista e um levantamento de atividades feitas pelo Conselho Regional em Santa Catarina, além de dar ênfase à conscientização para que os novos profissionais façam seus registros e atuem de forma regular na profissão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de agosto de 2018 às 22:26
Compartilhar Comente