Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea
Foto: Arquivo institucional Mais imagens

Na última terça (15), o Centro Especializado em Reabilitação da Unesc recebeu a visita institucional da Unidade de Densitometria Óssea (UDOC). A UDOC é uma clínica especializada em densitometria e visitou as clínicas a fim de conhecer o Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia, que passou a ser oferecido recentemente de maneira gratuita em uma parceria da Unesc com a Prefeitura Municipal de Criciúma e com a Câmara de Vereadores.

A visita também marcou a doação de 18 livros de autoria de Antônio Carlos Althoff (in memorian), proprietário da UDOC. Os livros abordam a fibromialgia em capítulos de psiquiatria e fibromialgia, reabilitação em fibromialgia, aspectos históricos da fibromialgia, a questão filosófica da fibromialgia, entre outros. Eles servirão como base de consulta para os profissionais e também para acadêmicos da área da saúde de modo geral e serão disponibilizados nas Clínicas Integradas e na biblioteca da Universidade.

16 de setembro de 2020 às 11:07
Compartilhar Comente

Divulgação de materias para orientações e cuidados sobre o COVID-19

Com o intuito de informar e incentivar as medidas de proteção, orientações e cuidados relacionados ao novo Coronavírus (COVID-19), estamos postando alguns materiais desenvolvidos nas ultimas semanas. Além das orientações, também divulgaremos uma série de mensagens de incentivo aos profissionais da saúde, que protagonizam com louvor o combate a pandemia. 

Material de prevenção ao Coronavírus - Dicas e cuidados com a saúde dos idosos
Desenvolvido por: Clínicas Integradas Unesc e Curso de Enfermagem Unesc:

Material: Idosos - Também contra o Coronavírus
Desenvolvido por: Enfermagem, PPGScol e Mestrado em Saúde Coletiva 

Material: Quais EPI's usar neste cenário?
Desenvolvido por: Enfermagem e PPGScol.

Material: Cuidado com idosos em tempos de COVID-19
Desenvolvido por: Curso de Enfermagem - Unesc 

Material: Coronavírus (COVID-19) - Cuide de Sua Saúde.

Material: Para Profissionais da Saúde em tempos de COVID-19
Desenvolvido por: Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UNESC e Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UNESC

30 de março de 2020 às 15:12
Compartilhar Comente

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza
Serviços foram prestados pelos cursos de saúde da Unesc e pelo CER (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma ação comunitária da Unesc ofereceu atividades das áreas da saúde para os moradores e visitantes de Nova Veneza. Os cursos de Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e o CER (Centro Especializado em Reabilitação) estiveram no último sábado (22/9), na Praça Humberto Bortoluzzi, onde ofereceram as ações para a comunidade.

Entre os serviços estiveram a instrução nutricional, aferição de sinais vitais, tipagem sanguínea, auriculoterapia, alongamentos, instrução de higiene oral e entrega de kits (com escova de dente, fio dental e creme dental).

A ação contou com a presença do governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, do secretário Estado de Saúde, Acélio Casagrande e do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2018 às 17:00
Compartilhar Comente

Unesc lança e-book voltado para aperfeiçoamento da atenção à pessoa com deficiência

Unesc lança e-book voltado para aperfeiçoamento da atenção à pessoa com deficiência
A obra é uma parceria entre Universidade e CER (Foto: Arquivo) Mais imagens

O e-book do curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, fruto de um projeto da Unesc, em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e com o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), será lançado nesta quarta-feira (18/4), a partir das 18h30, no Auditório Edson Rodrigues, localizado na sala 19 do Bloco P da Unesc.

O curso foi ofertado aos profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social da região e através de cada assunto foi gerado um capítulo do e-book. “O livro digital é um relevante material de pesquisa e consolidação dos temas tratados, possibilitando que toda a comunidade possa ter acesso dos conteúdos abordados”, afirma a coordenadora do CER, Tatiane Macarini.

O lançamento da obra terá a participação da técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina Jaqueline Reginatto, junto aos demais organizadores da obra. Após lançado, o e-book estará à disposição de todos os interessados para download gratuito no blog do CER (clique aqui).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2018 às 17:29
Compartilhar Comente

Andador elétrico auxilia na reabilitação de pessoas com deficiências no CER Unesc

Andador elétrico auxilia na reabilitação de pessoas com deficiências no CER Unesc
Universidade recebeu apoio do judiciário para a aquisição do equipamento Mais imagens

A Unesc adquiriu, por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, um equipamento que vai auxiliar na reabilitação de pessoas com deficiências. O CER II (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc) recebeu um andador elétrico, que dá suporte na realização de treinos locomotores. O projeto, encaminhado pela Universidade recebeu o apoio, do judiciário, por meio da juíza responsável pela 2ª Vara Criminal do Fórum da Comarca de Criciúma, Débora Driwin Rieger Zanini. A juíza foi recebida na manhã desta quarta-feira pelo reitor Gildo Volpato, que agradeceu o apoio, e aproveitou para conhecer o equipamento.

Para o reitor, a chegada do equipamento vai agregar muito ao serviço que o CER oferece. “É uma contribuição enorme aos nossos pacientes”, destacou Gildo. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, enfatizou os agradecimentos do reitor e a parceria com o Judiciário. “As parcerias nos fortalecem muito e ajudam a melhorar o que oferecemos a comunidade. O equipamento vai tornar mais eficazes os tratamentos em que o paciente não consegue produzir força muscular”, explicou.

A juíza Débora agradeceu o carinho e se colocou à disposição em projetos futuros. “Fico muito feliz. Mas ao fim fiz apenas meu papel. Para o que for necessário estarei sempre à disposição, principalmente com os resultados que vem sendo dado pela Unesc”, ressaltou.

Conhecendo o equipamento e suas vantagens

Estudos mostram que se obtém melhores resultados com treinos de marcha de sustentação parcial de peso, o que é possível com o andador, do que com treinos convencionais. Os benefícios estão relacionados ao aumento da força muscular, manutenção ou aumento da densidade óssea, diminuição da frequência cardíaca e melhora do condicionamento físico.

Além do reitor, da pró-reitora e da juíza, estiveram presentes os coordenadores dos cursos de Medicina e Odontologia, Glauco Fagundes e Renan Ceretta; o diretor do Departamento de Saúde, Diogo Copetti; a coordenadora de ensino da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim; o gestor da Aditt (Agência de Desenvolvimento de Inovação e Transferência e Tecnologia da Unesc), Michel Alisson da Silva; a coordenadora do CER, Lisiane Tuon; e a fisioterapeuta e a psicóloga do CER, Elaine Meler e a Tatiane Macarini.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de fevereiro de 2017 às 13:56
Compartilhar Comente