Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea
Foto: Arquivo institucional Mais imagens

Na última terça (15), o Centro Especializado em Reabilitação da Unesc recebeu a visita institucional da Unidade de Densitometria Óssea (UDOC). A UDOC é uma clínica especializada em densitometria e visitou as clínicas a fim de conhecer o Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia, que passou a ser oferecido recentemente de maneira gratuita em uma parceria da Unesc com a Prefeitura Municipal de Criciúma e com a Câmara de Vereadores.

A visita também marcou a doação de 18 livros de autoria de Antônio Carlos Althoff (in memorian), proprietário da UDOC. Os livros abordam a fibromialgia em capítulos de psiquiatria e fibromialgia, reabilitação em fibromialgia, aspectos históricos da fibromialgia, a questão filosófica da fibromialgia, entre outros. Eles servirão como base de consulta para os profissionais e também para acadêmicos da área da saúde de modo geral e serão disponibilizados nas Clínicas Integradas e na biblioteca da Universidade.

16 de setembro de 2020 às 11:07
Compartilhar Comente

Reunião na Unesc discute plano de capacitação para pessoas com deficiência

Reunião na Unesc discute plano de capacitação para pessoas com deficiência
Projeto de extensão visa melhorias na acessibilidade e inclusão social Mais imagens

Representantes das pessoas com deficiência de Criciúma participaram na última terça-feira (4/10) uma reunião que discutiu o projeto de extensão da Unesc “Inclusão produtiva de pessoas com deficiência: caminhos para a mitigação das barreiras da educação e da acessibilidade urbana”. Na ocasião foram apresentadas questões relativas ao universo das pessoas com deficiência, realizando uma troca de experiências e informações por parte dos pesquisadores, das pessoas com deficiência, dos representantes das instituições e do INSS.

As atividades iniciaram em março deste ano, após a publicação do edital que aprovou o projeto que será custeado com recursos do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos). O plano de capacitação deverá ser implantado na Associação Abadeus, podendo se difundir futuramente em demais instituições.

“Ainda hoje, com todos os esforços, há constatações de que a pessoa com deficiência na escola se sente “um peixe fora d’água”. Precisa-se investir na formação dos professores para se conseguir incluir de fato as crianças com deficiência. A fata da educação de qualidade deixa o deficiente vulnerável no mercado de trabalho”, afirma o presidente do Codec (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma), Claudio Pacheco.

O debate contribuiu para as próximas etapas do projeto de extensão, onde todos os participantes firmaram compromisso de apoio, considerando-o de alta relevância para as pessoas com deficiência. Também outros desafios foram apresentados, sobre a relativização dos dados existentes e a falta de continuidade dos projetos ao longo do tempo.

“A questão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é complexa. A realidade dela é diversa e apesar dos incentivos, falta muito para conseguir um trabalho efetivo onde a pessoa com deficiência possa fazer a sua inclusão produtiva”, declara o representante das pessoas cegas, Laélio Inácio.

Os trabalhos foram coordenados pela professora da Unesc Natália Martins Gonçalves, e tiveram a participação de membros da diretoria da Judecri (Junta de Deficientes físicos de Criciúma), representantes do INSS, grupo de para-atletas do time de bocha, assistentes sociais e outros apoiadores das entidades das pessoas com deficiência.

Também os membros do projeto de extensão, a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico) Melissa Watanabe, professora Daniela Silveira Arns e acadêmicos que participam do projeto de extensão: Beatriz Pizzoni de Freitas, Nadioreth Samba Carimba Feliciano, Juliana Justino, Carina Nunes, Sara Bortoluzzi  Brogni.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 06 de outubro de 2017 às 19:36
Compartilhar Comente

Reitor é reconduzido ao cargo de conselheiro titular do CEE

Reitor é reconduzido ao cargo de conselheiro titular do CEE
Cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, na sede do Conselho Estadual (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, foi reconduzido ao cargo de conselheiro titular do CEE (Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina), posto que ocupará pelos próximos seis anos. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (20/6), em Florianópolis. O reitor foi eleito vice-presidente do CEE em 2015 e com a recondução ficará neste cargo até 2017 – mas como conselheiro, até 2022.

A solenidade contou também com a recondução ao cargo de conselheiro titular e atual presidente do CEE, Osvaldir Ramos, e da posse aos novos membros do Conselho Estadual: Günther Max Walzer e José Ari Celso Martendal.

Volpato falou em nome dos conselheiros reconduzidos ao cargo e afirmou que, no segundo mandato, vão continuar trabalhando em prol da melhoria da educação catarinense. “Há mais de 30 anos labutamos nesta área. Temos muitos desafios para esta década e precisamos estabelecer medidas e reflexões mais profundas sobre a qualidade da educação no nosso Estado. É através dela que melhoramos a sociedade”, afirmou o reitor da Unesc.

O vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, comentou que é preciso dar oportunidades iguais de educação para as pessoas e que o CEE contribui no processo de mudanças e melhorias na área.

Já o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, ressaltou a diversidade do Conselho Estadual de Educação. “Vários representantes da sociedade fazem parte do Conselho e isso é importante no jogo da democracia. Você tem um espaço plural para debater. São pessoas com diferentes vivências mas com o objetivo em comum: a educação”, comentou Deschamps.

Estiveram presentes as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve; SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e CET (Ciências, Tecnologias e Engenharias), Evânio Nicoleit, e a coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc), Lisiane Tuon.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2016 às 17:46
Compartilhar Comente