Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea
Foto: Arquivo institucional Mais imagens

Na última terça (15), o Centro Especializado em Reabilitação da Unesc recebeu a visita institucional da Unidade de Densitometria Óssea (UDOC). A UDOC é uma clínica especializada em densitometria e visitou as clínicas a fim de conhecer o Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia, que passou a ser oferecido recentemente de maneira gratuita em uma parceria da Unesc com a Prefeitura Municipal de Criciúma e com a Câmara de Vereadores.

A visita também marcou a doação de 18 livros de autoria de Antônio Carlos Althoff (in memorian), proprietário da UDOC. Os livros abordam a fibromialgia em capítulos de psiquiatria e fibromialgia, reabilitação em fibromialgia, aspectos históricos da fibromialgia, a questão filosófica da fibromialgia, entre outros. Eles servirão como base de consulta para os profissionais e também para acadêmicos da área da saúde de modo geral e serão disponibilizados nas Clínicas Integradas e na biblioteca da Universidade.

16 de setembro de 2020 às 11:07
Compartilhar Comente

Grupo Cuidado do Cuidador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II – UNESC)

Na foto a Psicóloga Tamires Rosa Pacheco R1 do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), também fazem parte da foto os participantes do Grupo Cuidado do Cuidador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II – UNESC). Este grupo foi elaborado com auxílio de estagiárias de Psicologia Social do curso de graduação em Psicologia da UNESC.

A literatura aponta mudanças no cuidador e em seu estilo de vida após iniciar suas atividades com a pessoa cuidada, tais mudanças levam para o isolamento social e sobrecarga de trabalho, onde muitos deixam de exercer atividades que anteriormente eram desenvolvidas (BRACCIALLI et al, 2012). Sendo assim, este grupo tem a finalidade de propiciar um ambiente acolhedor e de escuta, com objetivo de compartilhar informações e promover maior qualidade de vida ao cuidador, além de possibilitar troca de experiências e alivio de suas angustias.

São realizados encontros com temáticas definidas de acordo com a demanda levantada no encontro anterior, sendo os convidados e protagonistas os cuidadores familiares, informais e profissionais técnicos contratados para o cuidado domiciliar que utilizam o serviço do CER II - UNESC.

Os cuidadores foram convidados, sendo sempre lembrados da finalidade do grupo e a relevância da participação dos mesmos. São realizados 2 (dois) encontros por mês (nas 2ª e 4ª quintas-feiras de todo mês). Até o momento foram realizados 8 (oito) encontros, conseguindo um público máximo de 10 pessoas. Os participantes relataram suas emoções, vivências, desafios enfrentados, bons resultados e significados do ato de cuidar.

Foi elaborado também para os mesmos uma cartilha que informava o conceito de cuidador e sugestões referente ao autocuidado. São momentos de atenção a estes sujeitos tão importantes no processo de reabilitação. São indivíduos que merecem o cuidado da área da saúde, pois se o cuidador está bem, o cuidado com o paciente será melhor executado.

BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; BAGAGI, Priscilla dos Santos; SANKAKO, Andréia Naomi; ARAUJO, Rita de Cássia Tibério. Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com necessidades especiais. Rev Bras de Ed Espec. n. 18, v. 1, p. 113-126. 2012.

Por: Lisiane Tuon Generoso Bitencourt 02 de setembro de 2019 às 16:08
Compartilhar Comente

Encontro da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Coletiva - LAMUSC

Na tarde de quarta feira (28/08) as 17h30min a Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Coletiva (LAMUSC) esteve reunida com profissionais do Serviço Público de Criciúma para discutir a prática do SUS a partir da pauta “ Desafios Encontrados na Rotina do SUS: perspectiva do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar e foco na promoção e prevenção de saúde". Durante o debate os residentes presentes enfatizaram aos acadêmicos a importância de “vestir a camisa” do Sistema Único de Saúde e da sua importância na sociedade. Participaram da conversa acadêmicos de vários cursos da Área da Saúde,dentre eles biomedicina, medicina, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia.

os cursos da Área da 

Por: Lisiane Tuon Generoso Bitencourt 30 de agosto de 2019 às 16:30
Compartilhar Comente

Aula inaugural motiva alunos em pós-graduação na Unesc

Aula inaugural motiva alunos em pós-graduação na Unesc
Evento ocorreu no fim de semana e reuniu profissionais de saúde (Foto: Marcelo Camilo) Mais imagens

O primeiro dia de aula dos alunos da pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência começou focado nos desafios atuais enfrentados pelos profissionais da saúde em Santa Catarina. A Aula Inaugural que ocorreu sábado (30/5), reuniu quase 400 pessoas entre matriculados, tutores, apoiadores e organizadores.

A Aula Inaugural foi ministrada pela professora doutora Lisiane Tuon, que ressalta a importância do curso para os mais de 20 mil alunos das Apaes de Santa Catarina. “Eu sonhei muito tempo com esse momento, trouxe a Unesc e a Federação das Apaes juntos, e realizamos nosso sonho. Justamente para agora poder preparar estes profissionais em atender melhor e dar mais qualidade de vida para todo o estado”, afirma.

Na abertura, a presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina, Lorena Starke Schmidt, destacou a importância da parceria entre as Apaes e a Universidade. “As Apaes fazem promoções e parcerias constantemente porque as verbas que recebemos estão aquém das nossas necessidades. Então é necessário que as Apaes façam esses eventos. Também é uma maneira de mostrar a transparência e o trabalho feito por nós", conta.

No fim do evento, os matriculados receberam um kit com pen drives e material didático do curso, como também socializaram com um lanche entre os presentes.

Ainda estiveram presentes o vice-presidente da entidade Ricardo Stanguerling, o diretor social, Júlio César Aguiar, a secretária de saúde de Criciúma, Francielle Gava e a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toreti, além dos apoiadores que representaram as empresas parceiras do curso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2018 às 10:55
Compartilhar Comente (1)

Unesc realiza aula inaugural da pós-graduação em Saúde da Pessoa com Deficiência

Unesc realiza aula inaugural da pós-graduação em Saúde da Pessoa com Deficiência
Diretor social da Federação das Apaes de SC, Júlio César Aguiar, estará no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais de saúde da Amrec e da Amesc participam sábado (30/6) da Aula Inaugural da pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, na Unesc. O evento inicia às 13 horas no Auditório Ruy Hülse e terá a presença da presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina, Lorena Starke Schmidt, do vice-presidente da entidade Ricardo Stanguerling, e do diretor social, Júlio César Aguiar.

A Unesc, em parceria com a Federação das Apaes de Santa Catarina e com 27 municípios das regiões de Criciúma e Araranguá disponibilizou 400 vagas aos profissionais das Apaes de todo o Estado.

A pós-graduação é direcionada para fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que atuam no SUS em um dos municípios da Amrec e Amesc e nas APAEs de Santa Catarina. “O curso visa colaborar com a construção do conhecimento específico na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, além de consolidar o propósito da Universidade, de comprometimento com a saúde”, afirma a autora do projeto do curso de pós-graduação, a professora doutora Lisiane Tuon.

Para a reitora, Luciane Ceretta, o curso reforça o papel comunitário da Instituição. “A Unesc é uma Universidade Comunitária com grandes projetos de intervenção social e agora, nos seus 50 anos, tem a possibilidade de oferecer mais este curso de relevância para a sociedade", salienta.

Com o objetivo de capacitar e titular profissionais para o trabalho interdisciplinar, o curso tem duração de 18 meses, totalizando 360 horas de aperfeiçoamento técnico, científico e ético. As aulas serão a distância e o conteúdo programático será distribuído em três módulos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2018 às 16:40
Compartilhar Comente