Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea

Centro Especializado em Reabilitação UNESC recebe a visita da UDOC - Unidade de Densitometria Óssea
Foto: Arquivo institucional Mais imagens

Na última terça (15), o Centro Especializado em Reabilitação da Unesc recebeu a visita institucional da Unidade de Densitometria Óssea (UDOC). A UDOC é uma clínica especializada em densitometria e visitou as clínicas a fim de conhecer o Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia, que passou a ser oferecido recentemente de maneira gratuita em uma parceria da Unesc com a Prefeitura Municipal de Criciúma e com a Câmara de Vereadores.

A visita também marcou a doação de 18 livros de autoria de Antônio Carlos Althoff (in memorian), proprietário da UDOC. Os livros abordam a fibromialgia em capítulos de psiquiatria e fibromialgia, reabilitação em fibromialgia, aspectos históricos da fibromialgia, a questão filosófica da fibromialgia, entre outros. Eles servirão como base de consulta para os profissionais e também para acadêmicos da área da saúde de modo geral e serão disponibilizados nas Clínicas Integradas e na biblioteca da Universidade.

16 de setembro de 2020 às 11:07
Compartilhar Comente

Tecnologia assistiva desenvolvida na Unesc será premiada pelo Sebrae

Tecnologia assistiva desenvolvida na Unesc será premiada pelo Sebrae
Ferramenta está em fase de patente e sua imagem não pode ser divulgada (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma tecnologia de baixo custo capaz de levar qualidade de vida à pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação. Foi esta a oportunidade que professores e estudantes dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica da Unesc vislumbraram para inovar e fazer o bem. O resultado da iniciativa foi um Engrossador de Cabos, reproduzido em impressão 3D, capaz de se moldar em ferramentas facilitadoras e ser utilizado por pessoas em recuperação e tratamentos.

Nesta quarta-feira (29/5), o trabalho desenvolvido, desde 2014, será reconhecido com o Prêmio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Educação Empreendedora, em Florianópolis. “É um momento de grande valor, que demonstra a força dos cursos e reforça nosso empenho frente ao empreendedorismo, à educação e ao desenvolvimento de tecnologias assistivas”, destaca o coordenador do projeto e do curso de Design, João Luiz Rieth.

Os representantes da Universidade receberão a honraria em nível estadual e seguirão na disputa das premiações regionais e nacionais.

A criação da tecnologia  

O produto, desenvolvido em parceria com o Cer (Centro de Reabilitação) e com Núcleo de Saúde Coletiva, surgiu a partir de demandas especiais do Centro de Reabilitação da Universidade.  

Na busca por uma solução, os professores e estudantes acompanharam o dia a dia no CER para compreender as dificuldades envolvidas no tratamento e na rotina dos deficientes físicos. Após compreender, foi a vez de definir materiais, técnicas de produção e o conceito do trabalho. Depois, com o protótipo em fase de desenvolvimento, os pesquisadores geraram alternativas para estabelecer a versão mais assertiva e então foi iniciada a fase de entrega, visando a validação do produto e a realização de testes no modelo obtido.

O resultado final foi um produto em formato de cilindro, que requer um baixo investimento para a produção, capaz de ser moldado de acordo com as necessidades do usuário.

A estudante de Design, Cassia Possamai, acompanhou o projeto até os testes e afirma que os resultados foram promissores. “Na primeira tentativa a utilização foi feita por uma senhora pós AVC (Acidente Vascular Cerebral). Com a utilização da ferramenta, na opção de faca acoplada, ela conseguiu voltar a manusear e cortar um material de resistência similar a comida. Além de opções cortantes, outros itens podem ser adaptados na ferramenta e devolver parte da naturalidade na ação para quem passou por momentos de impossibilidades”, explica Cassia.

Com os bons resultados obtidos, o produto está em fase de patente. Segundo Rieth, atualmente estuda-se a produção em escala por meio da impressora 3D e a distribuição para entidades sem fins lucrativos. Outra possibilidade é estender a parceria do curso com o CER e implantar um centro permanente de Design no local, a exemplo de importantes instituições de saúde do Brasil, como o Hospital Sarah Kubitschek de Brasília.

Além de Cassia e Rieth, também fizeram parte do projeto os acadêmicos Catherine Marcon, Cássia Possamai, Wendell Motta e Cecília Turati; os professores Bárbara Alvarez, Felipe Silveira e Haron Fabre; e Lisiane Tuon, também como coordenadora.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de maio de 2019 às 18:56
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo
Projeto formou mais de 300 adolescentes em três anos de atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Despertar o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região, é o objetivo do Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Jovens Lideres: Empreendedores Sociais e Promotores de Direitos Humanos), realizado pela Unesc em parceria com o Cedup (Centro de Educação Profissional Abílio Paulo) de Criciúma. De terça a quinta-feira (16/10 a 18/10), ocorre o encerramento das atividades desenvolvidas desde fevereiro de 2018 com alunos do curso Técnico em Administração, do Cedup. A conclusão dos trabalhos deste ano ocorre com uma apresentação teatral da obra “O Monge e o Executivo”, adaptada pelos estudantes.

Com lições de vida, família e liderança, os 150 participantes alcançaram o objetivo do projeto. “Eles compreenderam o que buscamos desde o início nas aulas. Ao auxiliar o jovem a assumir seu papel de líder na sociedade, podemos garantir um futuro próspero, com decisões mais assertivas e iniciativas que contribuirão com a vida em coletivo”, afirma a professora e coordenadora do PDL Jovem, Cristiane Dias.

Processos de aprendizagem

O projeto iniciou em fevereiro, junto ao ano letivo do Cedup, e atuou em três fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre educação, direitos humanos e questões ligadas a relações interpessoais. Na segunda parte, foi a vez de falar sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos. Na etapa final, os participantes iniciaram a preparação da peça teatral.

Cristiane explica que, em 2018, o Projeto recebeu um importante reforço e conseguiu ser mais completo em educar para o futuro. “Tivemos um ganho essencial neste terceiro ano. Ao passar a fazer parte do curso Técnico em Administração pudemos trabalhar de forma interdisciplinar, expandindo os conhecimentos compartilhados e realizando uma abordagem mais completa ao longo das aulas”, destaca.

A atividade final também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH (Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos) e o CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de outubro de 2018 às 15:54
Compartilhar Comente

O CER II já está em clima de natal!!

O CER II já está em clima de natal!!
Cartões confeccionados pelos pacientes Mais imagens

Nossa árvore já está sendo montada, os pacientes em atendimento atualmente no serviço estão colaborando com os enfeites natalinos, confeccionando desenhos para caixas de presentes, e cartões com mensagens que serão trocados entre pacientes no dia da confraternização de natal!

“Toda a possibilidade de felicidade está em nossas mãos, basta ter coragem e determinação para transformar momentos difíceis em grandes desafios, buscando na solidariedade um passo para dias melhores. Neste Natal, que o grande potencial da humanidade revele-se em cada um de nós para o vivenciarmos o verdadeiro espírito do Natal e que este nos guie durante o ano novo que está para começar. Feliz Natal e Próspero Ano Novo”

Aquipe do CER II deseja a todos um feliz NATAL, e próspero ANO NOVO!! 

 

Por: CER II 27 de novembro de 2015 às 17:39
Compartilhar Comente

Profissionais da saúde da AMREC e AMESC participam de capacitação na Unesc

Profissionais da saúde da AMREC e AMESC participam de capacitação na Unesc
Ação ocorre até sexta-feira, no Bloco O, sala 1 (Foto: Luana Mello) Mais imagens

Os profissionais de saúde das regiões da AMREC e AMESC estão participando da “1ª Oficina de Capacitação da Rede de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência”. A ação, que iniciou na última quarta-feira (7/10), ocorre até sexta-feira (9/10), no Bloco O, sala 1, na Unesc.

No evento 60 enfermeiros, técnicos de enfermagem da Rede Básica e Estratégia de Saúde da Família e do CER (Centro Especializado em Reabilitação) participam de seminários e orientações sobre pessoas com deficiência e ostomizados.

Na tarde desta quinta-feira (8/10), uma das palestras foi ministrada pela coordenadora do Programa de Residências Multiprofissionais em Saúde da Família da Unesc, Ioná Vieira Bez Birollo, que falou sobre: Clínica Ampliada e PTS com enfoque na reabilitação funcional.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de outubro de 2015 às 18:05
Compartilhar Comente