Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade
Ação faz parte de um movimento nacional que busca conter a proliferação da doença (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc aderiu à Campanha de Prevenção e Rastreamento às Hepatites Virais e está disponibilizando testes rápidos para combater a proliferação da doença. Os estudantes e a comunidade podem realizar o exame na Clínica Escola de Enfermagem, nas Clinicas Integradas da Universidade, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30 até sexta-feira (3/8).

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, explica que o exame é simples e demora apenas seis minutos. “Apenas uma gotinha de sangue pode identificar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Os exames serão oferecidos gratuitamente à população, realizados por ordem de chegada e o resultado é muito rápido”, afirma Zilli.

No Sul de Santa Catarina a campanha é estimulada pela Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com as Coordenações Municipais de Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde, Rotary Club e Hospital São José, que realizaram os exames de 23 a 28 de julho. Para alcançar um maior número de pessoas, a Universidade iniciou sua campanha conforme o calendário acadêmico.

A Unesc oferece o teste rápido regularmente durante o ano.

Cuide-se

As hepatites são transmitidas por meio de itens de uso pessoal compartilhado, como laminas de barbear e alicates. O vírus também pode ser passado via relação sexual, o que reforça a necessidade do uso de preservativos.

A hepatite viral é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e só é identificada em casos mais avançados, reforçando a necessidade do exame preventivo.

Atendimentos gratuitos

Ao longo do ano, a Unesc disponibiliza diversos serviços gratuitos de saúde. Em 2017 o Cer (Centro Especializado em Reabilitação) e as Clinicas Integradas atenderam mais de cem mil pessoas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 31 de julho de 2018 às 18:14
Compartilhar Comente

Universidade prestigia sessão especial em homenagem aos 50 anos da Apae

Universidade prestigia sessão especial em homenagem aos 50 anos da Apae
Ex-diretor presidente da Fucri, Rodeval José Alves, foi um dos condecorados (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Na noite desta quarta-feira (18/7), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Criciúma foi homenageada em sessão especial da Câmara de Vereadores em alusão ao aniversário de 50 anos. O evento também reconheceu o trabalho de 36 pessoas que ajudaram a construir a história da entidade. Entre eles, o ex-diretor-presidente da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma) Rodeval José Alves, um dos fundadores da Instituição. A coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, Tatiane Macarini, representou a Universidade na cerimônia.

A homenagem foi proposta pelo presidente licenciado da Câmara, vereador Júlio Colombo. “Ao longo de sua história, a Associação vem transformando a vida de muitas famílias”, afirmou.

Para Tatiane, a entidade presta um serviço fundamental em Criciúma. “A Apae com toda a sua história e o seu trabalho deve ser sempre relembrada e parabenizada pelo esforço diário empenhado em prol de tantos alunos que atende”, enfatizou a coordenadora do CER.  

O atual presidente da Associação, Márcio Tadeu de Menezes, relembrou as pessoas que ao longo dos 50 anos da entidade esforçaram-se para mantê-la viva. "Temos que continuar a luta daqueles que nos antecederam. Eles tiveram a coragem e a sensibilidade de criar a primeira Apae do Sul de Santa Catarina", ponderou.

Sobre a Apae

A instituição foi fundada em julho de 2018 e atualmente atende 256 alunos. A equipe multidisciplinar é composta por médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogas, pedagogas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, nutricionista e assistente social. Além disso, são oferecidas atividades nas áreas de educação física, música, artes e informática.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2018 às 14:12
Compartilhar Comente

Aula inaugural motiva alunos em pós-graduação na Unesc

Aula inaugural motiva alunos em pós-graduação na Unesc
Evento ocorreu no fim de semana e reuniu profissionais de saúde (Foto: Marcelo Camilo) Mais imagens

O primeiro dia de aula dos alunos da pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência começou focado nos desafios atuais enfrentados pelos profissionais da saúde em Santa Catarina. A Aula Inaugural que ocorreu sábado (30/5), reuniu quase 400 pessoas entre matriculados, tutores, apoiadores e organizadores.

A Aula Inaugural foi ministrada pela professora doutora Lisiane Tuon, que ressalta a importância do curso para os mais de 20 mil alunos das Apaes de Santa Catarina. “Eu sonhei muito tempo com esse momento, trouxe a Unesc e a Federação das Apaes juntos, e realizamos nosso sonho. Justamente para agora poder preparar estes profissionais em atender melhor e dar mais qualidade de vida para todo o estado”, afirma.

Na abertura, a presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina, Lorena Starke Schmidt, destacou a importância da parceria entre as Apaes e a Universidade. “As Apaes fazem promoções e parcerias constantemente porque as verbas que recebemos estão aquém das nossas necessidades. Então é necessário que as Apaes façam esses eventos. Também é uma maneira de mostrar a transparência e o trabalho feito por nós", conta.

No fim do evento, os matriculados receberam um kit com pen drives e material didático do curso, como também socializaram com um lanche entre os presentes.

Ainda estiveram presentes o vice-presidente da entidade Ricardo Stanguerling, o diretor social, Júlio César Aguiar, a secretária de saúde de Criciúma, Francielle Gava e a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toreti, além dos apoiadores que representaram as empresas parceiras do curso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2018 às 10:55
Compartilhar Comente (1)