Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência vira e-book

Curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência vira e-book
Lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Uma obra que vai contribuir para o desenvolvimento de estratégias voltadas ao cuidado em saúde de Criciúma e região. Foi com esse objetivo que o curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, fruto de um projeto da Unesc, em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e com o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), lançou seu primeiro e-book na noite desta quarta-feira (18/4).

A capacitação iniciou em 2016, e foi ofertada aos profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios, e de instituições públicas e filantrópicas de Criciúma e região. Essa capacitação proporcionou 200 horas de formação com encontros semanais, desenvolvidos em seis módulos focados na ampliação do acesso e da qualificação ao atendimento deste grupo. Para cada assunto foi gerado um capítulo do e-book.

“Os municípios têm carência de capacitações referentes à esta área específica e o livro digital se transforma em um relevante material de pesquisa e consolidação dos temas tratados, possibilitando que toda a comunidade possa ter acesso dos conteúdos abordados.”, afirma a coordenadora do CER, Tatiane Macarini.

O presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Criciúma, Claudio Pacheco, comentou que além de o curso proporcionar uma capacitação diferenciada aos profissionais, a Unesc, por meio do CER, faz um trabalho de suma importância para a região. “Grande parte da população não tem acesso há grandes clínicas, e a Unesc faz um trabalho de ponta, comportando ações que faltam na rede pública”, comentou.

O lançamento contou  a participação da técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina Jaqueline Reginatto, junto aos demais organizadores da obra. Que trouxe informações aos participantes referentes às polícias públicas do estado.

Confira o e-book (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de abril de 2018 às 21:54
Compartilhar Comente

CER presta homenagem ao professor João Monteiro

CER presta homenagem ao professor João Monteiro
Música e emoção marcaram o ato na tarde desta quarta-feira (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

Alunos, colegas de trabalho e pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) estiveram nesta quarta-feira (18/4), nas Clínicas Integradas da Unesc, para prestar uma homenagem ao professor João Monteiro (in memoriam). No ato, integrantes do Grupo de Voz do CER cantaram canções compostas pelo professor, que dirigia o coral. João faleceu em 17 de março.

A viúva de João, Carla Casagrande Monteiro, foi homenageada com uma placa de agradecimento com a imagem do professor e a letra de sua música “Canção do CER”. O momento teve a presença da reitora Luciane Ceretta, do vice-reitor Daniel Preve e da coordenadora interina do CER Tatiane Macarini.

“João era muito especial. Não preciso usar muitas palavras pois, quem o conheceu sabe que não dá para descrever. Esta homenagem mostra a pessoa que ele foi para nós, sempre trazendo alegria através da música e da simplicidade”, afirma Tatiane.

João foi professor do Colégio Unesc e lecionou em vários cursos da Universidade. Além disso, ajudava no processo de recuperação de pacientes do CER desde 2017, no comando do Grupo de Voz do CER.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de abril de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Unesc lança e-book voltado para aperfeiçoamento da atenção à pessoa com deficiência

Unesc lança e-book voltado para aperfeiçoamento da atenção à pessoa com deficiência
A obra é uma parceria entre Universidade e CER (Foto: Arquivo) Mais imagens

O e-book do curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, fruto de um projeto da Unesc, em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e com o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), será lançado nesta quarta-feira (18/4), a partir das 18h30, no Auditório Edson Rodrigues, localizado na sala 19 do Bloco P da Unesc.

O curso foi ofertado aos profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social da região e através de cada assunto foi gerado um capítulo do e-book. “O livro digital é um relevante material de pesquisa e consolidação dos temas tratados, possibilitando que toda a comunidade possa ter acesso dos conteúdos abordados”, afirma a coordenadora do CER, Tatiane Macarini.

O lançamento da obra terá a participação da técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina Jaqueline Reginatto, junto aos demais organizadores da obra. Após lançado, o e-book estará à disposição de todos os interessados para download gratuito no blog do CER (clique aqui).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2018 às 17:29
Compartilhar Comente

Unesc oferece pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

Unesc oferece pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Especialização é voltado para profissionais da região (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Profissionais da saúde que já concluíram curso de graduação podem ampliar e aprimorar seus conhecimentos na Unesc. A Universidade, em parceria com os 27 municípios da região, promove o curso de pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Serão disponibilizadas até 300 vagas, obtidas através do projeto Pronas/PCD do Ministério da Saúde. As inscrições ocorrem até 20 de abril no link (clique aqui).

Com o objetivo de capacitar e titular profissionais para o trabalho interdisciplinar, o curso tem duração de 18 meses, totalizando 360 horas de aperfeiçoamento técnico, científico e ético. As aulas serão a distância e o conteúdo programático será distribuído em três módulos.

A pós-graduação é direcionada para fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que atuam no SUS em um dos 27 municípios da região e nas APAEs de Santa Catarina. “O curso visa colaborar com a construção do conhecimento específico na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, além de consolidar o propósito da Universidade, de comprometimento com a saúde”, afirma a mentora do projeto, professora da Unesc e coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Universidade, Lisiane Tuon.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o curso reforça o papel comunitário da Instituição. "A Unesc é uma Universidade Comunitária com grandes projetos de intervenção social e agora, nos seus 50 anos, tem a possibilidade de oferecer mais este curso de relevância para a sociedade", salienta.

As aulas têm previsão de início em maio de 2018 e os interessados podem obter mais informações no período da tarde no CER, localizado junto às Clínicas Integradas, pelo e-mail capacitacaocer@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2620.

Conteúdo Programático:


Módulo I - Políticas Públicas de Saúde e a Construção do SUS

1 - Formação e desenvolvimento do SUS; 
2 - Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência;
3 - Gestão em Saúde;
4 - Bioética e Epidemiologia Aplicada às Redes de Atenção à Saúde

Módulo II -  Programa de Reabilitação

1 - A atuação multi e interdisciplinar na prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual;
2 - Fundamentos para a Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física;
3 - Fundamentos para a Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual;
4 - Processo de Envelhecimento e a Deficiência;
5 - Fundamentos da Educação Especial e Atendimento Educacional (AEE) na Deficiência Física e Intelectual.

 Módulo III – Pesquisa

1 - Didática do Ensino Superior;
2 - Metodologia da Pesquisa;
3 – Trabalho de Conclusão de Curso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Assessoria de imprensa 04 de abril de 2018 às 16:08
Compartilhar Comente (6)