Centro Especializado em Reabilitação - CER II

CER Unesc participa do 6º Fórum Catarinense de Doenças Raras

CER Unesc participa do 6º Fórum Catarinense de Doenças Raras
Lisiane Tuon ministrou palestra na Assembleia Legislativa (Fotos: Eduardo Guedes/Agência AL) Mais imagens

O 6º Fórum Catarinense de Doenças Raras, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) iniciou nesta terça-feira (27/2) com a palestra da coordenadora do CER Unesc (Centro Especializado em Reabilitação), Lisiane Tuon. Em sua fala, a professora da Universidade abordou as políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

O evento é direcionado para familiares dos pacientes e profissionais da área de saúde. O objetivo é compartilhar informações sobre as novidades no diagnóstico e tratamento das enfermidades, que acarretam deficiências e limitações aos pacientes.

“Capacitar os profissionais que atuam na área da saúde e proporcionar conhecimento para a população é uma das principais metas do encontro. Através da ação, incentivamos o governo a dar mais atenção as necessidades dos pacientes que não possuem acesso ao tratamento de doenças raras”, afirma Lisiane.

Com uma equipe multiprofissional, o CER atende pessoas com deficiência física, intelectual e ostomia, junto as Clínicas Integradas da Unesc. Através dos encaminhamentos, mais de 50 mil pacientes já foram atendidos e reabilitados na unidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 27 de fevereiro de 2018 às 15:51
Compartilhar Comente

CER Unesc debate inclusão com educadores de Balneário Gaivota

CER Unesc debate inclusão com educadores de Balneário Gaivota
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (Fotos: Marcelo Camillo) Mais imagens

Educadores de Balneário Gaivota estiveram presentes na Escola Darcy Ribeiro para debater inclusão social nas escolas. A palestra foi um convite da Secretaria Municipal de Educação para a professora doutora Lisiane Tuon, que é coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc.

Aproximadamente 80 profissionais de educação estiveram presentes no encontro, onde puderam dialogar e discutir sobre a temática da pessoa com deficiência, deficiência intelectual, deficiência motora e inclusão.

“É importante que os professores saibam como compreender a pessoa com deficiência dentro do ambiente escolar. Trabalhar a deficiência dentro das escolas é um desafio”, afirma Lisiane.

Com uma equipe multiprofissional, o Centro Especializado em Reabilitação da Unesc atende pessoas com deficiência física, intelectual e ostomia. Através dos encaminhamentos, mais de 50 mil pacientes já foram atendidos e reabilitados na unidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 22 de fevereiro de 2018 às 17:13
Compartilhar Comente

Superação: ação do CER permite que pacientes com mobilidade reduzida aproveitem o mar

Superação: ação do CER permite que pacientes com mobilidade reduzida aproveitem o mar
Ação ocorreu em parceria com o Corpo de Bombeiros (Foto: divulgação) Mais imagens

Dar a oportunidade a quem tem a mobilidade reduzida de aproveitar o verão na praia e se refrescar com o banho de mar. Essa ação inspiradora foi realizada pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) nesta terça-feira (06), na praia do Balneário Rincão, através do projeto praia acessível.

O projeto proporciona aos deficientes físicos uma maneira segura de entrar na água do mar. O Corpo de Bombeiros disponibiliza de uma cadeira anfíbia onde um salva-vidas treinado faz o acompanhamento do cadeirante.

“É importante fazer com que os pacientes saiam da rotina e aproveitem as belezas de nossas praias neste verão. Muitos não sabiam que eram capazes de vir a praia e acabaram tomando banho de mar”, declara a coordenadora do CER, Lisiane Tuon.

Além de aproveitar o momento para se refrescar, a atividade é importante para que os pacientes exercitem o corpo, como também se sintam capazes de aproveitar e interagir o espaço normalmente.

Seu Dimas de Souza de 70 anos relembrou momentos de emoção, e viu que é possível frequentar a praia mesmo sendo cadeirante. “Fazia 15 anos que eu não vinha no mar, foi um presente dos deuses. Se trabalho do CER está aprovado? Bota aprovado nisso!”, afirma o paciente.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 17:40
Compartilhar Comente