Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Pacientes do CER participam de Projeto Praia Acessível

Pacientes do CER participam de Projeto Praia Acessível
Eles tomaram banho de mar e se divertiram em Balneário Rincão (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O sorriso não negava a felicidade dos pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc nesta terça-feira (21/2). Eles aproveitaram a tarde ensolarada para participar do Projeto Praia Acessível, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Içara. A iniciativa traz a oportunidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida entrarem no mar, por meio de uma cadeira especial.

A paciente Maria Aparecida da Rocha, 52 anos, que teve a perna amputada em agosto de 2016 por complicações de diabetes, contou que gostou muito do passeio. “No começo senti um pouco de medo, mas os guarda-vidas transmitiram muita segurança”, comentou

Outro paciente que também aproveitou a tarde de sol foi Jair Tiscoski, 65 anos, diagnosticado com sequelas de Guillain-Barré (doença do sistema nervoso de caráter autoimune), a esposa conta que várias vezes convidou ele para ir à praia mas após o diagnóstico ele nunca quis, hoje na companhia do grupo encorajou-se.

Os pacientes estiveram acompanhados pela equipe técnica do CER (assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta e pedagoga) e por familiares.

A assistente social Priscila Schacht Cardozo destaca a importância do fortalecimento dos vínculos familiares no processo de reabilitação e da inclusão das pessoas com deficiência nos espaços públicos de lazer, como é o caso da praia.

O CER tem a objetivo de assistir a pessoa com deficiência na integralidade de atenção à saúde, a fim de desenvolver o seu potencial físico, psicossocial, profissional e educacional. O programa atende cerca de 400 pacientes por mês dos municípios da AMREC e da AMESC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 22 de fevereiro de 2017 às 16:06
Compartilhar Comente

Andador elétrico auxilia na reabilitação de pessoas com deficiências no CER Unesc

Andador elétrico auxilia na reabilitação de pessoas com deficiências no CER Unesc
Universidade recebeu apoio do judiciário para a aquisição do equipamento Mais imagens

A Unesc adquiriu, por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, um equipamento que vai auxiliar na reabilitação de pessoas com deficiências. O CER II (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc) recebeu um andador elétrico, que dá suporte na realização de treinos locomotores. O projeto, encaminhado pela Universidade recebeu o apoio, do judiciário, por meio da juíza responsável pela 2ª Vara Criminal do Fórum da Comarca de Criciúma, Débora Driwin Rieger Zanini. A juíza foi recebida na manhã desta quarta-feira pelo reitor Gildo Volpato, que agradeceu o apoio, e aproveitou para conhecer o equipamento.

Para o reitor, a chegada do equipamento vai agregar muito ao serviço que o CER oferece. “É uma contribuição enorme aos nossos pacientes”, destacou Gildo. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, enfatizou os agradecimentos do reitor e a parceria com o Judiciário. “As parcerias nos fortalecem muito e ajudam a melhorar o que oferecemos a comunidade. O equipamento vai tornar mais eficazes os tratamentos em que o paciente não consegue produzir força muscular”, explicou.

A juíza Débora agradeceu o carinho e se colocou à disposição em projetos futuros. “Fico muito feliz. Mas ao fim fiz apenas meu papel. Para o que for necessário estarei sempre à disposição, principalmente com os resultados que vem sendo dado pela Unesc”, ressaltou.

Conhecendo o equipamento e suas vantagens

Estudos mostram que se obtém melhores resultados com treinos de marcha de sustentação parcial de peso, o que é possível com o andador, do que com treinos convencionais. Os benefícios estão relacionados ao aumento da força muscular, manutenção ou aumento da densidade óssea, diminuição da frequência cardíaca e melhora do condicionamento físico.

Além do reitor, da pró-reitora e da juíza, estiveram presentes os coordenadores dos cursos de Medicina e Odontologia, Glauco Fagundes e Renan Ceretta; o diretor do Departamento de Saúde, Diogo Copetti; a coordenadora de ensino da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim; o gestor da Aditt (Agência de Desenvolvimento de Inovação e Transferência e Tecnologia da Unesc), Michel Alisson da Silva; a coordenadora do CER, Lisiane Tuon; e a fisioterapeuta e a psicóloga do CER, Elaine Meler e a Tatiane Macarini.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de fevereiro de 2017 às 13:56
Compartilhar Comente