Centro Especializado em Reabilitação - CER II

CER Musical encanta campus da Unesc com canções natalinas

CER Musical encanta campus da Unesc com canções natalinas
Coral realizou apresentações na manhã desta quarta-feira (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

A magia do período natalino já tomou conta da Unesc. Após o Auto de Natal, realizado na noite desta terça-feira (12/12), na manhã desta quarta-feira (13/12) foi a vez do coral composto pelos pacientes e profissionais do CER (Centro especializado em Reabilitação) aquecerem os corações. O grupo cantou nas Clínicas Integradas, na Reitoria e no hall do Bloco Administrativo da Universidade.

O CER Musical foi criado para que os pacientes desenvolvessem o máximo de autonomia e interação, e, aproveitando o clima de Natal, o grupo se apresentou para alunos, professores, funcionários e demais pessoas que passam pela Unesc.

A coordenadora do CER, Lisiane Tuon, ressaltou a importância das apresentações e se surpreendeu com a reação do público. “Foi uma experiência gratificante para os nossos pacientes, que através da música e do clima de Natal encontraram ainda mais forças para superar suas dificuldades”, afirmou.

Nilo Carvalho de Aragão foi vítima de AVE (Acidente Vascular Encefálico) há sete meses, e encontrou no CER Musical a energia para voltar a cantar. “Estou na Banda Dallas há cinco anos e estou no coral justamente para poder voltar aos palcos. O CER está me ajudando muito e com certeza vou voltar, pois minha vaga está guardada”, revelou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de dezembro de 2017 às 13:37
Compartilhar Comente

Crianças do Centro Especializado em Reabilitação visitam estádio Heriberto Hülse

Crianças do Centro Especializado em Reabilitação visitam estádio Heriberto Hülse
Momento de emoção para os pequenos que foram ao local pela primeira vez (Foto: Marcelo Camilo) Mais imagens

Durante esta terça-feira (5/12), as crianças atendidas pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) visitaram pela primeira vez o estádio Heriberto Hülse. Acompanhados de seus responsáveis, todos se encantaram ao conhecer os bastidores do clube do coração.

Segundo a coordenadora do CER Lisiane Tuon, a visita proporcionou às crianças conhecer o futebol fora da televisão. “A atividade é importante para que as nossas crianças junto de seus pais possam conhecer o clube da nossa cidade. O principal objetivo foi mostrar como funciona a estrutura, mas também estimular a imaginação dos pequenos que sonham em ser jogador de futebol”, afirmou.

As crianças visitaram quase toda a estrutura do estádio, além de conhecer o vestiário e até entrar no gramado. Ao fim da visita, todos ganharam um adesivo de lembrança do Tigre. “Foi muito legal ter participado, agradeço ao CER por estar aqui. Só faltou uma bola para jogar no campo, mas quando eu for jogador eu venho de novo”, comentou Murilo da Silva, de 7 anos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 07 de dezembro de 2017 às 16:52
Compartilhar Comente

A arte em favor da reabilitação

A arte em favor da reabilitação
Pacientes se expressam pela escultura (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

Transformar argila em esculturas se tornou mais do que uma forma de arte. No CER (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc) a terapia ocupacional exercita os aspectos sensoriais e a criatividade dos pacientes. A atividade é realizada semanalmente, no ateliê de artes da Unesc.

A capacidade de executar movimentos finos com total controle, é o principal desafio de Maria Vitali, que é umas das pacientes participantes do grupo. “É muito bom participar destas atividades, é diferente das outras pois me sinto muito bem”, afirma dona Maria.

O método pode ser aplicado em pessoas de todas as idades, e é realizado em grupo pelos pacientes que foram vítimas de AVE (Acidente Vascular Encefálico). “A utilização da argila ajuda muito os pacientes que mostram dificuldades em se expressar verbalmente”, garante a coordenadora do CER, Lisiane Tuon.

Segundo a terapeuta ocupacional Giuzi Netto Souza, a reabilitação não se trata apenas de exercícios físicos, e a arte é uma ótima terapia na conquista de novos espaços. “O trabalho com as mãos exercita e recupera o AVE, além de trabalhar a coordenação motora, viso motora e motricidade fina”, explica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 01 de dezembro de 2017 às 21:17
Compartilhar Comente

Atividade externa inova terapia dos assistidos do CER

Atividade externa inova terapia dos assistidos do CER
Profissionais defendem autonomia e independência dos pacientes (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

Ir ao supermercado, fazer compras, atravessar a rua, são ações simples que muitos de nós fazemos diariamente. Mas para as pessoas com deficiência e pacientes que foram vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE), são tarefas que se tornam difíceis quando não há acessibilidade.

Pensando nisso, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc desenvolve atividades externas com o objetivo de promover autonomia e independência aos atendidos. Nesta semana, profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia acompanharam os pacientes em supermercados e demais estabelecimentos da cidade, proporcionando atividades que visam a acessibilidade para todos.

“Sempre trabalhamos de acordo com a realidade de cada paciente, preparando a nossa equipe para auxiliar cada um deles, em suas atividades do cotidiano”, comenta a coordenadora do CER, Lisiane Tuon.

Dona Belmira dos Santos está no CER desde que teve AVE há 8 meses, e apesar das dificuldades, sabe que é capaz de fazer suas atividades como todos. “Antes eu achava mais difícil, mas como gostei de vir ao supermercado vou querer fazer compras com meu marido sempre”, afirma.

As melhoras significativas de dona Belmira vieram com sessões intensivas de fisioterapia realizada junto com estas atividades desenvolvidas. “Juntamente com nossa equipe multiprofissional, conseguimos com que nossos pacientes desenvolvam a prática para terem independência com ou sem adaptações” declara o fisioterapeuta, Aires Mondardo Junior.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 01 de dezembro de 2017 às 21:12
Compartilhar Comente