Centro Especializado em Reabilitação - CER II

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência vira e-book

Curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência vira e-book
Lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Uma obra que vai contribuir para o desenvolvimento de estratégias voltadas ao cuidado em saúde de Criciúma e região. Foi com esse objetivo que o curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, fruto de um projeto da Unesc, em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e com o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), lançou seu primeiro e-book na noite desta quarta-feira (18/4).

A capacitação iniciou em 2016, e foi ofertada aos profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios, e de instituições públicas e filantrópicas de Criciúma e região. Essa capacitação proporcionou 200 horas de formação com encontros semanais, desenvolvidos em seis módulos focados na ampliação do acesso e da qualificação ao atendimento deste grupo. Para cada assunto foi gerado um capítulo do e-book.

“Os municípios têm carência de capacitações referentes à esta área específica e o livro digital se transforma em um relevante material de pesquisa e consolidação dos temas tratados, possibilitando que toda a comunidade possa ter acesso dos conteúdos abordados.”, afirma a coordenadora do CER, Tatiane Macarini.

O presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Criciúma, Claudio Pacheco, comentou que além de o curso proporcionar uma capacitação diferenciada aos profissionais, a Unesc, por meio do CER, faz um trabalho de suma importância para a região. “Grande parte da população não tem acesso há grandes clínicas, e a Unesc faz um trabalho de ponta, comportando ações que faltam na rede pública”, comentou.

O lançamento contou  a participação da técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina Jaqueline Reginatto, junto aos demais organizadores da obra. Que trouxe informações aos participantes referentes às polícias públicas do estado.

Confira o e-book (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de abril de 2018 às 21:54
Compartilhar Comente

CER presta homenagem ao professor João Monteiro

CER presta homenagem ao professor João Monteiro
Música e emoção marcaram o ato na tarde desta quarta-feira (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

Alunos, colegas de trabalho e pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) estiveram nesta quarta-feira (18/4), nas Clínicas Integradas da Unesc, para prestar uma homenagem ao professor João Monteiro (in memoriam). No ato, integrantes do Grupo de Voz do CER cantaram canções compostas pelo professor, que dirigia o coral. João faleceu em 17 de março.

A viúva de João, Carla Casagrande Monteiro, foi homenageada com uma placa de agradecimento com a imagem do professor e a letra de sua música “Canção do CER”. O momento teve a presença da reitora Luciane Ceretta, do vice-reitor Daniel Preve e da coordenadora interina do CER Tatiane Macarini.

“João era muito especial. Não preciso usar muitas palavras pois, quem o conheceu sabe que não dá para descrever. Esta homenagem mostra a pessoa que ele foi para nós, sempre trazendo alegria através da música e da simplicidade”, afirma Tatiane.

João foi professor do Colégio Unesc e lecionou em vários cursos da Universidade. Além disso, ajudava no processo de recuperação de pacientes do CER desde 2017, no comando do Grupo de Voz do CER.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de abril de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Unesc lança e-book voltado para aperfeiçoamento da atenção à pessoa com deficiência

Unesc lança e-book voltado para aperfeiçoamento da atenção à pessoa com deficiência
A obra é uma parceria entre Universidade e CER (Foto: Arquivo) Mais imagens

O e-book do curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, fruto de um projeto da Unesc, em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e com o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), será lançado nesta quarta-feira (18/4), a partir das 18h30, no Auditório Edson Rodrigues, localizado na sala 19 do Bloco P da Unesc.

O curso foi ofertado aos profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social da região e através de cada assunto foi gerado um capítulo do e-book. “O livro digital é um relevante material de pesquisa e consolidação dos temas tratados, possibilitando que toda a comunidade possa ter acesso dos conteúdos abordados”, afirma a coordenadora do CER, Tatiane Macarini.

O lançamento da obra terá a participação da técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina Jaqueline Reginatto, junto aos demais organizadores da obra. Após lançado, o e-book estará à disposição de todos os interessados para download gratuito no blog do CER (clique aqui).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2018 às 17:29
Compartilhar Comente

Unesc oferece pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

Unesc oferece pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Especialização é voltado para profissionais da região (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Profissionais da saúde que já concluíram curso de graduação podem ampliar e aprimorar seus conhecimentos na Unesc. A Universidade, em parceria com os 27 municípios da região, promove o curso de pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Serão disponibilizadas até 300 vagas, obtidas através do projeto Pronas/PCD do Ministério da Saúde. As inscrições ocorrem até 20 de abril no link (clique aqui).

Com o objetivo de capacitar e titular profissionais para o trabalho interdisciplinar, o curso tem duração de 18 meses, totalizando 360 horas de aperfeiçoamento técnico, científico e ético. As aulas serão a distância e o conteúdo programático será distribuído em três módulos.

A pós-graduação é direcionada para fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que atuam no SUS em um dos 27 municípios da região e nas APAEs de Santa Catarina. “O curso visa colaborar com a construção do conhecimento específico na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, além de consolidar o propósito da Universidade, de comprometimento com a saúde”, afirma a mentora do projeto, professora da Unesc e coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Universidade, Lisiane Tuon.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o curso reforça o papel comunitário da Instituição. "A Unesc é uma Universidade Comunitária com grandes projetos de intervenção social e agora, nos seus 50 anos, tem a possibilidade de oferecer mais este curso de relevância para a sociedade", salienta.

As aulas têm previsão de início em maio de 2018 e os interessados podem obter mais informações no período da tarde no CER, localizado junto às Clínicas Integradas, pelo e-mail capacitacaocer@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2620.

Conteúdo Programático:


Módulo I - Políticas Públicas de Saúde e a Construção do SUS

1 - Formação e desenvolvimento do SUS; 
2 - Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência;
3 - Gestão em Saúde;
4 - Bioética e Epidemiologia Aplicada às Redes de Atenção à Saúde

Módulo II -  Programa de Reabilitação

1 - A atuação multi e interdisciplinar na prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual;
2 - Fundamentos para a Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física;
3 - Fundamentos para a Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual;
4 - Processo de Envelhecimento e a Deficiência;
5 - Fundamentos da Educação Especial e Atendimento Educacional (AEE) na Deficiência Física e Intelectual.

 Módulo III – Pesquisa

1 - Didática do Ensino Superior;
2 - Metodologia da Pesquisa;
3 – Trabalho de Conclusão de Curso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Assessoria de imprensa 04 de abril de 2018 às 16:08
Compartilhar Comente (4)

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc
Inauguração do espaço ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc lançou, nesta sexta-feira (16/3) o Núcleo de Saúde Coletiva e inaugurou a Galeria dos Mestres em Saúde Coletiva. O evento, realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) teve a presença de alunos, professores e funcionários da Instituição.

A Galeria dos Mestres homenageia 13 pesquisadores de relevância local, regional, estadual, nacional e internacional que contribuíram com seu trabalho da área da saúde. Entre eles, está a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. A professora doutora foi escolhida por defender um SUS público, gratuito e de qualidade e ter sido, enquanto profissional de Enfermagem, uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família em Criciúma. Além disso, as pesquisas realizadas e as iniciativas de integração de atividades práticas na comunidade ao ensino também foram levadas em consideração para a escolha.

“Muito me honra ter o meu nome referenciado por aqueles que constroem conosco o cotidiano da nossa Universidade à frente da Saúde Coletiva e das lutas empreendidas pelas políticas de saúde nesse país, nesse Estado, nesse município. Vivemos sim um momento muito difícil para o Sistema Único de Saúde no Brasil, talvez para o SUS nunca antes visto com a ameaça para a sua permanência. Sou defensora deles e sabemos que 100% da população brasileira usa e 80% só tem esse sistema para cuidar da sua saúde e da sua família. Precisamos de fato refletir que sistema é esse, que lugar ele ocupa hoje no contexto que nós temos”, afirmou Luciane, que também parabenizou o grupo formado por alunos e professores que atuam na área de Saúde Coletiva na Universidade.

A coordenadora do PPGSCol, Lisiane Tuon agradeceu pelo empenho de professores e estudantes para a criação do Núcleo de Saúde Coletiva. Ela explicou que ele tem o objetivo de viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização e aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e de eventos e capacitações na área de Saúde Coletiva, de interesse acadêmico ou da comunidade. O Núcleo irá atuar nas áreas de Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Política, Planejamento e Gestão em Saúde; Saúde, Cultura e Cidadania; Bioética e Segurança do Paciente; Educação em Saúde e Direito a Saúde. “Na próxima semana iniciamos o trabalho e contamos com a participação de todos”, comentou Lisiane.

O Núcleo ainda disponibilizará o “Observatório de Saúde Coletiva”, com um site onde qualquer cidadão poderá ter acesso fácil a bancos de dados atuais sobre Saúde Coletiva, ter acesso a informações e participar da formação e sugestão de articulações das políticas regionais e nacionais na área.

O artista responsável pelas obras da Galeria de Mestres, César Pereira, é egresso do curso de Artes Visuais da Unesc e possui mais de 30 anos de experiência em cerâmica. “Fizemos retratos sobre placas de cerâmica, confeccionadas manualmente e a pintura utilizou argila, com corantes minerais para alterar a cor. Foi um desafio e fico feliz em ter sido lembrado e em poder ter uma obra em cerâmica dentro da Unesc”.

O lançamento do Núcleo e a inauguração da Galeria deve ainda a presença da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker e do professor do PPGSCol, Jacks Soratto, que foi o curador da galeria.

A montagem da Galeria dos Mestres teve o apoio técnico do Setor de Projetos e Obras da Unesc e financeiro do Ministério da Saúde.

Galeria dos Mestres


Doutor Antônio Sérgio da Silva Arouca – Médico
Foi militante do movimento de reforma sanitária brasileira e presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, marco principal da conquista do SUS.

Doutora Barbara Starfield – Médica
Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde. É considerada uma das investigadoras mais importantes na área dos cuidados de saúde primários.

Doutor Jairnilson Silva Paim – Médico
É um dos expoentes da Reforma Sanitária Brasileira, e tem contribuído significativamente para consolidação dos seus princípios nos cotidianos dos serviços de saúde.

Doutor Emerson Elias Merhy – Médico
É uma das referenciais nacionais sobre processos de Avaliação da Produção do Cuidado e o Trabalho em Saúde. Suas contribuições perpassam mudanças significativas que circulam pela academia e pelos cenários de práticas.

Doutor Gastão Wagner de Sousa Campos – Médico
Militante da reforma sanitária brasileira e atual presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Seus posicionamentos enfatizam a luta pelo direito a saúde e a defesa de um SUS equânime.

Doutor Paulo Amarante – Médico
É um dos principais expoentes do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.

Doutor Josué Apolônio de Castro – Médico
Apesar de não ser geógrafo de formação, tornou-se um dos maiores pensadores da Geografia, em virtude, principalmente, das obras: Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, conhecidas mundialmente como mapa da fome.

Mestre Clair Castilhos Coelho – Farmacêutica
Referência em políticas de saúde, assistência farmacêutica e políticas voltadas à saúde da mulher, controle social e feminismo.

Doutor José Patrício Bispo Júnior – Fisioterapeuta
É uma referência nacional na profissão de fisioterapia por produções intelectuais e construções assistências voltadas para a Saúde Coletiva.

Doutor João Carlos Caetano – Odontólogo
Atualmente é Sanitarista do Governo do Estado de Santa Catarina, com estudos voltados Vigilância da Fluoretação das águas do Abastecimento Público.

Doutor Bernardo Elias Correa Soares – Biomédico
É uma referência internacional na área da Patologia e Microbiologia Clínica, com ênfase no Diagnóstico e Epidemiologia das Doenças Infecto-Parasitárias.

Doutor Marco Aurélio Da Ros – Médico
Possui uma vasta contribuição no campo da saúde coletiva principalmente no tocante a construção de um entendimento mais integral sobre a concepção saúde-doença.

Doutora Luciane Bisognin Ceretta – Enfermeira
Defensora de um SUS público, gratuito e de qualidade. Enquanto profissional enfermeira foi uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família no município em Criciúma. Enquanto docente foi responsável por diversas iniciativas exitosas que tiveram mudança substancial na integração ensino-serviço.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de março de 2018 às 16:10
Compartilhar Comente