Centro Especializado em Reabilitação - CER II

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Universidade prestigia sessão especial em homenagem aos 50 anos da Apae

Universidade prestigia sessão especial em homenagem aos 50 anos da Apae
Ex-diretor presidente da Fucri, Rodeval José Alves, foi um dos condecorados (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Na noite desta quarta-feira (18/7), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Criciúma foi homenageada em sessão especial da Câmara de Vereadores em alusão ao aniversário de 50 anos. O evento também reconheceu o trabalho de 36 pessoas que ajudaram a construir a história da entidade. Entre eles, o ex-diretor-presidente da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma) Rodeval José Alves, um dos fundadores da Instituição. A coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, Tatiane Macarini, representou a Universidade na cerimônia.

A homenagem foi proposta pelo presidente licenciado da Câmara, vereador Júlio Colombo. “Ao longo de sua história, a Associação vem transformando a vida de muitas famílias”, afirmou.

Para Tatiane, a entidade presta um serviço fundamental em Criciúma. “A Apae com toda a sua história e o seu trabalho deve ser sempre relembrada e parabenizada pelo esforço diário empenhado em prol de tantos alunos que atende”, enfatizou a coordenadora do CER.  

O atual presidente da Associação, Márcio Tadeu de Menezes, relembrou as pessoas que ao longo dos 50 anos da entidade esforçaram-se para mantê-la viva. "Temos que continuar a luta daqueles que nos antecederam. Eles tiveram a coragem e a sensibilidade de criar a primeira Apae do Sul de Santa Catarina", ponderou.

Sobre a Apae

A instituição foi fundada em julho de 2018 e atualmente atende 256 alunos. A equipe multidisciplinar é composta por médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogas, pedagogas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, nutricionista e assistente social. Além disso, são oferecidas atividades nas áreas de educação física, música, artes e informática.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2018 às 14:12
Compartilhar Comente

Aula inaugural motiva alunos em pós-graduação na Unesc

Aula inaugural motiva alunos em pós-graduação na Unesc
Evento ocorreu no fim de semana e reuniu profissionais de saúde (Foto: Marcelo Camilo) Mais imagens

O primeiro dia de aula dos alunos da pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência começou focado nos desafios atuais enfrentados pelos profissionais da saúde em Santa Catarina. A Aula Inaugural que ocorreu sábado (30/5), reuniu quase 400 pessoas entre matriculados, tutores, apoiadores e organizadores.

A Aula Inaugural foi ministrada pela professora doutora Lisiane Tuon, que ressalta a importância do curso para os mais de 20 mil alunos das Apaes de Santa Catarina. “Eu sonhei muito tempo com esse momento, trouxe a Unesc e a Federação das Apaes juntos, e realizamos nosso sonho. Justamente para agora poder preparar estes profissionais em atender melhor e dar mais qualidade de vida para todo o estado”, afirma.

Na abertura, a presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina, Lorena Starke Schmidt, destacou a importância da parceria entre as Apaes e a Universidade. “As Apaes fazem promoções e parcerias constantemente porque as verbas que recebemos estão aquém das nossas necessidades. Então é necessário que as Apaes façam esses eventos. Também é uma maneira de mostrar a transparência e o trabalho feito por nós", conta.

No fim do evento, os matriculados receberam um kit com pen drives e material didático do curso, como também socializaram com um lanche entre os presentes.

Ainda estiveram presentes o vice-presidente da entidade Ricardo Stanguerling, o diretor social, Júlio César Aguiar, a secretária de saúde de Criciúma, Francielle Gava e a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toreti, além dos apoiadores que representaram as empresas parceiras do curso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2018 às 10:55
Compartilhar Comente

Unesc realiza aula inaugural da pós-graduação em Saúde da Pessoa com Deficiência

Unesc realiza aula inaugural da pós-graduação em Saúde da Pessoa com Deficiência
Diretor social da Federação das Apaes de SC, Júlio César Aguiar, estará no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais de saúde da Amrec e da Amesc participam sábado (30/6) da Aula Inaugural da pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, na Unesc. O evento inicia às 13 horas no Auditório Ruy Hülse e terá a presença da presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina, Lorena Starke Schmidt, do vice-presidente da entidade Ricardo Stanguerling, e do diretor social, Júlio César Aguiar.

A Unesc, em parceria com a Federação das Apaes de Santa Catarina e com 27 municípios das regiões de Criciúma e Araranguá disponibilizou 400 vagas aos profissionais das Apaes de todo o Estado.

A pós-graduação é direcionada para fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que atuam no SUS em um dos municípios da Amrec e Amesc e nas APAEs de Santa Catarina. “O curso visa colaborar com a construção do conhecimento específico na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, além de consolidar o propósito da Universidade, de comprometimento com a saúde”, afirma a autora do projeto do curso de pós-graduação, a professora doutora Lisiane Tuon.

Para a reitora, Luciane Ceretta, o curso reforça o papel comunitário da Instituição. “A Unesc é uma Universidade Comunitária com grandes projetos de intervenção social e agora, nos seus 50 anos, tem a possibilidade de oferecer mais este curso de relevância para a sociedade", salienta.

Com o objetivo de capacitar e titular profissionais para o trabalho interdisciplinar, o curso tem duração de 18 meses, totalizando 360 horas de aperfeiçoamento técnico, científico e ético. As aulas serão a distância e o conteúdo programático será distribuído em três módulos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2018 às 16:40
Compartilhar Comente

Unesc recebe evento da Fundação Vida Nova

Unesc recebe evento da Fundação Vida Nova
Primeira dama do Estado participou do evento nas Clínicas Integradas (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta sexta-feira (22/6) o evento da Fundação Nova Vida de entrega de doações para entidades de Criciúma. A primeira dama de Santa Catarina e presidente da Fundação, Nicole Torret Rocha Moreira, entregou 14 cadeiras de rodas para entidades e kits para asilos do município, em evento no hall das Clínicas Integradas.

Durante a cerimônia, Nicole conheceu melhor o trabalho do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc e a história de pessoas com deficiência que utilizam o serviço ou são atendidos por entidades de Criciúma.  

O evento teve a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, da coordenadora do CER, Tatiane Macarini e da deputada estadual Ada de Luca.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de junho de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente

CER

Os pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc) tiveram uma tarde diferente na última sexta-feira (15/6), quando acompanhados por profissionais do CER, visitaram o Horto Florestal da Universidade e puderam conhecer melhor as plantas e dialogar com os funcionários do local.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de junho de 2018 às 10:38
Compartilhar Comente