Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Acadêmica de Fisioterapia da Unesc representa a Instituição como conselheira do Crefito Jovem

Acadêmica de Fisioterapia da Unesc representa a Instituição como conselheira do Crefito Jovem
Lívia Giordani Gonçalves recebeu o certificado na sede do Conselho em Florianópolis (Fotos: Divulgação/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de dezembro de 2023 às 16:05
Compartilhar Comente

Unesc sedia Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Criciúma

Unesc sedia Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Criciúma
Mais imagens

A Unesc sediará a 5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, evento voltado à promoção de discussões acerca da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência. A atividade foi proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Codec) de Criciúma e está marcada para o dia 31 de outubro, com início às 8h30 no Bloco P da Instituição, estendendo-se até às 17h.

Segundo o presidente da Comissão, Aires Mondardo Junior, é importante destacar que as vagas são limitadas e os interessados devem fazer suas inscrições gratuitamente por meio do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScon4lJz7i44zYLpMzEdikWeyuRYEwN2C-Bh8fYzNMavu79LA/viewform até o dia 25 de outubro.

O tema central será Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo. “O evento desempenha um papel significativo na criação de uma sociedade mais inclusiva e na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A participação e o apoio a esta conferência são fundamentais para o progresso contínuo em direção a um país mais igualitário e acolhedor para todos”, disse Aires. 

A Conferência é aberta a pessoas com deficiência, representantes de entidades que atuam na área das pessoas com deficiências, e à comunidade em geral.

Além disso, durante o evento serão escolhidos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual, marcada para ocorrer em março de 2024. A Unesc ocupa assento no Codec desde 1995 e desde então contribui com ações voltadas ao tema.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2023 às 09:07
Compartilhar Comente

CER realiza momento especial com pacientes

A equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc preparou um evento único e repleto de alegria para seus pacientes. Trajados a caráter e carregando consigo muita animação, o grupo participou de uma confraternização preparada especialmente para eles. O encontro ocorreu nessa quinta-feira (27/07), nas instalações da Universidade, e promoveu diversas brincadeiras e momentos de interação.

“O principal objetivo da confraternização é criar um espaço em que todos possam se divertir, estreitar laços e fortalecer os vínculos”, disse o coordenador Aires Mondardo Junior.

Atualmente, o CER atende 400 pacientes, somando mais de 1,6 mil atendimentos envolvendo 24 profissionais entre assistente social, enfermeiro, médico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião-dentista, fonoaudiólogo, entre outros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2023 às 14:59
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)