PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Unesc oportuniza capacitação para conselheiros de saúde de Criciúma

Unesc oportuniza capacitação para conselheiros de saúde de Criciúma
Mais imagens

A Unesc iniciou mais uma atividade de contribuição com a sociedade, mais precisamente na área da saúde. A partir desta semana, e durante todo o mês de fevereiro, conselheiros de saúde titulares e suplentes de Criciúma participam de um curso de capacitação, promovido pela Universidade, por meio dos programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) e de Pós-graduação em Direito (PPGD), em parceria com a Administração Municipal e Conselho Municipal de Saúde.

O objetivo é oportunizar formação referente aos aspectos históricos, normativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para o exercício do controle social em saúde no nível local e municipal, de forma crítica e reflexiva.

“Esta iniciativa é fundamental, pois oportuniza diversos ensinamentos aos conselheiros de saúde que atuam na ponta, junto à comunidade e uma capacitação adequada fornece o conhecimento técnico necessário para que eles desempenhem as suas funções de forma ainda mais eficaz. Com esta iniciativa, em parceria com o Município e com o Conselho de Saúde, a Unesc demonstra, mais uma vez, o seu caráter comunitário”, salienta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Temas abordados

As atribuições do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma são disciplinadas pela lei nº 6.541/2014. O texto propõe que a entidade promova cursos de capacitação para os conselheiros titulares e suplentes, com carga horária de, no mínimo, 20 horas. Para atender esta necessidade o conselho e a Unesc estruturaram uma proposta formativa que agora chega à terceira turma.

O professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) da Unesc, Jacks Soratto, explica que o curso possui quatro blocos temáticos que contemplam aspectos da história das políticas de saúde e da legislação, além dos dispositivos de saúde existentes no município e o funcionamento do serviço.

“Além disso, o curso trata do funcionamento do conselho e do seu regimento. O público alvo principal são os conselheiros municipais de saúde, mas também participam conselheiros locais de saúde com a finalidade de fortalecer o controle social nos micro espaços de cada território do município de Criciúma e saber que o controle social faz esse papel é de fundamental importância para um SUS público de qualidade e universal”, fala Soratto.

Papel dos conselhos de saúde

O primeiro dia de capacitação focou na importância do papel dos conselhos de saúde na defesa e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), assunto abordado pelos palestrantes, Antônio Augusto Schäfer e Dimas de Oliveira Estevam, professores da Universidade.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Lisiane Tuon, destacou ainda o aporte que a Unesc presta para os participantes do curso, e lembra que a reitora Luciane Bisognin Ceretta já atuou diretamente nesta área e por isso sabe o papel dos conselheiros na promoção da saúde. “Sempre que vocês precisarem a Unesc está aberta, porque nós temos uma gestora que nos proporciona, nos dá autonomia e liberdade”, enfatiza.

Uma das 60 participantes da capacitação é a conselheira Local de Saúde do bairro Laranjinha, Viviane Custódio. “É a primeira vez que eu participo. Eu e os outros membros do conselho conversamos sobre a importância dessa capacitação na luta pela pela saúde no nosso bairro e por isso decidimos ingressar no curso”, comenta.

Durante os encontros, os conselheiros participam de rodas de conversas; dinâmicas; reflexão; aulas expositivo-dialogadas mediadas por slides, além da participação de convidados externos, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Os próximos encontros do Curso de Formação de Conselheiros de Saúde de Criciúma ocorrem na próxima segunda-feira (19/02) a sexta-feira (23/02) sempre a partir das 19h, no campus da Unesc, em Criciúma.

“Este curso é de extrema importância, pois precisamos saber dos nossos limites, do nosso papel como conselheiros, quais os nossos direitos e nossas obrigações. O controle social é o que faz toda a fiscalização, em especial o Conselho Municipal de Saúde, que é deliberativo e fiscalizador. Periodicamente, a Administração da cidade apresenta o Plano de Saúde ao conselho, que precisa estar preparado para analisar contas, verificar pendências, se os índices propostos são adequados, entre outros pontos. Desta forma, precisamos saber em que legislação estamos embasados e o curso proporciona esses ensinamentos sobre as leis que regem a saúde pública e a democracia participativa dos conselhos”, comenta o presidente do conselho Municipal de saúde, Júlio César Zavadil.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de fevereiro de 2024 às 14:47
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

PPGSCOL realiza 1ª mostra de produtos e pesquisas em Saúde Coletiva

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, dedica-se à formação e capacitação de profissionais e gestores da área da saúde para aprimorar e inovar na administração dos serviços de saúde, abordando temas que envolvem epidemiologia, promoção da saúde, educação e gestão do trabalho. 

Na última semana o PPGSCol promoveu com sucesso a 1ª Mostra de Produtos e Pesquisas em Saúde Coletiva. O evento ocorreu na cidade de Balneário Gaivota, reconhecida por ser a localidade com a maior proporção de mestres em Saúde Coletiva, reunindo não só membros do programa, mas também autoridades locais, incluindo o prefeito da cidade, Everaldo dos Santos, secretários municipais, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O propósito do evento foi fornecer espaço para a exposição e análise dos diversos temas abordados nas dissertações dos mestrandos. Esses temas evidenciam a amplitude e a complexidade das questões que têm impacto significativo na saúde, tanto em nível municipal quanto regional.

Com um histórico de 163 defesas de mestrado, envolvendo mestrandos de mais de 30 cidades em diferentes estados do país, o PPGSCol destaca-se não apenas pela quantidade, mas pela qualidade das pesquisas desenvolvidas. Os resultados dessas dissertações têm se traduzido em produtos e ações que visam aprimorar processos, indicadores e a qualidade da assistência à saúde no âmbito do SUS.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a necessidade de estreitar laços com os municípios deve ser enfatizada. “É parte essencial da missão de uma Universidade Comunitária promover essa proximidade com as localidades. A Universidade compromete-se sempre a ser parceira de ações voltadas para o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas e serviços de saúde. Podem contar com nosso apoio integral”, enfatiza ela.

O coordenador adjunto do programa, Antônio Augusto Schäfer, expressou elogios à administração pública daquela cidade e aos profissionais de saúde pelo comprometimento dedicado à promoção da Saúde Coletiva por meio da excelência na formação proporcionada pelo PPGSCol da Universidade. Além disso, Schäfer ressaltou a abertura do edital de seleção para ingresso no mestrado no ano de 2024.

A professora do programa, Fernanda Meller adiantou que a ideia é realizar este evento de forma itinerante no próximo ano, abrangendo os municípios que possuem um número significativo de mestres em Saúde Coletiva. “Além de ser uma oportunidade para reuniões, o evento desempenha um papel formativo, capacitando profissionais de saúde e ampliando a divulgação dos resultados das dissertações desenvolvidas no PPGSCol”, observou.

“Esta mostra é uma forma de retribuição à sociedade pelo trabalho de pesquisa e pelos produtos desenvolvidos. É um compromisso ético do pesquisador compartilhar suas descobertas com aqueles que serão os principais beneficiários”, complementou Jacks Soratto, que também faz parte do programa.

Apresentações

Onze apresentações foram realizadas, abrangendo uma ampla variedade de tópicos fundamentais na área da Saúde Coletiva, como o perfil do absenteísmo dos servidores públicos de Balneário Gaivota; a potencialidades e desafios para integralidade do cuidado na atenção aos alunos com necessidades alimentares especiais no estado de Santa Catarina; a prevalência de aleitamento materno exclusivo e fatores associados no município de Balneário Gaivota; a condição de vida, trabalho e saúde de pescadores artesanais no município de Balneário Gaivota; a formação do profissional fisioterapeuta da Unesc e a demanda de ressignificação entre a teoria e a prática; a Sazonalidade e saúde mental: uma análise da experiência subjetiva em cidade litorânea; a política de autocuidado para a saúde bucal das gestantes do município; a avaliação dos hábitos de vida de gestantes e suas consequências no desfecho da gestação; a saúde mental dos profissionais da secretaria municipal de saúde de balneário Gaivota durante a pandemia de Covid-19; as barreiras atitudinais no atendimento à pessoa com deficiência nas unidades de saúde de Balneário Gaivota; e a formação em serviço para equipes de saúde da família sobre prevenção de quedas em idosos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2023 às 11:43
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física e PPGSCOL presentes no 14º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

Curso de Educação Física e PPGSCOL presentes no 14º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde
O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e teve como tema central: Atividade físicas em ambientes naturais (Fotos: Divulgação/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2023 às 20:23
Compartilhar Comente

Outubro Rosa: Saúde das mamas em pauta no projeto Sala de Espera das Clínicas Integradas

Outubro Rosa: Saúde das mamas em pauta no projeto Sala de Espera das Clínicas Integradas
Os acadêmicos que fazem parte da ação ofertaram informações importantes para quem esperava por atendimento Mais imagens

Acadêmicos do curso de Medicina envolvidos no projeto de Extensão “Educação em Saúde na Sala de Espera: Uma Ação Multiprofissional” colocaram em destaque o tema do Câncer de Mama em sua mais recente sessão realizada na Instituição. 

O assunto foi debatido com os usuários que aguardavam suas consultas nas salas de espera das Clínicas Integradas da Unesc. Maria Gabriela Pereira Zurlo, uma das acadêmicas que participaram do encontro, enfatizou a importância da conscientização sobre a temática, destacando a necessidade do diagnóstico precoce e da orientação das mulheres sobre as mudanças normais nos seios ao longo de suas vidas, bem como os principais sinais de alerta para este tipo de câncer.

“Devemos estar conscientes para a saúde das mamas, destacando a importância do diagnóstico precoce e da orientação da população feminina sobre as mudanças habituais dos seios em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais suspeitos de câncer de mama”, comentou.

Segundo o bolsista do projeto, acadêmico de Medicina Arthur Lima Barbosa, a melhor prevenção é aquela que parte do próprio indivíduo. “Além disso, os dados mostrados, como a alta cobertura de mamografia são, de certa forma, um privilégio da cidade de Criciúma, visto que o câncer de mama é o de maior incidência nas mulheres. Sendo assim, o tema escolhido foi muito pertinente, ainda mais no mês da conscientização do câncer de mama”, disse.

A coordenadora do projeto, professora Fernanda Meller, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), ressaltou que os encontros têm sido altamente proveitosos tanto para os acadêmicos envolvidos na elaboração de materiais de estudo quanto para os pacientes. “O feedback que temos recebido dos usuários nos mostra que o projeto está atingindo seus objetivos de oportunizar espaço de aprendizado e aproximar acadêmicos e usuários por meio do conhecimento científico”, enfatizou Fernanda.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2023 às 14:52
Compartilhar Comente