PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

“Escola de Pais & Filhos” encerra o ano com ação social de Natal

“Escola de Pais & Filhos” encerra o ano com ação social de Natal
Três escolas do Território Paulo Freire I em Criciúma foram contempladas (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

“Quem faz Unesc, faz a diferença”. Um dos famosos slogans da Universidade tem tudo a ver com a 4ª edição do projeto de extensão “Escola de Pais e Filhos: diálogos entre Universidade, escola e comunidade”, que através de um importante mecanismo de troca de saberes, educação em saúde, cidadania e cultura de paz, dentro da lógica do educador Paulo Freire, promove o bem estar e faz a diferença em escolas municipais da região da Santa Luzia e bairros próximos, em Criciúma.

Dentro do projeto, são realizadas a integração e troca de conhecimentos entre os professores e direção escolar, pais, estudantes, professores e acadêmicos dos cursos de graduação envolvidos e integrantes da Residência Multiprofissional e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (PPGSCol).

Para manter a tradição do projeto e encerrar as atividades do ano com chave de ouro, além de entregar materiais de educação em saúde foram realizadas na segunda (6/12) e na terça-feira (7/12) ações sociais de Natal para as crianças das escolas envolvidas no projeto. “Devido ao período pandêmico, no segundo semestre de 2021 o projeto segue realizando exclusivamente o seu Momento II, que corresponde às ações desenvolvidas por acadêmicos da segunda fase de graduação em Enfermagem”, pontua a coordenadora do projeto, professora Fabiane Ferraz.

“Os acadêmicos realizam atividades em duas disciplinas do curso em que a extensão é curricularizada. Em uma disciplina, os acadêmicos recebem o aporte teórico sobre educação em saúde e integralidade do cuidado a partir do referencial freireano. Na outra disciplina, os acadêmicos elaboram e desenvolvem um projeto a partir das necessidades levantadas junto às escolas participantes”, completa. Além de coordenadora do projeto, Fabiane é professora do mestrado em saúde coletiva, residência multiprofissional e do curso de Enfermagem.

Através de um mutirão de arrecadação realizado pelos acadêmicos e bolsistas do projeto, foram distribuídos 590 brinquedos e 900 pacotes de guloseimas para alegrar as 1.464 crianças e os cerca de 100 professores das três escolas. Foram contemplados com brinquedos todos os alunos da escola Padre Carlos Wecki (Bairro Mineira Velha) e do turno vespertino da escola Professora Lili Coelho (Bairro Santa Luzia). Também foram presenteados todos os alunos da escola José Contim Portella (Bairro São Sebastião) e o matutino da escola Professora Lili Coelho (Bairro Santa Luzia). Todos os professores receberam doces.

“Cerca de 120 brinquedos arrecadados que não estavam em bom estado, estão sendo restaurados pela equipe do projeto e serão doados às escolas em fevereiro de 2022, para renovar suas brinquedotecas”, conta a acadêmica de Enfermagem e monitora das disciplinas, Gabriela Adrovendi. As unidades escolares também receberão livros infantis para as bibliotecas, doados pela sociedade de Criciúma e cidades dos acadêmicos que participaram da ação social.

Por meio do Programa Território Paulo Freire, o projeto de extensão, vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, é realizado com a participação dos membros do projeto que auxiliam na orientação dos acadêmicos das disciplinas curricularizadas do curso de Enfermagem, para que consigam estruturar materiais de educação em saúde, bem como, aprender a fazer a gestão de uma ação social.

“Neste semestre, enquanto equipe interdisciplinar, novamente auxiliamos a professora Fabiane na orientação das propostas desenvolvidas pelos alunos da segunda fase de Enfermagem. Os acadêmicos prepararam materiais lúdicos e pedagógicos e os jogos educativos, bem como os livros didáticos”, refere a professora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo.

Além da promoção da ação social, neste semestre foram entregues materiais de educação em saúde trabalhados por seis grupos de acadêmicos com os seguintes conteúdos:

1 - A importância da alimentação saudável para crianças (jogo da memória e cardápio saudável com receitas, jogos e informações).
2 - Cuidados com a saúde mental das crianças (Informativos - folders para pais/responsáveis e as crianças sobre os malefícios do uso excessivo de tecnologias. Importância de atividade ao ar livre e entrega de sementes para as crianças plantarem e cuidarem).
3 - Preservação do meio ambiente para gerar saúde (Jogo educativo para que os professores possam utilizar para ensinar sobre a importância da separação do lixo para o meio ambiente).
4 - Dicas sobre a higiene bucal (dois vídeos infantis que abordam o tema prevenção de cáries e gengivite, mais cards com as mesmas informações dos vídeos para enviar aos pais, e um quiz para as professoras desenvolverem o conteúdo em sala).
5 - Orientações para evitar acidentes domésticos (dois vídeos sobre como realizar manobras de desengasgo com crianças e bebês, mais folders informativos sobre cuidados para evitar acidentes domésticos).
6 - Prevenção na saúde mental dos professores (Livro com informações e atividades que auxiliam os professores ao autoconhecimento, ainda entregaram uma lembrança de Natal em reconhecimento e agradecimento ao esforço e dedicação dos professores nesse período de grandes desafios a todas as pessoas).

Escola Padre Carlos Wecki

Um projeto essencial

Para a diretora da escola Padre Carlos Wecki, Tomásia Alexandra Barros Martinhago, o projeto Escola de Pais e Filhos é essencial para o transcorrer do ano dentro da escola. “Nós estamos hoje recebendo o resultado de um projeto de extensão, onde tratamos de várias questões pedagógicas, que resultou em uma quantidade expressiva de materiais pedagógicos. Nossa gratidão à professora Fabiane e aos acadêmicos que se dedicaram na construção desses materiais e na arrecadação dos brinquedos doados às nossas crianças da educação infantil e do ensino fundamental”, destacou.

A presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola Padre Carlos Wecki, Adriana Cechinel Bonfante, egressa da Unesc, bem como seu marido e sua filha, está vinculada à Escola há quase 20 anos. Ela ressaltou o belíssimo trabalho que o curso de Enfermagem, juntos com os demais, tem realizado na escola. “Os professores e acadêmicos representam uma Universidade comunitária que está sempre presente na nossa escola, realizando um trabalho de incentivo às crianças no aprimorando dos conhecimentos na área de saúde. São ações muito bacanas realizadas juntos aos alunos, professores e as famílias, contribuindo para que todos tivessem um retorno saudável para a escola”, comentou.

Escola Professora Lili Coelho
Encontro memorável

Na tarde de entrega dos materiais pedagógicos, brinquedos e guloseimas na Escola Municipal Professora Lili Coelho, um fato marcou a tarde para os professores. O acadêmico da segunda fase do curso de Enfermagem, Kelvin Gomes Vicente, ex-aluno da escola, fez questão de participar da entrega para inspirar os alunos a seguirem nos estudos.

“É uma sensação incrível, porque um dia a gente foi aluno aqui e hoje, eu volto como universitário. Quero ser uma grande inspiração para eles e para mim também, por ter passado um grande tempo aqui no colégio. É muito gratificante rever os professores e recordar os momentos vividos nestas salas de aula”, relembrou.
A gestora Mônica Alves da Silva, da Escola Lili Coelho, relatou que a parceria com a Unesc só traz benefícios. “Este projeto é de suma importância não só em uma data como o natal, mas durante o ano todo. Em todos os momentos que nos encontramos, trocamos ideias e sugestões. O mais importante é que o projeto faz com que a escola e a Família andem juntas, através da sua equipe multidisciplinar, o projeto envolve as famílias, professores e alunos. Essa parceria mostra realmente o quanto precisamos uns dos outros e é isso que a Unesc está sempre fazendo”, definiu.

Escola José Contim Portella

“Estamos muito agradecidos à Unesc, em nome da professora Fabiane e sua equipe, por este projeto engrandecer a nossa escola com tantos conhecimentos e principalmente agora, fim de ano, com esse encerramento maravilhoso. Só temos que agradecer e que possamos aprimorar ainda mais a parceria para os próximos anos e que esse projeto continue sempre dando belos frutos”, disse a diretora da escola José Contim Portella, Sheila Albano. “Nosso agradecimento a todas as pessoas que colaboraram de alguma forma com a campanha, pois assim conseguimos fazer a ação de Natal acontecer”, finaliza a professora Fabiane.

Agradecimentos a todos

A ação social foi desenvolvida com pontos de coleta na Universidade e em empresas parceiras, com destaque ao supermercado Bistek, na Rua Dolário dos Santos em Criciúma. Ainda nesse semestre, o curso de Educação Física da Unesc contribuiu com cerca de 100 brinquedos que foram arrecadados pela coordenação.

“Arrecadamos esses brinquedos em uma atividade de extensão realizada pelo curso no formato de aula preparatória para o concurso. O valor da inscrição era a doação de um brinquedo. Estávamos buscando uma escola para doar, quando soubemos que o projeto coordenado pela professora Fabiane estava organizando uma ação. Para nós, foi um prazer contribuir com um projeto da nossa Unesc”, ressalta o coordenador adjunto de Educação Física, professor Bruno Dandolini Colombo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2021 às 16:11
Compartilhar Comente