Direito

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais
Encontros iniciaram na manhã desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos acadêmicos da Universidade iniciaram a quarta-feira (31/7), participando das atividades do segundo dia da Recepção aos Calouros. Após receberem as boas-vindas da Reitoria nesta terça-feira, a hora é dos recém-chegados à Unesc conhecerem mais das atividades do curso e da estrutura física e os professores, durante encontros realizados pelas coordenações dos cursos.

Na parte da manhã, começaram as Aulas Inaugurais programadas para ocorrerem também nos períodos vespertinos e noturnos.

No Ateliê Central, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering Medeiros e a professora do curso, Aline Savi, dialogaram com os alunos sobre a graduação, o mercado e as possibilidades que a Universidade oferece, além de apresentarem a estrutura do curso, e conheceram os alunos. Já no Auditório Edson Rodrigues, os novos estudantes de Direito se reuniram com o coordenador, João Carlos de Medeiros Júnior, com a coordenadora adjunta, Márcia Piazza e demais professores do curso. Após a apresentação do curso e dos professores, a conversa se estendeu aos espaços de aprendizagem, como o Centro de Práticas Jurídicas e a Unidade Judiciária de Cooperação.

No mini auditório do Bloco T, os novos acadêmicos de Educação Física (Bacharelado), conversaram com o coordenador e o adjunto do curso, Joel Casagrande e Bruno Colombo, respectivamente, e receberam as boas-vindas também de membros do CA (Centro Acadêmico) e profissionais da área.

No Bloco R, as turmas de Farmácia e Fisioterapia participaram das Aulas Inaugurais. Os calouros da turma do período matutino de Farmácia tiveram um encontro com a coordenadora e a adjunta do curso, Ângela Rossato e Sílvia Dal-Bó, respectivamente, demais professores e veteranos. Já os novos alunos do período matutino de Fisioterapia, conheceram mais sobre o curso e a atividade profissional em um diálogo com os professores Hérica Salvaro Fernandes e Lee Gi Fan.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Curso de Direito recebe Carmen Hein de Campos para Aula Inaugural

Curso de Direito recebe Carmen Hein de Campos para Aula Inaugural
Evento lotou o Auditório Ruy Hülse na noite de quinta-feira (21/03) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A experiência da professora Carmem Hein de Campos foi fator crucial para o sucesso da Aula Inaugural do curso de Direito Noturno da Unesc, realizada na noite de quinta-feira (21/03). A presença da doutora emocionou alunos e professores que acompanham seu trabalho por meio de estudos e publicações. Em sua palestra na Unesc, Carmen abordou o tema “Violência contra as mulheres no contexto atual dos direitos humanos”.

Para o coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, ficou claro o interesse dos alunos e professores pelo assunto e pela abordagem da professora Carmen. “O feedback foi muito positivo já ao fim do evento e depois também nas redes sociais. O auditório todo ficou em completa concentração ao que ela tinha a compartilhar até o fim”, destacou.

Conforme o vice-reitor da Universidade, Daniel Ribeiro Preve, a noite foi histórica. “Esse é um momento que se faz história com uma Aula Inaugural com essa temática, com o auditório cheio, em que o curso recebe o selo OAB Recomenda, comprometido com o potencial de empregabilidade dos acadêmicos, com o aperfeiçoamento técnico e identificado com a formação cidadã dos alunos. Deixo nossos cumprimentos a todos que fazem parte disso”, comentou.

A palestrante

Carmem Hein de Campos é Doutora em Ciências Criminais, PUCRS (2013); Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998); Mestre em Direito pela Universidade de Toronto, Programa Direitos Sexuais e Reprodutivos (2007). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1988). É bolsista da Oxford Brookes University em pesquisa sobre Violência Doméstica e Legítima Defesa (2004); Bolsista da American University sobre Educação Jurídica e Gênero (1999); Bolsista da Fundação Carlos Chagas (VIII Concurso sobre Pesquisas em Relações de Gênero, 1999) sobre Violência Doméstica e Juizados Especiais Criminais. Atua ainda como Conselheira-Diretora da Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, em Porto Alegre (2004-2007). É advogada visitante no Center for Reproductive Rights, Nova York de setembro de 2006 a fevereiro de 2007. É Secretária Executiva da Associação pela Reforma Prisional, Rio de Janeiro (2004-2006).

Advogada feminista, professora de direito, consultora e pesquisadora com interesse em Direito Penal, Carmen atua principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, direitos humanos, violência contra a mulher, criminologia, teoria legal feminista, direitos sexuais e reprodutivos. Foi Consultora da Secretaria de Políticas para as Mulheres para a implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher no estado do Rio Grande do Sul. Foi Consultora da ONU Mulheres/Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) para a implementação da Lei Maria da Penha. Foi Coordenadora Nacional do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher - Cladem/Brasil (2010-2012). Assessorou a CPMI da Violência contra a Mulher, do Congresso Nacional e coordenou a elaboração do Relatório Final. Foi professora do Programa de Mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha/ES. É integrante da Red Alas de Juristas Feministas. É professora do Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Direito da UniRitter/RS.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de março de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal
Evento ocorreu nesta terça-feira na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“A Corte Interamericana de Direitos Humanos: A garantia dos direitos no contexto das políticas públicas” foi o tema da Aula Inaugural do Mestrado em Direito da Unesc. Na tarde desta terça-feira (3/4), a professora doutora, pesquisadora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), Mônia Clarissa Hennig Leal, falou para estudantes da primeira e da segunda turma do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito).

“É um orgulho e uma alegria estar aqui falar um pouco da minha pesquisa, especialmente porque quem se dedica à área acadêmica procura o compartilhamento. E que bom ter espaços como este. Estar aqui em uma universidade que eu considero coirmã da Unisc, pela vocação de Universidade Comunitária, por sua raiz na sociedade e que se constitui em uma perspectiva democrática”, afirma.

Mônia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado pela Universität Heidelberg (Ruprecht-Karls), uma das universidades públicas de maior prestígio na Alemanha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, jurisdição constitucional, legitimidade e abertura democrática da jurisdição constitucional, amicus curiae, controle de constitucionalidade, controle jurisdicional de políticas públicas, ativismo judicial e judicialização da política, estado democrático de direito, direitos fundamentais e teoria dos direitos fundamentais.

Mônia ainda é pesquisadora e Membro do Conselho Superior e do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).

A Aula Inaugural foi prestigiada pelo vice-reitor, Daniel Preve, pelo coordenador do PPGD, Antônio Wolkmer, pelo coordenador adjunto, Reginaldo Vieira e pelo coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior. Durante as falas, eles deram as boas-vindas aos estudantes e abordaram a importância da pesquisa na área do Direito e a parceria entre Unesc e Unisc no desenvolvimento de trabalhos que têm como foco a sociedade e os Direitos Humanos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de abril de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente

Unesc recebe ex-vice-procuradora-geral da República para Aula Inaugural

Unesc recebe ex-vice-procuradora-geral da República para Aula Inaugural
Ela Wiecko Volkmer de Castilho é palestrante de evento de Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

A professora doutora da Universidade de Brasília e ex-vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, vai estar em Criciúma nesta quinta-feira (8/3) para participar da Aula Inaugural do curso de Direito da Unesc. Ela vai abordar o tema “Mulheres e Carreiras Jurídicas” em uma palestra a partir das 19h15. Os alunos de Direito da Unesc também vão ter a oportunidade de participar da palestra da professora doutora da UFSC Grazielly Alessandra Baggenstoss para falar sobre “Gênero e Feminismos no Ensino Jurídico”, a partir das 8h30. A Aula Inaugural no período matutino e noturno ocorre no Auditório Ruy Hülse.

O evento terá ainda a participação da presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Maria Estela Costa da Silva e da presidente da Subcomissão da Mulher Advogada da OAB/Criciúma, Rosana Guimarães Corrêa e do delegado da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Fernando Possamai.

E
la Wiecko Volkmer de Castilho foi vice-procuradora-geral da República até 2016 e durante o mandato de Rodrigo Janot. É doutora em Direito (UFSC) e mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná. É professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, onde lidera o Grupo Candango de Criminologia e o Moitará – Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem temas como violência contra as mulheres, tráfico de pessoas, política de drogas, sistema prisional e alternativas à prisão e direitos dos povos indígenas.

Grazielly Alessandra Baggenstoss é doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), mestre em Direito, Estado e Sociedade (UFSC), doutoranda em Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano. Professora da UFSC, atuante no curso de Direito, no Programa de Pós-Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito nas disciplinas de Direito e Feminismos, Hermenêutica Jurídica, Prática Jurídica e Metodologias do Ensino Jurídico e da Pesquisa. Pesquisadora e coordenadora de programa de extensão também da UFSC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de março de 2018 às 16:42
Compartilhar Comente

“Mulheres e Carreiras Jurídicas” e “Gênero e Feminismos no Ensino Jurídico” são temas de Aula Inaugural na Unesc

“Mulheres e Carreiras Jurídicas” e “Gênero e Feminismos no Ensino Jurídico” são temas de Aula Inaugural na Unesc
Ela Wiecko Volkmer de Castilho é palestrante do evento de Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Direito da Unesc vai marcar o início do primeiro semestre de 2018 com uma Aula Inaugural para as turmas dos períodos matutino e noturno nesta quinta-feira (8/3). O evento trará a professora doutora da UFSC Grazielly Alessandra Baggenstoss para falar sobre “Gênero e Feminismos no Ensino Jurídico” e a professora doutora da Universidade de Brasília Ela Wiecko Volkmer de Castilho, para abordar o tema “Mulheres e Carreiras Jurídicas”.

Grazielly falará com os estudantes do período matutino, em Aula Inaugural com abertura às 8h30. Já Ela, fará a palestra no evento com início às 19h15. Ambos ocorrem no Auditório Ruy Hülse.

A Aula Inaugural terá ainda a participação de professores e da coordenação do curso de Direito da Universidade, da presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Maria Estela Costa da Silva e da presidente da Subcomissão da Mulher Advogada da OAB/Criciúma, Rosana Guimarães Corrêa e do delegado da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Fernando Possamai.

Currículo

Grazielly Alessandra Baggenstoss é doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), mestre em Direito, Estado e Sociedade (UFSC), doutoranda em Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano. Professora da UFSC, atuante no curso de Direito, no Programa de Pós-Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito nas disciplinas de Direito e Feminismos, Hermenêutica Jurídica, Prática Jurídica e Metodologias do Ensino Jurídico e da Pesquisa. Pesquisadora e coordenadora de programa de extensão também da UFSC.

Ela Wiecko Volkmer de Castilho é doutora em Direito (UFSC) e mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná. É professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, onde lidera o Grupo Candango de Criminologia e o Moitará – Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem temas como violência contra as mulheres, tráfico de pessoas, política de drogas, sistema prisional e alternativas à prisão e direitos dos povos indígenas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de março de 2018 às 14:15
Compartilhar Comente