Direito

Artigo de pesquisadores do PPGD emplaca em revista internacional

Artigo de pesquisadores do PPGD emplaca em revista internacional
Trabalho do professor doutor Gustavo Silveira Borges e do mestrando Benício Fagner foi aceito para publicação na revista The Journal of Global Health (Foto: Reprodução) Mais imagens

O artigo “Covid-19 Vaccine As Common Good”, de autoria do professor doutor Gustavo Silveira Borges e do mestrando Benício Fagner, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc, foi aceito para publicação na renomada revista internacional The Journal of Global Health (JoH). A pesquisa, que se debruçou sobre o direito à saúde no contexto global, discorre sobre a vacina contra a Covid-19 a partir dos bens comuns, um dos eixos trabalhados no Grupo de Pesquisa "Novos Direitos e Litigiosidade”.

Conforme o coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, a JoH é uma revista internacional revisada por pares que tem dentre seus principais objetivos a pesquisa e a publicação de temas relacionados à saúde global. “É uma revista vinculada a International Society of Global Health (ISoGH), reconhecida organização internacional sem fins lucrativos sediada na cidade de Edimburgo, Reino Unido”, explica.

Na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o periódico é avaliado como revista A1, vinculada aos principais indexadores internacionais como Medline; PubMed Central; DOAJ; Web of Science; COPE e Crossref.

O artigo que levará o nome do PPGD à publicação foi aceito na modalidade “viewpoints”. “Mesmo diante das adversidades impostas com o advento da pandemia da Covid-19, o PPGD tem incentivado a pesquisa e promovido debates em defesa dos direitos humanos, e como fruto dos intensos trabalhos desenvolvidos está essa publicação”, destaca o coordenador dp Programa, Antônio Carlos Wolkmer.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2021 às 18:25
Compartilhar Comente

Professor socializa conhecimentos em evento internacional

Um professor da Unesc socializou seus conhecimentos durante o Seminário Internacional e Pré-Congresso da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica na Universidad Pontifícia Catolica do Peru.

O professor de Direito Antonio Carlos Wolkmer apresentou seu estudo sobre “Pluralismo Jurídico e Constitucionalismo Crítico na América Latina”.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de dezembro de 2016 às 15:05
Compartilhar Comente

Artigos sobre patrimônio cultural, direito e meio ambiente são selecionados para e-book

Artigos sobre patrimônio cultural, direito e meio ambiente são selecionados para e-book
Livro eletrônico será lançado em agosto deste ano (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território e o Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito), ambos da Unesc, estão selecionando artigos para o e-book “Patrimônio Cultural, Direito e Meio Ambiente”, que será lançado em agosto deste ano. Os artigos sobre as temáticas que dão nome ao livro podem ser inscritos até 25 de junho pelo e-mail ebookunacsa@unesc.net.

O objetivo do livro eletrônico é divulgar a produção acadêmica de alunos, professores e pesquisadores da Unesc e de outras instituições de ensino. Serão selecionados nove artigos e cada trabalho deve ter no máximo, cinco autores.

O e-book é organizado pelos professores da Unesc Daniel Preve, Juliano Bitencourt Campos e Ismael Francisco De Souza, com o apoio da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Propex (Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e Setor de Arqueologia do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Confira o edital

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 30 de abril de 2015 às 19:30
Compartilhar Comente

Não existe risco e nem impacto zero, afirma palestrante durante eventos do curso de Direito

Não existe risco e nem impacto zero, afirma palestrante durante eventos do curso de Direito
José Rubens Morato Leite abriu a rodada de palestras de hoje (22/8) (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Não existe risco e nem impacto zero. Todo processo produz um risco e um impacto. A questão é descobrir o que é permitido. A afirmação é do professor doutor (UFSC) José Rubens Morato Leite, durante a 17ª Semana Acadêmica e 4ª Jornada Científica do curso de Direito da Unesc. Morato Leite abriu a rodada de palestras de hoje (22/8) abordando o tema “Direito ambiental e ecologia política na sociedade de risco”.

O palestrante, que é membro-consultor do comitê gestor da Comissão de Direito Ambiental da União Mundial de Conservação (tradução livre), vice-presidente do Instituto "O Direito por um Planeta Verde" e sócio-fundador da Aprodab (Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil), deu como exemplo um avião, que polui, mas que a sociedade tolera. “O dano permitido é o que a sociedade tolera”, comentou. Ele explicou que muitas vezes há dificuldade em dizer o que é tolerado e o que não, e quem tem que decidir isso é o juiz.

A longo da manhã os participantes também assistiram a palestra “Meio ambiente do trabalho novos aspectos e implicações na sociedade contemporânea”, com o desembargador federal Paulo Roberto de Castro. Os debates encerram nesta quinta à noite no Auditório Ruy Hülse. O último dia do evento (23/8) está reservado para os Jogos Interfases do curso de Direito.

O evento tem como tema “Direito Socioambiental e a Urgência do Terceiro Milênio”.

Clique aqui e confira mais informações e a programação completa.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 22 de agosto de 2013 às 11:16
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica e Jornada Científica do curso de Direito iniciam com palestras

Semana Acadêmica e Jornada Científica do curso de Direito iniciam com palestras
Procurador da república Darlan Airton foi um dos palestrantes da manhã (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os trabalhos da 17ª Semana Acadêmica e 4ª Jornada Científica do curso de Direito da Unesc iniciaram na manhã desta quarta-feira (21/8) com duas palestras. A advogada Raquel Fabiana Lopes Sparemberger foi a primeira palestrante, abordado o tema “Direito, ambiente e interculturalidade”. O procurador da república Darlan Airton Dias deu continuidade aos trabalhos com a palestra “Conflitos socioambientais decorrentes da presença humana em unidades de conservação: estudo de caso da comunidade quilombola São Roque”.

Os debates ocorrem no Auditório Ruy Hülse, nos períodos da manhã e noite, hoje e amanhã (21 e 22/8). O último dia do evento (23/8) está reservado para os Jogos Interfases do curso de Direito.

O evento, que tem como tema “Direito Socioambiental e a Urgência do Terceiro Milênio”, iniciou seus trabalhos com uma mesa, composta pelo diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Préve, do coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho, e de um membro da comissão organizadora professor doutor Yduan de Oliveira May.

Clique aqui e confira mais informações e a programação completa.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de agosto de 2013 às 11:20
Compartilhar Comente