Direito

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Alunos se preparam para estudar no exterior

Alunos se preparam para estudar no exterior
Estudantes viajam em 2017 para intercâmbio de seis meses (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Conhecer novas culturas e ampliar o conhecimento técnico é apenas um pouco do que cinco estudantes da Unesc vão viver em 2017. Os acadêmicos viajam a partir do primeiro semestre para Espanha, Portugal, México e Uruguai, e cada um passará seis meses em uma instituição de ensino fazendo parte do curso superior. Na tarde desta segunda-feira (31/10), o grupo foi recepcionado pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, em um encontro para desejar sucesso no intercâmbio.

“Vocês irão conhecer pessoas de muitos lugares e ampliar o conhecimento não só acadêmico, mas para a vida. Não deixem que o medo paralise e impeça vocês de aproveitar ao máximo para adquirir experiência. Representem bem a Unesc e o Brasil lá fora. Nós ficaremos aqui torcendo por vocês”, afirmou Volpato.

A estudante do curso de Direito, Emanuela Gava Caciatori, viaja no segundo semestre de 2017 para o México, onde passará seis meses estudando na Universidade Autônoma de São Luis Potosí. Para ela, a experiência vai agregar muito em sua formação profissional. “Dá um pouco de medo pela língua e estilo de vida diferente. Mas vai ser uma experiência muito interessante para todos nós”, comentou Emanuela.

Segundo o aluno de Engenharia de Agrimensura Bruno Varela Medeiros, que vai estudar o primeiro semestre de 2017 na Universidade da República, no Uruguai, o conhecimento adquirido e as experiências vividas serão compartilhadas e aproveitadas para a carreira de cada um.

Além de Emanuela e Bruno, os alunos Cristiano Julio Faller (Enfermagem), Francis Júnior Barbosa da Silva (Arquitetura e Urbanismo) e Arthur Bernardo Messias (Direito) irão para a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Algarve (Portugal) e Universidade Autônoma de São Luis Potosí (México), respectivamente.

O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade e teve a participação do responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc Alexandre Possamai.

A Unesc mantém 46 acordos internacionais com 17 países.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2016 às 18:48
Compartilhar Comente

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril
A publicação apresenta os melhores cursos do país (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem 18 cursos recomentados pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Este é o 14º ano consecutivo que a publicação reconhece os investimentos e a busca pela qualidade do ensino na Universidade. Esta semana, a Editora Abril divulgou a avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia 2016 e que constará no GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular a partir de 14 de outubro.

A Universidade teve os seguintes cursos estrelados pelo GE: Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Secretariado Executivo.

Lançado a cada ano, o GE avalia e apresenta, segundo os critérios da Editora Abril, os melhores cursos do país. O objetivo da publicação é oferecer subsídios aos estudantes na escolha de uma profissão e as opções de universidades para a realização dos cursos.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a universidade também apresenta excelentes resultados nos processos de avaliação externa, com conceitos que variam de 4 a 5, demonstrando a excelência no ensino, pesquisa e na extensão. “Os índices dos cursos de graduação apresentados pelo GE oportunizam aos estudantes uma escolha segura dos cursos de graduação para a construção de sua carreira profissional”, afirma a pró-reitora.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente

Tecnologia: alunos, egresso e professor criam aplicativos para smartphone

Tecnologia: alunos, egresso e professor criam aplicativos para smartphone
Miríade e Nextbus são gratuitos e estão disponíveis para Android (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade é um centro de conhecimento onde diferentes áreas se encontram e dialogam. E destes encontros podem surgir várias ideias para inovação e otimização de algo já existente. Foi o que ocorreu com dois alunos, um egresso e um professor da Unesc, que em duplas criaram aplicativos para smartphones. Lançados em 2016, o Miríade (para localizar pessoas que estejam próximas) e o Nextbus – Criciúma (que permite acessar informações importantes sobre o funcionamento do transporte coletivo em Criciúma) são gratuitos e já estão disponíveis nas lojas virtuais de aplicativos.

Quem utiliza o transporte coletivo, às vezes, fica em dúvida com itinerário, tarifa e horário. E para ajudar os usuários a terem informações corretas sem precisar ir até o terminal mais próximo, o professor dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção da Unesc, Matheus Leandro Ferreira e o egresso do curso de Direito da Universidade, Pabington Gaspar dos Santos, desenvolveram o Nextbus – Criciúma.

O professor da Unesc explica que no aplicativo, voltado para smartphones do sistema Android, a pessoa encontra o horário atualizado das 63 linhas de ônibus de Criciúma. “Ela pode criar um lembrete para que o celular avise quando está próximo do seu próximo horário. O usuário pode favoritar as linhas que mais faz uso, tornando o acesso aos horários mais rápido. O App tem a informação detalhada e em sequência do itinerário. Informa ainda o tarifário e traz informações como funciona o sistema de cartões e como fazer para adquirí-los”, explica Ferreira, responsável pela programação do aplicativo.

Santos, que antes de fazer o curso superior em Direito, fez o Técnico em Informática, e fez parte do layout do aplicativo, comenta que a preocupação era fazer um App que pudesse ser utilizado por pessoas de todas as idades e com todos os tipos de aparelhos smartphone. “Queríamos que fosse algo realmente útil e fácil de ser usado e estamos contentes com os resultados. Em 20 dias, o Nextbus-Criciúma teve mais de mil downloads”, conta.

A intenção do professor e do advogado é disponibilizar também, em um futuro próximo, o App para iPhone. “Iniciamos pelo Android porque hoje, 90% dos smartphones utilizam esse sistema.

Encontre amigos

Há cerca de um ano e meio, os amigos Luis Cláudio Amboni, da sétima fase de Engenharia de Produção na Unesc e Guilherme Neuremberg Trevisol, da nona fase de Ciências Contábeis, tiveram a ideia de um aplicativo pelo qual o usuário pudesse saber quem está próximo dele. Pesquisaram, conversaram com professores da área de tecnologia da Universidade e em agosto de 2015 encontraram uma empresa para que a ideia saísse do papel.

Em fevereiro de 2016, o Miríade passou a ser disponibilizado para smartphones com sistema operacional Android. Amboni explica que aplicativo permite ao usuário colocar foto, endereço de suas redes sociais e o número de telefone e que os dados ficam visíveis apenas para quem for amigo no Miríade – a pessoa decide se quer ser amigo ou não e se aceitar a solicitação de amizade, o outro poderá ver os endereços de suas redes e assim interagir por elas.

“A ideia é permitir que amigos se encontrem e até pessoas que não se conhecem interajam. Eu posso estar em um café e ao meu lado estar um grande escritor que eu não conheço pessoalmente e sabendo que ele está ali, posso me apresentar e conversar com ele”, exemplifica Amboni. “Investimentos em uma ideia e estamos buscando sugestões dos usuários, para que ele fique cada vez melhor”, complementa. A intenção de Amboni e Trevisol é de que no futuro, o Miríade ele possa ser baixado também por usuários de smartphones do sistema IOS.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de março de 2016 às 21:07
Compartilhar Comente

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras
Para comemorar, Colégio Unesc realizou uma gincana nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Dia do Estudante foi comemorado nesta terça-feira (11/8) com muitas brincadeiras, atividades e interação pelo Colégio Unesc. Pela manhã e pela tarde, os alunos participaram da 2ª Olimpíada Cultural, com tarefas como arrecadação de alimentos e materiais de higiene, a serem doados para uma instituição de caridade, Quiz Cultural e “Caça ao Tesouro”.

Entre a confecção de um brinquedo com material reaproveitado e a preparação para a Gincana, Eduardo Rodrigues Valcarenghi, de 9 anos, comentou sobre a importância da Educação na vida das pessoas. “Estudar é algo que precisa fazer parte da vida de qualquer pessoa. Eu gosto muito e quero trabalhar com TI (Tecnologia da Informação), já que fui criado no meio de equipamentos de tecnologia”, afirma.

Sem idade para aprender...


Boa parte das pessoas já deve ter ouvido em algum momento da vida a frase “nunca é tarde para aprender”. E Irene Bolan Marcellino, de Criciúma, não só ouviu, mas a colocou em prática. Aos 69 anos, está quase concluindo a terceira graduação e tem ainda três pós no currículo. “Eu adoro estudar. Estar em contato com pessoas de outras gerações, socializar, questionar e buscar o conhecimento são coisas que nunca me cansam”, afirma.

A estudante da oitava fase do curso de Direito da Unesc, é formada em Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Pessoas e possui pós-graduação em Administração e Segurança de Saúde; Administração Escolar e Orientação e Gestão Escolar. Filha de mãe analfabeta e de pai com poucos anos de estudo, dona Irene cresceu vendo o pai ler jornais e a mãe, mesmo sem saber ler e escrever, incentivando os dez filhos a estudarem.

E o gosto pelo saber, dona Irene ensinou para os filhos – e até para o marido. “Meu marido era caminhoneiro e se formou em Educação Física. Meu filho é dentista e minha filha, médica. Aqui em casa todo mundo gosta de aprender”, conta. Dona Irene é tão apaixonada pelos livros e pela socialização do conhecimento, que mesmo no período que estava em tratamento de um câncer – vencido há cinco anos – ela não parou de frequentar as aulas de Direito. “Todas as turmas pelas quais passei tive muito apoio dos professores e dos colegas. E esse carinho me ajudou muito”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2015 às 18:17
Compartilhar Comente