Direito

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Alunos se preparam para estudar no exterior

Alunos se preparam para estudar no exterior
Estudantes viajam em 2017 para intercâmbio de seis meses (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Conhecer novas culturas e ampliar o conhecimento técnico é apenas um pouco do que cinco estudantes da Unesc vão viver em 2017. Os acadêmicos viajam a partir do primeiro semestre para Espanha, Portugal, México e Uruguai, e cada um passará seis meses em uma instituição de ensino fazendo parte do curso superior. Na tarde desta segunda-feira (31/10), o grupo foi recepcionado pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, em um encontro para desejar sucesso no intercâmbio.

“Vocês irão conhecer pessoas de muitos lugares e ampliar o conhecimento não só acadêmico, mas para a vida. Não deixem que o medo paralise e impeça vocês de aproveitar ao máximo para adquirir experiência. Representem bem a Unesc e o Brasil lá fora. Nós ficaremos aqui torcendo por vocês”, afirmou Volpato.

A estudante do curso de Direito, Emanuela Gava Caciatori, viaja no segundo semestre de 2017 para o México, onde passará seis meses estudando na Universidade Autônoma de São Luis Potosí. Para ela, a experiência vai agregar muito em sua formação profissional. “Dá um pouco de medo pela língua e estilo de vida diferente. Mas vai ser uma experiência muito interessante para todos nós”, comentou Emanuela.

Segundo o aluno de Engenharia de Agrimensura Bruno Varela Medeiros, que vai estudar o primeiro semestre de 2017 na Universidade da República, no Uruguai, o conhecimento adquirido e as experiências vividas serão compartilhadas e aproveitadas para a carreira de cada um.

Além de Emanuela e Bruno, os alunos Cristiano Julio Faller (Enfermagem), Francis Júnior Barbosa da Silva (Arquitetura e Urbanismo) e Arthur Bernardo Messias (Direito) irão para a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Algarve (Portugal) e Universidade Autônoma de São Luis Potosí (México), respectivamente.

O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade e teve a participação do responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc Alexandre Possamai.

A Unesc mantém 46 acordos internacionais com 17 países.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2016 às 18:48
Compartilhar Comente

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior
Acadêmicas Ana Paula Isoppo e Marina Cerávolo contam um pouco de suas experiências Mais imagens

Conhecer novas culturas, vivenciar experiências, valorizar o currículo ou até se familiarizar com uma nova língua. Motivos para fazer um intercâmbio não faltam, principalmente durante a vida acadêmico. Na Unesc, programas como o Mobilidade Acadêmica, proporcionam ao aluno a chance para agregar estas experiências ao currículo. Oportunidades que foram abraçadas pelas estudantes Ana Paula Isoppo e Marina Köche Nunes Cerávolo.

Amigos portugueses, italianos, espanhóis, britânicos...

Aluna de Direito, Ana Paula sempre teve o desejo de fazer intercâmbio. E, em janeiro 2014, viajou para a Universidade de Coimbra, em Portugal, buscando adquirir experiências, enriquecimento pessoal e profissional. “São inúmeras as boas experiências e conhecimentos adquiridos durante a viagem. O conhecimento acumulado nesta troca cultural é impressionante. Morei em residência com oito estudantes italianos e espanhóis, além de ainda fazer vários amigos britânicos, as circunstâncias me fizeram aprender um pouco mais outras línguas e o que aprendi no curso de Direito foi bem interessante, pois estudar outro ordenamento jurídico enriqueceu a minha formação”, contou a acadêmica.

Para Ana Paula, o intercâmbio, além das experiências, gerou um processo de amadurecimento, uma vez que é necessário enfrentar muitos desafios longe dos familiares e encarar a adaptação com o desconhecido.

Com as crianças no Hospital!

Já Marina, aluna de Medicina, está realizando seu intercâmbio no Hospital Garcia de Orta, em Portugal, e, como Ana Paula, sempre desejou estudar fora do pais. “Sempre foi um desejo. Quando descobri que teria a oportunidade na décima fase, comecei a me preparar e correr atrás dos documentos para conseguir”, contou. 

Durante a viagem, Marina está se atualizando e adquirindo novas experiências, dentro e fora da sua área de estudo. “Aqui no hospital, todas as manhãs, tem reunião com todos os pediatras da instituição para discutir os casos das crianças. Além disso, estou fazendo novas amizades, conhecendo outras culturas, novas culinárias, aprendendo um pouco mais desta nova língua e aprendendo um pouco mais sobre a história do Brasil com Portugal”, destacou a acadêmica.

Têm oportunidades abertas

Como as acadêmicas Ana e Marina, quem sempre sonhou em vivenciar o intercâmbio, tem a oportunidade. A Unesc oferece diversos programas que possibilitam ao aluno sonhar mais alto em sua experiência acadêmica. No momento, a Universidade está com inscrições abertas para os cursos de Artes Visuais, Psicologia, Pedagogia, Direito, Ciências Econômicas e Engenharia Mecânica – são duas vagas cada. Para realizar a inscrição, o acadêmico deve estar cursando a segunda fase ou superior do seu curso e passar pelo processo seletivo, que é feito pelas médias gerais no histórico do acadêmico. As inscrições para o processo são realizadas na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante.


Direito

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Universidade de Coimbra (Portugal)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Artes Visuais 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Jan Evangelista Purkyne University (República Checa) 
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Pedagogia 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Psicologia

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Engenharia Mecânica

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Management Center Innsbruck (Tyrol Österreich - Áustria)
Período: 1º ou 2º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Ciências Econômicas 

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Université de Rennes 1 (França)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Mais informações pelo e-mail iro@unesc.net e telefone 3431.2660

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de agosto de 2016 às 11:23
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para intercâmbio no Peru

Inscrições abertas para intercâmbio no Peru
Vagas são para Administração, Artes Visuais, Direito, Engenharia Ambiental e Nutrição Mais imagens

A Unesc está com vagas abertas para intercâmbio de estudantes da graduação no exterior, na Universidad Científica Del Sur, no Perú. São oportunidades para alunos de Administração (Comércio Exterior), Artes Visuais, Direito, Engenharia Ambiental e Nutrição. Os interessados têm até o dia 4 de abril para se inscrever, na Coordenadoria de Relações Internacionais, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, na sala 1 do Bloco do Estudante.

São cinco vagas, para cursar o segundo semestre de 2014. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2660.

Confira mais detalhes.
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 19 de março de 2014 às 11:55
Compartilhar Comente

Alunos da Unesc ultrapassam as fronteiras do conhecimento

Alunos da Unesc ultrapassam as fronteiras do conhecimento
Experiência internacional tem o auxílio do Governo Federal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma universidade sempre motiva seus alunos a ultrapassar os limites do campus. Porém, muitas vezes, essa imersão vai além, ultrapassando a fronteira do país. É o caso de Cesar, Ana, Guilherme, Agens, Felipe e Maria, que são estudantes de diferentes cursos da Unesc e terão uma experiência única em suas vidas: um intercâmbio no exterior.

A maioria deles (Cesar, Guilherme, Felipe e Maria) têm algo em comum, pois integram os beneficiados pelo programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Por meio do programa eles terão uma experiência internacional recebendo diversos benefícios, como uma bolsa mensal para pagar a instituição e outros gastos, ajuda de custo com moradia e materiais didáticos, seguro-saúde e passagem área. Já Ana e Agnes fazem seu intercâmbio com o auxílio do Programa Santander.


#Inglaterra

Maria, 21 anos, natural de Criciúma, agora respira os ares de Londres, precisamente da Universidade de Roehampton. Durante todo o ano de 2014 a estudante da quinta fase de Medicina da Unesc vai aumentar seu leque de conhecimento e experiência na capital da Inglaterra.

“Toda experiência é bem-vinda, além disso, trata-se de um diferencial em meu currículo. Estou em Roehampton há quase um mês e meio e este pouco tempo já foi suficiente para eu perceber os benefícios e experiências que o Ciência sem Fronteiras me trará”, afirma Maria. A estudante incentiva os alunos da Unesc a inscreverem-se no programa, e destaca o apoio que Universidade lhe deu, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais e da Reitoria.

#EUA

“A Universidade Estadual do Arizona é listada como uma das 100 melhores universidades do mundo. Finalmente realizarei meu sonho e vou estudar no campus da cidade de Tempe, no Arizona”, explica o estudante da sexta fase de Engenharia de Produção da Unesc Cesar Palone. Com 22 anos, o aluno, que mora em Araranguá, vai embarcar para uma viagem que, segundo ele, é uma das melhores e maiores experiências que alguém pode ter na academia.

E a imersão nos Estados Unidos vai ser duradora. Cesar viaja dia 7 de março e só retorna no final de agosto de 2015. Serão três semestres a enriquecer a sua formação acadêmica, pessoa e profissional. “É de suma importância ter uma experiência acadêmica internacional, eliminando as fronteiras do conhecimento, trazendo o contato com outra cultura e aumentando a rede de contatos”, observa o estudante.

Na Unesc Cesar mostrou pro-atividade desde o início da graduação, quando foi co-fundador e diretor-presidente da PRO Júnior, empresa júnior do seu curso. O programa Ciência sem Fronteiras foi mais um passo. “Mas eu não vou parar por aqui, pretendo, após o término da minha graduação, me especializar em Administração da Engenharia, também no exterior”, conta.

#Itália

“O aprendizado não está simplesmente nas páginas dos livros da universidade, mas em cada momento, em cada situação que a capital eterna do antigo mundo nos propicia. Por meio de uma simples conversa ou no café obtemos a mais profunda imersão em sua história milenar, preservada a céu aberto”, comenta o estudante de Engenharia Civil da Unesc, Guilherme Meneghel. Desde agosto de 2013 ele está tendo uma experiência estimulante e proveitosa na Universidade de Roma, na Itália.

“O simples fato de sairmos de casa já nos tira da zona de conforto. E são as dificuldades encontradas no dia a dia, do idioma à cultura, que estimula a buscar novos conhecimentos. Em síntese, são novas visões, novos parâmetros, novos critérios e uma diferente forma de enxergar o mundo”, afirma o aluno.

#Austrália

Felipe De Luca Sartor, de 22 anos, viajou há alguns dias para a Universidade de Queensland, na Austrália. Aluno da décima fase do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, ele pretende trazer como experiência novas amizades e muita história para contar, além de novos conhecimentos.

“Morar um ano fora do país é muito importante para o crescimento profissional. Com certeza é um grande diferencial para se conseguir emprego em um mercado tão concorrido. Ademais, conhecer novas culturas, pessoas e aprender uma nova língua nos faz abrir a mente para muitas coisas e nos ajuda a crescer como humanos”, descreveu Felipe ao traduzir sobre a importância da sua participar no programa.

#Portugal

Se muitos encaram dificuldade quanto ao idioma, Ana Paula Isoppo, aluna do curso de Direito da Unesc não terá problemas com isso na Universidade de Coimbra, em Portugal. “Mobilidade Acadêmica é uma oportunidade de crescimento, não apenas profissional, como principalmente pessoal. É um momento de amadurecimento e contato com novas culturas, bem como busca pelo conhecimento. Estamos diante de Universidades muito tradicionais que abrigam um rico acervo em suas bibliotecas, do qual devemos desfrutar e absorver o máximo que esta experiência pode nos oferecer”, afirma.

Assim como Ana, Agnes Isabel Dalmolin, do curso de Letras optou por Portugal, mas na Universidade do Porto. Lá ela encontrou um clima totalmente diferente. “Cheguei à Porto no dia 5 de fevereiro. Saí de Criciúma com temperaturas altas e cheguei aqui com o clima totalmente oposto e muita chuva”, conta. Ela já iniciou suas aulas e o contato com alunos intercambistas de outros países. “A experiência tem sido muito boa e tenho certeza de que quando retornar para o Brasil para finalizar a graduação conseguirei relacionar os conhecimentos adquiridos com outras disciplinas que irei cursar e que isso enriquecerá meu currículo acadêmico”, afirma.

Entre em contato com a Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc pelo 3431-2660.

 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de fevereiro de 2014 às 16:14
Compartilhar Comente