Direito

Comunidade acadêmica se reúne em mais uma homenagem à memória de João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Comunidade acadêmica se reúne em mais uma homenagem à memória de João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior
Mais de quatro mil pessoas prestigiaram cerimônia virtual de reconhecimento ao profissional e amigo que faleceu vítima da Covid-19 (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Esta segunda-feira (29/3) foi de um silêncio incômodo na Unesc. Este foi o primeiro dia em que a vida nos corredores da Universidade precisou ser oficialmente retomada sem a presença do já saudoso procurador jurídico, coordenador do curso de Direito, professor e grande amigo da comunidade acadêmica, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, falecido na última quinta-feira (25/3) em decorrência de complicações pela Covid-19. A pandemia, que já vinha há um ano mudando drasticamente a rotina no campus, mais uma vez roubou sorrisos e palavras com a partida de um dos membros especiais da família Unesc. O entardecer, sem muitas cores e com uma chuva fina que cismava em permanecer, foi marcado pela transmissão oficial de homenagem à memória de João Carlos, assistida por mais de quatro mil pessoas.

Sem abraços presenciais calorosos que ajudariam a completar as lacunas que nem todas as palavras podem mensurar no momento de despedida, a transmissão realizada pela Unesc TV no Youtube em nome da reitoria da Universidade foi regada a música, reflexões, agradecimentos e muito reconhecimento por parte de alunos, colegas, gestores e familiares.

Em pouco menos de duas horas de homenagens puderam compartilhar suas mensagens de gratidão ao mestre os acadêmicos Jefferson Gonçalves Martins e Natana Daminelli, em nome do Centro Acadêmico de Direito Benedito Narciso da Rocha; o acadêmico representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa; a coordenadora-adjunta do curso de Direito, Márcia Piazza; a professora Morgana Caldas, representando a equipe da Procuradoria Jurídica da Unesc; o representante do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (Neab), Denis Vieira Moraes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma, Rafael Búrigo Serafim; o ex-reitor da Universidade, Gildo Volpato; além dos familiares Clésio de Oliveira, cunhado, e da irmã Roberta Medeiros Rodrigues, antecedidos pelas palavras da reitora da Unesc e amiga pessoal de João Carlos, Luciane Bisognin Ceretta.

“Amigo, guardião e protetor”

Tantas palavras lindas proferidas sob diferentes óticas, para Luciane, demonstram um pouco do que foi seu amigo João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. “Ainda assim, todas as homenagens que pudéssemos fazer não seriam suficientes para descrever esta alma tão nobre. Amigo, guardião e protetor daqueles que trabalhavam diariamente.  Sua ausência nos toca profundamente. A Unesc de ontem não é mais a Universidade de hoje. Perdeu o brilho do andar do homem sorridente de terno e gravata que cumprimentava todos igualmente”, descreveu.

Muito além das competências no mundo acadêmico e jurídico, para Luciane, o valor do colega estava ainda em sua humanidade, humildade e generosidade. “Sua competência profissional já está posta, mas eu diria mais do que isso. Esse mundo era pequeno demais para ele. Nada do que dissermos se aproximará do seu tamanho. As melhores palavras não conseguiriam imprimir o sentimento de profunda gratidão e saudade, precedida por esta perda e sua ausência”, pontuou emocionada.

Da mesma forma, para a colega Morgana, com quem João dividia a rotina junto da equipe da Procuradoria, as lições deixadas são preciosas e superam qualquer aprendizado acadêmico. “O professor João nos deixa um legado que vai muito além da técnica jurídica. Embora ele tenha lecionado para todos os advogados da Procuradoria, algumas das maiores lições não são sobre direito, são sobre humildade, generosidade e comprometimento. O mundo precisa de mais ‘Joãos’, pessoas íntegras, honestas e leais. Mestre em lealdade, o professor João era uma pessoa pautada em bons princípios. Amava a Unesc. O trabalho não era condição para a sua vida, mas a sua vida era colocar-se a serviço”, destacou na transmissão.

Ainda com o sentimento de incredulidade que se mistura ao sofrimento da perda, conforme Morgana, cabe à equipe recordar ensinamentos deixados até nas entrelinhas. “Nossa despedida é cheia de dor e ainda não conseguimos acreditar, mas fica a memória das suas gargalhadas, reflexões e frases mais clássicas carregadas de tanta experiência e significado, como quando dizia ‘precisamos entender melhor isso’. E é isso mesmo, hoje trago essa sua reflexão e vejo que realmente precisamos ‘entender melhor’ a vida e seus ciclos”, acrescentou.

Em nome da família de João Carlos, o cunhado Clésio de Oliveira reforçou o papel desempenhado por João Carlos não só enquanto profissional, mas também como pai, esposo, padrinho, filho e tantas funções entre a família, que tinha como preciosidade. “Sempre muito envolvido com a Unesc, ele não tinha muito tempo livre, mas o que tinha era muito bem aproveitado. Sentava no chão da sala de paletó, terno e gravata, passava horas brincando do quer que fosse com a filha ou os sobrinhos que tanto amava”, recorda, acrescentando ainda as características de cuidado e carinho com a mãe e as irmãs, já que o pai já é falecido e ele ocupava a função de único filho homem.

As mensagens afetuosas de reconhecimento à vida de João Carlos, conforme o cunhado, chegam de todos os cantos e surpreendem até mesmo quem conhecia suas características mais íntimas. “Nós sabíamos que ele era amado, mas a comoção tem sido muito maior do que imaginávamos. Na verdade, entendo o motivo disso. É porque ele só plantou e fez o bem e assim ele recebe”, acrescentou.

Também emocionada, a irmã Roberta fez questão de deixar sua mensagem na transmissão da Universidade. “João Carlos, nosso mano. Foi um pai, um marido, um filho, um irmão, um tio e até um cunhado muito presente, carinhoso e extremamente amigo. Sempre com palhaçadas, sempre debochando, com uma gargalhada inconfundível. Fica o exemplo de competência, de caráter, de honestidade, de integridade e, acima de tudo, de hombridade. Fica todo um legado de amizade, companheirismo e de amor e fica a certeza de que um dia vamos nos reencontrar”, declarou.

Toda a cerimônia, assim como o vídeo produzido pela Unesc em homenagem à João e o vídeo compartilhado pelo professor João Batanolli, coordenador do projeto Âmago, em seu momento de reflexão, pode ser assistida no YouTube no canal da Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2021 às 21:09
Compartilhar Comente

Sonho vislumbrado, alcançado e realizado, juntas: conclusão do curso de Direito marca desafio superado entre amigas

Sonho vislumbrado, alcançado e realizado, juntas: conclusão do curso de Direito marca desafio superado entre amigas
Acadêmicas compartilham anseios, angústias e vitórias em amizade que ganha mais um capítulo especial nesta quinta-feira (18/2) (Fotos: Leonardo Ferreira / Divulgação) Mais imagens

O sonho da conquista do diploma de graduação se realizou, para 65 acadêmicos da Unesc, agora entregues ao mercado de trabalho. O que lá atrás era uma possibilidade, um objetivo distante, hoje se tornou real a partir da Cerimônia Especial de Colação de Grau Virtual, transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube para centenas de espectadores orgulhosos.



A superação de cada uma das etapas da conquista celebrada nesta noite, desde a escolha do curso de graduação e da Universidade, até a expectativa para o início, as primeiras batalhas enfrentadas, as vitórias acadêmicas e, por fim, a outorga oficial do grau, foram vividas em conjunto nesta turma de formandos. Dentre tantas histórias, a turma contou com um trio em especial que escolheu se dedicar junto, compartilhando ônus e bônus da vida acadêmica: Ingrid Nandi Serafim, Joana Just Vogel e Lívia Manique Barreto.

Amigas de longa data, as três escolheram juntas, cada um por seu motivo, ingressar no curso de Direito na Unesc em 2017. Ao compartilhar os estudos das disciplinas paralelamente à amizade, elas acrescentam hoje mais um capítulo inesquecível à história da amizade e de suas vidas. Para Joana, a frase clichê dita em fins de jornada, de que o tempo voa, é a mais pura realidade. “Cinco anos se passam em um piscar de olhos e esse passar do tempo tanto nos ensina! O ciclo, que na data de hoje se encerra, nos rendeu uma enorme bagagem de conhecimento, não apenas no que diz respeito ao conteúdo da graduação, mas também no valor que têm as coisas em nossas vidas”, comenta.

Estar entre amigas nesta fase, para Ingrid, fez com que o ciclo tivesse sabor especial. “Foi muito importante pra mim ter ao meu lado pessoas que eu sabia que podia contar e confiar”, citou. Vivenciar o curso, em especial no último ano, tão atípico, rendeu para as três, de acordo com Ingrid, memórias inesquecíveis.  “O sentimento de estar concluindo um ciclo e de conquistar uma graduação é inexplicável, mas o que com certeza prevalece é a gratidão! Todos os momentos ficarão guardados pra sempre na minha memória e no meu coração: as horas de estudo, as famosas provas do EPJ, os queridos professores, as festas e tudo o que vivenciei até aqui, inclusive terminar o último ano de forma virtual”, relembra.

Os desafios da graduação e a as incertezas ao finalizar o curso em pleno ano de pandemia, para Lívia, foram vencidos com esforço e dedicação por parte de cada uma e apoio umas das outras. “Vivemos situações que nos exigiram muita calma e perseverança. Além disso, foi essencial contar com o apoio de duas amigas tão especiais que se tornaram mais próximas ao longo da faculdade, com quem vivi incontáveis momentos de alegrias e parceria”, aponta a graduanda.

A maturidade conquista, os conhecimentos multiplicados e a felicidade do objetivo alcançado misturam-se, hoje, com os novos planos, agora individuais, para o futuro promissor em suas ainda jovens carreiras. 

Cerimônia Virtual


Mesmo realizada de forma virtual em decorrência das medidas de prevenção à Covid-19, a Colação de Grau destas e de todos os formandos da turma não deixou de ser especial. Separados, cada formando pôde acompanhar a cerimônia ao seu gosto, rodeado pelos entes mais queridos.

Nas palavras da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, responsável por outorgar o grau de cada um dos formandos, este momento coroa uma linda trajetória, que não acaba aqui. “Este é um dos atos mais bonitos e significativos de uma Universidade. O momento em que retorna à sociedade melhores profissionais e, seguramente, cidadãos. A partir de agora se tornam, também, profissionais. A Unesc continuará sempre de portas abertas para recebê-los. Ela foi e seguirá sendo de vocês”, pontuou. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 20:24
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realiza atividades durante o Mês da Consciência Negra do IFSC Araranguá

Membros da equipe do projeto de extensão “Direitos Humanos e Epistemologias Negras em Movimento: Saberes partilhados, formação e luta pela cidadania”, participaram nesta segunda-feira (18/11), das atividades do Mês da Consciência Negra do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), em Araranguá. A coordenadora do projeto, Lucy Cristina Ostetto e as bolsistas Maria Eduarda Delfino das Chagas (aluna do curso de Psicologia) e Tatiane Beretta (acadêmica do curso de História), fizeram uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio sobre “Protagonismo das mulheres negras na literatura”.

A professora e as acadêmicas abordaram a importância do Dia da Consciência Negra e apresentaram diversas autoras negras, que fazem da sua escrita uma forma de agenciamento para expor suas lutas, histórias e diversas opressões. Ao fim da palestra Lucy doou o livro “O caminho de casa” da escritora Yaa Giasi, incentivando a leitura de escritoras africanas.

Na segunda da participação do projeto, a professora da Unesc realizou uma oficina de Abayomi (boneca negra), com estudantes e pessoas da comunidade, destacando a ancestralidade negra evocada na confecção das abayomis, palavra de origem iorubá que significa, entre outras coisas, aquela que traz felicidade ou alegria, contextualizando a travessia das mulheres arrancadas de África pelo tráfico negreiro.

O projeto de extensão da Universidade está vinculado ao Negra (Núcleo de Estudos em Gênero e Raça).

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2019 às 15:32
Compartilhar Comente

Projeto realiza diálogos sobre violência doméstica

Projeto realiza diálogos sobre violência doméstica
Mais imagens

Violência doméstica contra mulheres foi o tema abordado no dia 6 de novembro pelo projeto Amora, durante rodas de conversa na Escola de Educação Básica Humberto de Campos em Criciúma e na Afasi (Associação Feminina de Assistência Social de Içara).

Na escola, o diálogo foi direcionado aos professores, estudantes e membros da direção, e foram abordados os assuntos: verdades e mitos na violência contra as mulheres; pornografia da vingança e seus danos psicológicos; violência dentro de casa e seus tipos, e o que fazer diante de qualquer tipo de violência.

Já na Afasi, o encontro reuniu diretores de escolas de Içara. A proposta envolveu assuntos voltados a violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha, ciclo da violência, relacionamentos abusivos, quebra do ciclo de violência e prevenção da violência contra as mulheres nas escolas.

As duas equipes do projeto de extensão Amora, construído no curso de Direito da Unesc, em parceria com o curso de Psicologia, são coordenadas pelas professoras Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Trichês. A iniciativa conta com o auxílio dos bolsistas Daiane Possamai, Maria Eduarda Goulart, Monique Lummertz, Murilo Cândido, Ana Karolina Emýdio, Lydia Piuco e Thalita Zatta. 

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Parceria em Araranguá

Parceria em Araranguá
Mais imagens

No início do mês de outubro, representantes da Unesc estiveram reunidos com o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, para tratar sobre a instalação do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) no município, com previsão de inauguração ainda em 2019.

O local prestará serviços de atendimentos jurídicos para todos os cidadãos, sem custos. No local, serão realizadas audiências de conciliação e mediação na tentativa de compor litígios sem a necessidade de ajuizar a ação no Poder Judiciário. “O objetivo é a composição amigável dos conflitos e a rápida prestação jurisdicional. Todos os acordos serão homologados pelo Judiciário e têm força de lei”, afirma a coordenadora adjunta do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza.

O encontro teve a participação do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc Oscar Montedo, a desembargadora Janice Goulart, o juiz da 2ª Vara Cível de Araranguá, Gustavo Motola, a assessora jurídica, Ana Carolina Cândido Ricardo e o procurador-geral do Município, Dik Robert Daniel. 

Por: Milena Spilere Nandi 10 de outubro de 2019 às 17:50
Compartilhar Comente