Direito

Perspectivas para o futuro: Projeto traz adolescentes para conhecer o mundo acadêmico

Perspectivas para o futuro: Projeto traz adolescentes para conhecer o mundo acadêmico
Visita à Universidade ocorreu na quinta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os alunos da Escola Adolfo Back visitaram a Unesc nesta quinta-feira (25/8), para conhecer o campus e aumentar as perspectivas para o futuro, acadêmico, profissional e pessoal. A visita foi oportunizada pelo projeto de extensão Direitos Humanos na Escola, que leva conhecimentos sobre humanidades, direitos e deveres aos estudantes.

A professora da Unesc Cristiana Kern, uma das coordenadoras do projeto, explica que as ações buscam garantir que os estudantes tenham um futuro consciente como cidadãos. “As atividades são desenvolvidas para assumir uma responsabilidade social, que forma, transforma e contribui para a promoção da cidadania a esses adolescentes”.

Os trabalhos desenvolvidos com os estudantes abordam temas como: Direitos Humanos, cidadania, proteção, direito da criança e do adolescente, gênero, violências, relações raciais, bullying e pessoa com deficiência. Além de compartilhar reflexões sobrem perspectivas de vida e orientações sobre o “menor aprendiz”.

O projeto faz parte do Programa de Extensão Território Paulo Freire. Sua principal finalidade é promover a educação em direitos humanos para os estudantes do 8º ano da rede pública escolar, do município de Criciúma. As ações na escola Adolfo Back são colocadas em prática pelas alunas Fernanda Gomes e Isabela Cardoso, acadêmicas do curso de Direito, com a orientação das professoras Fernanda Lima, Cristina Kern e Zolnei Vargas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 25 de agosto de 2017 às 21:50
Compartilhar Comente

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Direito tem novo Centro Acadêmico

Direito tem novo Centro Acadêmico
Espaço fica localizado no hall do Bloco XXI-A (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Os acadêmicos de Direito ganharam um novo espaço para integração e estudos na Unesc. Na manhã e na noite desta quarta-feira (9/8) ocorreu a inauguração do novo CA (Centro Acadêmico), localizado no hall do Bloco XXI-A. Os estudantes ainda receberam uma sala voltada para acolher professores e alunos durante a orientação de trabalhos.

Para a reitora Luciane Ceretta, o local vai contribuir para o futuro dos acadêmicos. “Os momentos para os alunos são os mais importantes para a Universidade, como este, que com certeza, vai proporcionar a construção de amizades e contatos para toda a vida, profissional e pessoal. A integração é importante e faz grande diferença no futuro. Fico muito feliz de fazer parte desta conquista”, comentou.

União por um Direito mais forte

Integração que foi ressaltada em forma de união pelo coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. “Hoje é um dia muito especial para nós, que em parceria com o Centro Acadêmico, viemos trabalhando muito por ele. É uma conquista de união, e esta união que deve prevalecer, para elevar ainda mais o nome do Direito, que é um dos mais fortes do estado”, ressaltou.

O evento contou com a presença de estudantes do curso, que é o maior da Universidade em relação a número de alunos. “É uma mudança aguardada ansiosamente por todos. Ela vem sendo trabalhada a quatro gestões e chegou o dia da realização. Esta conquista só foi possível graças a muita luta ao lado da Reitoria e vai beneficiar os alunos em forma de oportunidades”, afirmou o presidente do CA de Direito, Marcos Meller.

Para a história do curso

O vice-reitor Daniel Preve, que quando acadêmico do curso de Direito já presidiu o CA, afirmou que o momento vai entrar para a história da Unesc. “É um marco na história do curso, que é peça fundamental da Universidade. A conquista simboliza sucesso para os acadêmicos e fortalece a construção da instituição”.

A inauguração também contou com a presença do vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2017 às 15:52
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e Procon vai agilizar processos conciliatórios

Parceria entre Unesc e Procon vai agilizar processos conciliatórios
Aula Inaugural nesta quarta-feira marcou a parceria (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os alunos do curso de Direito da Unesc e o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Criciúma estão trabalhando juntos para agilizar processos de conciliação entre empresas e consumidores. A parceria teve início na manhã desta quarta-feira (2/8) com a aula primeira aula na sede do programa, e contou com a inauguração de uma placa representativa, com a presença da reitora Luciane Ceretta e do vice-reitor Daniel Preve.

Para o coordenador do órgão, Gilberto Santos, a parceria com a Unesc vai agregar aos serviços. “Estabelecemos metas, e uma delas era está parceria. Trabalhar em conjunto com uma instituição educacional de tanta credibilidade é um marco para o Procon e vai auxiliar muito nas resoluções”, afirmou.

O convênio entre a Universidade e o Procon foi assinado no dia 31 de maio de 2017 e dá a oportunidade de os alunos vivenciarem a prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula. “A prática jurídica vai muito além de uma sala ou de um escritório. O curso é modelo no assunto com referencial no MEC (Ministério da Educação). Estamos trabalhando muito para dar qualidade à graduação e agradecemos possibilidades como esta”, comentou o coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior.

Oportunidade aos acadêmicos que foi ressaltada pela reitora, Luciane Ceretta. “É por eles que trabalhamos e fico muito feliz de estar aqui hoje. O ato é de grande importância para a Universidade, para os acadêmicos e para a comunidade. Por isso, unimos a pesquisa e a extensão para agregar ainda mais ao conhecimento de cada um”.

A placa inaugurada na solenidade é a primeira a levar o nome da reitora e de seu vice, Daniel Preve, em seus mandatos.

Participação dos acadêmicos

A parceria vai levar os estudantes, uma vez por semana, para participar das audiências de conciliação entre os consumidores e as empresas. Todas as sessões serão acompanhadas por um professor da Universidade e por um conciliador do Procon.

O vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, já foi acadêmico da Universidade, e falou aos estudantes sobre o peso da experiência durante a vida acadêmica. “Não percam esta oportunidade. Vai ser de grande importância para a graduação de vocês. Eu tive a honra de fazer parte deste time como aluno e sei o quanto pode agregar a vida profissional de cada um”, comentou.

Quando não houver acordo nos diálogos, os alunos vão participar ativamente dos processos, dando continuidade e encaminhando ao Judiciário. O CPJ (Centro de Prática Jurídica da Unesc) ficará responsável pelo encaminhamento das soluções legais.

O evento também contou com a presença do vice-reitor da Universidade, Daniel Preve; dos professores da Unesc, Israel Alves e Márcia Piazza; do secretário da fazenda, Robson Gotuzzo; do diretor de comunicação de Criciúma, Gustavo Colle; da procuradora geral de Criciúma, Ana Cristina Flores Youssef, e da chefe de gabinete da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de agosto de 2017 às 15:57
Compartilhar Comente