Direito

Professor tem livro premiado nacionalmente

Professor tem livro premiado nacionalmente
Mais imagens

O professor doutor do Mestrado em Direito e do curso de Direito Gustavo Borges, teve o trabalho reconhecido nacionalmente. A obra "Dano temporal: O tempo como valor jurídico", organizada por Borges e Maurílio Casas Maia, recebeu o Prêmio Ada Pellegrini Grinover de melhor obra coletiva em Direito do Consumidor do Biênio 2016-2018. A premiação ocorreu durante o 14º Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor, que ocorreu na última semana em São Paulo.

O Prêmio Ada Pellegrini Grinover é concedido pelo Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor) por ocasião do Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor, às melhores obras literárias sobre o assunto publicadas no Brasil. Na edição de 2018, foram premiados apenas trabalhos inéditos editados entre 2016 e 2018.

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2018 às 10:53
Compartilhar Comente

Coordenador do curso de Direito defende dissertação

Coordenador do curso de Direito defende dissertação
João Carlos Rodrigues também é procurador jurídico da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, é o mais novo mestre da Instituição. O professor defendeu a dissertação na manhã desta sexta-feira (25/5). Rodrigues agora é mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc.

O trabalho “Direito Social Fundamental: Uma análise de políticas públicas no transporte coletivo urbano por ônibus no município de Criciúma – SC” aborda as políticas públicas do transporte na cidade entre 2013 e 2016, em virtude da condição do direito fundamental ao transporte pela emenda constitucional nº90/2015.

A dissertação foi orientada pelo professor Reginaldo de Souza Vieira e co-orientada pelo professor Dimas de Oliveira Estevão. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2018 às 17:08
Compartilhar Comente

Exame da OAB marcado para domingo é suspenso em todo o Brasil

Exame da OAB marcado para domingo é suspenso em todo o Brasil
Prova estava marcada para domingo (Foto: Divulgação) Mais imagens

O CFOAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (24/5), suspendendo as provas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em todos os estados. Neste domingo (27/5) Unesc seria a sede do Exame da Ordem em Criciúma.

Comunicado CFOAB


A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, por constatar não haver condições de logística para a entrega e aplicação das provas de forma uniforme, com segurança, sigilo e eficiência em todo o território nacional, conforme certificado pela FGV, resolve suspender a aplicação da prova prático-profissional do 25º Exame de Ordem Unificado, agendada para o próximo dia 27 de maio de 2018, em todo o território nacional, a fim de preservar a segurança e o deslocamento dos examinandos, em razão das manifestações ocorridas nos últimos dias que acarretaram no bloqueio de rodovias estaduais e federais no país.

Outras providências a serem adotadas e demais informações referentes ao novo cronograma serão divulgadas aos examinandos envolvidos oportunamente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de maio de 2018 às 11:02
Compartilhar Comente

Direito

Direito
Mais imagens

O curso de Direito, com o apoio do Centro Acadêmico, realiza neste sábado (26/5) uma aula temática para o Exame da Ordem. O encontro ocorre no Auditório Edson Rodrigues e os interessados podem se inscrever na coordenação do curso.

Das 8h30 às 12 horas, o assunto será Direito Constitucional e das 13h30 às 17 horas, Direito Administrativo.

Por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2018 às 17:14
Compartilhar Comente

Elias perdeu a visão, mas não o sonho de ser calouro de Direito na Unesc

Elias perdeu a visão, mas não o sonho de ser calouro de Direito na Unesc
Ele venceu as dificuldades e inicia os estudos em julho (Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um pai de família, com baixa visão e sem ensino básico. Foi assim que Elias resumiu sua trajetória de vida até o fim de 2017, quando sua visão veio a piorar ainda mais, chegando a perda total. Desistir? Pelo contrário, o calouro repensou suas possibilidades e decidiu ir atrás de seus sonhos, foi o primeiro matriculado no Escolha Unesc e escolheu o curso de Direito para reescrever sua história.

Ele vem de Balneário Gaivota, pega transito, ônibus e ainda caminha. Muitos estudantes têm uma rotina cansativa para chegar à Universidade. Mas já imaginou fazer este mesmo percurso sem enxergar? Esta vai ser sua rotina a partir do próximo semestre.

Quando recebeu a notícia de que ficaria cego, Elias se recolheu e buscou pensar sobre sua situação. Em meio aos pensamentos negativos, a vontade de seguir falou mais alto. “Durante um bom tempo eu refleti sobre o que fazer com minha vida. Me perguntei se ia simplesmente ficar vegetando em casa, acordando e não fazendo nada o dia todo, ou ia buscar meus objetivos. Optei pela segunda opção”, contou Elias.

De surpresa à inspiração

Em um momento de lazer, durante sua reorganização de vida, o novo acadêmico encontrou a inspiração onde menos esperava. Ele ouvia a um vídeo no YouTube, que contava a história de uma professora cega, ela desejava comprar um automóvel. Em meio as conversas da trama, a frase “O advogado que também é cego” chamou sua atenção. “Eu pensei, esperai aí! Advogado cego? Repeti a passagem três vezes. Ali, naquele looping, senti que se ele conseguiu, eu também poderia realizar meu sonho”, afirmou o calouro.

A partir daquele momento era hora de procurar informação e se formar no Ensino Médio. Após meses de dedicação aos estudos, ele enfim realizou o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e superou mais este obstáculo. Com seu diploma em mãos, Elias buscou na Unesc suas novas oportunidades e pode ingressar na graduação.

Agora calouro

A ansiedade no início da vida acadêmica é comum a qualquer estudante universitário. Para Elias, em meio aos prazos e burocracias de documentação, não foi diferente, ele literalmente incomodou os atendentes da Centac (Central de atendimento aos estudantes). “Eu ligava três ou quatro vezes por dia para a Unesc, até que em uma madrugada de terça-feira, já era duas da manhã, o edital finalmente saiu. Comecei a ficar nervoso, peguei o celular e comecei a ligar para várias pessoas sem nenhum motivo, levei até bronca da minha esposa. No fim não consegui dormir, queria garantir que não perderia o horário. Quando o relógio marcou seis horas voltei a ligar e acordei um amigo para me levar na Centac”, relatou o estudante.

Elias foi o primeiro da fila, chegou na Universidade antes mesmo do início dos atendimentos. Após o fim da inscrição, veio o alivio, ele enfim era calouro de Direito da Unesc.

A vida acadêmica e o futuro

O calouro sabe que quando o período de estudos começar vai encontrar dificuldades, entre elas a locomoção, mas Elias também sabe que vai encontrar nos futuros amigos a solução para superar mais um degrau. “As pessoas boas sempre ajudam, e aqui vou encontrar novos amigos, daqueles que levamos para toda vida. No resto, damos um jeito”, frisou ele.

Apesar de ainda não ter começado os estudos, os planos do futuro advogado já estão traçados para quando concluir a graduação. Elias espera chegar à Analista Processual e deixa um recado para quem está encontrando dificuldades de realizar um sonho. “O luto pode vir de muitas formas e tem um período a ser superado. O importante é não deixa-lo te consumir, use este momento como força para continuar. Você ainda pode, sua vida ainda não acabou e, pelo contrário, ela está apenas começando. As dificuldades estão aí para serem superadas”, concluiu o calouro.

Elias tem 29 anos e começa seus estudos no dia 30 de julho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de maio de 2018 às 17:23
Compartilhar Comente