Direito

Café com Muitas Ideias debate a relação da Reforma da Previdência e da pessoa com deficiência

Café com Muitas Ideias debate a relação da Reforma da Previdência e da pessoa com deficiência
Evento reuniu profissionais do CER, acadêmicos, professores e comunidade externa (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Uma roda de conversa, quitutes e muito diálogo. Assim é o “Café com Muitas Ideias”, promovido pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc. A segunda edição do encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (23/4) na Universidade e reuniu profissionais da Unesc, acadêmicos e a comunidade externa para debater o tema “A Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência”, tendo como convidada a Assistente Social do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Caren Delfino Pivetta.

De acordo com Caren, a conversa teve o objetivo de debater os dois impactos e as questões sociais dos benefícios aos deficientes. “Se os impactos já são grandes para os trabalhadores, para os deficientes será mais ainda”, colocou.

Conforme a assistente social, o acesso à previdência impacta o deficiente em outros pontos. “Muitos não têm acesso ao estudo, ou não têm equipamentos, então como essas pessoas vão acessar o mercado de trabalho?”, pontuou. “A realidade social e o acesso às políticas públicas também impactam na previdência”, acrescentou.

A assistente social ainda pontuou os impactos para os profissionais que atuam com os deficientes, pois sem os recursos vindos do benefício da aposentadoria, essas pessoas não poderiam acessar os serviços. Para a coordenadora do CER, Mágada Tesmann, é de extrema importância debater este assunto dentro da Universidade.

Caren também é conselheira do Codec (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Criciúma. O evento contou com participantes do CER, dos cursos de Direito e Nutrição e profissionais externos que envolvem a temática.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de abril de 2019 às 22:49
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc participam do Programa Estágio-Visita na Alesc

Acadêmicos da Unesc participam do Programa Estágio-Visita na Alesc
Atividade foi promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com o objetivo da inserção estudantil no meio político, acadêmicos da Unesc participaram, nesta última semana (15 a 17/4), da terceira edição do Programa Estágio-Visita, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O encerramento da atividade ocorreu nesta quarta-feira (17/4) em reunião com o presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), deputado Julio Garcia.

Durante três dias, 65 universitários de 34 municípios diferentes participaram de diversas atividades na Casa com o objetivo principal de conhecer as atribuições do Parlamento e as atividades dos deputados estaduais. Entre os 65 estudantes, 33 cursam Direito. Os demais são de diversas áreas, como engenharia, administração pública, tecnologia em gestão pública, pedagogia, cinema, design, educação física, entre outros cursos.

Entre as atividades desenvolvidas no programa está a participação em palestras, acompanhamento de sessões parlamentares e atividades no sentido de desenvolvimento de Projetos de Lei. “Foi uma experiência muito bacana, em que tivemos a oportunidade de conhecer melhor os mecanismos do legislativo estadual”, comentou o acadêmico de Direito da Unesc João Batista.  

Conforme a acadêmica de Direito da Unesc Renilda de Oliveira, são essas oportunidades que nos dão a segurança para atuar na nossa futura profissão. “Só tenho que agradecer aos deputados pelo aprendizado que recebemos”, enfatizou.

O presidente Julio Garcia, ao falar com os acadêmicos, ressaltou que o programa representa uma de suas metas, a interação do Parlamento com a sociedade. “É importante para esses acadêmicos verem como funciona o Poder Legislativo e quem sabe no futuro não estará um deles aqui na Assembleia Legislativa. ”, pontuou. Ao responder sobre qual é o maior desafio em ser presidente do Legislativo, Garcia afirmou que a maior virtude do homem público é estar se adequando aos novos tempos, lembrando que a cada tempo as cobranças mudam.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Léa Medeiros Cardoso, considerou a terceira edição do Programa Estágio-Visita um encontro muito produtivo e participativo. Disse que eles tiraram dúvidas sobre os trabalhos do Parlamento, participaram de várias atividades e, além disso, que os acadêmicos receberão um certificado de participação.

Colaboração: Ney Bueno/Agência AL/Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de abril de 2019 às 17:46
Compartilhar Comente

Prefeito e vice-prefeita de Cocal do Sul visitam a Universidade

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu a visita do prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, e da vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, na última sexta-feira (5/4). Os representantes do município e a reitora dialogaram sobre perspectivas para o atendimento de professores e acadêmicos do curso de Direito na Casa de Cidadania de Cocal do Sul.

O encontro teve ainda a presença do procurador-geral de Cocal do Sul, Leonardo De Faveri Souza, do coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior, e da assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2019 às 12:05
Compartilhar Comente