Direito

Professora Márcia Piazza assume Comissão de Educação Jurídica da OAB Santa Catarina

Professora Márcia Piazza assume Comissão de Educação Jurídica da OAB Santa Catarina
Coordenadora do curso de Direito e Procuradora Jurídica da Unesc tomou posse nesta terça-feira (22/3) (Foto: Arquivo Agecom/Unesc) Mais imagens

A força do curso de Direito da Unesc e de todos os atores que fazem parte dele estão mais uma vez em evidência. A partir desta semana a coordenadora do curso e Procuradora Jurídica da Universidade, Márcia Piazza, passa a ocupar também a função de presidente da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santa Catarina. A posse oficial na função ocorreu de forma virtual nesta terça-feira (22/3).

Márcia foi nomeada pela presidente da entidade, Claudia Prudêncio, e ocupará a função pelo triênio 2022/2024. Conforme a coordenadora, esta é uma excelente oportunidade para que a Universidade esteja ainda mais conectada com todo o ecossistema de educação jurídica de Santa Catarina. “É uma grande responsabilidade e honra estar nessa função. Ao assumir a presidência da Comissão temos a possibilidade de atuar na valorização da educação jurídica, na atualização e na compreensão da importância desta área em Santa Catarina”, afirma.

À frente do grupo, Márcia atuará ao lado de todos os cursos jurídicos do estado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2022 às 20:33
Compartilhar Comente

Palestra sobre responsabilidade civil protagoniza Aula Inaugural do curso de Direito

Palestra sobre responsabilidade civil protagoniza Aula Inaugural do curso de Direito
Encontro de forma remota contou com presença de professores e acadêmicos (Foto: Reprodução) Mais imagens

Professores e acadêmicos do curso de Direito da Unesc participaram na manhã desta quarta-feira (23/03) de palestra com o advogado e professor doutor em Direito Civil, Rafael Peteffi da Silva. A atividade protagonizou a Aula Inaugural do curso e trouxe como tema o “Conceito Normativo de Dano: Em Busca de um Conteúdo Eficacial Próprio”. O evento contou com transmissão ao vivo no Youtube da Unesc TV.

O direito é de fundamental importância para a vida em sociedade, uma vez que tem como foco a estruturação de leis em vigor. Além disso, a área possui diversas temáticas e uma delas que deve ser de interesse e conhecimento de todos é a responsabilidade civil. Termo esse que foi compartilhado pelo palestrante que fez uma profunda análise da atualidade. “É uma discussão bem complexa e um dos conceitos com maior força na doutrina de responsabilidade civil no Direito Brasileiro”, reforça Silva, que é referência nacional.

Há inúmeras possibilidades de que uma pessoa venha sofrer alguma alteração desfavorável de maneira a configurar um prejuízo, entretanto, para o Direito, este fato somente terá relevância se houver a constituição de um fenômeno jurídico, ou seja, a caracterização de um dano. “O dano é a lesão a um interesse jurídico tutelado, material ou moral”, completa Silva, que trouxe muitos exemplos de danos para os participantes.

Para a coordenadora do curso, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza foi uma excelente palestra e com um tema de muita relevância. “Fomos presenteados com uma incrível palestra. Essa análise trouxe importantes reflexões, pois responsabilidade civil é uma temática muito presente no direito e perpassa o passado, o presente e fará com certeza parte do futuro, indiscutivelmente”, finaliza. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2022 às 16:42
Compartilhar Comente

Curso de História e PPGDS promovem ações de aproximação do setor produtivo

Curso de História e PPGDS promovem ações de aproximação do setor produtivo
Professores Michele Gonçalves Cardoso e Ismael Gonçalves Alves lideraram conversas com trabalhadoras em empresas de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mulheres colaboradoras das empresas Imbralit e Canguru, de Criciúma, tiveram a oportunidade de integrar um qualificado debate promovido pelo curso de História em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc nesta semana especial de Dia da Mulher. Elas participaram de encontros ministrados pela professora Michele Gonçalves Cardoso, coordenadora do curso e docente permanente do Programa, juntamente do professor Ismael Gonçalves Alves, docente do curso de História e do PPGDS.

As ações, alusivas ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, tiveram como objetivo a formação de duas rodas de conversa nas quais abordaram temas como mulheres e mercado de trabalho, gênero, violência contra a mulher, trabalho de cuidados, entre outros assuntos emergentes.

Conforme Ismael, durante os encontros trabalhadoras e trabalhadores de ambas as empresas, puderam discutir questões, práticas e problemas relacionados a sua vida laboral, bem como seu cotidiano. “Essa é uma importante contribuição da Unesc para a formação de uma sociedade mais igualitária. Por meio desta ação alcançamos diferentes públicos que muitas vezes não frequentam o ambiente Universitário. Aproximar-se do setor produtivo também é uma das missões da Universidade”, pontua o professor, que atua também como coordenador dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação.

As atividades fazem parte do projeto de inserção social da Unesc, que nos últimos anos tem buscado estar presente em diversos espaços regionais, aproximando ainda mais a Universidade da sociedade do setor produtivo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de março de 2022 às 11:14
Compartilhar Comente

Projeto Amora leva orientações sobre direitos humanos das mulheres a trabalhadoras

Projeto Amora leva orientações sobre direitos humanos das mulheres a trabalhadoras
Atividade foi conduzida por acadêmica voluntária do projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Informação. Uma palavra simples, mas tão cheia de significado. Foi com foco na cidadania por meio da informação que o Projeto Amora, da Unesc, levou conhecimento ao evento promovido Transportadora Peregrina, de Içara, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A ação, realizada na noite de segunda-feira (07/03), nas dependências da empresa foi ministrada pela acadêmica Nathália Amaral, voluntária do Projeto Amora. Nathália abordou os direitos humanos das mulheres e as conquistas alcançadas nas últimas décadas.

O conteúdo foi recebido atentamente por quase 30 colaboradoras da transportadora, além de dez colaboradoras da Loja Lima Calçados, de Cocal do Sul.

O Projeto Amora existe desde 2011 e envolve professores acadêmicos dos cursos de graduação em Direito e Psicologia em atividades de educação em direitos humanos das mulheres, especificamente na prevenção da violência doméstica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 19:43
Compartilhar Comente

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente